Olha ai cumpade, vou tentar amanhã e darei um retôrno em breve!
Abçs, marcelo.
Okay... Eu já tinha alguma idéia de como "proceder" mas com o diagrama fica mais fácil.
Coloquei no google: Hazard Lights Diagram o resultado foi estilo "image" com dezenas de diagramas, alguns bem simples e outros muito elaborados com relés eletrônicos e tudo mais...
Vou installar uma opção com um relé de pisca independente e uma "chave H-H" ou DPDT dual pole dual throw (I think...) pois assim se pode ter a hazard light totalmente independente dos turn signals (também instalarei os diodos por acaso)
Outra opção é seguir o link: Hazard lights diy (do it yourself) ai o resultado foi primariamente tipo video (utube) mas eu ainda não assisti qualquer um deles...
Também "baixei" algumas fotos dos diagrams que gostei e posso enviar via email para quem quiser... mrclgv@gmail.com
Instalei o pisca alerta na minha 1980 Band ontem. (ficou "arretado"!)
Material necessario:
1-uma chave de pisca alerta para Kombi (R$36 + R$15pac) no ML
2-um "flasher relay" (tipo analogo) na Autozone ($8 U$D)
3-dois diodos 1N4007 (reciclados de uma velha fonte de Nokia)
4-Terminais, fita isolante (3M), ferramentas p/ servicos eletricos
*Os diodos no item 3 nao sao necessarios para uma instalacao "normal"... no meu caso (como sempre uso a seta para mudanca de faixas) eu sempre "esquecia" o pisca ligado depois de tal (especialmente o direito!), agora a lampada do pisca aleta serve como um otimo lembrete de que o pisca esta acionado...
Estou para "pegar no trampo", portanto ai vai as fotos, qualquer duvida e so postar aqui que eu tento explicar como proceder!
Obs; e possivel usar somente o rele original para as duas funcoes mas voce corre o risco de esquecer o pisca ligado apos estacionar e sair da viatura, uma vez que vc teria que ligar todo o conjunto direto no "battery bus"...
Para a instalacao voce so tem que:
1-Localizar o rele original da seta (interromper o fio positivo dele, atraves da chave do alerta)
2-Localizar os fios "de saida" da chave da seta (derivar fios dos dois lados: Dir. e Esq.)
3-Localizar o acendedor de cigarros (derivar o fio positivo "para o novo rele" e o fio para a iluminacao da lampada)
4-Localizar ou furar o painel aonde sera instalado a chave do pisca alerta (nao usei o fio terra...)
5-Com o material todo pronto, o procedimento so leva uns 30 minutos!
MRCLGV
Parabéns cara ficou do "baralho" a sua montagem. Esse forum é "phod..!"
Kkkkk! Pois é Carlo, "com PH de pharmácia" (o meu pai sempre falava assim!), à noite quando eu ligo a lanterna a lampada do interruptor acende fraquinha (foto 3) e quando ligo a seta ou o pisca alerta a lampada fica bem forte! (ainda não dirigi à noite para ver se a luz piscando dentro da cabine vai ficar incômodo demais...)
Kkkkk! Pois é Carlo, "com PH de pharmácia" (o meu pai sempre falava assim!), à noite quando eu ligo a lanterna a lampada do interruptor acende fraquinha (foto 3) e quando ligo a seta ou o pisca alerta a lampada fica bem forte! (ainda não dirigi à noite para ver se a luz piscando dentro da cabine vai ficar incômodo demais...)
Tudo de bom companheiro!
Parabéns, belo trabalho.
"Pra ficar do nosso jeito, só a gente fazendo mesmo"