x
Convex Datacenter
Página 5 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345
Resultados 49 a 54 de 54
  • #49
    Usuário
    Entrada
    30/06/2014
    Local
    Florianopolis/SC
    Posts
    90
    Agradecimentos: 0



    Dudu, qual sua recomendação de óleo para 314 turbinado?



    Citação Postado originalmente por dudu83 Ver Post
    nao existe oleo para determinada kilometragem isso é lenda, o que vale é a recomendaçao do fabricante do motor.. por exemplo esse Rimula R2 é um óleo sae 40 API cf (carisimo por ser oleo 40) no manual dos motores MB deve estar "usar oleo 40 ou superior" trocar com determinada kilometragem ou tempo... essa semana troquei oleo de todas usei Repsol extravida xv200 15w40 API CI4 é um oleo bem mais moderno e multiviscoso, so sujiro trocar com 10.000 por experiencia grande que tenho com motores

    obs, pra quem tem turbo nem pensar usar oleo 40..
    A VIDA É MUITO CURTA PARA TER CARRO CHATO.

  • #50
    Usuário
    Entrada
    05/11/2018
    Local
    JUIZ DE FORA/MG
    Idade
    42
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Olá pessoal.

    Então, apesar de estar desenterrando um tópico, o assunto ainda é pertinente e achei melhor trazê-lo à tona do que criar um novo tópico sobre o mesmo assunto.

    Estou em busca do meu predestinado Bandeirante, e minha duvida é o custo de manutenção. Busquei no forum assuntos mais atuais sobre seu custo mensal de manutenção e não encontrei, por isso resolvi desenterrar este.

    O modelo está +/- decidido, uma CD ou cabine longa com um 364 (preferencialmente a mosca branca 93).

    Meu estilo de uso é um uso normal... (estradas asfalto e de terra, algum terreno acidentado - mas não é trilha, dunas, cachoeiras...). Todos os meus passeios atuais são voltados para o ecoturismo, hj os realizo com uma moto, mas a idade e família estão exigindo um Up. Meu perfil de condução se adapta aos Band 364 (devagar e sempre, sem maiores conforto, sem grandes exigências, respeitando as características e limitações do carro) e existe grande tendência em rebocar um trailer...

    Enfim, gostaria de ter uma noção do custo mensal atual de peça e mão de obra da manutenção preventiva (sem contar os defeitos esporádicos) de um 364 a cada 1000km.

    Será que alguém teria essa informação? O que vcs acham que deveria reservar de $$$ por mês para essa questão?

  • #51
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Caro Granthon,

    Essa informação é muito, muito, muito relativa.

    As Bandeirantes são carros resilientes e muitos acham que são inquebraveis, mas não são...

    E por acharem que são inquebráveis, muitos abusam demais do carro e não dão manutenção preventiva... ou seja, só dão manutenção quando algo quebra e muitas vezes só reparam parcialmente o problema (fazem gato/gambiarra).

    Isso não é exatamente um privilégio das Bands, mas de modo geral carro usado (e já com certa idade), é fundamental procurar um com procedência, ainda que se pague um valor mais alto, por que pegar um carro com tudo por fazer pode (e será) um saco!

    O que vai ser comprado para diversão vai passar muito tempo no estaleiro entre consertos e consertos... isso para se ter um carro minimamente confiável.
    Sim, por que não faz sentido querer um carro robusto para passear com a família se ele não estiver confiável, não é mesmo!?

    Então reitero: procure a melhor Band possível de mecânica (lataria não impede o carro de rodar) e de quem Conhece o carro e Comprova que a viatura tem um bom histórico de manutenção.

    Mas vamos aos valores...

    Peça de Band costuma ser barata... especialmente os pequenos detalhes de acabamento: maçaneta, trinco, travas, borrachas, coxins, etc.... tudo numa faixa de 5,00... 10,00.... 15,00... reais.
    São peças fáceis de achar na internet e mesmo com o frete dá pra dar um banho no visual da viatura gastando pouco com peças..

    Eu disse PEÇAS.

    Se você não tiver o perfil de fazer as coisas por conta própria, aí a coisa começa a ficar chata.
    Por que qualquer mecânico diesel mexe em Band, é verdade... qualquer eletricista mexe em Band, é verdade... mas nem toda cidade tem bons profissionais à disposição, com serviço limpo, preço honesto.

    Pelo menos para minhas bandas isso já começa a entrar em extinção.

    Então a preocupação não reside exatamente nas peças, mas na mão de obra.

    Outras estimativas de valores de peças:
    Kit de embreagem: + - 1.100,00
    Peças para reparo da embreagem (cilindros mestre e escravo e flexível): 620,00
    Rolamentos de cubo de rodas: 180,00 (cada roda)
    Coroa, Pinhão, etc.: pode se preparar para gastar uns 2.000,00 reais de peças por eixo
    Câmbio e tração: dependendo do estrago, se não for muito, 2.500,00 reais de peças
    Disco de freio: 220,00 o par.
    Pastilhas: 120,00
    Troca de óleo e filtros: 180,00 (se troca a cada 5 mil km)
    Palhetas limpadores de parabrisa: 35,00
    Cruzetas: 120,00

    Os valores acima são referentes apenas a peças e podem variar substancialmente a depender da Marca/Qualidade e local onde for adquirir.

    Os valores de mão de obra normalmente são iguais aos valores das peças, mas em muitas regiões esse valor já supera muito o valor das peças.

    E por melhor que seja a Band, separe um valor próximo dos 2 mil reais (mínimo) para manutenção inicial: troca de todos os fluídos, cruzetas e conferência do sistema de freio, embreagem, vazamentos simples, etc.

    O motor, antes de comprar, verifique quanto de óleo está baixando e se já foi feito.
    Verifique se ele sopra compressão e se está baixando água.
    O motor não precisa estar perfeito, mas é bom que baixe menos de 800ml de óleo a cada 1.000 km e que não baixe NADA de água.

    Respondendo à sua pergunta: qual o gasto mensal? Depende do estado da viatura que pegar... quanto mais inteira ela estiver, menor o gasto. Mas é bom reservar algo em torno de R$ 100,00 por mês para manutenções periódicas após dar uma primeira boa revisão.
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #52
    Usuário
    Entrada
    05/11/2018
    Local
    JUIZ DE FORA/MG
    Idade
    42
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0
    Hei Titanium, blz?

    De antemão já agradeço a presteza na resposta e me senti lisonjeado pela dedicação.

    Bom, tenho alguns pontos a expor.

    Concordo plenamente com a questão que vejo muitas pessoas não se importarem com o cuidado do veículo, em se tratando de diesel a situação fica mais crítica ainda. É normal ver deixarem o carro virar um lixo só porque o motor não para de funcionar. Literalmente só toca pra frente…

    Quanto a “vai passar muito tempo no estaleiro entre consertos e consertos” não é uma coisa que me assuste muito (exceto pelos gastos). Parar na estrada, isso sim me irrita profundamente! Não delonguei muito em minha pergunta para não ficar uma conversa chata, mas curto demasiadamente mecânica. Tenho em minha garage uma oficina (minha próxima aquisição será um elevador) e a diversão é mexer nos carros (que acaba sendo até ruim porque sempre tem o carro da mãe, irmãos e amigos para dar uma olhada em uma “coisinha rapidinha” que acaba virando uma revisão… kkk). Mas sim, um carro precisa ter a manutenção em dia e ser confiável e concordo com o seu posicionamento realmente.

    Quanto a “Peça de Band costuma ser barata (...) tudo numa faixa de 5,00... 10,00.... 15,00... reais” confesso que me chamou a atenção positivamente pois com os automóveis antigos essas peças costumam ser difíceis e cara, quando acha. Lido com auto antigo a um tempo e essas peças costumo precisar pagar caro.

    Quanto as peças, avalio que bico injetor, troca da bomba injetora, kit de embreagem, coroa e pinhão, cambio e t-case e até mesmo a troca das cruzetas não sejam manutenção periódica, mas reparo.

    Agora, lubrificação das cruzetas, embuchamentos (direção por exemplo), pastilha e lona de freio, burrinho de freio, rolamentos, filtros e óleos, pneu, buchas de suspensão, amortecedores, regulagens de um modo geral… isso sim é manutenção corriqueira. Praticamente toda revisão anual se mexe.

    Então, para uma carro que roda uns 12 mil por ano (1000 km por mês) acha que gasta R$1200,00 de revisão? Achei meio baixo… mas não tenho noção. Acredita que seja esse valor mesmo? É o que gasta na sua band?
    4X4 Brasil

  • #53
    Usuário Avatar de Diogo_Vargas
    Entrada
    28/03/2014
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    37
    Posts
    419
    Agradecimentos: 4
    Boa tarde Granthom.

    Tudo que o amigo Titanium falou é a mais pura verdade... a mão de obra que encarece a manutenção em uma Bandeirante.
    Mas se você tem algum conhecimento em manutenção, é curioso e tem ferramentas básicas... você faz quase toda a manutenção em casa!
    Eu mesmo revisei todo o câmbio e caixa de transferência na garagem do meu prédio e só gastei com as peças....
    Como o Titanium falou, procure a que possui a melhor mecânica possível, revise e bote pra rodar... Ah, band sem ferrugem alguma é quase que impossível de conseguir, e se tiver ferramentas pode até encarar alguns reparos na lata em casa mesmo...

    Eu digo para quem quer ter uma band que bote a mão na graxa, a mecânica é simples (tirando bomba injetora...) e no seu caso compra a Band de uma vez e seja feliz. Não vai se arrepender!

    Abraço
    BandRED - Curta - 91 - OM364 - 4 marchas - Instagram @cusco2005
    https://www.youtube.com/user/cusco2002

  • #54
    Usuário Avatar de Vacaria
    Entrada
    26/12/2013
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    46
    Posts
    97
    Agradecimentos: 2
    Para quem tiver interesse, fiz um tipo de tabelinha (plano de lubrificação) para a Band. Está em formato Word; assim, é só alterar as quilometragens conforme o odômetro de cada qual (estão de 5000 em 5000 km) Onde tem o asterisco indica que a atividade tem de ser realizada na respectiva quilometragem, onde ao lado tem um espacinho para ir dando o check list...
    Fiz com base no manual do proprietário e nas dicas que fui pegando aqui do fórum.
    Plano de lubrificacao Band.docx

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Ranking de Venda de Pickups (mensal)
      Por MaurícioBsb no fórum Picapes
      Respostas: 1
      Última resposta: 04/07/2012, 10:47
    2. Manutenção Peças Toyota Band e Hilux
      Por Mitsugo no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 3
      Última resposta: 15/07/2009, 11:24
    3. Manual do Proprietario e Manutenção da Toyota Band
      Por Allan Nielsen no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 1
      Última resposta: 25/01/2008, 14:35
    4. Manutenção Band
      Por rafaelgdl no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 5
      Última resposta: 19/02/2006, 01:10
    5. Revista de Mensal fevereiro 1944
      Por ramil2007 no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 0
      Última resposta: 09/10/2003, 19:14

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade