x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13
  • #1
    Usuário
    Entrada
    26/04/2007
    Local
    Siderópolis/SC
    Idade
    39
    Posts
    103
    Agradecimentos: 0

    Question uso do 4x4 duvidas




    Pessoal tenho algumas duvida no uso do 4x4 se alguem poder me ajudar.

    1 se andar muitos km com a tração(4x4) engata tanto low com hig pode dar problemas ??

    2 tem limite de velocidade para se andar com a tração engatada

    3 andar com a roda livre (manual) engatada mas sem usar a tração por muitos km causa algum problema.

    desde ja muito obrigado a todos.. e um grande abraço

  • #2
    Neoti,
    apesar de não ser um expert já tenho algumas milhas de off-road. Vou responder suas perguntas e colocar um fator de 0 a 100% na minha certeza da afirmação. Aí outros colegas podem completar, ou mesmo corrigir.

    Citação Postado originalmente por neoti Ver Post
    Pessoal tenho algumas duvida no uso do 4x4 se alguem poder me ajudar.

    1 se andar muitos km com a tração(4x4) engata tanto low com high pode dar problemas ??
    Em situações de baixa aderência(areia, lama e etc) não é problemático não, aliás, é recomendável, pois forçará menos o motor do carro. 90%

    O Problema é acionar o 4x4 no asfalto. Como seu carro não é tração integral, ele não possue diferencial central, aí você gera um problema em curvas, quando as rodas dianteiras irão rodar diferente das traseiras.95%



    2 tem limite de velocidade para se andar com a tração engatada

    O problema não é diretamente a 4x4(tração) mas sim a redução, que limita a velocidade devido às relações de transferência que são modificadas pelo acionamento da 4x4(aí eu não tenho certeza se na 4x4H acontece essa mudança ou só na 4x4L) 80%

    3 andar com a roda livre (manual) engatada mas sem usar a tração por muitos km causa algum problema.

    Eu entendo que a roda livre(manual ou automática) é um recurso que alguns carros dispõem para quando em 4x2 se comportarem exatamente como os 4x2 puros. Ou seja, Um carro 4x4 sem recurso de roda livre, quando em 4x2 tem suas rodas ainda ligadas ao diferencial, embora este esteja desengatado da caixa de marchas. Logo parte da força do motor é usada para vencer os atritos das engrenagens do diferencial, contribuindo para o aumento do consumo de combustível. Enquanto que ao acionar a roda livre, está é desligada do diferencial e como o próprio nome já diz, fica rodando livre. 90%

    Uma outra coisa que pensei agora, e peço ajuda dos colegas...
    O óleo do diferencial...ele fica ruim apenas com o tempo, ou o uso influenciará muito. Como com a roda livre travada, o diferencial ira atuar. Liberar a roda(ui!!) fará alguma diferença em relação à necessidade de troca do óleo do diferencial dianteiro?



    desde ja muito obrigado a todos.. e um grande abraço

    Neoti,

    pode ser que eu tenha mais atrapalhado que ajudado, mas aproveitei seu tópico para reforçar o que eu acho que entendi do assunto...

  • #3
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    74
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por neoti Ver Post
    Pessoal tenho algumas duvida no uso do 4x4 se alguem poder me ajudar.

    1 se andar muitos km com a tração(4x4) engata tanto low com hig pode dar problemas ??

    2 tem limite de velocidade para se andar com a tração engatada

    3 andar com a roda livre (manual) engatada mas sem usar a tração por muitos km causa algum problema.

    desde ja muito obrigado a todos.. e um grande abraço
    1 - Não se for em piso de pouca aderencia e Sim se for em piso de boa aderencia.
    2- Com a tração em HI não com a tração em Low tem.Consulte o manual do SEU carro
    3- Nenhum problema.Pode aparecer uma pequena vibração em velocidade acima de 100 kmh

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #4
    Usuário
    Entrada
    26/04/2007
    Local
    Siderópolis/SC
    Idade
    39
    Posts
    103
    Agradecimentos: 0
    pessoal muito obrigado pelas dicas são muito uteis.

    outra duvida aqui na minha região nao é muito comum andar tracionada na praia pois ela bem firme e qualquer carro anda tranquilamente mas sera que isso é serta ou ja que tenho um carro tacionado seria legal usar a tração ??
    muito obrigado a todos

  • #5
    Citação Postado originalmente por neoti Ver Post
    pessoal muito obrigado pelas dicas são muito uteis.

    outra duvida aqui na minha região nao é muito comum andar tracionada na praia pois ela bem firme e qualquer carro anda tranquilamente mas sera que isso é serta ou ja que tenho um carro tacionado seria legal usar a tração ??
    muito obrigado a todos
    Neoti,

    dá uma olhada nesse tópico, tem algumas discurssões a respeito do assunto...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=29465

    Só adiantando o que penso: com certeza um carro com tração nas quatro rodas é mais estável que somente em duas. O problema é que a maioria não possui diferencial central e por isso não é aconselhável seu uso em pisos com boa aderência. Mas em areia de praia acho prudente andar sempre em 4x4.
    O uso do 4x4 ou mesmo da redução não força mais o motor, que é um engano muito comum em quem tá iniciando. O que vai forçar o motor é uma rotação muito elevada, que pode acontecer em qualquer marcha.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    26/04/2007
    Local
    Siderópolis/SC
    Idade
    39
    Posts
    103
    Agradecimentos: 0
    Pessoal mais uma de novato posso, manobrar e andar de re normalmente com a tração engatada???
    um grande abraço a todos..

  • #7
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Themoteo,

    Vc que ja teve uma Tracker D, sabe dizer se existe roda livre pra ela? e se tiver onde consigo comprar ?
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #8
    Citação Postado originalmente por neoti Ver Post
    Pessoal mais uma de novato posso, manobrar e andar de re normalmente com a tração engatada???
    um grande abraço a todos..
    Essa é 100% de certeza..pode sim. A ré é uma marcha muito parecida com a primeira, não sei exatamente a diferença na relação, mas é próxima.

    Dá uma olhada nós vídeos do youtube do pessoal subindo dunas de ré, é só procurar dunas cataventos que tem um monte...

  • #9
    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Themoteo,

    Vc que ja teve uma Tracker D, sabe dizer se existe roda livre pra ela? e se tiver onde consigo comprar ?
    Na época que eu tinha Tracker eu nem sabia que existia a tal da roda livre e por isso nunca procurei. Mas o André andou procurando muito acessórios para a Tracker, ele deve saber...

  • #10
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Oi Neoti.

    Pelo que entendí, sua viatura é uma SRV. A TOYOTA recomenda que se rode, no mínimo, 16 Km ao mês com a tração engatada (pode ser a HI) para que se lubrifique o sistema de tração dianteiro e, como disse o colega Theo, é bem menos prejudicial ao motor.

    Abs.


    Citação Postado originalmente por neoti Ver Post
    pessoal muito obrigado pelas dicas são muito uteis.

    outra duvida aqui na minha região nao é muito comum andar tracionada na praia pois ela bem firme e qualquer carro anda tranquilamente mas sera que isso é serta ou ja que tenho um carro tacionado seria legal usar a tração ??
    muito obrigado a todos
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #11
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    ... A TOYOTA recomenda que se rode, no mínimo, 16 Km ao mês com a tração engatada (pode ser a HI) para que se lubrifique o sistema de tração dianteiro ...

    Ta vendo só... até a fábrica faz vc ser offroad...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #12
    Usuário
    Entrada
    26/04/2007
    Local
    Siderópolis/SC
    Idade
    39
    Posts
    103
    Agradecimentos: 0
    pessoal muito obrigado a todos que ajudarão a sanar minhas duvidas

    um grande abraço a todos.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. apresentação, duvidas e projetos
      Por locomeubr no fórum JPX
      Respostas: 9
      Última resposta: 13/10/2007, 05:56
    2. Duvidas CJ3 1950
      Por brucate no fórum Jeep Willys
      Respostas: 2
      Última resposta: 30/03/2005, 16:06
    3. Dúvidas. Dúvidas. E mais dúvidas
      Por Marisan no fórum Jeep Willys
      Respostas: 13
      Última resposta: 27/10/2004, 03:12
    4. SISTEMA DE DIREÇÃO - DÚVIDAS + DÚVIDAS
      Por lucianogugu no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 0
      Última resposta: 21/10/2004, 13:33
    5. Caixa Santana. Duvidas e mais duvidas.
      Por Sergio Antunes no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 13/07/2003, 21:57

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade