x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 51
  • #1

    Question Usando um 4x4 pela Primeira Vez




    Olá pessoal, sou novato tanto no Forum quanto ná prática 4x4.
    Adquiri recentemente um Vitara e ainda não utilizei a tração, li o manual do proprietário e já me informei sobre alguns dados técnicos do veículo, mas gostaria muito da ajuda dos amigos.
    Como por exemplo:

    1 - Após ter parado o veículo completamente (em terreno off-road) como faço para mudar de 2H para 4H? e de 4H para 4L?

    2 - Após ter utilizado o veículo tracionado e qerer voltar para o asfalto como faço para retornar de 4L para 4H ou 4H para 2H?

    3 - Não entendi direto a história de ter que dar ré para engatar???

    Desculpe as perguntas de iniciante, mas agradeço desde já a ajuda dos amigos.

    Forte abraço a todos.

    Adriano César
    Vitara 5P JLXi 1.6 16v
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    Adriano,

    Para engatar a 4H, basta parar o carro e acionar a alavanca.
    Para engatar a 4L, a mesma coisa, pára o carro e empurra ela pra esquerda e depois pra frente.
    Use o carro normalmente, desde que esteja em terreno com baixa aderência.
    Para voltar de 4L para 4H, basta parar o carro e voltar a alavanca.
    Para voltar de 4H para 2H, pare o carro e volte a alavanca para a posição correta.

    Simples assim...

    A questão de dar ré é somente para liberar as rodas livres do Vitara. Explico melhor... O Vitara tem rodas livres automáticas. Quando o carro está rodando em 2H, as rodas giram, mas os eixos e diferencial dianteiro não. Quando você engata a tração 4H ou 4L, o diferencial passa a ter tração (cardã gira), e faz com que os semi-eixos girem e "engatem" a tração nas rodas. (As rodas livres travam e passam a fazer a roda girar, tanto pra frente quanto pra trás). Simplesmente desligar o cardã (acionar a alavanca) não libera as rodas livres, que continuam "prendendo" a roda ao semi-eixo. Então, quando você anda, as rodas giram, os semi-eixos giram, e o diferencial também, mesmo que o cardã não esteja enviando torque ao diferencial. Quando você engata a ré sem que o cardã esteja tracionando, as rodas livres "destravam" (você ouve ela destravar - faz um "clic") e você passa a ter as rodas dianteiras "livres" de novo.

    []'s
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #3
    Obrigado pela força Leandro,

    Deixa ver se entendi...

    Primeiro eu paro o carro totalmente e aciono a alavanca (4H ou 4L), depois engato a ré movimento o veículo até escutar o clic do destravamento das rodas, após isso posso me movimentar normalmente.

    Quando eu quiser voltar para 2H é só parar o veículo novamente, engatar a alavanca para 2H, engatar a ré novamente, me movimentar novamente para trás e escutar o clic novamente indicando o travamento das rodas.

    É isso mesmo??

    ________________
    Adriano César
    Vitara 5P JLXi 1.6 16v BRANCO
    Autobot Rachet

  • #4
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    Não...
    Para acionar a tração:
    - Pare o carro;
    - Acione 4H ou 4L;
    - Ande normalmente

    Para voltar a 4x2:
    - Pare o carro;
    - Acione 2H;
    - Dê uma ré (ouça o "clic");
    - Ande normalmente.

    O destravamento só ocorre quando você libera as rodas novamente, e não quer mais tracioná-las. E isso só ocorre com a alavanca na posição 2H.
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #5
    Valeu Leandro, vou fazer a experiência como você me ensinou, espero estar logo, logo, fazendo altas aventuras. Obrigado pela força.

    Forte Abraço.
    4X4 Brasil

  • #6
    Não sei se é mito ou tem alguma razão tecnica, mas me recomendaram sempre que tracionar a viatura, pisar na embreagem e procurar estar com o volante na posição reta.

  • #7
    Blz, Fernando...
    Tb já me deram a mesma orientação.
    Valeu pela força.
    Forte abraço.

  • #8
    Banido
    Entrada
    25/09/2007
    Idade
    54
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Esse topico me deixou aliviado pois eu tambem nunca engatei uma tração,já dirigi varios carro 4x4 mas nunca engatei a tração,talvez por não ter tido necessidade. Todos os carros 4x4 devemos ter os mesmos procedimentos aqui esplanados pelos amigos?

  • #9
    Citação Postado originalmente por robertostreet Ver Post
    Todos os carros 4x4 devemos ter os mesmos procedimentos aqui esplanados pelos amigos?
    Duvida X2!!!
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #10
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    Não necessariamente.
    Cada carro é um carro.
    Se a caixa de transferência for sincronizada, pode engatar a 4x4H andando.
    Se for roda livre manual, tem que travar a roda livre manualmente, e depois engatarm a alavanca dentro do carro. Na hora de desengatar, ao invés de dar ré, tem que destravar na roda.
    Como saber? Consulte o manual.
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #11
    Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,244
    Agradecimento: 1
    Em tempo...
    Se eu estiver em dúvida, sempre prefiro parar o carro e pisar na embreagem para engatar a tração. Mal não faz...
    Mas a melhor coisa é ler o manual do carro, que é onde se tem as especificações. Lá é possível saber se a roda livre é automática, se dá pra engatar andando, até que velocidade, ...
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

  • #12
    Citação Postado originalmente por robertostreet Ver Post
    Esse topico me deixou aliviado pois eu tambem nunca engatei uma tração,já dirigi varios carro 4x4 mas nunca engatei a tração,talvez por não ter tido necessidade. Todos os carros 4x4 devemos ter os mesmos procedimentos aqui esplanados pelos amigos?
    Roberto, tem varios tipos de acionamento e procedimentos de tração, uns são por alavanca outros por teclas no painel, umas viaturas tem tração 4x4 integral, outras não, o melhor é ver qual tipo de viatura é a sua e ler o manual.
    Outro topico que esclarece algumas duvidas é este link, dê uma lida lá
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=32411

    Abrs

    MORCEGO

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade