x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 51

Tópico: 4x4 no asfalto?

  • #13



    Citação Postado originalmente por cézão_MTB Ver Post
    o antigo Ecosport 4X4 tinha esse sistema de 4X4 projetado para asfalto.
    O novo também tem, só que nunca vi um Ecosport 4X4 desse modelo novo. Por que será?? Achei até que a versão 4X4 da Eco tinha saído de linha.

  • #14
    Usuário
    Entrada
    12/07/2011
    Idade
    39
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    E em estradas de cascalho como a da foto, pode-se, não pode-se ou deve-se andar com 4x4 engatado em caminhotes tipo Hilux, S10, Ranger...

  • #15
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Pode sim, aumenta a estabilidade e dirigibilidade principalmente em curvas no cascalho solto, bem como nas subidas/descidas, além de ajudar a evitar perda de direção após passar em buracos ou pequenas lombadas nesse tipo de terreno.

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #16
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por cézão_MTB Ver Post
    esse tópico tirou minha dúvida, tenho um GM Tracker.
    O TR4 possui : 4H= Tração 4x4 com diferencial central de acoplamento viscoso variável (VCU) atuante.
    Essa informação está errada.
    A TR4 tem diferencial central. E não tem nada de acoplamento variável, viscoso, atuante, etc ...

  • #17
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Tyler, na verdade a informação está correta, a TR4 tem diferencial central com acoplamento viscoso sim.
    Quanto aos modos:
    4H = Four Wheel Drive, High Speed = 4x4 com o diferencial central funcionando
    4HLc = Four Wheel Drive, High Speed, Locked Center Differential = 4x4 com o diferencial central bloqueado
    4LLc = Four Wheel Drive, Low Speed, Locked Center Differential = 4x4 reduzida com o diferencial central bloqueado

    Sugiro dar uma lida neste texto:
    Só Pajero TR4: O mistério dos diferentes modos 4x4

    Ou neste sobre a caixa de transferência da TR4:
    Super Select - Wikipedia, the free encyclopedia

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #18
    Usuário
    Entrada
    31/01/2010
    Local
    Contagem/MG
    Idade
    58
    Posts
    1,718
    Agradecimentos: 0
    Muito bom André!!!

  • #19
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Idade
    46
    Posts
    1,626
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por andretomasi Ver Post
    Tyler, na verdade a informação está correta, a TR4 tem diferencial central com acoplamento viscoso sim.
    Quanto aos modos:
    4H = Four Wheel Drive, High Speed = 4x4 com o diferencial central funcionando
    4HLc = Four Wheel Drive, High Speed, Locked Center Differential = 4x4 com o diferencial central bloqueado
    4LLc = Four Wheel Drive, Low Speed, Locked Center Differential = 4x4 reduzida com o diferencial central bloqueado

    Sugiro dar uma lida neste texto:
    Só Pajero TR4: O mistério dos diferentes modos 4x4

    Ou neste sobre a caixa de transferência da TR4:
    Super Select - Wikipedia, the free encyclopedia

    [ ]'s

    Pois é li os dois links no final do primeiro tem uma ressalva:

    "UPDATE: a TR4 não tem diferencial de deslizamento limitado."

    Reafirmo:
    E não tem nada de acoplamento variável, viscoso, atuante, etc ...


    PS: Um diferencial central com bloqueio é muito melhor que qualquer tração com acoplamento viscoso, variável, atuante, etc...

  • #20
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Tyler, antes de afirmar alguma coisa, precisamos ter certeza do que estamos dizendo.
    Eu estou repassando a informação que sei, que a TR4 tem sim um acoplamento viscoso na transferência, se eu estiver errado, paciência, admitirei meu erro, mas não estou tentando afirmar nada nem disputar conhecimento.

    Então volte lá na página e releia o parágrafo, e clique no link do "update", preste um pouco mais de atenção. Aquilo é sobre os diferenciais DOS EIXOS não serem de deslizamento limitado, não é sobre o VCU no diferencial central. Leia lá que a ressalva é sobre a TR4 não ter diferenciais LSD nos eixos, inclusive está em um parágrafo nomeado "diferenciais e patinagem", nada a ver com o diferencial central.

    PS: Bloqueio no diferencial central é um item importante sim, mas ter o bloqueio ou não, não tem relação alguma ao tipo de acionamento da tração, por acoplamento viscoso, fixo, variável ou o que seja; tanto é que existem veículos com os mais variados tipos de transferência com opção de bloqueio no diferencial central ou qualquer outro dispositivo de acionamento de tração. Em momento algum eu disse que o acoplamento viscoso é pior, ou que bloqueio central não é bom, ou algo parecido.

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #21
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Bom, voltando ao foco do tema do tópico, eu particularmente uso o 4x4High na minha PickUp sempre que acho necessário.

    Tenho consciência das consequências dessa prática, mas procuro tomar o máximo de cuidado levando em conta o benefício que colho em usar o 4x4.

    POrtanto, sempre que estou andando em alta velocidade em asfalto molhado, eu aciono o 4x4. O carro muda radicalmente de comportamento ficando muito mais estável tanto em linha reta quanto em curvas.

    PAra andar em trânsito urbano, quando realiza-se curvas mais fechadas desaconselho.

    Levemos em conta que quanto mais rápido vira um pneu, maior a facilidade dele escorregar e isso também se vale para a devida compensação do BLOQUEIO que a 4x4 provoca entre os eixos. Quero dizer que haverá pneu arrastando, mas em velocidade, o esforço para os componente da transmissão é muito menor do que quando andando em baixa velocidade. Assim, evito usar apenas em asfalto seco. No demais, não titubeio em acionar o 4x4. Admito que quanto maior o entre eixos do carro, maior é a diferença de velocidade entre o eixo dianteiro e traseiro. Mas numa rodovia, essa diferença é mínima.

    Subidas e descidas de serra na chuva é impressionante a alteração no comportamento do carro. Parece que está andando sobre trilhos.

    Estradas de terra, nem precisa falar.....

    Superfícies de rolamento, como macadame e cascalho, é indispensável.....

    Fica a dica, com critério é possível sim usar 4x4 no asfalto molhado!!!!!

  • #22
    Usuário Avatar de Moipessoa
    Entrada
    01/04/2011
    Local
    Campos/RJ
    Idade
    43
    Posts
    698
    Agradecimentos: 0
    e para a L200? haveria alguma restrição ao uso de 4x4h em pista molhada?

  • #23
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
    Entrada
    27/02/2009
    Local
    Ananindeua/PA
    Posts
    2,684
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Moipessoa Ver Post
    e para a L200? haveria alguma restrição ao uso de 4x4h em pista molhada?
    Tem gente aqui que jura de pé junto que ligando a tração vai moer tudo, vai fazer perder o controle do carro e tudo mais.

    Quando a chuva aperta eu ligo aqui na L, e o carro fica muito melhor, mais estavel...
    Ps: teste feito rodando por mais de 1:30 hora de baixo de uma CHUVA BEM FEIA(vm=90km/h), pista cheia de lombadas, curvas acentudas (desligava a tração se fosse preciso, curva muito fechada) e foi tudo muito bem.
    Agora é contigo..
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #24
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Tem gente aqui que jura de pé junto que ligando a tração vai moer tudo, vai fazer perder o controle do carro e tudo mais.

    Quando a chuva aperta eu ligo aqui na L, e o carro fica muito melhor, mais estavel...
    Ps: teste feito rodando por mais de 1:30 hora de baixo de uma CHUVA BEM FEIA(vm=90km/h), pista cheia de lombadas, curvas acentudas (desligava a tração se fosse preciso, curva muito fechada) e foi tudo muito bem.
    Agora é contigo..
    Ué mas ninguém disse ao contrário.. NA CHUVA = POUCA ADERÊNCIA, que é o que todo mundo disse;
    Em asfalto, calçamento ou piso seco ou com muita aderência, estraga sim pois a diferença de rotação vai forçar a transferência. Agora, na chuva, barro, asfalto molhado, neve, gelo, terra ou areia e outros pisos com pouca aderência, pode usar 4x4 mesmo sem diferencial central.
    O problema é querer andar em 4x4 em piso de muita aderência, seco ou não.

    PS: Já viajei de CJ5 por 500km em 4x4h na chuva na serra, sem problemas.

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade