x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1

    Overdrive - quando usar?




    Amigos
    Em que condições devemos usar a opção overdrive dos câmbios automáticos?
    O ideal é combiná-lo com a opção AT/Power (no Suzuki Grand Vitara tem esse nome - talvez em outras marcas tenha outra denominação) que deixa as trocas de marchas mais esportivas, melhorando retomadas e ultrapassagens?
    Desde já obrigado a todos.

  • #2
    Luiz,

    Basicamente a função do botão overdrive é impedir que a última marcha entre em ação. Ou seja, vc vai precisar usar quando estiver em alguma situação em que você precise de força, ou seja, onde vc precise esticar a penúltima marcha. Por exemplo, rebocando algo ou em subidas de serra.

    Se o câmbio do seu carro tiver 4 marchas, ao acionar o botão over drive off, seu carro vai engatar até a terceira marcha.

    Já o botão sport, serve para fazer com que as marchas sejam trocadas em um giro superior, ajudando o desempenho mas prejudicando o consumo. Se o carro tiver as duas funções, com certeza vc poderá utilizá-las em conjunto.

    Espero ter ajudado.

    Abraço,
    Alexandre K
    T4 "ORIGINAL" com pneu 37 - Clique e conheça!!!
    Quer ver um brinquedo diferente? Clique aqui ou vá em Www.youtube.com/AKPGOMES


  • #3
    Usuário
    Entrada
    10/07/2007
    Idade
    40
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0
    bem explicado pelo AKPG

    ...mas aproveitando q é suzuki em anexo tem um resumo q tirei do manual do vitara.

    e tem um site ainda em construção, com umas dicas
    http://sites.google.com/site/direcaooffroad
    Overdrive - quando usar? Arquivos Anexos

  • #4
    A Overdrive nada mais é do q uma ultima marcha bem longa... as vezes mais longa do q realmente precisa.

    Existe cambio automatico com 4 marchas e cambio automatico com 3 + Overdrive.
    O cambio com Overdrive é mais longo somente na ultima marcha q tende a reduzir consumo e ruido, mas mata o desempenho.

    Eu prefiro assim.
    Existem cambio de 6 marchas, onde a maxima se alcança somente em 5ª. A 6ª marcha é extremamente longa.
    Já vi modelos com motor V6, q a 120 km/h o carro fica a menos de 2 mil rpm. Em rodovia plana é otimo, mas subindo uma serra ela nunca vai entrar.

    Um cambio automatico com mais marchas, tende a fazer o carro andar mais e beber menos, pois permanece mais no giro ideal.

    Abraços

  • #5
    Usuário
    Entrada
    17/01/2011
    Idade
    49
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Minha TR4 tem. Posso usá-la quando for rebocar meu buggy? Serve também como freio motor?

  • #6
    Pode sim amigo. Ele não vai engatar a quarta-marcha e segurar mais o carro.

    Sobre o freio motor, vc pode ir reduzindo na alavanca. Vai colocando em 2 e 1 quando achar necessario para segurar o carro.

    Um bom cambio automatico com controle eletronico, vai identificar a necessidade de freio motor e usar mais do q vc imagina.

    Abraços

  • #7

    OD

    Eu uso para freio a motor, para descida de serra (trava ate a 3 marcha e fica no freio motor desta ultima), e a função 2 (1 e segunda marcha) idem para descida de estradas de chao em que quero ir mais lento. Fiquei nesta duvida antes de comprar a Tr4 2010. Ela ianda tem a função L, que trava na 1 marcha, sempre lembrando que tem 4 marchas e sao mais longas que um carro com 5 marchas.8-)8-)8-)

  • #8
    A função L somente reduz... se vc colocar ela manda para as inferior mas não avança.

    Sobre as relações de marcha do manual para automatico, a proposta é mais ou menos essa. Um cambio com menos marchas, porem as vezes até mais longo que o manual.

    Um Ex é o proprio Corolla. No manual ele fica a 3100 rpm a 120km/h... no automatico fica por volta de 2900 rpm.

    O q acontece é q se precisar de força, o conversor desbloqueia e coloca a força desejada. Tanto que carro automatico a primeira sempre é com o conversor de torque liberado.

    Abraços

  • #9
    Usuário Avatar de Sem Loção
    Entrada
    15/02/2011
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    48
    Posts
    1,749
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por AKPG Ver Post
    Luiz,

    Basicamente a função do botão overdrive é impedir que a última marcha entre em ação. Ou seja, vc vai precisar usar quando estiver em alguma situação em que você precise de força, ou seja, onde vc precise esticar a penúltima marcha. Por exemplo, rebocando algo ou em subidas de serra.

    Se o câmbio do seu carro tiver 4 marchas, ao acionar o botão over drive off, seu carro vai engatar até a terceira marcha.

    Já o botão sport, serve para fazer com que as marchas sejam trocadas em um giro superior, ajudando o desempenho mas prejudicando o consumo. Se o carro tiver as duas funções, com certeza vc poderá utilizá-las em conjunto.

    Espero ter ajudado.

    Abraço,
    Prezados,

    no caso da minha, TR4 AT...

    Todo dia pega um trânsito pesado, velocidade máxima em torno de 50-60km/h, arranca-pára-arranca-pára... seria correto eu colocar o OD em off? Pergunto pois já senti o carro muitas vezes passar a 4a para logo depois reduzir pra 3a, uma vez que o trânsito está travando... neste caso eu estaria poupando a transmissão, evitando trocas desnecessárias? E o consumo, seria alterado?

    Obrigado!!

    sds,

    Ielpo (SL)
    Troller T4 2012 3.0 NGD "Vermeião"
    Ex -Pajero Sport 07 V6 "Petroleira", Pajero Sport 05 TDI "Fubreca" e Pajero TR4 06 "Engraçadinha"

  • #10
    Na verdade não mudaria nada amigo...

    O gerenciamento eletronico vai aprender e depois para de ficar passando marchas. Deixe em Drive e aproveite.

    Sobre o Overdrive, a coisa é simples: o botão só reduz uma marcha (a ultima).

    No Vectra para tirar a Overdrive vc coloca em 3 (puxa a alavanca para baixo). Em outros carros (no Corolla 2004 vc aperta o botão).
    A vantagem do botão é não cair em N quando vc volta de 3 para D como acontece com o Vectra.

    Abraços

  • #11
    Usuário Avatar de Sem Loção
    Entrada
    15/02/2011
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    48
    Posts
    1,749
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Cirdan Ver Post
    Na verdade não mudaria nada amigo...

    O gerenciamento eletronico vai aprender e depois para de ficar passando marchas. Deixe em Drive e aproveite.

    Sobre o Overdrive, a coisa é simples: o botão só reduz uma marcha (a ultima).

    No Vectra para tirar a Overdrive vc coloca em 3 (puxa a alavanca para baixo). Em outros carros (no Corolla 2004 vc aperta o botão).
    A vantagem do botão é não cair em N quando vc volta de 3 para D como acontece com o Vectra.

    Abraços
    Beleza, Cirdan

    Obrigado!

    Abs,

    Daniel (SL)
    Troller T4 2012 3.0 NGD "Vermeião"
    Ex -Pajero Sport 07 V6 "Petroleira", Pajero Sport 05 TDI "Fubreca" e Pajero TR4 06 "Engraçadinha"

  • #12
    Pessoal, só um detalhe: O OverDrive é pra reduzir? tem certeza? Ao meu ver, ele joga uma marcha A MAIS...
    Tem gente aí falando que ele reduz marcha...

    Cambio de 4 marchas + OD, estrada plana... em 4ª e a 100 km/h ... ao acionar o OD, no meu entendimento: ele joga a 5ª marcha e reduz a rotação...

    OU

    ele joga a 3ª e sobe a rotação? (essa opção é caracteristica do botão POWER)

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade