x
Convex Datacenter
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 37 a 48 de 51

Tópico: 4x4 no asfalto?

  • #37
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7



    Citação Postado originalmente por neoti Ver Post
    Ola pessoal.

    Vou relatar minha experiencia .
    Estava com 4x4 da minha hillux ligado e entrei em um trecho de asfalto, esqueci de desligar, enquanto tava na reta tudo tranquilo, mas quando fui trocar de pista em uma avenida na hopra que fui fazer a troca de psita travou tudo.

    Um grande abraço a todos.
    Ah, legal ter mais uma prova "viva" do fato, pra convencer aqueles que acham que não acontece nada , obrigado pela contribuição ao tópico.

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #38
    Usuário
    Entrada
    17/08/2011
    Idade
    55
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Pessoal, tem muita informação no fórum. Espetacular. Mas isso também gera dúvidas, pois diferencial/4x4/roda-livre, etc ainda são temas complexos.

    Alguém pode me tirar algumas dúvidas?

    1- Ranger 4x4 98, não tem diferencial central, certo? Qual a porcentagem da tração traseira/dianteira? 4x4 nela, com a roda-livre acoplada, somente em baixa aderencia, correto?

    2- No caso dos 4x4 integrais, onde um caso acima foi citado colocar roda-livre, não teria um problema de ficar com metade da força do motor, tendo em vista que somente seriam desacopladas as rodas do sistema, mas a tração continuaria a ser transmitida para o eixo central?

    3- O bloqueio central já está entendido, mas o bloqueio por eixos, existe nas Pickups? Em particular a ranger? Algum dos eixos é bloqueado ou ambos tem diferenciais sem bloqueio?

    4- Se não tiver bloqueio nos eixos, tem como instalar? Valor em média? Já adianto que não consegui identificar se meu diferencial traseiro é Dana ou qualquer outro.

    Agradeço antecipadamente a ajuda.

    Abs


    Alo pessoal do 4x4! O papo aqui tá muito instrutivo! Eu sou novo por aqui e cheio de dúvida! Gosto muito de 4x4 mas não entendo como vcs da mecânica (meu negócio é subir o morro com a viatura p/ decolar de parapente). Tenho um Grand Vitara (III) 4x4 2.0 16v 2011 e tô assustado com o consumo urbano. É possível desligar a tração dianteira (no uso urbano) e ligar opcionalmente (off road) colocando roda livre na dianteira? O bloqueio acontece no eixo central certo e se por a opção bloqueado (como o Renato disse com as rodas desativadas) a força no eixo traseiro será 100%? Falei besteira?

  • #39
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Felipe M. Gimenez Ver Post
    Alo pessoal do 4x4! O papo aqui tá muito instrutivo! Eu sou novo por aqui e cheio de dúvida! Gosto muito de 4x4 mas não entendo como vcs da mecânica (meu negócio é subir o morro com a viatura p/ decolar de parapente). Tenho um Grand Vitara (III) 4x4 2.0 16v 2011 e tô assustado com o consumo urbano. É possível desligar a tração dianteira (no uso urbano) e ligar opcionalmente (off road) colocando roda livre na dianteira? O bloqueio acontece no eixo central certo e se por a opção bloqueado (como o Renato disse com as rodas desativadas) a força no eixo traseiro será 100%? Falei besteira?
    Felipe, esquece porque não vai dar diferença no consumo, além de ser gambiarra, vai gastar $ pra pouco resultado. Não existe veículo perfeito pra tudo, ou é bom no off-road, forte e gastador, ou é bom na cidade, econômico mas só pra asfalto.

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #40
    Usuário
    Entrada
    17/08/2011
    Idade
    55
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Obrigado pela resposta André.

  • #41
    Usuário Avatar de edvarciriaco
    Entrada
    19/09/2011
    Idade
    53
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    tenho uma TR4 utilizei o 4x4 com bloqueio de diferencial sem reduzida.....depois que entrei no asfalto esqueci de desligar e precisei fazer uma pequena manobra e as rodas ficaram presas....tipo travou.....desengatei a tração e tudo voltou ao normal....fiz besteira neh..?
    Agora pergunto:
    É normal travar quando estiver em asfalto com 4x4 com bloqueio acionado e fizer qualquer manobra...???
    Será que estragou alguma coisa....???
    Nao fui novamente para estradas de terra/barro para usar a tração novamente, será que estragou alguma coisa....???

    valeu rapaziada....abraços

  • #42
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por edvarciriaco Ver Post
    tenho uma TR4 utilizei o 4x4 com bloqueio de diferencial sem reduzida.....depois que entrei no asfalto esqueci de desligar e precisei fazer uma pequena manobra e as rodas ficaram presas....tipo travou.....desengatei a tração e tudo voltou ao normal....fiz besteira neh..?
    Agora pergunto:
    É normal travar quando estiver em asfalto com 4x4 com bloqueio acionado e fizer qualquer manobra...???
    Será que estragou alguma coisa....???
    Nao fui novamente para estradas de terra/barro para usar a tração novamente, será que estragou alguma coisa....???

    valeu rapaziada....abraços
    Ed, teu caso é o mesmo do "neoti" que postou por aqui. Normal não é, e é justamente por isso que a gente fala tanto pra não andar em 4x4 no asfalto (salvo exceções). Travou porque vai forçando a transferência e o sistema da transmissão toda, até o ponto em que uma roda quer girar mas a outra não deixa, aí ou ela trava ou ela derrapa uma roda, ou pior, quebra alguma coisa no forçar.
    Pra saber se estragou alguma coisa só testando, mas a princípio se tu desligou a tração logo e ela não apresentou problemas não deve ter causado nenhum dano permanente.

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #43
    Usuário Avatar de edvarciriaco
    Entrada
    19/09/2011
    Idade
    53
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Valeu andre....grande abraço

  • #44
    Usuário Avatar de Salazar
    Entrada
    07/12/2011
    Idade
    50
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    [QUOTE=andretomasi;1482577]Tyler, na verdade a informação está correta, a TR4 tem diferencial central com acoplamento viscoso sim.
    Quanto aos modos:
    4H = Four Wheel Drive, High Speed = 4x4 com o diferencial central funcionando
    4HLc = Four Wheel Drive, High Speed, Locked Center Differential = 4x4 com o diferencial central bloqueado
    4LLc = Four Wheel Drive, Low Speed, Locked Center Differential = 4x4 reduzida com o diferencial central bloqueado

    Sugiro dar uma lida neste texto:
    Só Pajero TR4: O mistério dos diferentes modos 4x4


    Neste link está muito bem explicado para os donos de TR4.

    Mitsubishi TR4 2009 Flex M/T

  • #45
    Usuário
    Entrada
    26/01/2017
    Local
    Vinhedo/SP
    Posts
    12
    Agradecimento: 1
    Topico antigo mas ainda bem pertinente, se me permitem...

    Eu tenho uma RAV4 2014 que uso para 'passear' com a familia por estradas de terra.. já meti ela em algumas subidas que tive que 'trepar' alguma vala onde o carro foi muito bem.. e no asfalto ela é 'grudada', vai super bem a tração 'integral' (o acoplamento da tração traseira é eletro-magnético, com um computador controlando quanto de força manda para cada eixo. O torque máximo é de 45% no eixo traseiro).

    O carro não tem reduzida, nem bloqueio do diferencial (tem bloqueio da tração, que trava a distribuição da tração em 55/45 para velocidades de até 40 por hora). Não fiz nenhuma trilha ainda com o carro, mas sinto que o cambio cvt é bem interessante até agora.. o carro sempre está num ótimo ponto de torque...

    Acho que o diferencial eletronico e o cambio CVT fazem o carro ir muito bem em coisas leves.. Pra falar a verdade, acho que o único problema com esta configuração seria uma eventual fragilidade se a necessidade de torque for muito grande..

    Estava pensando em pegar um troller novo (2015+) para continuar com os 'passeios', mas confesso que fiquei um pouco decepcionado ao ler a descrição de como funciona a tração do troller neste tópico.. ainda continua deste jeito? Será que não há nenhum 4x4 atual que tem solução "tração integral" que funciona bem tanto na trilha, quanto estrada, e é robusto suficiente para fazer trilha?

    abraços

  • #46
    Usuário
    Entrada
    04/09/2016
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    183
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por klausk Ver Post
    Topico antigo mas ainda bem pertinente, se me permitem...

    Eu tenho uma RAV4 2014 que uso para 'passear' com a familia por estradas de terra.. já meti ela em algumas subidas que tive que 'trepar' alguma vala onde o carro foi muito bem.. e no asfalto ela é 'grudada', vai super bem a tração 'integral' (o acoplamento da tração traseira é eletro-magnético, com um computador controlando quanto de força manda para cada eixo. O torque máximo é de 45% no eixo traseiro).

    O carro não tem reduzida, nem bloqueio do diferencial (tem bloqueio da tração, que trava a distribuição da tração em 55/45 para velocidades de até 40 por hora). Não fiz nenhuma trilha ainda com o carro, mas sinto que o cambio cvt é bem interessante até agora.. o carro sempre está num ótimo ponto de torque...

    Acho que o diferencial eletronico e o cambio CVT fazem o carro ir muito bem em coisas leves.. Pra falar a verdade, acho que o único problema com esta configuração seria uma eventual fragilidade se a necessidade de torque for muito grande..

    Estava pensando em pegar um troller novo (2015+) para continuar com os 'passeios', mas confesso que fiquei um pouco decepcionado ao ler a descrição de como funciona a tração do troller neste tópico.. ainda continua deste jeito? Será que não há nenhum 4x4 atual que tem solução "tração integral" que funciona bem tanto na trilha, quanto estrada, e é robusto suficiente para fazer trilha?

    abraços
    Klausk,

    Acho que há vários.

    Pra começar nas Land- disco 4, defender. Não conheço todos os modelos de Land, mas até onde conheço, a maioria tem tração integral, opção de bloqueio central e reduzida.

    Mitsubishi - Pajero Full, tr4. As Pajero E Pajero outdoor novas e a nova l200 também tem o câmbio superselect que tem tração integral, parcial e reduzida.

    Toyota - as prado e determinados anos da sw4.


    São as que recordo, devem haver mais.

    Abracos

  • #47
    Usuário
    Entrada
    26/01/2017
    Local
    Vinhedo/SP
    Posts
    12
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por marlonwh Ver Post
    Klausk,

    Acho que há vários.

    Pra começar nas Land- disco 4, defender. Não conheço todos os modelos de Land, mas até onde conheço, a maioria tem tração integral, opção de bloqueio central e reduzida.

    Mitsubishi - Pajero Full, tr4. As Pajero E Pajero outdoor novas e a nova l200 também tem o câmbio superselect que tem tração integral, parcial e reduzida.

    Toyota - as prado e determinados anos da sw4.


    São as que recordo, devem haver mais.

    Abracos
    Pois é, to achando que, para o meu uso pelo menos, não sei se valhe a pena um Troller... O fato do carro ser de eixos rigidos na frente e atrás, 4x4 parcial, diferencial traseiro não é full, na frente nem tem... sei lá.

    Queria um jipe com suspa independente frente e trás, tração integral que ajudasse nas acelerações, curvas e situações de asfalto molhado mas que também fosse eficiente na trilha. Diferenciais blocantes frente e trás também... além de é claro alguma altura útil do solo, capacidade de submersão etc..

    Acho que só os land-rovers mais de milhonários é que vão possuir tudo isso...

  • #48
    Usuário
    Entrada
    04/09/2016
    Local
    Curitiba/PR
    Posts
    183
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por klausk Ver Post
    Pois é, to achando que, para o meu uso pelo menos, não sei se valhe a pena um Troller... O fato do carro ser de eixos rigidos na frente e atrás, 4x4 parcial, diferencial traseiro não é full, na frente nem tem... sei lá.

    Queria um jipe com suspa independente frente e trás, tração integral que ajudasse nas acelerações, curvas e situações de asfalto molhado mas que também fosse eficiente na trilha. Diferenciais blocantes frente e trás também... além de é claro alguma altura útil do solo, capacidade de submersão etc..

    Acho que só os land-rovers mais de milhonários é que vão possuir tudo isso...
    Veja uma Full 3D. Acho que você não precisa bloqueios dianteiros e traseiros. Nem mais que 70 cm de submersão.

    Se fizer questão, pode instalar os diferenciais blocastes e snorkel, um pneu maior e mais agressivo. Mas isso tudo é pra trilha muito pesada. Normalmente quem bota diferencial bloqueado escolhe só um. Na Full, com bloqueio no diff central e o controle de tração, já faz muita coisa.

    Veja o que faz uma que é maior e mais pesada, com aro 20 que nem é ideal pra esse fim.

    Certamente tem outros modelos, estou sugerido só o que conheço.



    Procurando no YouTube vai achar outras, e até algumas 3D já preparadas com pneu maior fazendo miséria na trilha.

    Uma Full 3D 2008 não é barata, mas também não é carro de milionário.

    Abs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade