x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 33
  • #1

    Freio de estacionamento original ou trava carneiro?




    Amigos,

    A minha Band, assim como a maioria, está sem o freio de estacionamento. Antes de re-instalar o sistema eu fiz uma pesquisa por aqui no Fórum e a opinião predominante é que que o sistema de freio de estacionamento não é durável e é desperdício de dinheiro, então pesquisei procurando uma solução alternativa ao sistema original visto que nos veículos com freio à disco nas quatro rodas existe o freio de estacionamento. Em alguns desses veículos o acionamento é por meio hidráulico e similar à tal "trava carneiro" (e similares).

    O sistema basicamente funciona assim: existe uma válvula hidráulica que é acionada por uma chave. Quando travada você aciona o pedal de freio duas ou três vezes para criar pressão no sistema hidráulico, travando assim as pastilhas no disco. A trava carneiro não permite que a pressão alivie até você desligar o sistema. Se o sistema hidráulico estiver em condições a viatura fica travada indefinidamente, porém se não estiver 100% ele vai perdendo pressão aos poucos e pode desativar o freio, razão pela qual eles não garantem como freio de estacionamento. Quando você desativa o sistema o fluído volta ao cilindro mestre e desativa o freio.

    Verifiquei e eles possuem um kit específico para a Band.

    Alguém já instalou? funciona mesmo?

  • #2
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Gilberto,
    Eu tenho no meu jipe um sistema que trava o pedal de freio (e também o da embreagem), podendo ser usado como freio de estacionamento. Não uso corriqueiramente como freio de estacionamento devido a luz de freio ficar acesa, coisa que vou corrigir com o eletricista.
    Mas em algumas situações, quando é preciso deixar o carro em uma posição muito íngreme por pouco tempo, acabo utilizando a esse recurso.
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #3
    Usuário Avatar de JPX97
    Entrada
    05/05/2003
    Local
    Dias Davila/BA
    Idade
    47
    Posts
    246
    Agradecimentos: 0

    freio de mao original...

    Hoje tive que comprar um tambor do freio de mão novo por 90 R$. Desmontei o sistema para revisar e tinha uma canaleta de desgaste na parte externa do pescoço do fresado. Segundo me explicaram isso é devido ao bracinho de acionamento ter ficado raspando nele. O risco se eu não substituisse era a panela se soltar do frezado e o cardã cair... Que sistema horrivel esse original... até quando tá bom é ruim...

  • #4
    Usuário Avatar de elvis
    Entrada
    21/11/2006
    Local
    São Carlos/SP
    Idade
    49
    Posts
    474
    Agradecimentos: 2
    A trava carneiro não é indicada como freio de mão, segundo a revenda autorizada aqui da minha cidade, depois de um tempo a pressão do óleo diminui e o carro pode descer a ladeira.
    BAND 69

  • #5
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Elvis,
    Mas se o carro andar, o ladrão pode levar...
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #6
    Usuário Avatar de elvis
    Entrada
    21/11/2006
    Local
    São Carlos/SP
    Idade
    49
    Posts
    474
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por hercilio.neto Ver Post
    Elvis,
    Mas se o carro andar, o ladrão pode levar...
    Bom isso foi o que o revendedor me falou, acredito que não anda mas talvez ceda um pouco na descida não sei.
    Eu não boto fé na carneiro para band, é só cortar os canos da trava em baixo do painel, dar um tranco e ir embora sem freio
    BAND 69

  • #7
    Usuário Avatar de Fband
    Entrada
    22/06/2011
    Local
    Blumenau/SC
    Idade
    31
    Posts
    838
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por JPX97 Ver Post
    Hoje tive que comprar um tambor do freio de mão novo por 90 R$. Desmontei o sistema para revisar e tinha uma canaleta de desgaste na parte externa do pescoço do fresado. Segundo me explicaram isso é devido ao bracinho de acionamento ter ficado raspando nele. O risco se eu não substituisse era a panela se soltar do frezado e o cardã cair... Que sistema horrivel esse original... até quando tá bom é ruim...
    Na minha aconteceu igual !
    Perdi um tambor novinho porque esqueci o freio de mão acionado !
    Depois mandei trocar e meu mecânico diminuiu um pouco esse bracinho pra não pegar mais do tambor.

    Eu não colocaria trava nos freios, é muito fácil pra desativar a trava, basta cortar uma mangueira que fica bem visível na roda dianteira.
    Minha sugestão é fazer travas como a do Hercílio, travando os pedais e iria até mais longe, colocando trava na alavanca do câmbio e redução.

    Abraço
    Band 73 Jipe Curto
    OM 314 Turbo, 4 Marchas Sincro., Freio a Disco, Eixo Flutuante.

  • #8
    A minha preocupação não é a segurança contra roubo, ou seja, não me preocupo se alguém pode cortar o flexível. A questão seria somente ter um freio de estacionamento.

    Quanto ao fato de que pode "afrouxar" depois de algum tempo, acredito que seja apenas uma precaução do fabricante para evitar processos contra si, afinal, como o amigo Hercílio notou, se o sistema afrouxa então não serve em sua função básica que é de trava contra roubo.

    É muito comum pequenos vazamentos no sistema ou mesmo perda de pressão por desgaste do cilindro mestre então teoricamente ele poderia perder a pressão e soltar o veículo, ou seja, a tal trava carneiro só funcionaria em um veículo qualquer com o sistema de freios em ótimas condições. No meu caso como foi colocado freio a disco nas 4 rodas (ainda está na mecânica), trocado todos os flexíveis e instalado um cilindro mestre novo, "teoricamente" não poderia haver vazamentos ou perda de pressão e o sistema de trava carneiro funcionaria.

    Hercílio, se o seu sistema trava o pedal de freio então ele trabalha praticamente igual ao sistema carneiro, ou seja, mantém a pressão no sistema. Tem como mandar fotos deste seu sistema? Quanto à luz acesa basta colocar um interruptor e resolvido.

    Poderíamos talvez colocar um segundo pedal de freio, à exemplo do que usamos nas pickups, com sistema de catraca e liberação manual, a diferença seria que não usaríamos um cabo e sim o sistema hidráulico.

    A questão é conseguir um sistema alternativo que não detone depois de esquecer de desativar uma ou duas vezes (como Fband disse), ou correr o risco de perder o cardã (como JPX97 disse). Neste ponto a trava carneiro é simples, barata e certamente deve durar muito mais, rsrs.

    Meu caro Elvis, como você botou um balde de água fria na ideia então lhe cabe a obrigação de sugerir um outro sistema, rsrs. Vamos tentando, por mais absurdo que possam ser as ideias alguém aqui pode complementá-la e transforma-la em uma alternativa viável. Desafio lançado.

    Por enquanto não descarto a trava carneiro e quero ver o sistema do Hercílio.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    03/01/2010
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    47
    Posts
    178
    Agradecimento: 1
    Para freio de mão, na minha opinião vale o sistema que substitui o tambor original por disco e pinça. Tem tópicos aqui no fórum falando sobre isso. Agora o sistema de bloqueio da trava carneiro serve para o momento que se vai trocar um pneu traseiro, pois o sistema de freio no cardã é só levantar uma das rodas traseiras que o carro perde o freio estacionário. Acredito que a trava carneiro sirva como freio auxiliar em locais bastante íngremes e serve para criar "camadas"de proteção, pois quem rouba é porque não quer trabalhar, então a idéia é criar dificuldade para os vagabundos, com vários sistemas de proteção trabalhando juntos.

  • #10
    Equipe de Apoio Avatar de hercilio.neto
    Entrada
    12/07/2008
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    63
    Posts
    4,686
    Agradecimentos: 43
    Citação Postado originalmente por advocaciamartins Ver Post
    Tem como mandar fotos deste seu sistema?
    Olá Gilberto,
    Nesse tópico aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/to...i-furto-6.html) está detalhado o sistema. Teve até uma galera que formou um grupo para compra.
    Tem fotos no post #67
    HERCÍLIO NETO (Uncle Stan)
    トヨタ Bandeirante 93 Imortal - OM364 Turbo - 5M
    ATÉ MAIS DO QUE AQUILO QUE SIMPLIFICA, PREFIRO O QUE JÁ É SIMPLES

  • #11
    Usuário Avatar de elvis
    Entrada
    21/11/2006
    Local
    São Carlos/SP
    Idade
    49
    Posts
    474
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por advocaciamartins Ver Post
    A minha preocupação não é a segurança contra roubo, ou seja, não me preocupo se alguém pode cortar o flexível. A questão seria somente ter um freio de estacionamento.

    Quanto ao fato de que pode "afrouxar" depois de algum tempo, acredito que seja apenas uma precaução do fabricante para evitar processos contra si, afinal, como o amigo Hercílio notou, se o sistema afrouxa então não serve em sua função básica que é de trava contra roubo.

    É muito comum pequenos vazamentos no sistema ou mesmo perda de pressão por desgaste do cilindro mestre então teoricamente ele poderia perder a pressão e soltar o veículo, ou seja, a tal trava carneiro só funcionaria em um veículo qualquer com o sistema de freios em ótimas condições. No meu caso como foi colocado freio a disco nas 4 rodas (ainda está na mecânica), trocado todos os flexíveis e instalado um cilindro mestre novo, "teoricamente" não poderia haver vazamentos ou perda de pressão e o sistema de trava carneiro funcionaria.

    Hercílio, se o seu sistema trava o pedal de freio então ele trabalha praticamente igual ao sistema carneiro, ou seja, mantém a pressão no sistema. Tem como mandar fotos deste seu sistema? Quanto à luz acesa basta colocar um interruptor e resolvido.

    Poderíamos talvez colocar um segundo pedal de freio, à exemplo do que usamos nas pickups, com sistema de catraca e liberação manual, a diferença seria que não usaríamos um cabo e sim o sistema hidráulico.

    A questão é conseguir um sistema alternativo que não detone depois de esquecer de desativar uma ou duas vezes (como Fband disse), ou correr o risco de perder o cardã (como JPX97 disse). Neste ponto a trava carneiro é simples, barata e certamente deve durar muito mais, rsrs.

    Meu caro Elvis, como você botou um balde de água fria na ideia então lhe cabe a obrigação de sugerir um outro sistema, rsrs. Vamos tentando, por mais absurdo que possam ser as ideias alguém aqui pode complementá-la e transforma-la em uma alternativa viável. Desafio lançado.

    Por enquanto não descarto a trava carneiro e quero ver o sistema do Hercílio.
    Fala gilberto! existem 2 opções para o freio, ou deixar o sistema original "tinindo" tudo novo e bem regulado que funciona razoavelmente, ou o freio de mão a disco que ja existe o kit pronto, mas ao meu ver é muito caro! na faixa de 600 reais. Em ambos os sistemas é bom colocar uma luz de alerta/ou alarme sonoro para não esquecer. Na minha eu refiz o original e ficou bom só tive que trocar as lonas, limpar,lubrificar e regulagem.
    BAND 69

  • #12
    Hercílio, grato pela dica, já consultei o tópico.

    Meu caro Elvis, qual kit é esse de freio à disco? é aplicado no sistema original ou é aquele do Kadett que o pessoal usa na traseira? Onde eu consigo informações sobre o kit?

    Uma opção seria adaptar o pedal+catraca do freio de uma pickup (s10 ou ranger) para acionar um cilindro de freio, a catraca leva o curso ao extremo e a mantém lá, e geralmente você tem uma alavanca para soltar o sistema. Vou estudar esta opção e depois coloco o resultado aqui.

    Independente, até o momento, o sistema da carneiro ainda parece viável.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Trava Carneiro
      Por Alfei no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 22
      Última resposta: 10/03/2016, 09:37
    2. trava carneiro
      Por edwint no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 13/02/2011, 19:49
    3. Freio de estacionamento original do cj 1961
      Por ZEQUINHA8100 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 1
      Última resposta: 02/12/2010, 22:35
    4. Respostas: 0
      Última resposta: 12/10/2007, 13:16

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade