x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 65
  • #1
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9

    Fluxo de Ar do 364




    Amigos.

    Estou trabalhando num projeto para o motor do meu Bandeirante que venho matutando a muito tempo. Não sei se esse projeto pode ser de utilidade para alguém, mas sempre tem alguma coisa que pode ser aproveitada, ao mesmo tempo aceito qualquer sugestão, e agradeço desde já.

    O motor é o 364-LA do 914, e eu sempre achei que estava andando menos do que deveria. Tempos atrás, quando o Felippe Tounda me chamou a atenção para o fato da minha descarga de 2.5”, que tinha dois abafadores, precisar apenas de um abafador (marmita turbão) e eventual a troca ter feito uma diferença grande no torque e melhora no consumo, comecei a pesquisar sobre o fluxo de ar em motores diesel desde a entrada do filtro até a ponta da descarga.

    Pesquisei, e li muito uma revista americana chamada Diesel Power e aprendi que o ar tem que sofrer o mínimo de turbulência e restrição no trajeto entre a entrada do filtro de ar e a ponta da descarga. E quanto mais frio mais denso, e quanto mais denso mais ar.

    Esse projeto, quero deixar claro, é para o carro rodar apenas no asfalto, e vou carregar sempre no carro uma caixa com os filtros originais (interno e externo), aquela peça na forma de uma hélice para distribuir o ar internamente, a tampa original e o scoop de plástico. Na terra e poeira, troco o esquema do filtro.

    O carro está passando uma temporada no estaleiro, trocando juntas, retentores, o-rings da caixa de marchas, fazendo troca de óleos, manutenção geral, e decidi aproveitar o embalo para realizar esse projeto.

    O PROJETO (em andamento):

    COLETOR DE AR FRIO:

    Aprendi que uma entrada de ar frio diretamente do lado de fora do carro (não é um snorkel), chamado de Cold Air Intake faz diferença na performance, já que o ar quente do cofre do motor tem um fluxo turbulento e é quente. O ar frio de fora é mais denso e já entra na turbina numa temperatura mais baixa. Esse coletor tem que puxar o ar na trajetória mais curta e com o mínimo de turbulência para o filtro de ar, e de preferência na maior velocidade possível. Portanto mangueiras sanfonadas nem pensar.

    Confeccionei uma trapizonga que leva o ar diretamente daquela abertura frontal no capô o mais diretamente possível para a boca do filtro de ar. Essa peça em alumínio foi feita com vários elementos inusitados, comprados em lojas que vendem utensílios para cozinha: Uma panela de 195 mm ø o mesmo da caixa do filtro de ar, tubos se 3” ø e 2 mm de espessura, uma concha de 3”, e chapas de 2 mm. A peça ainda é um protótipo, mas como está deve funcionar bastante bem. Foi toda soldada em MIG (R$ 350) e ficará presa na parte de cima do intercooler Garrett (essa configuração não funcionará para o da 8-150) com velcro industrial e zip ties.

    Pretendo fazer uma ‘tampa’ em alumínio para cobrir a boca desse coletor para os dias de chuva, impossibilitando a água de chegar no filtro de ar. Inclusive bolei uma pecinha que será presa ao acionador do limpa para-brisas para me lembrar de montar a tal tampa quando chove.

    ELEMENTO FILTRANTE:

    Logo de cara, removi aquela tela de aço com furos redondos do elemento filtrante MANN. Acho aquela tela um exagero que com certeza impede o fluxo do ar de passar mais livremente. Uma tesoura de chapa e um pouco de paciência e a tela é removida. Isso dá para qualquer um fazer, e tenho certeza que ajuda muito a passagem do ar. Já na parte interna é impossível remover essa tela de aço, mas acredito que a de fora faça mais diferença.

    O tubo de alumínio de 3” do coletor de ar frio joga o ar na parte do lado direito da caixa do filtro, com o vento batendo na metade da parte de cima do elemento MANN. Essa parte de cima tem um rebaixo para a rosca e porca que eliminei com uma forminha de pizza em alumínio de 150 mm ø, a mesma do filtro. Depois fiz duas versões que talvez ajudem a aerodinâmica interna do vento distribuindo o ar mais igualmente em todos os lados. Só saberei se funciona depois que testar as 3 versões para saber qual funciona melhor, ou se a diferença é irrisória.

    No fundo da caixa do filtro construí outra trapizonga que mistura uma seção de uma forma de bolo de 150 mm ø e uma seção de um refletor de jardim colados um ao outro com Durepoxi, e pintado por dentro. A ideia é que o fluxo de ar seja forçado direto para o filtro evitando uma turbulência excessiva no fundo da caixa que tem um ângulo reto e o rebaixo do próprio filtro com aquele anel de borracha de 100 mm ø.

    COLETOR DE ADMMISSÃO:

    O coletor de admissão do 364-LA é bem desenhado mas pessimamente acabado. É uma fundição de quinta categoria com o alumínio extremamente poroso fora e dentro do coletor. O lado de fora não importa, mas por dentro é inadmissível. Vários aspectos foram mexidos. Logo de cara a boca de 4” ø era rombuda com uma parede de 5 mm (vejam foto ORIGINAL). Esse coletor absorveu umas 14 horas do meu tempo, primeiro com uma lima meia-cana arredondando e afinando essa boca que pega o ar bem de frente. Tenho certeza que abrir esse espaço e arredondar as arestas farão alguma diferença. A parte externa da boca do coletor, onde a mangueira é presa com braçadeira tinha um defeito crasso; a superfície era toda porosa e era impossível vedar bem a passagem do ar, ou seja havia sempre um vazamento de ar que tirava pressão do fluxo e da turbina. Alô Mercedes! - Patético vocês! Caí de lixa d’água até a superfície ficar lisinha e a braçadeira poder vedar bem o ar. Depois que descobri que a minha mão passava pela boca de 4" do coletor. comecei a lixar a parte interna. Foram horas com lixa 60, 80, 100, 120, 150, 200, e 320 até eu não poder alcançar mais, mas eu dei tudo, inclusive fazendo ferramentas para poder alcançar os cantinhos. Nas duas bocas que conectam com a admissão lixei muito porque havia muita porosidade, inclusive na peça que separa as duas paredes que também era rombuda e que afinei muito com uma tira longa de lixa 60 de ferro e depois as mais finas. Por fim, torneei uma pastilha em alumínio para fechar um rebaixo interno dentro do coletor que deve ser para instalar algum instrumento (alguém sabe?) mas que certamente provocava muita turbulência dentro da peça.

    DESCARGA:

    Nesse processo a descarga de 3”em inox está sendo instalada com uma marmita turbão da Tupper. A ideia é haja o mínimo de curvas também.

    Em breve, mais notícias.

    Abraço a todos;
    Chico Bicalho
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Fluxo de Ar do 364-00-om-364-la.jpg   Fluxo de Ar do 364-01-coletor-o2-frio.jpg   Fluxo de Ar do 364-02-coletor-o2-frio.jpg   Fluxo de Ar do 364-03-coletor-o2-frio.jpg   Fluxo de Ar do 364-01-elemento-filtro-o2.jpg   Fluxo de Ar do 364-02-elemento-filtro-o2.jpg   Fluxo de Ar do 364-03-elemento-filtro-o2.jpg   Fluxo de Ar do 364-04-elemento-filtro-o2.jpg   Fluxo de Ar do 364-05-elemento-filtro-o2.jpg   Fluxo de Ar do 364-06-elemento-filtro-o2.jpg  

    Fluxo de Ar do 364-07-elemento-filtro-o2.jpg   Fluxo de Ar do 364-00-om-364-la.jpg   Fluxo de Ar do 364-01-col.-adm.jpg   Fluxo de Ar do 364-02-col.-adm.jpg   Fluxo de Ar do 364-03-col.-adm.jpg   Fluxo de Ar do 364-05-col.-adm.jpg   Fluxo de Ar do 364-06-col.-adm.jpg  
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de fabiano r
    Entrada
    17/10/2012
    Local
    Lagoa Vermelha/RS
    Idade
    44
    Posts
    1,062
    Agradecimentos: 12
    Boa tarde Chico!

    O ar faz uma puta diferença, na minha já efetuei mudanças seguindo orientação do Felippe e com certeza nota se a diferença.

    Fiz o escape de 3" direto no inicio ficou ótimo o ronco e o pio da turbina podia ser escutado de longe, depois coloquei o abafador também com 3" internamente aquele ronco sumiu mas não notei diferença no desempenho devido não ter restrição o filtro usei o casco e o elemento do 912 mas abri a boca para 4".

    Eu tenho o OM-314 e anda muito mesmo, só o consumo esse nunca ficou dos melhores na última viagem fez uma média geral de 9,5 alternada entre 8,5 até 9,88 minima e máxima mas nunca bati 10 por litro como muitos falam que chegam a 12km/l mas acho que isso só se levar muito mas muito na manha.

    Quando acabar o projeto posta ai como ficou velocidade desempenho e consumo.

    Abração.

    Fabiano

  • #3
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por fabiano r Ver Post
    Boa tarde Chico!

    ... só o consumo esse nunca ficou dos melhores na última viagem fez uma média geral de 9,5 alternada entre 8,5 até 9,88 minima e máxima mas nunca bati 10 por litro como muitos falam que chegam a 12km/l mas acho que isso só se levar muito mas muito na manha.

    Quando acabar o projeto posta ai como ficou velocidade desempenho e consumo.

    Abração.

    Fabiano
    Oi Fabiano. O consumo é relacionado a diversos fatores, que pode ser a relação coroa/pinhão na estrada, diâmetro e calibragem de pneus, um monte de coisas. Quando o carro tinha o 314 e 10x37 e 4m também fazia 8.5 km/l, mas com o 364-LA, 12x35 e 5m faz sempre entre 10.5 e 11.5, raríssimamente chega a 12. Vamos ver como fica a partir dessas mudanças.

    Ah, e tem o vento. Se você pegar um vento de popa com o Bandeirante ele pode fazer até 20 km/l !

    ; º )

    Abraço;
    Chico

  • #4
    Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    3,077
    Agradecimentos: 12
    Prof. Pardal. Acompanhando
    SW4 95 caveirão

  • #5
    Usuário Avatar de fabiano r
    Entrada
    17/10/2012
    Local
    Lagoa Vermelha/RS
    Idade
    44
    Posts
    1,062
    Agradecimentos: 12
    Vento de popa é boa uauauauau, o meu é 4m 12x35 mas to tranquilo não me preocupo mais com média só me preocupo é quando vou estar andando com ela novamente depois do tombo.

    Com esse seu motor 5 marchas e 12x35 teria que andar muiiito e fazer uma ótima média.

    Estou acompanhando.....

    Abração!

    Citação Postado originalmente por Francisco Bicalho Ver Post
    Oi Fabiano. O consumo é relacionado a diversos fatores, que pode ser a relação coroa/pinhão na estrada, diâmetro e calibragem de pneus, um monte de coisas. Quando o carro tinha o 314 e 10x37 e 4m também fazia 8.5 km/l, mas com o 364-LA, 12x35 e 5m faz sempre entre 10.5 e 11.5, raríssimamente chega a 12. Vamos ver como fica a partir dessas mudanças.

    Ah, e tem o vento. Se você pegar um vento de popa com o Bandeirante ele pode fazer até 20 km/l !

    ; º )

    Abraço;
    Chico

  • #6
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por fabiano r Ver Post
    Vento de popa é boa uauauauau, o meu é 4m 12x35 mas to tranquilo não me preocupo mais com média só me preocupo é quando vou estar andando com ela novamente depois do tombo.

    Com esse seu motor 5 marchas e 12x35 teria que andar muiiito e fazer uma ótima média.

    Estou acompanhando.....

    Abração!
    Fabiano, também acompanhei as suas postagens no Toyoteiros (lá eu não posto nada, só olho de vez em quando). Fico feliz que você tenha decidido manter o Bandeirante. As médias de consumo são como pescaria, todo mundo fala que o peixe deles é grande, mas 12 km/l posso até ter feito em alguns deslocamentos, mas num tanque inteiro, acho que se consegui uma vez foi muito. Vamos ver como fica depois das mudanças. Vou regular as válvulas e abrir o débito da BI (sugestões do Tounda), acho que alguma mudança tem que acontecer.

    Abraço e boa sorte na reforma;
    Chico

  • #7
    Usuário Avatar de Carlo Pecca
    Entrada
    26/01/2007
    Local
    Rio de Janeiro e Mangaratiba/RJ
    Idade
    70
    Posts
    1,204
    Agradecimentos: 4
    Oia to com o Dimisi, so zoiando!!
    Band curta fechada (FUZIBAND), OM364, 4M, Freio a Disco frente, DH, (futuro ar-cond, alongar diferenciais).

  • #8
    Usuário
    Entrada
    18/01/2014
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    45
    Posts
    550
    Agradecimentos: 9
    Chico, muito interessante essa ideia de melhoria de admissão de ar.
    Acompanhando.
    Felicidades com as novas ideias.
    "Saudações a quem tem coragem
    Aos que tão aqui pra qualquer viagem..."


  • #9
    Chico e a sua criatividade sempre presente. Sucesso na sua empreitada. Estou acompanhando.

    Um abraço e boa Páscoa.

    Márcio Humberto
    Band 89-Toyossauro
    Fibra-4P-TDI-LDA-5M-11x35-AC-VE-DH-Biselli-FDx4-Bloqueiox2-Flutuante

    "Tem coisas que a gente não perde, se livra."

  • #10
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Ah, essa eu quero ver!
    Chico e suas ideias inovadoras.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #11
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Rodrigo-ce Ver Post
    Chico, muito interessante essa ideia de melhoria de admissão de ar.
    Acompanhando.
    Felicidades com as novas ideias.
    Amigo Rodrigo, conterraneo dos meus 25% de gene cearense, obrigado pelo apoio as novas idéias, espero que elas continuem vindo, e que possam ter serventia para o maior número de pessoas aqui. Espero também que elas funcionem...

    abraço e Feliz Pascoa,
    chico

  • #12
    Banido
    Entrada
    14/04/2008
    Local
    Petrópolis/RJ
    Posts
    1,490
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por MarcioNatal Ver Post
    Chico e a sua criatividade sempre presente. Sucesso na sua empreitada. Estou acompanhando.

    Um abraço e boa Páscoa.

    Márcio Humberto
    Querido amigo Marcio, fico lisongeado e comovido com as suas palavras, mas como disse Millor Fernandes sabiamente, 'é 1% de talento, e 99% de trabalho'. Esse projeto é fruto de muita pesquisa, mais de dois anos de estudo, e vamos ver se funciona...

    Semana que vem termino o coletor de ar frio, e postarei as imagens. Pretendo colocar uma telinha fina de plástico na boca para filtrar mosca varejeira, mutuca, marimbondo, mosquito da dengue, e terminar a tampa que protege o esquema da água de chuva (ando à caça de uma viradeira para vincar o alumínio), prender o velcro e a borracha de vedação. De resto é só o carro ficar pronto que eu monto o esquema todo.

    Um abraço e boa Páscoa para você e sua família.

    chico

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Sensor de Fluxo de Ar TR4
      Por adrianospereira no fórum Mitsubishi
      Respostas: 7
      Última resposta: 16/03/2021, 22:40
    2. Sensor de fluxo de ar
      Por Eduardo Thum no fórum Suzuki
      Respostas: 31
      Última resposta: 12/03/2012, 11:06
    3. Sensor de fluxo de ar do sidekick
      Por cascao2010 no fórum Suzuki
      Respostas: 4
      Última resposta: 05/11/2010, 09:11
    4. Sensor do Fluxo de Ar
      Por Elber Rogério Oliveira de no fórum Suzuki
      Respostas: 0
      Última resposta: 27/09/2008, 18:27
    5. fluxo de ar
      Por SmootH_ no fórum Jeep Willys
      Respostas: 10
      Última resposta: 15/08/2006, 11:18

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade