Powered by vBulletin

Projeto de reforma Bandeirante 91 curta

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 25/03/2015, 10:23
    Edson Ferian
    Opa,
    Instalei freio a disco original na traseira e dianteira. Tive que colocar 3 válvulas equalizadoras no circuito do freio traseiro para reduzir o travamento. Agora, com o chão seco, reduziu bastante o travamento das rodas traseiras. Com o chão molhado, ainda preciso ter cuidado na hora da frenagem. Conheço outras pessoas que tem freio a disco traseiro com dimensionamento menor, e funciona muito bem, sem travamentos. Ao que parece, a melhor configuração seria freio a disco original na dianteira e outro kit menor (SBD com pinça de kombi, por exemplo) na traseira.
    A substituição do freio a tambor por disco melhora principalmente a manutenção, que se resume a troca das pastilhas, não sendo mais necessárias frequentes regulagens. Se o carro for usado em estradas com barro ou trilhas, a manutenção no sistema a tambor é constante, sem contar que o excesso de barro reduz a eficiência da frenagem, que só volta a ficar bom após limpeza e regulagem.
    Se algum tiver a válvula reguladora importada (com regulagem) poderia nos passar informações.
  • 25/03/2015, 11:39
    Dimasi
    Acabamos por tomar conta do tópico do Pedro :offtopic: Para continuarmos essa discussão melhor abrirmos um novo tópico, ou melhor, procurar um já existente.
    Pedro, pode continuar com a sua saga.
    Abs
  • 25/03/2015, 11:44
    LEONELO FORTINI
    Citação:

Postado originalmente por Edson Ferian Ver Post
    Opa,
    Instalei freio a disco original na traseira e dianteira. Tive que colocar 3 válvulas equalizadoras no circuito do freio traseiro para reduzir o travamento. Agora, com o chão seco, reduziu bastante o travamento das rodas traseiras. Com o chão molhado, ainda preciso ter cuidado na hora da frenagem. Conheço outras pessoas que tem freio a disco traseiro com dimensionamento menor, e funciona muito bem, sem travamentos. Ao que parece, a melhor configuração seria freio a disco original na dianteira e outro kit menor (SBD com pinça de kombi, por exemplo) na traseira.
    A substituição do freio a tambor por disco melhora principalmente a manutenção, que se resume a troca das pastilhas, não sendo mais necessárias frequentes regulagens. Se o carro for usado em estradas com barro ou trilhas, a manutenção no sistema a tambor é constante, sem contar que o excesso de barro reduz a eficiência da frenagem, que só volta a ficar bom após limpeza e regulagem.
    Se algum tiver a válvula reguladora importada (com regulagem) poderia nos passar informações.

Bom dia Edson,

Este Kit menor SBD com pinça de Kombi pelo que parece, alguns tem optado por esta configuração. A minha Band já é com o freio a disco de fábrica e será que este kit ora mencionado atuaria na casa dos 30% na rodas traseiras nas frenagens, já que os freios a disco nas rodas dianteiras atuam em 70%?

A pergunta se justifica tendo em vista que com este kit poderá ter uma atuação inferior a 30%, onde se criaria um déficit nas frenagens.

Esta adaptação de freio a disco nas rodas traseiras, acredito que ainda será muito debatido.

Abraços.
  • 25/03/2015, 12:00
    Denise Ávila
    Bem observado Fabiano.
    Desculpa aí Pedro.
  • 25/03/2015, 12:03
    Sergioporto
    Citação:

Postado originalmente por LEONELO FORTINI Ver Post
    Bom dia Edson,

Este Kit menor SBD com pinça de Kombi pelo que parece, alguns tem optado por esta configuração. A minha Band já é com o freio a disco de fábrica e será que este kit ora mencionado atuaria na casa dos 30% na rodas traseiras nas frenagens, já que os freios a disco nas rodas dianteiras atuam em 70%?

A pergunta se justifica tendo em vista que com este kit poderá ter uma atuação inferior a 30%, onde se criaria um déficit nas frenagens.

Esta adaptação de freio a disco nas rodas traseiras, acredito que ainda será muito debatido.

Abraços.

Freio traseiro serve para manter o veículo na trajetória .Usei uma vez as pinças da Kombi na dianteira e não seguravam a toy ,freio duro ,coloquei originais e ficou bom.Como havia comprado um flutuante e as pinças originais vieram junto ,coloquei mas tive que colocar válvulas equalizadoras.Hoje está ótimo,nao arrasta a traseira.Nao vejo razão para debater mais ,está mais que comprovado que com pinças originais na traseira é necessário válvulas de no mínimo 15 Bar cada.Nao encontrei menos que isso.
    Acredito que kit com pastilhas menores não é necessário válvulas.
    Abs
  • 25/03/2015, 12:36
    LEONELO FORTINI
    Citação:

Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Freio traseiro serve para manter o veículo na trajetória .Usei uma vez as pinças da Kombi na dianteira e não seguravam a toy ,freio duro ,coloquei originais e ficou bom.Como havia comprado um flutuante e as pinças originais vieram junto ,coloquei mas tive que colocar válvulas equalizadoras.Hoje está ótimo,nao arrasta a traseira.Nao vejo razão para debater mais ,está mais que comprovado que com pinças originais na traseira é necessário válvulas de no mínimo 15 Bar cada.Nao encontrei menos que isso.
    Acredito que kit com pastilhas menores não é necessário válvulas.
    Abs

Desculpe-me Sérgio, não me convenci ainda, pois no meu entendimento uma adaptação de freio tem que ficar 100%, ou deixa como está, que é o meu caso.
  • 25/03/2015, 13:03
    Sergioporto
    Citação:

Postado originalmente por LEONELO FORTINI Ver Post
    Desculpe-me Sérgio, não me convenci ainda, pois no meu entendimento uma adaptação de freio tem que ficar 100%, ou deixa como está, que é o meu caso.

Quem sou para te contrariar. Eu coloquei e ficou excelente ,ficou um freio 100%.Quando era com lonas,depois de cada trilha era uma briga ,quando não estavam encravadas as regulagens,panela estava cheia de barro e é difícil igualar as regulagens entre rodas ,acabou meu problema.
  • 25/03/2015, 13:22
    LEONELO FORTINI
    Citação:

Postado originalmente por Sergioporto Ver Post
    Quem sou para te contrariar. Eu coloquei e ficou excelente ,ficou um freio 100%.Quando era com lonas,depois de cada trilha era uma briga ,quando não estavam encravadas as regulagens,panela estava cheia de barro e é difícil igualar as regulagens entre rodas ,acabou meu problema.

Absolutamente, vc não me contrariou. Fico feliz em ler os seus relatos, experiências com 100% de sucesso, enriquecendo assim os meus conhecimentos. Estou convencido agora, que este assunto está por demais debatido. Abraços.
  • 25/03/2015, 18:43
    João Eduardo
    Prezado Leonelo,

Faz 2 anos que instalei freio a disco na traseira de minha Band, seguindo a receita do colega Sérgio, deu certo. Frenagem perfeita.
    Fiz em casa e sem conhecimento nenhum de mecânica.

Abç
  • 25/03/2015, 19:02
    João Eduardo
    Só completando informações:

A especificação da válvula equalizadora é a ATE 5707, 15/3 BAR, do carro Parati 2.0 motor 16V.
    A embalagem desta peça indica os veículos que podem utilizà-la, nela contém a descrição: Toyota Bandeirante ....93.
  • 25/03/2015, 20:49
    LEONELO FORTINI
    Citação:

Postado originalmente por João Eduardo Ver Post
    Prezado Leonelo,

Faz 2 anos que instalei freio a disco na traseira de minha Band, seguindo a receita do colega Sérgio, deu certo. Frenagem perfeita.
    Fiz em casa e sem conhecimento nenhum de mecânica.

Abç

Boa noite João Eduardo,

Muitíssimo obrigado pela sua atenção e lhe pediria se possível e por gentileza que vc enviasse para o meu endereço de e-mail escjuri@yahoo.com.br o seu telefone de contato para que eu possa tirar algumas dúvidas entre outras coisas no tocante a melhorias e horário que eu possa falar com vc. Novamente obrigado. Forte abraço.
  • 26/03/2015, 01:57
    PedroCosta
    Sem problemas! Também estou aprendendo com essa discussão, mas acho que um tópico específico ficaria melhor para a organização do fórum. O pessoal que teve experiência com os sistemas descritos aqui pode fazer um relato com os detalhes das suas adaptações, seria muito útil.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 04:13.