x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1
    Usuário Avatar de maikpenner
    Entrada
    17/05/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    321
    Agradecimentos: 11

    Tanque de combustível / bocal afogando




    Consegui resolver o problema do meu tanque de combustível que vivia afogando.
    Solução simples, talvez até ridícula, mas sei que ainda tem muito toyoteiro sofrendo ao encher o tanque. Ah se eu não tivesse faltado às aulas de física. hehehe
    Brincadeiras a parte.
    Antes eu não conseguia colocar 5 litros dentro do tanque com a bomba na pressão máxima sem aquela famosa afogada. Sempre tinha que abastecer devagar, e os últimos 10 litros eram uma eternidade.
    Quando troquei o tanque e o bocal pelos de plástico da CLA, usei as mangueiras que vieram junto e mantive-as no tamanho original. Apenas conectei as mesmas do bocal até o tanque, mas, elas formavam uma "barriga", pois eram compridas demais. Nessa "barriga" ficava diesel acumulado quando completava o tanque e esse diesel não deixava o ar passar na hora de abastecer novamente.
    Vendo aquele diesel acumulado nas mangueiras suspeitei que ele pudesse estar obstruindo o respiro. Resolvi cortar as mangueiras e deixá-las esticadas de modo que o diesel não pudesse ficar parado dentro delas. Assim, a medida que o combustível vai baixando no tanque, as mangueiras ficam livres para a próxima abastecida.
    Funcionou!
    Fui no posto mandei completar o tanque e usar a pressão máxima da bomba. Foi perfeito até chegar nos últimos 10 litros. Pra quem enche até a "boca", sabe que os ultimos 10 litros são críticos, pois o diesel obviamente atinge a altura das mangueiras e as obstrui novamente. Mas passei a ganhar tempo nas minhas abastecidas agora.
    Espero que a dica ajude outros Toyoteiros com o mesmo problema.

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Meu jipe está no meca colocando o tanque de plástico CLA.
    Amanhã vou lá observar esse detalhe.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #3
    Usuário Avatar de Leandro.toyband
    Entrada
    28/01/2012
    Local
    Sorocaba/SP
    Idade
    35
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por maikpenner Ver Post
    Consegui resolver o problema do meu tanque de combustível que vivia afogando.
    Solução simples, talvez até ridícula, mas sei que ainda tem muito toyoteiro sofrendo ao encher o tanque. Ah se eu não tivesse faltado às aulas de física. hehehe
    Brincadeiras a parte.
    Antes eu não conseguia colocar 5 litros dentro do tanque com a bomba na pressão máxima sem aquela famosa afogada. Sempre tinha que abastecer devagar, e os últimos 10 litros eram uma eternidade.
    Quando troquei o tanque e o bocal pelos de plástico da CLA, usei as mangueiras que vieram junto e mantive-as no tamanho original. Apenas conectei as mesmas do bocal até o tanque, mas, elas formavam uma "barriga", pois eram compridas demais. Nessa "barriga" ficava diesel acumulado quando completava o tanque e esse diesel não deixava o ar passar na hora de abastecer novamente.
    Vendo aquele diesel acumulado nas mangueiras suspeitei que ele pudesse estar obstruindo o respiro. Resolvi cortar as mangueiras e deixá-las esticadas de modo que o diesel não pudesse ficar parado dentro delas. Assim, a medida que o combustível vai baixando no tanque, as mangueiras ficam livres para a próxima abastecida.
    Funcionou!
    Fui no posto mandei completar o tanque e usar a pressão máxima da bomba. Foi perfeito até chegar nos últimos 10 litros. Pra quem enche até a "boca", sabe que os ultimos 10 litros são críticos, pois o diesel obviamente atinge a altura das mangueiras e as obstrui novamente. Mas passei a ganhar tempo nas minhas abastecidas agora.
    Espero que a dica ajude outros Toyoteiros com o mesmo problema.
    maikpenner, poderia colocar fotos do local? minha situação é a mesma!
    Toyota Bandeirante longa 1976, Pneus Genius GT1001 265-75-16, freio a disco nas 4 rodas.

  • #4
    Usuário Avatar de Ronaldo Petri
    Entrada
    03/06/2005
    Local
    Santo André/SP
    Idade
    44
    Posts
    693
    Agradecimentos: 0
    E eu achando que era só eu que tinha esse problema. Eu coloquei o tanque e o bocal plástico da cla também e desde então eu sofro para abastecer, toda vez tenho que falar para o frentista que é preciso ir na manha. A mangueira que veio junto com o bocal para ligar ao tanque era comprida demais e eu precisei cortar um pedaço. Eu não entendi o que você falou sobre a barriga que fica na mangueira, a minha está bem esticada e mesmo assim afoga

  • #5
    Usuário Avatar de Dendrobates
    Entrada
    20/05/2004
    Local
    Criciúma/SC
    Idade
    43
    Posts
    226
    Agradecimentos: 0
    Ronaldo,

    É que falta o suspiro do tanque de combustível... Como o diesel forma espuma, ficam bolhas de ar dentro do tanque ocupando o espaço que deveria ser do óleo.

    Vc tem 3 alternativas:

    Instale um suspiro do tanque até o bocal
    válvula respiro para tanques
    Andar com um toco de madeira dentro do jipe para colocar embaixo da roda traseira...

    Continuo com a terceira a anos kkk

  • #6
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
    Entrada
    30/12/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,070
    Agradecimento: 1
    O problema de abastecer com diesel é a espuma que ocorre.


    Uma outra dica, além dessa de encurtar a mangueira, é "mirar" a boca da bomba de abastecimento, na parede do bocal da band(o mais para dentro possivel para nao respingar diesel para fora), fazendo o diesel descer sem espuma e sem muita briga com o ar que está saindo.


    Uso o tanque CLA de 55 litros e não tenho respiro, dessa maneira consigo encher até a boca, ficando somente entre 2 a 3 litros para completar devagar até a boca, dando aquela balançada basica para o ar que resta sair, que basicamente é considerado normal.


    Abs,
    Felippe (Bob Filho)

  • #7
    Usuário Avatar de maikpenner
    Entrada
    17/05/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    321
    Agradecimentos: 11
    Dendro, o tanque do Ronaldo já possui respiro do tanque para o bocal.
    O problema é quando acumula diesel dentro dessa mangueira que vai do tanque para o bocal.
    O ideal era que o respiro fosse na parte de cima do tanque e não na parte lateral superior como é produzido, enfim.

    Citação Postado originalmente por Dendrobates Ver Post
    Ronaldo,

    É que falta o suspiro do tanque de combustível... Como o diesel forma espuma, ficam bolhas de ar dentro do tanque ocupando o espaço que deveria ser do óleo.

    Vc tem 3 alternativas:

    Instale um suspiro do tanque até o bocal
    válvula respiro para tanques
    Andar com um toco de madeira dentro do jipe para colocar embaixo da roda traseira...

    Continuo com a terceira a anos kkk

  • #8
    Usuário Avatar de maikpenner
    Entrada
    17/05/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    321
    Agradecimentos: 11
    O problema é querer ensinar o frentista encher tanque. kkkkk
    É igual querer ensinar o padre a rezar a missa.... hehehehe

    Os frentista pira.... hehehehe

    Citação Postado originalmente por Fe_jipeiro Ver Post
    O problema de abastecer com diesel é a espuma que ocorre.


    Uma outra dica, além dessa de encurtar a mangueira, é "mirar" a boca da bomba de abastecimento, na parede do bocal da band(o mais para dentro possivel para nao respingar diesel para fora), fazendo o diesel descer sem espuma e sem muita briga com o ar que está saindo.


    Uso o tanque CLA de 55 litros e não tenho respiro, dessa maneira consigo encher até a boca, ficando somente entre 2 a 3 litros para completar devagar até a boca, dando aquela balançada basica para o ar que resta sair, que basicamente é considerado normal.


    Abs,

  • #9
    Usuário Avatar de maikpenner
    Entrada
    17/05/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    321
    Agradecimentos: 11
    Ronaldo, quando instalei na minha, deixei a mangueira no tamanho original, então ela ficou caída (barriguda) entre o bocal e o tanque. Quando enchia o tanque até a boca a mangueira enchia de diesel e depois do uso, ficava diesel acumulado dentro da mangueira, não permitindo que o ar saísse.
    Por isso comprei mangueiras novas (mais resistentes) e cortei na medida para sair do bocal, direto no tanque, sem que ficasse sobrando mangueira. Assim quando o encho o taque a mangueira enche de diesel, mas ao ir consumindo esse diesel vai descendo e voltando para o tanque, sem ficar preso na mangueira como antes.
    Depois disso, não tive mais problemas com bocal afogando na hora de abastecer.

    Abraços
    Maik

    Citação Postado originalmente por Ronaldo Petri Ver Post
    E eu achando que era só eu que tinha esse problema. Eu coloquei o tanque e o bocal plástico da cla também e desde então eu sofro para abastecer, toda vez tenho que falar para o frentista que é preciso ir na manha. A mangueira que veio junto com o bocal para ligar ao tanque era comprida demais e eu precisei cortar um pedaço. Eu não entendi o que você falou sobre a barriga que fica na mangueira, a minha está bem esticada e mesmo assim afoga

  • #10
    Usuário Avatar de maikpenner
    Entrada
    17/05/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    321
    Agradecimentos: 11
    Leandro, estou sem condições de fazer fotos essa semana. Estou viajando amanha e retorno na semana que vem.
    Vou tentar lembrar de fotografar na próxima semana.
    O ideal era ter o antes e depois para verem a diferença, mas nao fotografei de como era antes.

    Citação Postado originalmente por Leandro.toyband Ver Post
    maikpenner, poderia colocar fotos do local? minha situação é a mesma!

  • #11
    Usuário Avatar de Dendrobates
    Entrada
    20/05/2004
    Local
    Criciúma/SC
    Idade
    43
    Posts
    226
    Agradecimentos: 0
    maikpenner,

    Entendi o que vc fala das mangueiras...

    Se o suspiro está mal posicionado e não funciona, não tem suspiro! kkk

    E o bom é ir chegando no posto e ver os frentistas, um empurrando o outro pra atender a gente kkkk

    Por incrível que pareça ainda ando com meu tanque de metal, quando comprei o jipe o dono tinha acabado de colocar. E estou esperando ele abrir o bico para fazer um em inox com cash tank onde era o estepe original.

  • #12
    Usuário Avatar de AlexandreStudart
    Entrada
    14/11/2008
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    57
    Posts
    263
    Agradecimento: 1
    Pessoal, eu tb instalei, eu mesmo, o tanque da CLA. O problema não é o comprimento da mangueira, obviamente desde que não tenha barriga e esteja em desnível para que o diesel desça sem parar no caminho.

    O problema é o diâmetro do bocal do tanque, se vcs observarem o bocal do tanque tem 4,0 cm aproximadamente enquanto que o bocal do tanque do Toyota tem 4,5 cm. Parece pouco mas não é.

    Eu só comprei o tanque, o peito de aço e o bocal, fiz até um passo-a-passo para quem quiser, quando fui comprar as mangueiras de abastecimento, suspiro e retorno, a mangueira de abastecimento veio muito mais larga que o bocal, então pedi uma mais fina, o vendedor explicou que a que levei era a padrão, incluvise ela coube perfeito no bocal mas não no tanque. O vendedor me deu um pedaço de uma mangueira menor para fazer calço, foi assim que resolvi, mas tenho problemas para abastecer sem paradinhas. A moral é que essa redução faz muita diferença, pois antes não tinha problemas e agora sim.

    A credito que a solução mesmo seria transferir o bocal para a traseira e deixar bem perto do bocal, assim o percurso seria bem menor e aumentar o diâmetro da mangueira do suspiro para o ar sair mais facilmente.

    Discordo de que o suspiro na lateral do tanque cause problemas, pois na minha opinião quando o Diesel entra no tanque o ar sai por qualquer lugar que tenha uma saída sem obstrução, o que vai interferir é o tamanho do buraco.

    Alexandre
    4X4 Brasil
    Toy Band Longo 83 / Troller Vermelho 07

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. bocal do tanque de combustivel
      Por newtonjose no fórum Troller
      Respostas: 10
      Última resposta: 10/08/2021, 18:37
    2. Bocal do tanque
      Por amithai no fórum Mitsubishi
      Respostas: 1
      Última resposta: 13/05/2011, 19:34
    3. Bocal de Combustível
      Por alansikora no fórum Kia Sportage
      Respostas: 3
      Última resposta: 24/01/2010, 05:25
    4. Gran vitara - Portinhola do bocal do tanque de combustível
      Por Walter Montalvao no fórum Suzuki
      Respostas: 1
      Última resposta: 11/09/2006, 13:40
    5. bocal do tanque de gasolina
      Por ANDRÉ PEIXOTO no fórum Niva
      Respostas: 25
      Última resposta: 18/11/2005, 15:09

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade