x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
  • #1
    Usuário Avatar de Denise Ávila
    Entrada
    17/12/2013
    Local
    Carrancas/MG
    Idade
    63
    Posts
    786
    Agradecimentos: 12

    Filtro do combustível - Atenção!




    Faço o relato do ocorrido com a LOBA na recente e primeira viagem que fiz com ela. Quando da sua compra meu marido trocou o óleo lubrificante e seu respectível filtro. Como ela iria subir para Friburgo para outros serviços de verificação e manutenção, foi deixada a troca dos demais filtros para o Marquinhos Toyota. Ocorre que houve uma falha de comunicação entre meu marido e o Marquinhos e os tais filtros não foram trocados e saí em viagem achando que a troca havia sido feita. No 3º dia em Carrancas - MG, andando numa estrada de terra a LOBA começa a perder força, intermitentemente, até que uns 300 m adiante, parou de vez. Tornei a ligá-la, saí e uns 15 m adiante, tornou a morrer. Ela pegava no estalo sem precisar acelerar (como sempre), mas não desenvolvia e logo morria. Tentei mais umas duas vezes e o mesmo se repetiu.
    Por fim baixou totalmente o pedal do acelerador. “Opa, cabo do acelerador quebrado!! Pelo mesmo já sei qual o problema” (pensava eu). Depois de uma saga (sem sinal de celular, carona de caminhão, reboque puxado por uma Hilux de amigo - pelo menos era Toyota - e por um trator), consegui trazê-la de volta ao sítio. Maridão no Rio (eu sozinha lá) compra e envia pelo Correio novo cabo. Chega mecânico efetua a troca e... verifica que o problema persistia. “Problema de alimentação” diz ele. Pergunta se filtro havia sido trocado. “Sim, todos eles” respondo. “Então Dona, só resta a Bomba Injetora”.
    Ai ai!!! Quase enfartei. “Mas como é possível? Ela só tem 109.000 km rodados?”
    Faz um teste ligando o tanque direto ao motor e confirma o diagnóstico. Liguei imediatamente para o Marquinhos Toyota (a sorte é que no sítio o celular pega bem) e, conversa vai, conversa vem, descobri que os filtros não haviam sido trocados. Havia uma chance (e eu apostava fervorosamente nela) que fosse apenas problema do filtro.
    Maridão viajaria para o sítio no dia seguinte e providenciou a compra dos filtros (combustível e ar). Dia seguinte maridão chega e logo se põe a trabalhar na LOBA. Tira o filtro de combustível antigo e... PASMEM!... No interior do filtro havia UM ANEL DE BORRACHA DE VEDAÇÃO AINDA NA EMBALAGEM PLÁSTICA INTACTA, o que acabou bloqueando a passagem do combustível. Pura falta de atenção de quem o instalou. Efetuada a troca dos filtros, partida dada, uma voltinha para teste e... Tchan, tchan, tchan, tchan... a LOBA voltou a rodar forte e imponente (ficou ainda melhor do que era). Ufa! Que alívio!!!
    Mais tarde, relatando o ocorrido ao Marquinhos Toyota, ele disse que já aconteceu dele receber filtros para troca em que o anel havia sido colocado em seu interior. Ele agora sempre verifica antes. É uma coisa tão boba que chega a ser surreal, mas ao mesmo tempo tão potencialmente perigoso que resolvi compartilhar com os colegas esta experiência. Já pensou acontecer no meio de uma ultrapassagem? Para que sirva de alerta! Abraços a todos
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"


  • #2
    Usuário Avatar de Zerocom
    Entrada
    28/05/2013
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    42
    Posts
    85
    Agradecimentos: 0
    Maio agora irei trocar tudo da minha é bom ficar atento a estes detalhes

  • #3
    Usuário Avatar de Carlo Pecca
    Entrada
    26/01/2007
    Local
    Rio de Janeiro e Mangaratiba/RJ
    Idade
    70
    Posts
    1,204
    Agradecimentos: 4
    Denise,
    obrigado pela dica e lembrando que os anéis de vedação das mangueiras também tem vida útil. É bom ter na caixa de ferramentas um jogo desses anéis. Uns são de alumínio e outros são de cobre, dependo do fornecedor. Para os que estão em duvida que anéis são, são aqueles junto a junção da mangueira com o filtro de combustível ou os que estão na interligação da bomba injetora.
    Vaí que!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    05/02/2014
    Local
    Blumenau/SC
    Idade
    30
    Posts
    40
    Agradecimentos: 0
    Meu pai comprou uma Band faz uns 2 meses, e eu fiquei na mão com ela 2 vezes que saí... Aconteceram os mesmos sintomas que os seus. Da primeira vez, sangramos a bomba e ela funcionou normal, então achamos que só tinha entrado ar no sistema. A outra foi esse final de semana, e ela não pegou mais de jeito nenhum. Agora, descobrimos que tinha uma mangueira que vem do tanque que dobrou e trancou a passagem de diesel... Só trocamos a mangueira e deu tudo certo. Mas foi uma baita dor de cabeça.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    850
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Denise Ávila Ver Post
    Faço o relato do ocorrido com a LOBA na recente e primeira viagem que fiz com ela. Quando da sua compra meu marido trocou o óleo lubrificante e seu respectível filtro. Como ela iria subir para Friburgo para outros serviços de verificação e manutenção, foi deixada a troca dos demais filtros para o Marquinhos Toyota. Ocorre que houve uma falha de comunicação entre meu marido e o Marquinhos e os tais filtros não foram trocados e saí em viagem achando que a troca havia sido feita. No 3º dia em Carrancas - MG, andando numa estrada de terra a LOBA começa a perder força, intermitentemente, até que uns 300 m adiante, parou de vez. Tornei a ligá-la, saí e uns 15 m adiante, tornou a morrer. Ela pegava no estalo sem precisar acelerar (como sempre), mas não desenvolvia e logo morria. Tentei mais umas duas vezes e o mesmo se repetiu.
    Por fim baixou totalmente o pedal do acelerador. “Opa, cabo do acelerador quebrado!! Pelo mesmo já sei qual o problema” (pensava eu). Depois de uma saga (sem sinal de celular, carona de caminhão, reboque puxado por uma Hilux de amigo - pelo menos era Toyota - e por um trator), consegui trazê-la de volta ao sítio. Maridão no Rio (eu sozinha lá) compra e envia pelo Correio novo cabo. Chega mecânico efetua a troca e... verifica que o problema persistia. “Problema de alimentação” diz ele. Pergunta se filtro havia sido trocado. “Sim, todos eles” respondo. “Então Dona, só resta a Bomba Injetora”.
    Ai ai!!! Quase enfartei. “Mas como é possível? Ela só tem 109.000 km rodados?”
    Faz um teste ligando o tanque direto ao motor e confirma o diagnóstico. Liguei imediatamente para o Marquinhos Toyota (a sorte é que no sítio o celular pega bem) e, conversa vai, conversa vem, descobri que os filtros não haviam sido trocados. Havia uma chance (e eu apostava fervorosamente nela) que fosse apenas problema do filtro.
    Maridão viajaria para o sítio no dia seguinte e providenciou a compra dos filtros (combustível e ar). Dia seguinte maridão chega e logo se põe a trabalhar na LOBA. Tira o filtro de combustível antigo e... PASMEM!... No interior do filtro havia UM ANEL DE BORRACHA DE VEDAÇÃO AINDA NA EMBALAGEM PLÁSTICA INTACTA, o que acabou bloqueando a passagem do combustível. Pura falta de atenção de quem o instalou. Efetuada a troca dos filtros, partida dada, uma voltinha para teste e... Tchan, tchan, tchan, tchan... a LOBA voltou a rodar forte e imponente (ficou ainda melhor do que era). Ufa! Que alívio!!!
    Mais tarde, relatando o ocorrido ao Marquinhos Toyota, ele disse que já aconteceu dele receber filtros para troca em que o anel havia sido colocado em seu interior. Ele agora sempre verifica antes. É uma coisa tão boba que chega a ser surreal, mas ao mesmo tempo tão potencialmente perigoso que resolvi compartilhar com os colegas esta experiência. Já pensou acontecer no meio de uma ultrapassagem? Para que sirva de alerta! Abraços a todos
    Bom saber!!! Vou verificar os filtros da minha!!!
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
    Atualmente sem viatura!!!!

  • #6
    Usuário Avatar de Denise Ávila
    Entrada
    17/12/2013
    Local
    Carrancas/MG
    Idade
    63
    Posts
    786
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por Carlo Pecca Ver Post
    Denise,
    obrigado pela dica e lembrando que os anéis de vedação das mangueiras também tem vida útil. É bom ter na caixa de ferramentas um jogo desses anéis. Uns são de alumínio e outros são de cobre, dependo do fornecedor. Para os que estão em duvida que anéis são, são aqueles junto a junção da mangueira com o filtro de combustível ou os que estão na interligação da bomba injetora.
    Vaí que!
    Oi Carlo!
    Que anéis são esses? Tem foto?
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"


  • #7
    Usuário Avatar de Carlo Pecca
    Entrada
    26/01/2007
    Local
    Rio de Janeiro e Mangaratiba/RJ
    Idade
    70
    Posts
    1,204
    Agradecimentos: 4
    Denise Avila,
    no momento não tenho os anéis pois estão em falta no mercado. Mas quando chegar eu mostro e informo aonde comprei e quanto. Na foto traço reto em vermelho são os lugares aonde ficam esses anéis.
    -pict0002.jpg

  • #8
    Usuário Avatar de Sergioporto
    Entrada
    22/05/2009
    Local
    Belo horizonte/MG
    Posts
    1,193
    Agradecimentos: 8
    Citação Postado originalmente por Carlo Pecca Ver Post
    Denise Avila,
    no momento não tenho os anéis pois estão em falta no mercado. Mas quando chegar eu mostro e informo aonde comprei e quanto. Na foto traço reto em vermelho são os lugares aonde ficam esses anéis.
    -pict0002.jpg
    Pelo que vejo sao as arruelas de vedaçao que vao nos parafusos que conectal os tubos ou mangueiras de combustivel .Só troco quando tenho que tirar algum tubo que nao é o caso de substituiçao de filtros.
    Sao arruelas de metal ou aluminio ,no meu caso prefiro de aluminio.É encontrado em lojas de peças para caminhoes ou em lojas que trabalham com bombas injetoras.
    Band 92 , a branquela! Direçao,turbo,intercoler,5 marchas, guincho biselli,33x12,5, flutuante,disco nas quatro,Freio àr,train horn.

  • #9
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    O motor 14B não tem bomba auxiliar de alimentação e o diesel é puxado exclusivamente pela bomba injetora. Por isso é mais sensível às situações em que se impõe resistência à passagem do diesel, tais como filtro sujo, mangueira estrangulada, etc.
    O sintoma imediato é a perda de potência, podendo chegar à perda total da aceleração, situação em que o motor pega, mas não passa da marcha lenta.
    Mangueiras com conexões mal apertadas podem ocasionar entrada e ar na sucção do diesel, provocando os mesmos sintomas.
    Uma forma de diagnosticar o problema no começo (e medir o estado de filtro de diesel) é acelerar ao máximo numa estrada reta em subida, de modo a exigir o máximo da potência, e se houver início de restrição o motor dá umas pequenas falhadas, como se fosses breves cortes de potência.
    É aconselhavel ter sempre um filtro de combustível novo guardado em casa, ou no porta-malas, no caso de longas viagens.

  • #10
    Usuário Avatar de Denise Ávila
    Entrada
    17/12/2013
    Local
    Carrancas/MG
    Idade
    63
    Posts
    786
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    O motor 14B não tem bomba auxiliar de alimentação e o diesel é puxado exclusivamente pela bomba injetora. Por isso é mais sensível às situações em que se impõe resistência à passagem do diesel, tais como filtro sujo, mangueira estrangulada, etc.
    O sintoma imediato é a perda de potência, podendo chegar à perda total da aceleração, situação em que o motor pega, mas não passa da marcha lenta.
    Mangueiras com conexões mal apertadas podem ocasionar entrada e ar na sucção do diesel, provocando os mesmos sintomas.
    Uma forma de diagnosticar o problema no começo (e medir o estado de filtro de diesel) é acelerar ao máximo numa estrada reta em subida, de modo a exigir o máximo da potência, e se houver início de restrição o motor dá umas pequenas falhadas, como se fosses breves cortes de potência.
    É aconselhavel ter sempre um filtro de combustível novo guardado em casa, ou no porta-malas, no caso de longas viagens.
    Olá Walter
    O que ocorreu foi exatamente o que você descreveu: "O sintoma imediato é a perda de potência, podendo chegar à perda total da aceleração, situação em que o motor pega, mas não passa da marcha lenta".
    O maridão já chegou com 2 filtros comprados e então já tenho um de reserva.
    Vou fazer uma verificação nas conexões.
    Obrigada pelas dicas.
    Band aço curta ano 96 - "LOBA"


  • #11
    Usuário
    Entrada
    05/09/2011
    Local
    Santos/SP
    Idade
    61
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0

    Post Troca do filtro de combustivel da Band

    Olá amigos, quero eu mesmo trocar o filtro de combustivel da minha Band 99, motor 14B e para fazer a troca vou ter que soltar o suporte junto com o filtro pois onde o filtro se encontra não há espaço para colocar o sacador de filtro, fica encostado no mangote que vem do snorkel para o filtro de ar, enfim, até ai tudo bem. Tiro o suporte saco o filtro faço todo o procedimento de troca, encho o filtro novo com diesel e recoloco no lugar religando as 2 mangueiras, aí sim vem minha duvida, tenho que bombear naquele botão em cima do suporte para tirar o ar ou já posso ligar o carro?
    Se alguem puder me ajudar, agradeço.

    Abraço a todos

  • #12
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Isso Carlos, tem que sangrar o carro pela bombinha que fica no cabeçote até ficar firme (dura)... só depois dar a partida.
    Do contrário, o carro vai ligar e morrer logo em seguida (provavelmente).

    Quando trocar volta pra registrar, com foto, o procedimento. Assim ajuda os novatos!
    =D

    Abraço!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Filtro separador e filtro de combustível actyon sports 08. Qual a diferença?
      Por paula_graciano no fórum SUV's (Sport Utility Vehicles)
      Respostas: 2
      Última resposta: 01/04/2017, 22:39
    2. troca de óleo motor, filtro do motor e filtro combustível.
      Por Eduardo Meira no fórum Land Rover
      Respostas: 1
      Última resposta: 24/10/2013, 16:09
    3. Filtro de Combustível da S10 2.8 MWM
      Por Beto Rangel no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 3
      Última resposta: 02/09/2011, 10:23
    4. fitro de ar, filtro de combustivel e filtro de oleo
      Por rfrignani no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 9
      Última resposta: 14/04/2011, 23:49
    5. ATENCAO - FILTRO DE AR CONICO NAO PRESTA
      Por Mauricio Mei no fórum Jeep Willys
      Respostas: 22
      Última resposta: 13/08/2004, 19:53

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade