x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 67
  • #1
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65

    Question Upgrade no motor OM-314 por dentro




    Amigos,

    sei que esse assunto ja foi debatido outras vezes, principalmente nesse tópico:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...or-dentro.html (Turbinando motor OM314 "por dentro")

    Ja conversei com alguns amigos toyoteiros que fizeram o upgrade e gostaram... Outros que disseram que fariam muito em breve!
    Cheguei ao ponto de abrir meu motor para revisar e turbinar! Está lá aberto aguardando instruções para o próximo procedimento...

    Mas torno ao assunto para perguntar: QUAIS SÃO EXATAMENTE OS ITENS QUE MUDAM NESSE UPGRADE???

    Meu objetivo com este tópico é consolidar uma receita de preparação do Mercedes OM 314 para evoluir ele internamente com peças do 364!
    sei que muitos amigos certamente terão a mesma duvida que eu!
    assim, toda ajuda será bem vinda!


    obrigado!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #2
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Ninguém fez esse upgrade na Band?
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #3
    Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    3,077
    Agradecimentos: 12
    Titanium,
    O Sergioband83 fez. Ele não tem aparecido por aqui. Ele dá os ares na lista nacional. Posso garantir que vale a pena. Viajei com ele até os Lençóis e a Band Zen anda junto com a minha 14b turbinada.
    Abs
    SW4 95 caveirão

  • #4
    Usuário
    Entrada
    10/02/2012
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    45
    Posts
    452
    Agradecimentos: 0
    Fala rapaz, meu mecânico me falou estes dias exatamente isso, quando precisar fazer, vamos colocar tudo do 364.

  • #5
    Usuário Avatar de fabiano r
    Entrada
    17/10/2012
    Local
    Lagoa Vermelha/RS
    Idade
    44
    Posts
    1,062
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por OliveiraDf Ver Post
    Fala rapaz, meu mecânico me falou estes dias exatamente isso, quando precisar fazer, vamos colocar tudo do 364.
    Boa noite Oliveira!

    Cara eu vi aqui em um oficina o pessoal transformando um OM314 por dentro em OM364 não sei lhe dizer exatamente como foi feito mas dizem que fica muito bom. Já começou adaptar o câmbio?

  • #6
    Usuário Avatar de fabiano r
    Entrada
    17/10/2012
    Local
    Lagoa Vermelha/RS
    Idade
    44
    Posts
    1,062
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Ninguém fez esse upgrade na Band?
    Titanium td na paz?? Amigo o upgrade nunca acaba, um dia espero que demore muito ainda vou fazer esse up mas ainda quero rodar um meio milhão de km com meu motorzinho rsrsrs

  • #7
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Pois é amigos Dimasi e Oliveira, eu sempre ouço falar muito bem desta adaptação!
    inclusive ja conversei com o InoueSan pra ver mais detalhes da transformação mas ele nao soube dar detalhes, pois já tem anos que fez o up.

    O problema é que essa "Receita" não ficou muito clara, e o objetivo deste tópico é tentar clarear isso a fim de facilitar a vida dos demais toyoteiros que queiram evoluir seu motor, ao invés de comprar outro!

    conversei com meu mecânico e ele nao queria fazer esse UP num primeiro momento...
    Hoje, Depois de muito insistir, ele topou encamisar e colocar os pistões do 364-LA com 3 anéis (após o amigo Cristiano daqui do fórum ir lá comigo e convence-lo)
    topou também colocar o comando do 364-LA
    mas aí surgiu a duvida: se trocar o comando de válvulas TEM que trocar o virbrequin?
    O mecânico falou que não... Mas não me passou tanta segurança assim...
    Já li relato de alguem que fez sem trocar virbrequin, mas outro relato que o camarada falou que Tem que trocar o virbrequin junto senão nao tem ganhos de potência..


    O pistão de 3 canaletes é melhor que o de 5 no que diz respeito a refrigeração, ou seja, esquenta menos e "queima menos óleo", segundo informações passadas pelo amigo Attié e confirmadas pelo mecânico.

    quando falamos do JetCooler o mecânico disse que não faria de jeito nenhum! Disse que dava muito problema, etc.
    Mas Eu acho que o jetcooler seria um dos pontos mais interessantes do upgrade pelo fato de refrigerar o pistão bem abaixo dele... O que prolonga bastante a vida útil do motor, teoricamente.

    Esse video mostra a montagem de um motor OM-355 6 cilindros numa retifica, e mostra direitinho o que é o tal jet cooler.




    Pra finalizar, a receita que vou seguir nesse momento é: Pistões do 364-LA com 3 canaletas + Bicos Injetores de maior vazão (Tb do 364-LA) + Comando de válvulas do 364-LA + Turbo

    quem tiver alguma dica, a hora é essa!
    abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #8
    Usuário Avatar de fabiano r
    Entrada
    17/10/2012
    Local
    Lagoa Vermelha/RS
    Idade
    44
    Posts
    1,062
    Agradecimentos: 12
    Titanium quando vi o pessoal transformando o motor eles falaram sobre trocar o virabrequim para "dar mais giro"''é um investimento alto mas dizem que vale a pena.

  • #9
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3
    acompanhando o tópico!

  • #10
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Citação Postado originalmente por fabiano r Ver Post
    Titanium quando vi o pessoal transformando o motor eles falaram sobre trocar o virabrequim para "dar mais giro"''é um investimento alto mas dizem que vale a pena.

    Fabiano, beleza meu camarada??

    Olha só, isso que você falou faz todo sentido!
    Vou transcrever o texto que de uma página que explica isso que você colocou em "termos gerais".
    Fonte: Virabrequim do Motor | InfoMotor.com.br

    TEXTO:
    Virabrequim ou árvore de manivelas; o virabrequim que também é conhecido como árvore de manivelas e girabrequim é o eixo central do motor.
    Este eixo que recebe a força dos pistões e a inversão do sentido de movimento da biela é o responsável por gerar e enviar ao sistema de transmissão, torque, força e rotação. Preso em seus munhões por mancais de apoio no bloco e capas removíveis entre bronzinas, o virabrequim é fundido em aço carbono tem as bielas acopladas nos moentes e sua geometria lembra várias manivelas colocadas lado a lado. Na mecânica em geral quanto maior for o braço de força ou alavanca maior será o torque e no virabrequim o tamanho da manivela influencia diretamente neste fator, quanto maior a manivela maior será o torque, mas algumas características mecânicas trabalham junto com este fator como rotação e força, onde nos determinados tipos de motores que encontramos nos veículo, são sempre trabalhadas para promover um determinado balanceamento entre essas características. O virabrequim possui alguns contra pesos para manter o eixo balanceado e é vazado internamente para permitir a lubrificação nos seus mancais de apoio e de bielas. Em uma das extremidades do eixo encontramos a saída de força ligada ao volante do motor e em outra encontramos, geralmente, a bomba do sistema de lubrificação do óleo que quando ligado o motor toca sem parar este sistema.
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #11
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Ou seja, vejo que a atualização do virabrequim é interessante (talvez não seja imprescindível), pois complementa o ângulo de trabalho (abertura e fechamento) das válvulas do comando 364-LA, que otimiza o tempo de admissão e liberação de ar/queima.

    Dito isso, aplicar o comando sem utilizar o virabrequim do "conjunto" 364-LA trará ganhos... MAS não terá o ganho que teria se estivesse utilizando o virabrequim 364-LA, pois como o Fabiano falou (e o texto acima confirmou), se utilizasse o Virabrequim o motor, aí sim, ganharia em Torque pois a Alavanca feita pelo pistão será maior.

    O que penso, no entanto, é que a troca de virabrequim pede a troca das Bielas, de forma a não prejudicar o curso do pistão dentro do bloco do 314.
    (Se tiver errado, me corrijam)

    E para fechar com chave de ouro a receita, Vejo como FUNDAMENTAL a instalação do JetCooler, pois é isso que trará a durabilidade do conjunto!!

    DICA: utilizar os pistões do 364-LA e observar se o código dele É Realmente o dos pistões preparados para intercooler!! Eles têm uma cavidade diferenciada no pistão.. E se não for utilizar o intercooler, pode-se utilizar o pistão do 364A.
    O detalhe é que seria bom (mas não fundamental) utilizar um intercooler se realmente fosse utilizar os pistões do LA

    Minhas conclusões são, portanto:
    1 - Qual é a receita pra deixar o OM-314 "turbinado por dentro"?
    -> Kit Camisas e Pistões 3 canaletas do 364LA + Bronzinas do Mancal 364LA + Bronzinas da Biela 364LA + Bielas do 364 LA + Comando 364-LA + Virabrequim 364-LA + Bicos Injetores do 364-LA + JetCooler + Turbina + Intercooler

    2 - Qual é uma receita para deixar o OM314 pronto pra receber uma turbina "básica"??
    -> Kit Camisas e Pistões 3 canaletas do 364LA (pois refrigeram melhor) + Turbo

    3 - Qual seria uma preparação INTERMEDIÁRIA entre a TOP (1) e a BÁSICA (2)???
    -> Kit camisas e pistões 3 canaletas do 364LA + Comando 364LA + Bicos injetores 364LA + Turbo + Intercooler



    Aos mais intendidos, o raciocínio procede???

    Abraços
    4X4 Brasil
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #12
    Usuário Avatar de edwint
    Entrada
    15/12/2005
    Local
    sp/SP
    Posts
    2,870
    Agradecimentos: 3
    Se vc trocar o virabrequim por um de curso maior ou menor), tbm terá que trocar obrigatoriamente as bielas, já que a relação de curso (pms e pmi) nao pode ser modificada.

    Com cordo que se vc trocar o comando de válvulas poderá obter um resultado melhor, independente de ter que trocar o virabrequim. Pq ha diversos tipos de comandos com angulos e altura dos canes diferentes.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 5
      Última resposta: 12/10/2018, 08:26
    2. UPGRADE no Motor OM-314
      Por Glauco mendes no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 42
      Última resposta: 26/01/2015, 09:50
    3. Upgrade de motor 2.5L para 2.8L
      Por Gribeiro no fórum Land Rover
      Respostas: 33
      Última resposta: 03/09/2013, 20:26
    4. Barulho Vindo de Dentro do Motor!
      Por Giovanni Morano no fórum Suzuki
      Respostas: 8
      Última resposta: 14/12/2012, 14:15
    5. meu motor tem um sino dentro
      Por jipeiro_4x4 no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 2
      Última resposta: 17/04/2008, 18:49

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade