x
Convex Datacenter
Página 3 de 19 PrimeiroPrimeiro 12345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 227

Tópico: Ajuda na areia

  • #25



    Mesmo quando andava de Troller diesel, os trechos de areia fofa (bem fofa mesmo) ia de reduzida, assim não forçava o carro. Claro que cada carro tem seu limite, e o da Ranger é abaixo do do Troller, principalmente pela ausência de força em baixa rotação. Tem gente que enche a boca pra dizer que andou em trecho ruim de 4x2 se achando bom de volante. Pode até ser, mas força desnecessariamente o carro.

  • #26
    Usuário Avatar de belchior carioca
    Entrada
    22/01/2007
    Idade
    71
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Midosi Ver Post
    Olá pessoal! Comprei uma ranger 4x4 para poder andar na areia da praia, porém estou meio receioso. Vocês poderiam me dar umas dicas da melhor maneira para andar sem ficar atolado? Obrigado
    Olá parceiro, não sou expert no assunto, tenho uma L200 e viajo muito prá Natal e já conheço um grande n° de dunas.
    OBS: Baixo os pneus para 18 libras, só ando reduzido, saio sempre de terceira sem acerelar muito, não troco de marcha (só se muito necessario ) procuro parar sem freiar e sempre com o 4x4 em posiçao de descida e ando sempre com a viatura o mais leve possivel. Curta bastante seu 4x4 a Ranger é um grande carro parabéns

  • #27
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Tenho ainda pouquíssima experiência em dunas....

    Alguns amigos dizem que em areia/dunas o negocio é ter:

    um pouco de sorte...
    muito braço...
    uma baita experiência...

    Realmente parece que não é ter força... Mas sim um pneu com 16-18 lbs de pressão...

    Geralmente ando de 4x2 na beira da praia... Só uso 4x4 high quando o carro perde força na areia mais fofa...

    Recentemente fiz o percurso mundau - flexeiras - lagoinha pela praia... Foi tranquilo na mare baixa... Até mesmo na travessia das 02 barras...

    Mas ja em Canoa, acabei atolando na duna... Provavelmente pela minha falta de experiencia e por ter esquecido de secar os pneus, pois um buggy conseguiu passar tranquilo...

    Dos novos ensinamentos... Tem que ter cuidado para não "cavar" e acabar por encostar os diferenciais na areia... E se atolar basta uma boa disposição pra cavar as rodas e um joguinho de tapetes... Até agora deu certo pelo menos...

    Quanto ao Porto das Dunas... Quase fiquei por lá mesmo... Pense numa areia fofa perto da praia... Prefiro evitar... Mas uma 4x4 high dá conta... ou então uma 4x4 low se areia tiver muito frouxa e começar a cavar...

    Sempre parar sem freiar bruscamente pra nao cavar... Quanto a posiçao de descida, não conheço nada pois o Tracker sai bem de ré...

    Sempre ouvi falar que se deve andar com o carro o mais leve possivel, mas acho isso dificil, principalmente quando viajo em "expedição" pois tem que levar todos os trecos... Como meu carro é bem leve não sei se isso se aplicaria a ele... Talvez numa Land ou Band ou Hummer ou Engesa...


    Abracços
    4X4 Brasil
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #28


    Bem vindo Murillus,

    a coisa é mais ou menos assim mesmo...experiência!!!

    com o tempo você vai adquirindo isso, e se tiver algum amigo experiente junto fica mais fácil...

    quanto ao peso, é como você disse...eu viajei em Abril e estava no Chile e rodei nas dunas do Pacífico e no deserto de Atacama...em uma Hilux SR5 99 e levava mais de 700kg em troços e mais meus 200kg e deu pra fazer trnaqulio, mas quando a Land Defender 110 do meu amigo atolava, só no guincho elétrico e muita pá pra tirar...

    Sérgio Holanda

    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Tenho ainda pouquíssima experiência em dunas....

    Alguns amigos dizem que em areia/dunas o negocio é ter:

    um pouco de sorte...
    muito braço...
    uma baita experiência...

    Realmente parece que não é ter força... Mas sim um pneu com 16-18 lbs de pressão...

    Geralmente ando de 4x2 na beira da praia... Só uso 4x4 high quando o carro perde força na areia mais fofa...

    Recentemente fiz o percurso mundau - flexeiras - lagoinha pela praia... Foi tranquilo na mare baixa... Até mesmo na travessia das 02 barras...

    Mas ja em Canoa, acabei atolando na duna... Provavelmente pela minha falta de experiencia e por ter esquecido de secar os pneus, pois um buggy conseguiu passar tranquilo...

    Dos novos ensinamentos... Tem que ter cuidado para não "cavar" e acabar por encostar os diferenciais na areia... E se atolar basta uma boa disposição pra cavar as rodas e um joguinho de tapetes... Até agora deu certo pelo menos...

    Quanto ao Porto das Dunas... Quase fiquei por lá mesmo... Pense numa areia fofa perto da praia... Prefiro evitar... Mas uma 4x4 high dá conta... ou então uma 4x4 low se areia tiver muito frouxa e começar a cavar...

    Sempre parar sem freiar bruscamente pra nao cavar... Quanto a posiçao de descida, não conheço nada pois o Tracker sai bem de ré...

    Sempre ouvi falar que se deve andar com o carro o mais leve possivel, mas acho isso dificil, principalmente quando viajo em "expedição" pois tem que levar todos os trecos... Como meu carro é bem leve não sei se isso se aplicaria a ele... Talvez numa Land ou Band ou Hummer ou Engesa...


    Abracços

  • #29
    um bugueiro (entendem tudo) me revelou que usam 13 lbs e só param em decidas para poder sair depois.

  • #30
    Banido
    Entrada
    06/01/2007
    Idade
    47
    Posts
    330
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Maurício Fernandes Ver Post
    um bugueiro (entendem tudo) me revelou que usam 13 lbs e só param em decidas para poder sair depois.
    Na verdade acho que a calibragem vai depender do peso do carro. Tenho um pequeno jimny e utilizo 10 a 11 lb por exemplo. acho que devemos calibrar o suficiente para deixar aquela barriguinha proeminente nos pneus.
    Sds.

  • #31
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Li em algum lugar uma advertencia para os riscos de se baixar muito os pneus...

    Salvo engano, se referia a fragilidade da lateral do pneu... dizia que poderia sofrer algum corte por pedra ou vidro, ja que o "polvinho" adora deixar todo tipo de lixo na praia...

    Outro alerta era que se vc vem de algum lugar pela estrada, o pneu esquenta e a calibragem sobe... quando vc seca o pneu ainda quente corre o risco de mais tarde quando esfriar os pneus ele pode sacar fora do aro por ter muito pouca pressao...

    E ainda após o deslocamento tem de passar no posto mais próximo para recalibrar os pneus...

    Alguem sabe se isso realmente procede?...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #32
    Grande Murillus,

    com certeza procede sim...

    na realidade se você tem um carro com uma boa relação de potência, basta andar com 25libras, agora se não, anda com 20libras, abaixo disso só deve usar se estiver em um areial muito pesado ou atolado e depois deve calibrar novamente...

    Sérgio Holanda


    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Li em algum lugar uma advertencia para os riscos de se baixar muito os pneus...

    Salvo engano, se referia a fragilidade da lateral do pneu... dizia que poderia sofrer algum corte por pedra ou vidro, ja que o "polvinho" adora deixar todo tipo de lixo na praia...

    Outro alerta era que se vc vem de algum lugar pela estrada, o pneu esquenta e a calibragem sobe... quando vc seca o pneu ainda quente corre o risco de mais tarde quando esfriar os pneus ele pode sacar fora do aro por ter muito pouca pressao...

    E ainda após o deslocamento tem de passar no posto mais próximo para recalibrar os pneus...

    Alguem sabe se isso realmente procede?...

  • #33
    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Tenho ainda pouquíssima experiência em dunas....

    Alguns amigos dizem que em areia/dunas o negocio é ter:

    um pouco de sorte...
    muito braço...
    uma baita experiência...

    Realmente parece que não é ter força... Mas sim um pneu com 16-18 lbs de pressão...

    Geralmente ando de 4x2 na beira da praia... Só uso 4x4 high quando o carro perde força na areia mais fofa...

    Recentemente fiz o percurso mundau - flexeiras - lagoinha pela praia... Foi tranquilo na mare baixa... Até mesmo na travessia das 02 barras...

    Mas ja em Canoa, acabei atolando na duna... Provavelmente pela minha falta de experiencia e por ter esquecido de secar os pneus, pois um buggy conseguiu passar tranquilo...

    Dos novos ensinamentos... Tem que ter cuidado para não "cavar" e acabar por encostar os diferenciais na areia... E se atolar basta uma boa disposição pra cavar as rodas e um joguinho de tapetes... Até agora deu certo pelo menos...

    Quanto ao Porto das Dunas... Quase fiquei por lá mesmo... Pense numa areia fofa perto da praia... Prefiro evitar... Mas uma 4x4 high dá conta... ou então uma 4x4 low se areia tiver muito frouxa e começar a cavar...

    Sempre parar sem freiar bruscamente pra nao cavar... Quanto a posiçao de descida, não conheço nada pois o Tracker sai bem de ré...

    Sempre ouvi falar que se deve andar com o carro o mais leve possivel, mas acho isso dificil, principalmente quando viajo em "expedição" pois tem que levar todos os trecos... Como meu carro é bem leve não sei se isso se aplicaria a ele... Talvez numa Land ou Band ou Hummer ou Engesa...


    Abracços
    Murillus,

    gostei da idéia dos tapetes, não tinha pensado nisso

    Em relação ao uso da 4x2 , 4x4 H ou L, é preciso ter muito cuidado. Eu já andei esses trechos que você falou várias vezes, já fizemos praticamente de canoa quebrada até camocim pela praia, saindo só onde não dava pra passar de jeito nenhum. Uma vez fomos de lagoinha até camocim pela praia e deixei o carro com calibragem de asfalto, que no caso são 29 psi. O carro andou muito bem, subi algumas dunas, onde inclusive o André, que tava comigo e de Tracker só subiu baixando os penus. Em compensação estávamos andando ladeando um rio, em um terreno bem sólido e de repente apareceu um lamaçal. O André conseguiu desviar, mas eu caí em um buraco de lama e encostou o diferencial(dá uma olhada... [ame]http://www.youtube.com/watch?v=LlFzCbV0eVg[/ame] ) aí não teve jeito, só saí com ajuda. Ou seja, tem muito lugar que você pode andar 4x2 ou 4x4H e não acontecer nada, mas de repente pode aparecer uma situação que depois ligar a 4x4 ou a reduzida não vai mais adiantar. Por isso eu acredito que seja melhor seguir o que o pessoal com experiência como o Sergio, Gustavo e demais e se você está andando em terreno desconhecido usa sempre os recursos do teu carro. Tá na praia? A areia tá sólida? Dá pra andar com velocidade? Então usa a 4x4H. Afrouxou a areia? Não dá pra andar com velocidade? 4x4L . E sempre com pneus baixos.

  • #34
    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Quanto ao Porto das Dunas... Quase fiquei por lá mesmo... Pense numa areia fofa perto da praia... Prefiro evitar... Mas uma 4x4 high dá conta... ou então uma 4x4 low se areia tiver muito frouxa e começar a cavar...



    Abracços
    Ah..quanto a esse trecho, muito cuidado, é comum aparecerem locais que o pessoal chama de areia movediça, se o carro parar pode afundar muito, mesmo sem cavar, e aí fica muito complicado. Uma outra regra de segurança que gosto de seguir é nunca andar sozinho. Uma outra coisa que pode fazer diferença é um rádio VHF, se chamar no rádio pode ter certeza que vai aparecer alguém.

  • #35
    Usuário
    Entrada
    24/03/2007
    Idade
    45
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por themoteo Ver Post
    Ah..quanto a esse trecho, muito cuidado, é comum aparecerem locais que o pessoal chama de areia movediça, se o carro parar pode afundar muito, mesmo sem cavar, e aí fica muito complicado. Uma outra regra de segurança que gosto de seguir é nunca andar sozinho. Uma outra coisa que pode fazer diferença é um rádio VHF, se chamar no rádio pode ter certeza que vai aparecer alguém.

    Opa pessoal! Todo fim-de-semana quando posso dou uma descida nas praias com a "cabritinha" apelido dado a nossa L200 GLS 2002! Tô pegando mais a manha e me sentindo mais seguro. Realmente a calibragem dos pneus é tudo, no meu carro que não é muito potente a diferença é siginificativa. Hoje já consigo andar bem na 4x4 HI mas esse fim-de-semana a areia tava muito mexida no Porto das Dunas, pela 1a vez a temperatura do meu carro chegou a subir bastante no trecho entre Presídio e a barraca do Tadeu. Ali tem sim umas areias perigosas, muito frouxas, dia desses puxei uma TR4 que atolou até encostar o diferencial próximo a Barra do Presídio. Lembro quando andava de buggy, que ali era um local chamado "parou ficou" a sorte é que o buggy era levezinho e na mão mesmo dava pra deslocar. Agora se a pickup ficar o bicho pega e eu que ando mais só tenho medo!

    A propósito venho pedir uma dica: numa Land Cruiser Prado Automática qual a melhor posição pra deixar ambas as marchas na passagem de areia frouxa??? Dirigi a de uma amiga a pouco tempo nesse trecho e fiquei em dúvida...

  • #36
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Alexmacedo Ver Post
    Opa pessoal! Todo fim-de-semana quando posso dou uma descida nas praias com a "cabritinha" apelido dado a nossa L200 GLS 2002! Tô pegando mais a manha e me sentindo mais seguro. Realmente a calibragem dos pneus é tudo, no meu carro que não é muito potente a diferença é siginificativa. Hoje já consigo andar bem na 4x4 HI mas esse fim-de-semana a areia tava muito mexida no Porto das Dunas, pela 1a vez a temperatura do meu carro chegou a subir bastante no trecho entre Presídio e a barraca do Tadeu. Ali tem sim umas areias perigosas, muito frouxas, dia desses puxei uma TR4 que atolou até encostar o diferencial próximo a Barra do Presídio. Lembro quando andava de buggy, que ali era um local chamado "parou ficou" a sorte é que o buggy era levezinho e na mão mesmo dava pra deslocar. Agora se a pickup ficar o bicho pega e eu que ando mais só tenho medo!
    todo sabado tem encontro no maluaga...
    a galera sempre vai pra dunas dos cataventos...
    melhor local pra aprender a andar em areia...

    Citação Postado originalmente por Alexmacedo Ver Post
    A propósito venho pedir uma dica: numa Land Cruiser Prado Automática qual a melhor posição pra deixar ambas as marchas na passagem de areia frouxa??? Dirigi a de uma amiga a pouco tempo nesse trecho e fiquei em dúvida...
    quanto a duvida acima, seria bom perguntar ao Themóteo...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade