"...tive que pegar 1 km de asfalto pra pegar uma outra trilha ...... fui reduzido mesmo, nao sai rasgando mais fui bem rapido ....... isso pode comprometer o carro ...?"
Não necessariamente, Flavio. Se vecê tiver andado só em linha reta, fique tranqüilo...
segundo o manual nao pode usar a rerduzida (4x4 LO) no asfalto... se for 4x4 HI, pode mas nao deve...
No manual não diz muita coisa que muitas vezes é necessário ser feito... Diz que não deve ser usado o 4x4 no asfalto seco e ainda mais o Low pois não proporciona velocidade. Mas se andar não quer dizer que vá estragar.
... Mas se andar não quer dizer que vá estragar ...
Mas isso vai depender da velocidade e da distancia... pior ainda se tiver rebocando alguem... ainda acho melhor (prudente) nao testar... prefiro rebocar alguem sempre usando 4x2 com o outro veiculo no neutro...
... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...
Acho que o problema não está em rodar ou não no asfalto, e sim, FAZER CURVAS EM PISOS COM ALTO ÍNDICE DE ADERÊNCIA, COMO O ASFALTO. Se o trajeto for em linha reta - e geralmente não é - , podería-se utilizar o 4x4 (ou o bloqueio central, nos 4x4 "Full Time") sem problema . O sistema NÃO vai sofrer esforços demasiados rodando em linha reta .
Se estiver reduzido, mantendo uma baixa velocidade (o Niva - o meu, pelo menos - chega a 80/90 Km/h em 5ª reduzida) também não há problema. O problema em "Correr" quando reduzido, é que as engrenagens da caixa de transferência giram muito mais rápido que na posição "Hi", gerando muito mais calor e, principalmente se o óleo das caixas for velho e/ou de má qualidade, pode gerar um aquecimento indesejável com perda da capacidade de lubrificação... Aí ja viu...
Sempre que ando em asfalto com muita chuva uso 4x4 Hi no meu Vitara,e recomendo, acho que ele fica mais estavel e agarra mais no chão, claro ! Mas somente com muita chuva, que acaba simulando um piso com pouca aderencia.