x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1

    Guincho portátil




    Amigos

    Tive aqui uma idéia de Professor Pardal e queria dividir com vocês, ouvindo opiniões.
    Os ganchos de reboque que existem em todos os automóveis modernos são feitos para aguentar o tranco de puxar a viatura mesmo em condições de atolamento, quando fica muito mais pesada. Tanto é assim que num resgate é ali que se prende o cabo do guincho ou a cinta certo?
    Para instalação de um guincho o maior problema é sempre onde e como fixá-lo. Muitas vezes são necessárias bandejas, parachoques especiais ou em viaturas como a minha, um Grand Vitara 3, adaptações mais profundas com corte do parachoque, fixação de uma estrutura extra às longarinas...
    Mas pelas leis da física, não há nada que exija que o guincho esteja fixado ao veículo. Ele tem isso sim, que ter firme e confiável ligação entre ele e os dois veículos (o atolado e o de resgate) ou entre ele, o veículo atolado e o ponto de ancoragem. Então, pelo menos na teoria, daria certo um sistema onde o guincho fosse simplesmente fixado a uma placa de aço "portátil" e bem resistente (como o aço usado nas bandejas ou berços dos parachoques). Essa placa seria presa por corrente ou cabo de aço ao gancho de reboque da viatura e o cabo do guincho sairia dele normalmente para fixar-se ao outro veículo, ao ponto de ancoragem ou a uma patesca, voltando ao mesmo gancho onde está presa a placa ou até à própria placa, que poderia ter um gancho próprio para isso. Dessa forma o guincho poderia ser levado no porta-malas e facilmente usado numa situação de emergência. A ligação elétrica seria feita através de uma tomada robusta e dimensionada para tal, instalada no baú do motor junto à bateria. Haveria ainda a vantagem de poder usá-lo na frente ou na traseira do veículo, conforme a necessidade.
    Isso resolveria problemas como o meu que, mais que pelo custo do guincho em si, fico na dúvida por ter que fazer uma grande e cara modificação na viatura, inclusive com peças importadas.
    Segue um desenho quase rupestre da idéia.
    O que me dizem?

    Abs a todos!

    -guincho-portatil.jpg
    4X4 Brasil
    Luiz Castilho
    L200 Triton Sport HPE 2018

  • #2
    Usuário Avatar de negreira
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    nas cavas e atoleiros da Serra da Cantareira/
    Posts
    2,249
    Agradecimentos: 0
    .......amigo........


    já existe esse guincho a venda
    QUANTO + RISCADO FICA+ ME AMA
    []s paz saúde trilha e harmonia

  • #3
    Citação Postado originalmente por negreira Ver Post
    .......amigo........


    já existe esse guincho a venda
    Sério? Nunca tinha ouvido falar.
    Pode passar o nome, fabricante, site?
    Obrigado.
    Luiz Castilho
    L200 Triton Sport HPE 2018

  • #4
    Usuário Avatar de negreira
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    nas cavas e atoleiros da Serra da Cantareira/
    Posts
    2,249
    Agradecimentos: 0
    Um é com bateria recarregável
    e o outro é para ser ligada na tomada,
    existe uma versão em 110 V e outra em 220 V,
    tem 5 metros de cabo de aço e ergue até 500 Kg,
    se passar disto tem sensor limitador de carga
    que corta o motor para evitar acidentes......




    Celso Machado
    Gerente Comercial
    WP-Winch Performance

    Rua André Saraiva, 581 - V. Sônia
    05626-001 - São Paulo - SP
    Tel.: 11-2589-2729 - Fax.: 11-2589-2719
    celso@winch.com.br
    QUANTO + RISCADO FICA+ ME AMA
    []s paz saúde trilha e harmonia

  • #5
    Usuário Avatar de negreira
    Entrada
    09/10/2008
    Local
    nas cavas e atoleiros da Serra da Cantareira/
    Posts
    2,249
    Agradecimentos: 0

    4X4 Brasil
    QUANTO + RISCADO FICA+ ME AMA
    []s paz saúde trilha e harmonia

  • #6
    Bem Negreira, acontece que um guincho com capacidade para 500kg não dá nem para começar a pensar em tirar um carro atolado, mesmo com patesca.
    Minha proposta é usar um guincho elétrico de offroad só que sem que esteja fixado por parafusos à estrutura do carro. Ele trabalharia exatamente como esses que você mostrou acima, só que com capacidade de 8000lbs (no meu caso) e alimentado pela bateria do carro. Minha idéia de fixá-lo a uma base móvel é em prol da portabilidade. O maior problema é o peso do bicho, em torno de 30kg. Mas acredito que funcionar vai funcionar.

    Abs
    Luiz Castilho
    L200 Triton Sport HPE 2018

  • #7
    Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Posts
    829
    Agradecimentos: 0
    oi luiz,
    A idéia é boa, mas vejo potencias problemas.... resolvendo isto, resolverá tudo.
    Estou me baseando no que eu entendi do tópico.... estamos falando de um carro de 2ton e um guincho de aproximadamente 9klbs, correto?
    Posso estar enganado, mas eu me atentaria para as seguintes questões:

    1- Emenda de cabos com guincho eletrico não dá certo... mesmo que for uma tomada parruda... a impedância condenará o rendimento do guincho. Seria melhor (como idéia) inventar um chicote inteiro, saindo direto dos bornes da bateria... de forma que possa atráves de um conector fixo e de algum esforço... ser retirado quando não estiver em trilha.

    2- Se sua placa for presa em um único ponto, com a força do guincho tudo vai torcer / inclinar / pender para algum lado.... como pretente resolver isso?

    3- o unico ponto de apoio no carro, a meu ver não vai aguentar o peso do carro mais o peso da "lama"... esse tipo de equipamento normalmente é feito pra situações emergenciais no asfalto.

    4- quando estiver puxando, todo o conjunto será arrastado pra frente, e não a nada que impeça o guincho e sua base de enroscar nas possiveis raizes, pedras e na própria terra a frente... como será feito isso? pois a meu ver, a simples tensão não será suficiente para segurar o peso do conjunto bem acima do chão..

  • #8
    Caro Boa Trilha
    Suas considerações são muito interessantes e pertinentes. Respondo no corpo da sua mensagem.
    Citação Postado originalmente por BoaTrilha Ver Post
    oi luiz,
    A idéia é boa, mas vejo potencias problemas.... resolvendo isto, resolverá tudo.
    Estou me baseando no que eu entendi do tópico.... estamos falando de um carro de 2ton e um guincho de aproximadamente 9klbs, correto?
    Posso estar enganado, mas eu me atentaria para as seguintes questões:

    1- Emenda de cabos com guincho eletrico não dá certo... mesmo que for uma tomada parruda... a impedância condenará o rendimento do guincho. Seria melhor (como idéia) inventar um chicote inteiro, saindo direto dos bornes da bateria... de forma que possa atráves de um conector fixo e de algum esforço... ser retirado quando não estiver em trilha.
    OK. FAZ TODO SENTIDO.

    2- Se sua placa for presa em um único ponto, com a força do guincho tudo vai torcer / inclinar / pender para algum lado.... como pretente resolver isso?
    SEMPRE PENSEI EM PRENDER A PLACA POR 2 PONTOS. VEJA LÁ EM CIMA O DESENHO TOSCO QUE FIZ.

    3- o unico ponto de apoio no carro, a meu ver não vai aguentar o peso do carro mais o peso da "lama"... esse tipo de equipamento normalmente é feito pra situações emergenciais no asfalto.
    BEM, NESSA QUESTÃO TENHO DÚVIDAS. NAO SOU UM GRANDE (NEM UM PEQUENO) EXPERT EM RESGATES EM TRILHAS MAS NO POUCO QUE JÁ VI, QUANDO UMA VIATURA VAI RESGATAR UMA SEGUNDA ENROSCADA SE USA SEMPRE ESSE GANCHO DO CARRO PARA PRENDER A CINTA OU GUINCHO CERTO? ENTÃO NA TEORIA NÃO HAVERIA PROBLEMA QUANTO A ISSO.

    4- quando estiver puxando, todo o conjunto será arrastado pra frente, e não a nada que impeça o guincho e sua base de enroscar nas possiveis raizes, pedras e na própria terra a frente... como será feito isso? pois a meu ver, a simples tensão não será suficiente para segurar o peso do conjunto bem acima do chão..
    ESSE PONTO É INTERESSANTE E NÃO TINHA ME OCORRIDO. ALGUMA SUGESTÃO?
    ABS!
    4X4 Brasil
    Luiz Castilho
    L200 Triton Sport HPE 2018

  • #9
    Luiz Castilho
    L200 Triton Sport HPE 2018

  • #10
    Citação Postado originalmente por Luiz Castilho Ver Post
    Dando palpite. A ancoragem no veiculo não poderia ser feita através de ganchos fixados nas longarinas do veiculo?
    assim não é necessária a adaptação de todo para-choque, apenas de pequenos recortes para acesso aos reforços da longarina.

    Abraço

  • #11
    Usuário
    Entrada
    19/12/2011
    Local
    Belém do Pará/PA
    Idade
    52
    Posts
    170
    Agradecimentos: 3
    Estou com o mesmo problema, pois tenho uma Tracker e a colocação de um guincho elétrico seria impraticável, pelo peso e pelo preço.
    Acho que a solução que você quer, passaria por um guincho manual ou um tifor de 1,1 ton.
    Aqui em Belém, esse tifor está custando em torno R$ 1.300,00.
    Tem alguns guinchos manuais, destes usados para puxar lanchas em reboques, que são mais baratos.
    Sem falar que tem terrenos onde não há pontos de ancoragem, tais como praias ou dunas.
    Noutros, deve-se estudar o lugar para verificar a situação. Um lugar onde há dificuldade de conseguir boa ancoragem é no Jalapão (estive em julho deste ano lá). Neste caso, deve-se confeccionar vergalhões de aço para fincar no solo e ancorar.
    Além disto, você poderia investir em outros equipamentos para desatolar mais baratos e eficazes, tais como facão de mato, machado, pá, prancha de desatolagem ou correntes p/ pneus (caso não use MUD) e macaco hi-lift uma vez que o guincho é a última alternativa.
    Eu considero a prancha de desatolagem, o facão de mato e a pá melhores do que o guincho, pela rapidez e eficiencia com voce tira seu carro das mais variadas situações de atoleiro, seja lama, areia ou buracos.
    Espero ter ajudado.

  • #12
    Usuário Avatar de Frederico Mendes
    Entrada
    10/02/2007
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    48
    Posts
    825
    Agradecimentos: 2
    nao se esqueçam de colocar peso no cabo de aço.
    Um cabo esticado é um estilingue gigante, pode-se colocar qualquer coisa com peso, eu sempre coloco os tapetes da viatura, o peso fará o cabo cair, ao invez de chicotear.
    Frederico Mendes .'. Mineirinho perdido no mundo.
    Troller 2004 - Sirigüella
    “A mente rege a grande massa corpórea”

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade