x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 51

Tópico: 4x4 no asfalto?

  • #25
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2



    Citação Postado originalmente por andretomasi Ver Post
    Ué mas ninguém disse ao contrário.. NA CHUVA = POUCA ADERÊNCIA, que é o que todo mundo disse;
    Em asfalto, calçamento ou piso seco ou com muita aderência, estraga sim pois a diferença de rotação vai forçar a transferência. Agora, na chuva, barro, asfalto molhado, neve, gelo, terra ou areia e outros pisos com pouca aderência, pode usar 4x4 mesmo sem diferencial central.
    O problema é querer andar em 4x4 em piso de muita aderência, seco ou não.

    PS: Já viajei de CJ5 por 500km em 4x4h na chuva na serra, sem problemas.

    [ ]'s
    NÃO??? é só procurar por ai, uns entendidos de fisica que onde o pessoal chegava falando de usar a tração na chuva, não importa a quantidade, dizendo que ia estragar tudo, que ia dar problema, que podia acontecer tudo que num presta, vai entender...

    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #26
    Usuário Avatar de Felipe Glod
    Entrada
    06/08/2010
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Idade
    45
    Posts
    387
    Agradecimentos: 0
    Já puxei com um Willys outro Willys por varios Km reduzido e nao aconteceu nada, mesmo antes de chegar na trilha as vezes tem longos treços de subida onde eu ligava as rodas livres e reduzia o bicho e nunca quebrou, tudo bem que jeep e mais resistente mais mesmo assim, tb ja fiz isso varias vezes na Samurai e nunca deu m... e eram pisos firmes acredito que desgaste mais um pouco mais nao ao ponto de quebrar tudo.
    3.0 Azulão original 2.8 Amarelão guincho made in PRC Maxxis 33

  • #27
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Felipe, fazendo isso uma vez não vai quebrar, vai forçar mas o escorregamento do pneu e folgas vão atenuar na hora, mas experimenta fazer isso seguido pra ver, quebra a transferência sim; é mecânica pura, se a transferência não tem compensação de rotação vai forçar o sistema e eventualmente vai quebrar quando tu menos espera (no meio de uma trilha quando exigir muito dela por exemplo).

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #28
    Usuário Avatar de zenzen 4x4
    Entrada
    08/03/2009
    Local
    Santa Rosa/RS
    Idade
    69
    Posts
    533
    Agradecimento: 1
    Olá André!
    No meu caso, que tenho Câmbio e CT da SW4 2001,e tração permanente,isto não poderia moer a CT,minha dúvida é se o funcionamento da CT da SW4 é igual à da Cheroka,que vem de fábrica para rodar sempre em 4x4,pois a SW4,tem roda livre,e andar com a dianteira ligada a 120/130por hora, poderia dar pau.Estou pensando em colocar Roda Livre,para poder andar 4x2.Sabes me dizer algo à respeito?

  • #29
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por zenzen 4x4 Ver Post
    Olá André!
    No meu caso, que tenho Câmbio e CT da SW4 2001,e tração permanente,isto não poderia moer a CT,minha dúvida é se o funcionamento da CT da SW4 é igual à da Cheroka,que vem de fábrica para rodar sempre em 4x4,pois a SW4,tem roda livre,e andar com a dianteira ligada a 120/130por hora, poderia dar pau.Estou pensando em colocar Roda Livre,para poder andar 4x2.Sabes me dizer algo à respeito?
    Olha, não conheço a SW4 em particular, mas imagino que seja parecido com o sistema da Mitsubishi, e se a tua já era dos modelos com tração permanente (as antigas se não me engano eram part-time, tinham acionamento da 4x4 por alavanca?), ela deve ter três opções:

    4x4H - 4x4 com o diferencial central desbloqueado, nessa posição pode andar até na estrada, como a XJ na posição full-time
    4x4HLc - 4x4 com o diferencial central bloqueado, NÃO pode andar com essa posição em terreno de muita aderência
    4x4LLc - 4x4 reduzida com o diferencial central bloqueado, também não pode andar em qualquer terreno

    Se ela realmente é do modelo com tração integral, com diferencial central, não tem perigo de dar pau por andar com a dianteira ligada, a transferência foi feita pra isso, inclusive fica mais estável e confiável até pra andar em estrada pois ela "gruda" no asfalto.

    Colocar roda livre é tua opção, pode sim ajudar a economizar um pouco de combustível, mas pra esses motores a diferença não é tão grande no consumo, vai beber parecido em 4x4 ou 4x2 e tem que ver se compensa ter mais uma peça que pode falhar um dia, no caso da roda-livre. Depende do eixo também, tá usando D44 né?

    Uma hora vou ter que dar um pulo em SR pra ver essa Rural!

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #30
    Usuário Avatar de SergioMedeiros
    Entrada
    06/07/2011
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    43
    Posts
    1,157
    Agradecimentos: 2
    Pessoal, tem muita informação no fórum. Espetacular. Mas isso também gera dúvidas, pois diferencial/4x4/roda-livre, etc ainda são temas complexos.

    Alguém pode me tirar algumas dúvidas?

    1- Ranger 4x4 98, não tem diferencial central, certo? Qual a porcentagem da tração traseira/dianteira? 4x4 nela, com a roda-livre acoplada, somente em baixa aderencia, correto?

    2- No caso dos 4x4 integrais, onde um caso acima foi citado colocar roda-livre, não teria um problema de ficar com metade da força do motor, tendo em vista que somente seriam desacopladas as rodas do sistema, mas a tração continuaria a ser transmitida para o eixo central?

    3- O bloqueio central já está entendido, mas o bloqueio por eixos, existe nas Pickups? Em particular a ranger? Algum dos eixos é bloqueado ou ambos tem diferenciais sem bloqueio?

    4- Se não tiver bloqueio nos eixos, tem como instalar? Valor em média? Já adianto que não consegui identificar se meu diferencial traseiro é Dana ou qualquer outro.

    Agradeço antecipadamente a ajuda.

    Abs

  • #31
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Pessoal, tem muita informação no fórum. Espetacular. Mas isso também gera dúvidas, pois diferencial/4x4/roda-livre, etc ainda são temas complexos.

    Alguém pode me tirar algumas dúvidas?

    1- Ranger 4x4 98, não tem diferencial central, certo? Qual a porcentagem da tração traseira/dianteira? 4x4 nela, com a roda-livre acoplada, somente em baixa aderencia, correto?

    2- No caso dos 4x4 integrais, onde um caso acima foi citado colocar roda-livre, não teria um problema de ficar com metade da força do motor, tendo em vista que somente seriam desacopladas as rodas do sistema, mas a tração continuaria a ser transmitida para o eixo central?

    3- O bloqueio central já está entendido, mas o bloqueio por eixos, existe nas Pickups? Em particular a ranger? Algum dos eixos é bloqueado ou ambos tem diferenciais sem bloqueio?

    4- Se não tiver bloqueio nos eixos, tem como instalar? Valor em média? Já adianto que não consegui identificar se meu diferencial traseiro é Dana ou qualquer outro.

    Agradeço antecipadamente a ajuda.

    Abs
    1- Não tem diferencial central. Dianteira e trazeira ficam com 50% da tração. Sim, de modo geral, 4x4 sem diferencial central, só em superfície de baixa aderência.

    2- Se a tração é permanente, não pode ter roda livre. Se tiver, e a roda livre estiver DESLIGADA tem que bloquear o diferencial central para andar em 4x2.

    3 e 4- existe alguns tipos de bloqueios automáticos para pick ups, mas desconheço esse equipamento equipar a Ranger. Cherokee e Grand Cherokee possuem no eixo trazeiro, por exemplo. É possível instalar no eixo dianteiro desde que o componente seja do modelo compatível ao eixo. O mesmo se aplica ao trazeiro caso não possua tal componente.



    Falando agora das Hilux SW4, as que possuem tração permanente AWD, não usam rodas livres. Portanto as SW4 que possuem rodas livres não tem tração integral permanete. A mesma regra se aplica para os carros com 4x4 full time como a Cherokee. Se a roda livre estiver desligada e selecionar tal posição na tração, o carro não sairá do lugar.



    Abraços a todos

  • #32
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por SergioMedeiros Ver Post
    Pessoal, tem muita informação no fórum. Espetacular. Mas isso também gera dúvidas, pois diferencial/4x4/roda-livre, etc ainda são temas complexos.

    Alguém pode me tirar algumas dúvidas?

    1- Ranger 4x4 98, não tem diferencial central, certo? Qual a porcentagem da tração traseira/dianteira? 4x4 nela, com a roda-livre acoplada, somente em baixa aderencia, correto?

    2- No caso dos 4x4 integrais, onde um caso acima foi citado colocar roda-livre, não teria um problema de ficar com metade da força do motor, tendo em vista que somente seriam desacopladas as rodas do sistema, mas a tração continuaria a ser transmitida para o eixo central?

    3- O bloqueio central já está entendido, mas o bloqueio por eixos, existe nas Pickups? Em particular a ranger? Algum dos eixos é bloqueado ou ambos tem diferenciais sem bloqueio?

    4- Se não tiver bloqueio nos eixos, tem como instalar? Valor em média? Já adianto que não consegui identificar se meu diferencial traseiro é Dana ou qualquer outro.

    Agradeço antecipadamente a ajuda.

    Abs
    Assim como o amigo Renato disse, só complementando dependendo do modelo da tua ranger, ela pode ter o trak lock, é um tipo de bloqueio de diferencial, mas ele não bloqueia 100%, parece que é 75%.
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #33
    Usuário Avatar de zenzen 4x4
    Entrada
    08/03/2009
    Local
    Santa Rosa/RS
    Idade
    69
    Posts
    533
    Agradecimento: 1
    André! A minha,de cherokee só ficou os eixos.O trazeiro Dana 44-3,e o Dianteiro Dana 30.O motor é MWM da S10 2005 com BI,o Câmbio e a CT da Sw4 2001,portanto, creio que não tem diferencial central,motivo pelo qual estou pensando em colocar Roda-Livre,pra não correr tudo junto. Agora pergunto: se a alavanca está em 4x2,e não tem roda livre,então gira diferencial ,cardã,isto não seria igual a andar com a alavanca na posição 4x4?
    Me avise quando quizer vir: Tem Rural,F 75, Cara de Cavalo original, tem Charger R/T 75, tem Ford 1929,e umas BUD.

  • #34
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por zenzen 4x4 Ver Post
    André! A minha,de cherokee só ficou os eixos.O trazeiro Dana 44-3,e o Dianteiro Dana 30.O motor é MWM da S10 2005 com BI,o Câmbio e a CT da Sw4 2001,portanto, creio que não tem diferencial central,motivo pelo qual estou pensando em colocar Roda-Livre,pra não correr tudo junto. Agora pergunto: se a alavanca está em 4x2,e não tem roda livre,então gira diferencial ,cardã,isto não seria igual a andar com a alavanca na posição 4x4?
    Me avise quando quizer vir: Tem Rural,F 75, Cara de Cavalo original, tem Charger R/T 75, tem Ford 1929,e umas BUD.
    Bom, existe kit de roda-livre pra Dana 30 pra vender, mas eu acho que não compensa o gasto, vai custar caro pra pouco retorno.

    Quanto ao modo da tração, quando está em 4x2 sim, gira igual o diferencial e o cardan mas é o esforço das rodas no solo que está girando eles, pois eles estão desengatados na caixa de transferência e não recebem força, então eles giram "em falso" por estarem ligados às rodas. Quando se engata a 4x4, aí sim a transferência "engata" o cardan dianteiro também e começa a transmitir força para o eixo dianteiro. Nas Cherokee com full-time e outros veículos é assim, quando em 4x2 gira tudo solto na frente, mas o gasto de combustível não muda comparado à quando em 4x4, devido ao peso do monstrinho + motor forte, etc.

    Mas, como bem lembrou o Renato, se colocar roda-livre e a tua CT realmente tiver tração permanente, vai ter que rodar em H4L se a roda-livre estiver desligada senão ela vai transferir a força toda pro eixo dianteiro, que estará desconectado; e isso possibilita o risco de tu esquecer de desativar a RL e rodar em H4L, forçando a caixa. Minha opinião é, esquece a roda-livre.

    Se a tua CT não tem diferencial central, então ela não tem tração permanente. Como é o acionamento da tração?
    A bola da alavanca da tração que tu tens é assim? Ou aciona por botão no painel?

    Se for como a imagem, a tua CT não tem tração permanente e sim part-time, ou seja, anda em 4x2 normalmente, quando precisar liga a 4x4 mas não pode andar em 4x4 no asfalto, etc, como nos CJs com CT Dana 18, Wranglers com CT NP231, e etc.

    Se ela tem as posições L4L - H4L - H4F então ela tem tração permanente, aí tu vais andar o tempo todo em H4F:
    H4F - High speed, 4wd, Full-time (alta velocidade, 4x4, diferencial central livre, pode rodar assim o tempo todo)
    H4L - High Speed, 4wd, Locked center differential (alta velocidade, 4x4, diferencial central bloqueado, vai distribuir 50% da força pra cada eixo e não pode andar assim o tempo todo)
    L4L - Low Speed, 4wd, Locked center differential (Reduzida, para "baixa velocidade", 4x4, diferencial central bloqueado)

    No feriadão dia 20 quem sabe apareço por aí, vou estar em Três de Maio.. mas Bud, só se for da Argentina porque a que vendem por aqui é uma b*$&#

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #35
    Usuário Avatar de zenzen 4x4
    Entrada
    08/03/2009
    Local
    Santa Rosa/RS
    Idade
    69
    Posts
    533
    Agradecimento: 1
    Olá André!

    A CTé igual à este desenho,ando sempre com a alavanca em H2.Então acho mesmo que não há nescessidade de colocar Roda-livre.
    Te aguardo,as BUD são Castelhanas mesmo...Dá um toque antes 8124-5280.
    Abraços!

  • #36
    Usuário
    Entrada
    26/04/2007
    Local
    Siderópolis/SC
    Idade
    38
    Posts
    103
    Agradecimentos: 0
    Ola pessoal.

    Vou relatar minha experiencia .
    Estava com 4x4 da minha hillux ligado e entrei em um trecho de asfalto, esqueci de desligar, enquanto tava na reta tudo tranquilo, mas quando fui trocar de pista em uma avenida na hopra que fui fazer a troca de psita travou tudo.

    Um grande abraço a todos.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade