x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 60
  • #13
    Usuário
    Entrada
    28/05/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    55
    Posts
    1,338
    Agradecimento: 1

    cambio MB G2/24




    Esse é o cambio que equipa os caminhões 608/709 com tração engesa acoplada.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos transformar cambio bandeirante 4 marchas em 5-fotos-f-121.jpg  

  • #14
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Tenho o cambio de Band 5m na Camper e não acho ele tão vantajoso comparando com o 4M porque a 5ª marcha tem relação de 1:0,85 (ou algo próximo disso), ou seja, apenas 15% mais longo que a 4º (1:1). Mudando de 4ª para 5ª a rotação cai apenas 300 RPM (a 100Km/h), nem dá pra perceber a diferença "de ouvido", parece que pisou na embreagem e continou na mesma marcha. Esses 15% são fáceis de se conseguir (e mais barato) alongando diferenciais ou com pneus maiores.
    Pra valer a diferença do preço e as adaptações necessárias, a 5º deveria ser pelo menos 1:0,75 como na maioria dos cambios over-drive.

  • #15
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Tenho o cambio de Band 5m na Camper e não acho ele tão vantajoso comparando com o 4M porque a 5ª marcha tem relação de 1:0,85 (ou algo próximo disso), ou seja, apenas 15% mais longo que a 4º (1:1). Mudando de 4ª para 5ª a rotação cai apenas 300 RPM (a 100Km/h), nem dá pra perceber a diferença "de ouvido", parece que pisou na embreagem e continou na mesma marcha. Esses 15% são fáceis de se conseguir (e mais barato) alongando diferenciais ou com pneus maiores.
    Pra valer a diferença do preço e as adaptações necessárias, a 5º deveria ser pelo menos 1:0,75 como na maioria dos cambios over-drive.
    concordo, muitas vezes esqueco de angatar a 5 na estrada pq quaae nao da diferencia, acho que a relacao nao e 1:0,75 por que as band sempre foram com motores aspirados...
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #16
    Usuário Avatar de Arthur Alves
    Entrada
    04/12/2012
    Local
    Registro/SP
    Idade
    52
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter da Camper Ver Post
    Tenho o cambio de Band 5m na Camper e não acho ele tão vantajoso comparando com o 4M porque a 5ª marcha tem relação de 1:0,85 (ou algo próximo disso), ou seja, apenas 15% mais longo que a 4º (1:1). Mudando de 4ª para 5ª a rotação cai apenas 300 RPM (a 100Km/h), nem dá pra perceber a diferença "de ouvido", parece que pisou na embreagem e continou na mesma marcha. Esses 15% são fáceis de se conseguir (e mais barato) alongando diferenciais ou com pneus maiores.
    Pra valer a diferença do preço e as adaptações necessárias, a 5º deveria ser pelo menos 1:0,75 como na maioria dos cambios over-drive.
    Desculpe a minha ignorância, mas todos os câmbios 5m de Bandeirante possuem a relação mencionada? Ou existem também câmbios 5m de Bandeirante com o citado over-drive?
    Obrigado.

  • #17
    Citação Postado originalmente por Arthur Alves Ver Post
    Desculpe a minha ignorância, mas todos os câmbios 5m de Bandeirante possuem a relação mencionada? Ou existem também câmbios 5m de Bandeirante com o citado over-drive?
    Obrigado.
    over drive e quando o motor gira menos que o diferencial.. no caso o diferencial roda 1 vez enquanto o motor roda 0,85..em quarta fica 1:1..no cambio da ranger por exemplo ao inves de ter escrito 5 tem escrito od (over drive)
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #18
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Complementando a resposta do Dudu83, todos os cambios Band 5M possuem a 5ª over-drive com relação de 1:085.
    A maioria dos outros câmbios over-drive tem a 5º com relação 1:0,75 (mais longa que a 5ª da Band), o que faz a rotação cair 25% quando muda de 4ª para 5ª.

    Os mais antigos chamam de "5ª louca" (sinônimo de over-drive).
    Alguns automóveis com câmbio automático têm uma tecla "over-drive off", que quando acionada impede de engatar a última marcha.

    Citação Postado originalmente por Arthur Alves Ver Post
    Desculpe a minha ignorância, mas todos os câmbios 5m de Bandeirante possuem a relação mencionada? Ou existem também câmbios 5m de Bandeirante com o citado over-drive?
    Obrigado.
    4X4 Brasil

  • #19
    Usuário Avatar de Arthur Alves
    Entrada
    04/12/2012
    Local
    Registro/SP
    Idade
    52
    Posts
    21
    Agradecimentos: 0
    Agora entendi. Obrigado pelas explicações.

    Agora aproveitando a oportunidade, apesar de terem dito que não é possivel adaptar o câmbio de 5m na carcaça do 4m, será que haveria uma forma de diminuir a relação da 5m (ou do over-drive) no câmbio 5m? Considerando que é possível comprarmos engrenagens com medidas específicas sob encomenda - na Coniflex, por exemplo - não seria o caso, pelo menos teoricamente, de retirarmos do câmbio a engrenagem da 5 marcha e colocarmos uma menor no lugar? Será que isso é possível, ou estou viajando na maionese?
    4X4 Brasil

  • #20
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Tecnicamente é possível alterar as relações de marchas de qualquer câmbio. Basta dispor de um par de engrenagens feitas especialmente para isso.
    Economicamente é inviável por, pelo menos, dois motivos:

    1-o custo para mandar fazer as peças com qualidade confiável.
    2-a ausência de reposição no mercado em caso de quebra/desgaste.

    Quem faz adaptação em veículos que pretende utilizar para viagem dá preferência pelas soluções já existentes no mercado, pois se quebrar lá no fim-do-mundo, as chances de consertar e voltar para casa rodando são muito maiores. Diferente do que acontece em veículos de uso exclusivo em trilha/competições, que se quebrar os amigos te rebocam, larga o jipe na garagem, vai trabalhar na segunda-feira com outro carro e depois pensa em como e quanto vai consertar as gambiarras quebradas.
    Citação Postado originalmente por Arthur Alves Ver Post
    Agora entendi. Obrigado pelas explicações.

    Agora aproveitando a oportunidade, apesar de terem dito que não é possivel adaptar o câmbio de 5m na carcaça do 4m, será que haveria uma forma de diminuir a relação da 5m (ou do over-drive) no câmbio 5m? Considerando que é possível comprarmos engrenagens com medidas específicas sob encomenda - na Coniflex, por exemplo - não seria o caso, pelo menos teoricamente, de retirarmos do câmbio a engrenagem da 5 marcha e colocarmos uma menor no lugar? Será que isso é possível, ou estou viajando na maionese?

  • #21
    Bom pessoal, tive estudando neste ultimos dias sobre essa adaptação, cheguei a conclusão que e possivel modificar sim sem gambiarras, apesar do custo não ser baixo mas tambem não ser alto. O problema seria a falta de peças da 5 macha, logo fui procurar o garfo e so consegui um que esta em estoque numa concessionaria, me pediram 300,00 !!!! Bom, mas se der certo e só mandar fazer em larga escala para abaixar o valor. O que esta pegando mais e achar um sistema que aciona esse garfo. Outro problema para enfrentar seria a tampa do câmbio, se colocar da 5 machas ficaria muito caro porem eu pensei em aproveitar a saida da cebolinha da ré que vai na tampa do câmbio 4 machas e aumentar esse mesmo varão e fazendo com que ele engate a 5 macha, sendo assim não precisando de trocar a tampa para diminuir custos.
    Eu preciso destas peças que vai no garfo, se alguem tiver ajudaria muito.

    Custos : O valor ficaria alto por conta da troca do carretel do câmbio, só esta peça custa em media de 1000,00 (preço medio na internet), então fiz uns calculos e deve custar entre 2,7 a 3,5 uma brincadeira desta, porque teria que trocar :

    eixo carretel
    eixo entalhado

    Comprar :

    2 engrenagens da 5 macha
    conjunto sincronizador
    sistema de engate (garfos e tudo mais)
    carcaça extensão do câmbio 5 machas

    se ficar nos 2.700,00 ate que não fica tão caro pois comprar 2 relações longas (especiais) custa em media de 2400,00, e preferivel ter uma 5 drive do que relações longas.............
    Vamos continuar discutindo esse assunto, se alguem tiver alguma sugestão poste aqui sem receios.

    Att.
    Danilo.

  • #22
    Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    850
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Casa da transmissão4x4 Ver Post
    Bom pessoal, tive estudando neste ultimos dias sobre essa adaptação, cheguei a conclusão que e possivel modificar sim sem gambiarras, apesar do custo não ser baixo mas tambem não ser alto. O problema seria a falta de peças da 5 macha, logo fui procurar o garfo e so consegui um que esta em estoque numa concessionaria, me pediram 300,00 !!!! Bom, mas se der certo e só mandar fazer em larga escala para abaixar o valor. O que esta pegando mais e achar um sistema que aciona esse garfo. Outro problema para enfrentar seria a tampa do câmbio, se colocar da 5 machas ficaria muito caro porem eu pensei em aproveitar a saida da cebolinha da ré que vai na tampa do câmbio 4 machas e aumentar esse mesmo varão e fazendo com que ele engate a 5 macha, sendo assim não precisando de trocar a tampa para diminuir custos.
    Eu preciso destas peças que vai no garfo, se alguem tiver ajudaria muito.

    Custos : O valor ficaria alto por conta da troca do carretel do câmbio, só esta peça custa em media de 1000,00 (preço medio na internet), então fiz uns calculos e deve custar entre 2,7 a 3,5 uma brincadeira desta, porque teria que trocar :

    eixo carretel
    eixo entalhado

    Comprar :

    2 engrenagens da 5 macha
    conjunto sincronizador
    sistema de engate (garfos e tudo mais)
    carcaça extensão do câmbio 5 machas

    se ficar nos 2.700,00 ate que não fica tão caro pois comprar 2 relações longas (especiais) custa em media de 2400,00, e preferivel ter uma 5 drive do que relações longas.............
    Vamos continuar discutindo esse assunto, se alguem tiver alguma sugestão poste aqui sem receios.

    Att.
    Danilo.
    Desculpe minha ignorância, mas poderia explicar melhor o porquê de ser preferível uma 5ª over drive a ter relações longas?
    Att.
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
    Atualmente sem viatura!!!!

  • #23
    Citação Postado originalmente por DeMelo Ver Post
    Desculpe minha ignorância, mas poderia explicar melhor o porquê de ser preferível uma 5ª over drive a ter relações longas?
    Att.
    e porque se colocar relação longa a 1 macha fica mais pesada para arrancar(mesmo que a toyota tenha a 1 macha muito reduzida), e outra você não vai ficar dependendo de relação sob medida o que torna dificil de encontrar em caso de quebra.

    Abraço.

  • #24
    Usuário
    Entrada
    21/05/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    850
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Casa da transmissão4x4 Ver Post
    e porque se colocar relação longa a 1 macha fica mais pesada para arrancar(mesmo que a toyota tenha a 1 macha muito reduzida), e outra você não vai ficar dependendo de relação sob medida o que torna dificil de encontrar em caso de quebra.

    Abraço.
    Entendi. Obrigado pelas explanações!!
    Ex - Baaand - longa/90, OM 314, 4 marchas sincro, diferenciais 12x35, turbo, ar/dh, freio a disco dianteiro, guincho
    Atualmente sem viatura!!!!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cambio 5 marchas toyota bandeirante
      Por Barba Ruiva no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 11
      Última resposta: 26/04/2012, 09:43
    2. caixa de cambio toyota bandeirante 5 marchas
      Por JOAO LUCENA LEAL JUNIOR no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 13
      Última resposta: 01/02/2011, 02:44
    3. compro cambio 4/5 marchas Bandeirante
      Por pjacob no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 15/06/2009, 19:46
    4. Vendo Câmbio 5 Marchas da Toyota Bandeirante.
      Por zemirto no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 23/05/2006, 13:46
    5. VENDO CAMBIO 5 MARCHAS DE TOYOTA BANDEIRANTE
      Por zemirto no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 2
      Última resposta: 17/04/2006, 19:18

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade