Citação Postado originalmente por Mauro Renato Ver Post
Oi pessoal,

Vou partilhar dica para os que naum tem GPS, esperando outras dicas que aprimorem esta opção. Quem naum tem GPS usa o que?

Ontem aprendi que mesmo quem naum tem GPS aproveita este novo recurso: Baixe e instale no micro de graça o Trackmaker (www.gpstm.com.br) e o Google Earth.

Baixe o mapa do projeto tracksource (www.tracksource.org.br) para o Trackmaker, assim vai ver todas as estradas e ruas oficiais.

Depois baixe qualquer trilha postada no forum e abra no Trackmaker. Vai ter seu mapa com a trilha referida as ruas e estradas.

Para completar, clique no botao Google Earth do Trackmaker. Vai visualizar então um mapa 3D com montanhas e estradas a trilha que vc quiser.

Melhor mapa naum tem, e GRATIS!

[]s
Em minhas viagens, sempre procuro fazer o percurso por estradas vicinais, muitas delas bastante precárias e desertas (em 2006, quando percorri a Estrada Real, rodei bastante por estradas pouquíssimo habitadas/freqüentadas. Lembro-me particularmente de um percurso de cerca de 60 Km, entre Santana do Riacho e Serra do Cipó (antiga Cardeal Mota), quando cruzamos com apenas um carro, sem vermos sequer uma casa ou uma pessoa. Deserto total!
Há poucos anos, o GPS não existia, ao menos para nós pobres mortais, limitando-se ao uso militar. Entretanto, ninguém deixou de achar seu caminho por isso. Nada tenho contra o GPS, mas acho que viajar sem ele pode ser uma opção válida. Um bom mapa rodoviário (eu recomendo os da Mapograf, são bem mais detalhados que os da 4 Rodas), eventualmente um mapa topográfico do IBGE e o fato de o pessoal do Interior ser afável e hospitaleiro fazem com que viajar sem o GPS (eu não tenho) seja até mais agradável do que com ele. O gostinho de "aventura" é maior (com o GPS, a coisa poderá ficar fácil demais... ), e ainda fazemos contato com os habitantes da região, colhendo com isto ótimas recordações e histórias, além de um eventual convite para um cafezinho à beira do fogão a lenha.