Postado originalmente por
João Eduardo
Ola Rafael,
Já imaginava que alguém questionaria a dica da posição correta.
Vou tentar explicar/convencer do que foi dito, é mais ou menos isto:
Ao abrir o vidro: Quando você abre o vidro, você percebe/vê que o vidro está chegando no final e, por instinto, você reduz a velocidade/força com o braço. É que a parte do vidro fica no seu campo de visão, mesmo que seja o motorista. Daí, a maçaneta e a máquina não leva aquele "baque" brusco no fim do curso. Se a maçaneta for de baixa qualidade ela costuma até flexibilizar.
Ao fechar o vidro: Esta sim é a situação em que a maçaneta é mais solicitada. Quanto você fecha o vidro, você não tem o campo de visão descrito no item anterior. Com isso, a velociade/força que você emprega desde o início vai até o final. Imagina então se a máquina estiver "pesada", a maçaneta sofre pacas.
Agora, cada carro tem as suas peculiaridades, em linhas gerais o que descrevi é o correto.
Parece-me que no seu caso você optou pelo conforto do que tecnicamente é o mais correto. É questão de custo x benefício.
Ah! Já ia me esquecendo, a posição ideal da maçaneta citada por mim, quanto o vidro está fechado, é também aquela em que o nosso braço tem menos força. No seu caso, manivela para cima ou mesmo para baixo, na vertical, é uma posição incorreta pois puxar e empurrar é mais fácil que na mudança do sentido do giro( maçaneta alinhado com nosso braço).
Putz, acho que tô explicando demais, espero tê-lo convencido ou mesmo ter sido entendido. Não repara não, são anos de experiência mexendo com isso, aliado ao fato deu ser um perfeccionista. rsrsrsrsrs!
Abraço,
João Eduardo