ja disseram que aquelas cintas elasticas da pro comp sdão muito boas mas com o uso elas estouram! o esquema é sempre manter elas lavadas depois de uma trilha e nunca guradar molhada!
Versão Imprimível
ja disseram que aquelas cintas elasticas da pro comp sdão muito boas mas com o uso elas estouram! o esquema é sempre manter elas lavadas depois de uma trilha e nunca guradar molhada!
Na verdade qualquer material que compõe corda ou cintas não deveria entrar em contato com a areia, pois os grãos penetram nas tramas e rompem os fios internos e literalmente degradam qualquer material. O próprio O² do ar também apodrece os materiais e umidade idem....
O ideal seria manter longe de umidade e areia, mas no nosso caso é impossível, então pode ter certeza que de 3 em 3 anos terás que comprar algo para substituir a corda ou cinta. No meu caso, eu apenas adiciono mais um cabo no meio das cordas! Eheheh!
Bem,
Desde que começei no off road, lá pelos idos de 92, uso cintas feitas com cordas de escalada super estáticas, trançadas (trança de 3 pernas e alças empatadas, sem nós)
Além do meu xodó que é uma cinta destas, feitas de uma corda de nylon, de 10mm, com alça em uma ponta e gancho na outra. Esta cinta "mora" na Milona e me acompanha desde sempre.
Atualmente além desta, tnho mais 3, uma de 5m /10,5mm cada perna, uma de 3m / 9mm em cada perna e uma para ancoragens do guincho com 1m / 9mm em cada perna.
Estas cordas suportam, simplesmente, cerca de 3000Kg no mínimo, e tem cerca de 3% a 5% de elasticidade, logo são um espetáculo.
Como trabalho com técnicas verticais, de tempos em tempos tenho cordas para descarte, que acabam virando cintas...
E não preciso dizer que após cada trilha ou passeio sempre acabo dando destas cintas de "presente" para alguém...hehhe
Algumas fotos das cintas mais novas e de alguns "petrechos" do meu kit Firródi:palmas:
Abraços
Eddie
Edie, também gostas de alpinismo???
Eu começei com rappel, e hoje dou treinamentos de alpinismo industrial.
Hoje estou brigando apenas com o peso para ficar abaixo dos 100kg, mas o 103kg está me perseguindo!!! Acima de 100kg eu não posso nem vestir o cinto...
Qual a melhor forma de trançar uma corda?
Boas Edin
Começei com técnicas verticais por necessidade da Espeleo lá pelos idos de 87...
Sou o responsável técnico pelos componentes ambiental e operacional do Abismo Anhumas, aqui em Bonito, MS (www.abismoanhumas.com.br)
Precisamos combinar algo!!!
Abraços
Quanto a trançar a cinta, eu uso uma trança simples de 3 pernas, que tem como resultado uma cinta "flat" menos difícil de acomodar.
O segredo é a forma de empatar as pontas para que não havaj nós, que enfraquecem as cordas utilizadas...
O empate é basicamente voltar trançanco as pontas livres seguindo a trança pré existente, com a alça já feita na medida desejada.
Acredito que na foto do detalhe da cinta dê para se ter uma idéia.
Abraços
Eddie
Um link bem bacana com a maioria dos nós básicos em turoriais animados...
http://www.animatedknots.com/index.p...matedknots.com
Abraços
É e agora? para o usar o macaco hi-lifht é necessario corrente...e ae? como fica?
Skill,
Até onde sei, você precisa de corrente para o Hi Lift se for utilizá-lo como guincho, ou de acessórios específicos para o Hi Lift.
Continuo com minha velha opinião de que macaco é para levantar e guincho é guincho. Usamos várias vezes e com muito sucesso e mais segurança que um hi lift um tirfor (talha de madereiro), como back-up dos guinchos das viaturas...
My 2 cents
Eddie
Bom, ambas tem seus prós e contras. Qndo tinha meu jeep, tinha uma corda, so q era diferente, acho q ate pode ser essa cinta, era como uma corda, so re em vez de cilindrica era retagular, achatada. Fui rebocado alguams vezes com o jeep atolado na areia ate a altra do paralama traseiro, meu pai ja rebocou caminha, e ate oje ela nunca estourou sempre deu conta do recado....
Eu pretendo continuar com essa.
Espero q tenha ajudado.
:mrgreen: