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Projeto de reforma Bandeirante 91 curta

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  • 25/03/2015, 10:23
    Edson Ferian
    Opa,
    Instalei freio a disco original na traseira e dianteira. Tive que colocar 3 válvulas equalizadoras no circuito do freio traseiro para reduzir o travamento. Agora, com o chão seco, reduziu bastante o travamento das rodas traseiras. Com o chão molhado, ainda preciso ter cuidado na hora da frenagem. Conheço outras pessoas que tem freio a disco traseiro com dimensionamento menor, e funciona muito bem, sem travamentos. Ao que parece, a melhor configuração seria freio a disco original na dianteira e outro kit menor (SBD com pinça de kombi, por exemplo) na traseira.
    A substituição do freio a tambor por disco melhora principalmente a manutenção, que se resume a troca das pastilhas, não sendo mais necessárias frequentes regulagens. Se o carro for usado em estradas com barro ou trilhas, a manutenção no sistema a tambor é constante, sem contar que o excesso de barro reduz a eficiência da frenagem, que só volta a ficar bom após limpeza e regulagem.
    Se algum tiver a válvula reguladora importada (com regulagem) poderia nos passar informações.
  • 25/03/2015, 11:39
    Dimasi
    Acabamos por tomar conta do tópico do Pedro :offtopic: Para continuarmos essa discussão melhor abrirmos um novo tópico, ou melhor, procurar um já existente.
    Pedro, pode continuar com a sua saga.
    Abs
  • 25/03/2015, 11:44
    LEONELO FORTINI
    Citação:

    Postado originalmente por Edson Ferian Ver Post
    Opa,
    Instalei freio a disco original na traseira e dianteira. Tive que colocar 3 válvulas equalizadoras no circuito do freio traseiro para reduzir o travamento. Agora, com o chão seco, reduziu bastante o travamento das rodas traseiras. Com o chão molhado, ainda preciso ter cuidado na hora da frenagem. Conheço outras pessoas que tem freio a disco traseiro com dimensionamento menor, e funciona muito bem, sem travamentos. Ao que parece, a melhor configuração seria freio a disco original na dianteira e outro kit menor (SBD com pinça de kombi, por exemplo) na traseira.
    A substituição do freio a tambor por disco melhora principalmente a manutenção, que se resume a troca das pastilhas, não sendo mais necessárias frequentes regulagens. Se o carro for usado em estradas com barro ou trilhas, a manutenção no sistema a tambor é constante, sem contar que o excesso de barro reduz a eficiência da frenagem, que só volta a ficar bom após limpeza e regulagem.
    Se algum tiver a válvula reguladora importada (com regulagem) poderia nos passar informações.

    Bom dia Edson,

    Este Kit menor SBD com pinça de Kombi pelo que parece, alguns tem optado por esta configuração. A minha Band já é com o freio a disco de fábrica e será que este kit ora mencionado atuaria na casa dos 30% na rodas traseiras nas frenagens, já que os freios a disco nas rodas dianteiras atuam em 70%?

    A pergunta se justifica tendo em vista que com este kit poderá ter uma atuação inferior a 30%, onde se criaria um déficit nas frenagens.

    Esta adaptação de freio a disco nas rodas traseiras, acredito que ainda será muito debatido.

    Abraços.
  • 25/03/2015, 12:00
    Denise Ávila
    Bem observado Fabiano.
    Desculpa aí Pedro.
  • 25/03/2015, 12:03
    Sergioporto
    Citação:

    Postado originalmente por LEONELO FORTINI Ver Post
    Bom dia Edson,

    Este Kit menor SBD com pinça de Kombi pelo que parece, alguns tem optado por esta configuração. A minha Band já é com o freio a disco de fábrica e será que este kit ora mencionado atuaria na casa dos 30% na rodas traseiras nas frenagens, já que os freios a disco nas rodas dianteiras atuam em 70%?

    A pergunta se justifica tendo em vista que com este kit poderá ter uma atuação inferior a 30%, onde se criaria um déficit nas frenagens.

    Esta adaptação de freio a disco nas rodas traseiras, acredito que ainda será muito debatido.

    Abraços.

    Freio traseiro serve para manter o veículo na trajetória .Usei uma vez as pinças da Kombi na dianteira e não seguravam a toy ,freio duro ,coloquei originais e ficou bom.Como havia comprado um flutuante e as pinças originais vieram junto ,coloquei mas tive que colocar válvulas equalizadoras.Hoje está ótimo,nao arrasta a traseira.Nao vejo razão para debater mais ,está mais que comprovado que com pinças originais na traseira é necessário válvulas de no mínimo 15 Bar cada.Nao encontrei menos que isso.
    Acredito que kit com pastilhas menores não é necessário válvulas.
    Abs
  • 25/03/2015, 12:36
    LEONELO FORTINI
    Citação:

    Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Freio traseiro serve para manter o veículo na trajetória .Usei uma vez as pinças da Kombi na dianteira e não seguravam a toy ,freio duro ,coloquei originais e ficou bom.Como havia comprado um flutuante e as pinças originais vieram junto ,coloquei mas tive que colocar válvulas equalizadoras.Hoje está ótimo,nao arrasta a traseira.Nao vejo razão para debater mais ,está mais que comprovado que com pinças originais na traseira é necessário válvulas de no mínimo 15 Bar cada.Nao encontrei menos que isso.
    Acredito que kit com pastilhas menores não é necessário válvulas.
    Abs

    Desculpe-me Sérgio, não me convenci ainda, pois no meu entendimento uma adaptação de freio tem que ficar 100%, ou deixa como está, que é o meu caso.
  • 25/03/2015, 13:03
    Sergioporto
    Citação:

    Postado originalmente por LEONELO FORTINI Ver Post
    Desculpe-me Sérgio, não me convenci ainda, pois no meu entendimento uma adaptação de freio tem que ficar 100%, ou deixa como está, que é o meu caso.

    Quem sou para te contrariar. Eu coloquei e ficou excelente ,ficou um freio 100%.Quando era com lonas,depois de cada trilha era uma briga ,quando não estavam encravadas as regulagens,panela estava cheia de barro e é difícil igualar as regulagens entre rodas ,acabou meu problema.
  • 25/03/2015, 13:22
    LEONELO FORTINI
    Citação:

    Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Quem sou para te contrariar. Eu coloquei e ficou excelente ,ficou um freio 100%.Quando era com lonas,depois de cada trilha era uma briga ,quando não estavam encravadas as regulagens,panela estava cheia de barro e é difícil igualar as regulagens entre rodas ,acabou meu problema.

    Absolutamente, vc não me contrariou. Fico feliz em ler os seus relatos, experiências com 100% de sucesso, enriquecendo assim os meus conhecimentos. Estou convencido agora, que este assunto está por demais debatido. Abraços.
  • 25/03/2015, 18:43
    João Eduardo
    Prezado Leonelo,

    Faz 2 anos que instalei freio a disco na traseira de minha Band, seguindo a receita do colega Sérgio, deu certo. Frenagem perfeita.
    Fiz em casa e sem conhecimento nenhum de mecânica.

    Abç
  • 25/03/2015, 19:02
    João Eduardo
    Só completando informações:

    A especificação da válvula equalizadora é a ATE 5707, 15/3 BAR, do carro Parati 2.0 motor 16V.
    A embalagem desta peça indica os veículos que podem utilizà-la, nela contém a descrição: Toyota Bandeirante ....93.
  • 25/03/2015, 20:49
    LEONELO FORTINI
    Citação:

    Postado originalmente por João Eduardo Ver Post
    Prezado Leonelo,

    Faz 2 anos que instalei freio a disco na traseira de minha Band, seguindo a receita do colega Sérgio, deu certo. Frenagem perfeita.
    Fiz em casa e sem conhecimento nenhum de mecânica.

    Abç


    Boa noite João Eduardo,

    Muitíssimo obrigado pela sua atenção e lhe pediria se possível e por gentileza que vc enviasse para o meu endereço de e-mail escjuri@yahoo.com.br o seu telefone de contato para que eu possa tirar algumas dúvidas entre outras coisas no tocante a melhorias e horário que eu possa falar com vc. Novamente obrigado. Forte abraço.
  • 26/03/2015, 01:57
    PedroCosta
    Sem problemas! Também estou aprendendo com essa discussão, mas acho que um tópico específico ficaria melhor para a organização do fórum. O pessoal que teve experiência com os sistemas descritos aqui pode fazer um relato com os detalhes das suas adaptações, seria muito útil.
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