Usando towbar com bom senso e prudência.
Conduzindo com Towbar-hilux-baja-marc-2018-3-.jpg Conduzindo com Towbar-hilux-baja-marc-2018-7-.jpg Conduzindo com Towbar-towbar-baja-jipao-2-.jpg Conduzindo com Towbar-towbar-baja-jipao-10-.jpg
VW-BAJA (650 Kg) sendo rebocado de Amparo-SP para Serra da Canastra-MG (475 Km). Towbar, engate robusto, luzes de sinalização e corrente de segurança. Documentação dos veículos em dia. Nenhum problema com fiscalização.

Conduzindo com Towbar-porsche-fox-towbar-2017-may-3-.jpg Conduzindo com Towbar-porsche-fox-towbar-2017-may-2-.jpg
Porsche réplica (500 Kg) do meu irmão sendo rebocado com towbar de Amparo para a Capital. Towbar, engate bom, luzes de sinalização e corrente de segurança. Documentos em dia. Nenhum problema com fiscalização.

Conduzindo com Towbar-hilux-tow-rail-buggy-1-.jpg Conduzindo com Towbar-towbar-hilux-cronus-1-.jpg Conduzindo com Towbar-amadeu4bbcambao.jpg Conduzindo com Towbar-hilux-1bb.jpg
Hilux rebocando Gaiola(450 Kg) e Buggy (500 Kg) com towbar. Equipamento adequado, documentação em dia. Sem problemas com fiscalização.

Acho importante considerar o peso do carro trator e do carro rebocado. O Baja, o Buggy e a Gaiola pesam entre 450 a 650 Kg e a Hilux e o JIPÃO Bandeirante por volta de 1.900 Kg. Isto significa que a grosso modo rebocam algo que pesa um quarto do seu peso (1/4). Além de rebocarem sem esforço, nas descidas sofrem pouco empurrão dos veículos rebocados (leves). Porém um dia coloquei o towbar no JIPÃO Bandeirante (meu towbar serve em todos os carros, exceto a Hilux) e engatei na Hilux para levá-lo à oficina... e aí deu medo! Os dois veículos pesam quase duas toneladas e o percurso foi de 4 Km, porém com uma descida um tanto inclinada medindo 500 metros. E aí, mesmo descendo em segunda marcha, sem quase pisar no freio e bem devagar foi horrível, pois dava para sentir aquelas duas toneladas empurrando o rabo da caminhonete. Brecar nem pensar, pois o risco de dar um L e capotar seria alto. Graças a DEUS cheguei no plano são e salvo, mas prometi a mim mesmo que nunca mais cometeria tamanha imprudência. Rebocar um Jipe com outro Jipe ou Caminhonete tipo Hilux a meu ver só seria indicado em curto trajeto e sem ter que enfrentar declives pronunciados. O ideal é o veículo trator rebocar um veículo bem mais leve, com 1/3 ou 1/4 do peso do carro trator. Se for metade (1/2) já vai ser problemático, não no plano, mas nas descidas. Tenho mais de 25 anos de experiência rebocando meus carros com towbar, por trajetos relativamente longos (500 Km) e não teria coragem de rebocar um Jipe com outro Jipe ou Caminhonete, exceto num curto trajeto e sem declives importantes.
A legislação já foi bem falada acima, mas lembro que no caso de carretas e trailers é obrigatório o uso de freio inercial se o peso for acima de 750 Kg. Seria possível colocar um freio inercial num Jipe que seria rebocado? Teoricamente sim, mas na prática não, pois seria uma tarefa hercúlea e onerosa. Quem desejar transportar (com certa frequência) um Jipe ou veículo com 1,5 ou 2 toneladas pode usar uma carreta com freio inercial, pois nas descidas com o empurrão o freio é acionado e a carreta diminui a velocidade, evitando-se o temido L.