x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 20 de 20
    Usuário Avatar de geovanih
    Entrada
    11/01/2010
    Local
    Porto Alegre/
    Agradecimento: 1

Acredito que o que causa confusão e chamar essa operação erroneamente de "overdrive".
    Quando se pressiona o botão o que acontece é o desligamento do over drive, ou seja "overdrive off"
    Como já foi dito aqui isso impede a entrada da última marcha. Então acionando o "over drive off" só existem 2 situações possíveis (ex cambio 4 marchas):
    Estando em 4ª marcha, irá baixar para 3ª
    Estando em qualquer outra, o câmbio subirá no máximo até a terceira.

Sds
    Geovani

Normalmente só uso overdrive-off em descidas longas, pra poupar os freios.
    Engesa EE25 6x6 89
    Troller Desert Storm 11
    PU2RVO / PX2Z4507

Usuário
    Entrada
    28/02/2014
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 0
    A função chama-se "over drive off" e quando ativada desliga (off) a ultima marcha do carro (over drive) no caso da TR4 que são 4 marchas ele não permite passar da 3ª Marcha e caso já esteja na 4ª ele automaticamente baixa para a 3ª. Eu uso quando preciso ultrapassar em estrada ou em praia pra manter a rotação mais elevada em baixa velocidade.

Usuário
    Entrada
    20/10/2014
    Local
    Belo horizonte/MG
    Caro Marco! em pesquisa ao Sr. google, ele me disse q vc esta certo! Seria \para reduzir RPM melhorando o consumo!

NO corola por ex ao desligar o O/D ele nao passa de treceira!

Usuário
    Entrada
    01/04/2015
    Local
    uberlandia/MG
    Bom dia amigos, sou novo na sala, mas compartilho uma paixão antiga 4x4, agora consegui minha SW4, estou lendo de tudo, e a bichinha vai sofrer no BARRO.

Usuário Avatar de B4R4T4-6X6
    Entrada
    28/11/2010

Lightbulb

Citação Postado originalmente por geovanih Ver Post
    Acredito que o que causa confusão e chamar essa operação erroneamente de "overdrive".
    Quando se pressiona o botão o que acontece é o desligamento do over drive, ou seja "overdrive off"
    Como já foi dito aqui isso impede a entrada da última marcha. Então acionando o "over drive off" só existem 2 situações possíveis (ex cambio 4 marchas):
    Estando em 4ª marcha, irá baixar para 3ª
    Estando em qualquer outra, o câmbio subirá no máximo até a terceira.

Sds
    Geovani
    Prezado Geovanih e amigos.

Numa situação de reboque, rebocando um Trailer, usa se o "overdrive off" justamente para que a última marcha seja cancelada, ficando o câmbio travado na penúltima marcha.

Para poder manter uma velocidade máxima entre 80 e 100 Kh, com o intúito de se manter o RPM mais elevado, não se perdendo assim o torque necessário que com certeza, estando em "overdrive on" / "overdrive", que é a situação normal de qualquer câmbio automático sem a função "overdrive off". Por isso é que quando se LIGA o Botão de "overdrive off", na verdade está se "desligando, desacionando, cancelando, impedindo que entre a última marcha.

Estão equivocadamente dizendo que é para economizar combustível mantendo a rotação mais baixa, o que é justamente o contrário, é para não deixar cair a rotação mantendo a mais alta, para não haver perda de torque ou perda de freio motor.

O problema em puxar um Trailer de 2T é justamente quando se da a troca intermitente entre a penúltima e última marcha. É aquela situação onde tem que se aliviar o pé para não deixar a última marcha entrar, mas a bandida entra mesmo assim, aí tem que se acelerar para manter a velocidade, pois a mesma começa baixar devido à perda de torque e automaticamente o conversor de torque entende que é necessário baixar para a penúltima marcha para se manter a velocidade anterior, pois fica entrando e voltando da última para a penúltima marcha intermitantemente. Quando está no piloto automático em condição de intermitência de marcha entre a penúltima e última, com a função "overdrive off", se trava na penúltima e o problema cessa.

Outra resultante dessa ação de "overdrive off", é a diminuição, baixa da temperatura do fluido do câmbio automático, pois em cada troca de marcha, a fricção dos discos entrando em ação, fazem subir demasiadamente a temperatura desse fluido, que em contra partida, sem troca de marchas intermitentes e contínuas, a tendência da temperatura do fluido é baixar.

Procede?!

abx.
    B4R4T4
    4X4 Brasil
    JEEP WRANGLER SPORT TJ 97 4.0L ST HALF DOORS MECÂNICO 5 + TOYOTA HILUX SW4 98 2.7L GAS MEC 5.
    MY TOYS...

Usuário
    Entrada
    26/07/2017
    Local
    Recife/PE
    Olá pessoal!

Sou novo neste fórum. Acabei de adquirir uma TR4 4x4 AT de 2015. Como não estou habituado a mudanças automáticas, pergunto: posso desligar o over-drive para ganhar rotação para uma ultrapassagem ou isso não é aconselhado?

Cumprimentos.

Usuário
    Entrada
    31/10/2010
    Local
    São José dos Pinhais/PR
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Nyctalus Ver Post
    Olá pessoal!

Sou novo neste fórum. Acabei de adquirir uma TR4 4x4 AT de 2015. Como não estou habituado a mudanças automáticas, pergunto: posso desligar o over-drive para ganhar rotação para uma ultrapassagem ou isso não é aconselhado?

Cumprimentos.
    Nyctalus
    Verifique o manual do proprietário, mas eu acredito que pode sim. Na Pajero Sport 99/00 que tinha, o cambio dela não tem esta opção, então para reduzir a marcha rapidamente sem perder velocidade, eu tinha duas opções :

1) Passar de "D" para "3", que acredito ser a mesma coisa que queira, só de forma diferente, pois a alavanca do cambio automático dela tem 7 opções:

P - park (estacionado)
    R - reverse (marcha a ré)
    N - neutral (ponto morto/neutro)
    D - drive (dirigir, engata todas as marchas, 1, 2, 3 e 4)
    3 - 3a marcha (engata apenas as marchas 1, 2 e 3)
    2 - 2a marcha (engata apenas as marchas 1 e 2)
    L - 1a marcha (engata apenas a marcha 1)

2) Outra forma é literalmente afundar o pé no acelerador de uma vez só, ele vai reduzir uma marcha, sendo que estiver em 4a, passa para 3a, e se em 3a para 2a.

A maneira mais rápida para ultrapassar, era afundar o pé.
    Se fosse para subir uma serra, travava em 3 ou 2, dependendo da velocidade.

E por favor, dependendo da quilometragem, troque o óleo do câmbio. Para o meu uso, 60km por dia, transito intenso por quase 2hrs, clima temperado que varia bastante a temperatura, em um dia posso sair com 10 e chegar a 30 graus perto do meio-dia, era a cada 40mil quilômetros. Verifique isto no manual do proprietário.
    4X4 Brasil
    Digaum
    BMW X5 4.4 V8 2002 (a venda)
    Renault Twingo 1.0 2001 (não vendo, não troco, não empresto)

Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem