x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 51
  • #25
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49



    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    ELMER,
    Eu trocaria os parafusos mesmo assim, meu amigo...
    Acho que o custo é muito baixo para a dor de cabeça que dá se não trocar...
    Eu recomendo usar os parafusos da AMC, caso não encontre os originais.
    O problema é encontrá-los... Essa AMC é fábrica de parafuso ?

    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Outro ponto que verificaria também (como já foi citado pelos amigos) é o radiador com mais canaletas.


    Um outro ponto é a polia viscosa que, salvo engano, o 14b usa né!?
    Sobre esse upgrade no radiador vou conversar com meu pai pra ver o que ele acha.
    Já vi alguns 14B com viscosa mas a daqui usa hélice fixa, a bomba dágua é nova toyota/aisin.

    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Como o Tounda também falou, se ela não estiver fumaçando (preto) é possível que esteja entrando pouco diesel e a mistura pode também estar aquecendo o motor.
    Isso aconteceu com o meu om314 quando turbinei ele... estava com a BI estrangulada para fazer um amaciamento tranquilo, mas por conta disso a temperatura foi aos 95 graus e me deu maior susto!

    Depois desse episódio mandei abrir a injetora e troquei a helice por 10pás... nunca mais aqueceu!!!
    A fumaça está normal, instalei um LDA nessa bomba e o bombista me mostrou a regulagem do débito na bancada de teste. Os bicos são novos e bosch.

    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Um outro detalhe é que a SABÓ não está mais fabricando coisas tão boas....
    Certa vez usei retentores Sabó nos cubos da toyota... troquei 2 ou 3 retentores e o bicho não prestava... aí o mecânico me indicou uma outra marca (que agora não lembro o nome) e ficou bala!

    No caso de junta, sempre bom usar original...
    Caso não encontre original, vale a pena importar uma ELRING ou caso não encontre ELRING, uma VICTOR REINZ também é uma boa opção.
    Original não encontrei no Brasil, infelizmente são raros os bons fabricantes que produzem peças de reposição pro 14B, já tenho outro aqui pra montar e estou tendo dificuldade pra reunir os componentes necessários.
    Na Venezuela encontrei junta do cabeçote original mas a deles não é metálica, mesmo assim to pensando em trazer uma.

    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Sei que esse é o seu dia-a-dia, MOTORES, não leve a mal os palpites, mas o papel nosso é parpitar!


    Abraços
    Motor é uma caixinha de surpresas, quando a gente acha que tá tudo ok sempre aparece alguma coisa pra incomodar.

    Bom, meu pai foi lá pra serra novamente, drenei toda a água do sistema de arrefecimento e coloquei 10 litros de aditivo que já vem diluído.

    Assim que ele chegar vou saber como a viatura se comportou.

    []'s

  • #26
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Esse aditivo eu não conheço, uso o Ecotec Paraflu que é a versão 'genérica' do Mobil GS 333 que é muito caro. O que eu aprendi com um técnico em radiadores é que a diluição mínima é 50/50. tem gente que bota 100 ml no radiador e isso não faz efeito nenhum, em termos de prevenir ferrugem.

    -"Motor é uma caixinha de surpresas, quando a gente acha que tá tudo ok sempre aparece alguma coisa pra incomodar."

    Vira essa boca prá lá Elmer!

  • #27
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Pois é ELMER,

    Motor é um "Trem" meio delicado... parece "muié"!!
    rsrsrs

    Estou fazendo um TD5 de uma Disco 2 e há 2 anos fiz um om314 modernizando por dentro (que ficou beleza!)

    ..


    A AMC é uma fabricante Espanhola OEM que produz material de primeiríssima qualidade!!
    Os cabeçotes das hilux 1kzt quando queimam, só original ou AMC.
    Aí eles acabam produzindo parafusos de cabeçote também.
    Coisa fina, de primeira!

    O cabeçote da minha td5 será montado com esses parafusos AMC.

    ...

    O Tounda certa vez comentou comigo que os bicos BOSCH estavam meio ruins também..
    Ele prefere usar os DELPHI, que estavam com qualidade superior.. mas nesse tema, eu não gosto de me meter pois não entendo.

    Mas eu também já ouvi de bombista que bicos Bosch dos novos costumavam "mijar".
    Mas como você viu eles em bancada de teste, beleza.

    Se eles estiverem pulverizando pouco menos do que deveria a queima piora e tende a esquentar...


    ..


    Esse motor 14b é uma beleza!
    Mas peças para ele é meio complicado.
    O Anderson da Status peças, America e Ferraço não conseguem pegar nada pra ti original ali da Argentina / Paraguay não???

    Se bem que na Venezuela pra ti é relativamente fácil, né!?


    ...


    Só para externar um pensamento que venho formando no decorrer dos últimos anos: as vezes o "grande problema" é algo bem pequeno e discreto....



    Garra com força nesse trem que vai ficar bão!


    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #28
    Usuário Avatar de lfschmitz
    Entrada
    07/12/2008
    Local
    Indaial/SC
    Idade
    42
    Posts
    304
    Agradecimentos: 6
    Jeitão de temperatura excessiva e pressão elevada nas câmaras. EGT deve estar nas alturas. Motores diesel turbinados quando usados com o pé no fundo por muito tempo (subidas de serra com carga, p.ex) podem realmente "fritar". Nos EUA o pessoal quando vai rebocar trailers e tal às vezes instala injeção de água e metanol ou água e álcool pra esfriar o ar admitido. Simples, barato, diminui a fumaceira e ganha uns pocotós. O chato é ter um tanque suplementar com a "cachaça" (mistura 50/50). Com um pressostato, quando a pressão na admissão chega a um certo nível uma bomba injeta na pressurização ou, em instalações mais simples, na própria boca da turbina (se usado com baixa pressão e injetor vagabundo, não atomiza o líquido e vai lentamente danificando as palhetas do turbo.
    Ex-Tritons 2011 (Jabiraca) e 2015 (Jabiraca II)
    L200 Triton HPE 3.2 AT 2017 (Jabiraca III)
    F100 1978 (Jurema)
    - MWM 229-4 à espera de um milagre

  • #29
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    Bom, ainda estou ma briga aqui...

    Na última viagem o motor jogou água pra fora novamente, retiramos o cabeçote e a junta estava queimada somente na face superior (TOP), dessa vez o problema estava na rugosidade da superfície do cabeçote, que foi plainado anteriormente numa máquina que faz a usinagem com ferramenta de corte e esse processo deixa a superfície muito áspera, levei em outra retífica (fechei a minha ano passado) e mandei plainar numa máquina que usa rebolo (esmeril) daí o acabamento fica bem melhor, permitindo que a junta de aço faça a vedação corretamente.

    Comprei os parafusos no Mercado Livre, o cara tinha somente um jogo, comparando com os que eu tenho aqui, os novos eram uns 3mm mais curtos, certamente na hora do aperto os velhos deviam esticar bem mais...

    Colocamos uma hélice maior e com espaçador pra ficar mais próxima do radiador.
    Usei aditivo concentrado na proporção 50/50.
    Instalamos uma chave seletora para acionar o eletroventilador quando necessário.
    Coloquei uma tampa de radiador nova da marca click indicada para band 94 em diante.

    Rodou 60km contínuos, a temperatura não passou de 90, mas encheu o reservatório de expansão... guardei a viatura no galpão e fui olhar somente 24h depois quando o motor estava frio, o reservatório de expansão continuava cheio e no radiador o nivel havia baixado 1Lt...

    Estamos abrindo novamente, já foi tudo inspecionado, arrefecimento, ventilação, calibragem de válvulas, projeção e vazão dos bicos... Não tem mais no que mexer, a não ser no bloco do motor, que pretendemos trocar desta vez.

  • #30
    Usuário Avatar de fabiano r
    Entrada
    17/10/2012
    Local
    Lagoa Vermelha/RS
    Idade
    44
    Posts
    1,062
    Agradecimentos: 12
    Que saga Elmer ainda q a MO é tua mesmo! Já mandou benzer? rsrsrs

    Boa sorte!

    Fabiano r

  • #31
    Usuário Avatar de Diogo_Vargas
    Entrada
    28/03/2014
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    37
    Posts
    419
    Agradecimentos: 4
    Elmer, não me aconteceu com a Bandeirante, mas no meu Maverick 4 cil. a camisa estava trincada e assim passava muita caloria para água e assim ferveu na estrada no plano numa viagem de duas horas e meia levei cinco horas.
    Dá uma revisada nesse detalhe, pois daqui a pouco com a temperatura alta o cabeçote dilata e queima a junta, quem sabe pode ser.
    Ah e se for camisa trincada passa compressão do motor para o radiador tendo o sintoma que descreveu de a água voltar para reservatório.

    Abraço.
    4X4 Brasil
    BandRED - Curta - 91 - OM364 - 4 marchas - Instagram @cusco2005
    https://www.youtube.com/user/cusco2002

  • #32
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por fabiano r Ver Post
    Que saga Elmer ainda q a MO é tua mesmo! Já mandou benzer? rsrsrs

    Boa sorte!

    Fabiano r
    Que surra, 1 mês sofrendo.


    Citação Postado originalmente por Diogo_Vargas Ver Post
    Elmer, não me aconteceu com a Bandeirante, mas no meu Maverick 4 cil. a camisa estava trincada e assim passava muita caloria para água e assim ferveu na estrada no plano numa viagem de duas horas e meia levei cinco horas.
    Dá uma revisada nesse detalhe, pois daqui a pouco com a temperatura alta o cabeçote dilata e queima a junta, quem sabe pode ser.
    Ah e se for camisa trincada passa compressão do motor para o radiador tendo o sintoma que descreveu de a água voltar para reservatório.

    Abraço.
    Já tivemos algumas experiências assim com veículos de clientes por isso vamos substituir o bloco.

    Valeu.

  • #33
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,377
    Agradecimentos: 143
    Elmer, mediste a taxa de compressão do motor? Pois cada "plainada" o cabeçote vai descendo e a compressão aumenta bastante.

    Nos carros a gasolina os "magro" quase sempre rebaixam o cabeçote para aumentar a taxa de compressão e ganhar uns cavalos a mais para os racha deles.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • #34
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Idade
    44
    Posts
    14,651
    Agradecimentos: 49
    Citação Postado originalmente por Sergio c Ver Post
    Elmer, mediste a taxa de compressão do motor? Pois cada "plainada" o cabeçote vai descendo e a compressão aumenta bastante.

    Nos carros a gasolina os "magro" quase sempre rebaixam o cabeçote para aumentar a taxa de compressão e ganhar uns cavalos a mais para os racha deles.
    No diesel não muda muita coisa porque as válvulas trabalham rente à face do cabeçote, e o 14B tem 3 opções de espessura de junta que acabam compensando a diferença. Mas eu não estou com o mesmo cabeçote, já coloquei 3 diferentes.

    []'s

  • #35
    Usuário Avatar de Julio Militão
    Entrada
    14/07/2005
    Local
    Porto Velho, Rondônia/RO
    Idade
    63
    Posts
    388
    Agradecimento: 1
    Elmer,

    Descrevo minha experiencia:

    Minha Band é 82, OM314, com intercooler e turbina .63/.42, turbinada por dentro, conforme um tópico aqui do forum onde, inclusive, voce me orientou bastante. E ainda instalei um AC e LDA.

    Com medo de aquecimento, coloquei aquela hélice de 10 pás, o motor só rodava frio e a hélice vez por outra furava o radiador, muito embora eu tenha diminuido seu diâmetro.

    Cansado de substituir a hélice, fiz uma expriencia: coloquei a ventoinha elétrica do siena, acionando entre 82 e 89 oC. Incrível, a temperatura se mantem aos 85oC e poucas vezes a ventoinha é acionada. No transito intenso, nestes dias de estiagem, enquanto a temperatura externa beira os 38oC, a ventoinha é acionada e, logo, derruba a temperatura.

    Os três trocadores de calor, embora estrangulem a passagem de ar, têm dado conta do recado. O teu caso me lembra o das L200, que esquentavam pra caramba, quando se descobriu que, na realidade, o uso continuo de agua sem aditivo no radiador provocava obstrução na passagem dentro do bloco, pois, este, foi desenvolvido para climas frios. Tive uma e troquei o bloco, passando a usar sempre o aditivo da MT. Acho que, no seu caso, deve haver alguma obstrução à passagem da água pelo bloco causada por algum objeto (?). Estes motores , tanto os mercedes, como os toyotas, nas Band, não são de esquentar por qualquer coisa.

    Este é o meu comentário,

    Abraço a todos.

  • #36
    Equipe de Apoio Avatar de Sergio c
    Entrada
    01/08/2012
    Local
    Flores da Cunha/RS
    Posts
    5,377
    Agradecimentos: 143
    Também apostaria na tese do Julio ou como falou um outro colega esses dias, pode ter uma camisa com um pequeno racho, que quando esquenta e abre mais, joga pressão e calor para o sistema de arrefecimento.

    Essa tese do Julio, por coincidência, essa semana passei em uma mecânica da turma de sábado das trilhas e o mecânico estava limpando as galerias e furos de água próximos aos pistôes, de um motor Willys, com uma retífica, um arame forte, chaves de fendas e outras ferramentas kkkkkkkk.

    Eu vi uns furos quase tapados e a água quase não passava, e nas trilhas começava a esquentar mesmo com ventoinha elétrica, cada pouco tinha que jogar água no radiados para resfriar.
    ​HILUX SRX 2018 BAND 88 motorOM364LA(MB710) turbo interc, LDA flutuante 5M Guincho mecânico 4T DH, pneus 37, bloqueio tras a ar, diant Kayser disco 4R

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Junta Cabeçote Queimando
      Por Fernando Paulinia-SP no fórum Jeep Willys
      Respostas: 38
      Última resposta: 06/04/2023, 17:34
    2. Junta do cabeçote queimando com frequencia
      Por betualmeida no fórum Kia Sportage
      Respostas: 2
      Última resposta: 06/06/2018, 08:27
    3. Motor OHC alcool, junta queimando
      Por Eduardojeep no fórum Jeep Willys
      Respostas: 6
      Última resposta: 25/03/2011, 19:19

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade