x
Convex Datacenter
Página 18 de 19 PrimeiroPrimeiro ... 8910111213141516171819 ÚltimoÚltimo
Resultados 205 a 216 de 227

Tópico: Ajuda na areia

  • #205



    rogerio...

    Vi só agora sua pergunta, desculpe não ter visto antes! Bem o Angelo respondeu super bem explicado, valeuzzz Angelo..

    Abrs,

    Sérjão

    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    Oi, Sérgio.

    me tira uma dúvida: pq a capacidade de carga de um guincho varia de acordo com a quantidade de voltas do cabo?

    Abraços,
    Rogério

  • #206
    Usuário
    Entrada
    07/11/2009
    Idade
    58
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0

    Smile Alem de aprender a gente se diverte

    Olá Pessoal,

    Foi bom entrar neste tópico, pois inexperiente que sou, além de aprender ri muito de vocês... Uns mais cautelosos, precavidos outros arrojados, opss, experientes...

    Valeu pelo aprendizado,, vamos ser me lembro de td isto lá na areia na hora do pega pra capá!!!!


    Messias Regilio

  • #207
    Muito bacana este tópico.
    Com relação ao DESATOLEX (Esteira de EVA)?
    E em relação ao EXCELL (Prancha em fibra)?
    Alguém com experiência?
    Ajuda na areia Imagens Anexas Ajuda na areia-desatolex.jpg Ajuda na areia-pracha_em_fibra.jpg 

  • #208

    Areia x Pressão dos Pneus x Cuidados e dicas

    PessoALL,

    Todos concordam que abaixar a pressão dos pneus é fundamental para se andar na areia. Mas qual seria a pressão ideal, quais as vantagens e desvantagens... Porque funciona...

    Quando diminuimos a pressão dos pneus aumentamos a área de contato, a tração e principalmente a capacidade de FLUTUAÇÃO dos pneus. É por isso que funciona. Além de evitar o afundamento e o atolamento, também evita o aumento exagerado da temperatura do motor.

    Mas qual pressão devemos usar... Quanto menos melhor... Quais os perigos.

    Sobre pessão de pneus existe uma regra de ouro:

    "Sempre que reduzir a pressão reduza proporcionalmente a velocidade"
    "Aumente a pressão proporcionalmente ao peso, velocidade e torque."

    No caso do uso na areia, o maior perigo com baixas pressões é o destalomanto do pneu, ou seja, a desencaixe do talão do pneu do aro da roda.

    Os pneus são projetados para resistir ao destalonamento até 100 Km/h com 18 libras de pressão, com o veículo sem carga.

    Porém para andar na areia sem risco de superaquecimento e atolamento geralmente é preciso abaixar mais do que 18.

    A dica é reduzir a velocidade, nunca se esquecer de calibrar o pneus de volta assim que sari da areia e digirir abaixo de 60 ou de 40 Km/h até chegar no posto. Compressores elétricos são fundamentais quando qualquer posto estiver longe demais.

    Outra desvantagem das baixas pressões é o acúmulo de areia e sujeira entra o talão do pneu e o aro da roda. Esta sujeira ou areia irá fatalmente causar vazamentos. A solução é desmontar periodicamente os pneus das rodas para fazer a limpeza. Outra solução é o uso de câmaras de ar adequadas.

    Tenho muitos clientes que utilizam câmaras de ar exatamente para não sofrer com os problemas de sujeira acumulada e vazamentos, ou para terem mais chances contra o destalonamento e poderem reduzir um pouco mais a pressão em terrenos arenos ou mesmo na lama pesada.

    No meu Jeep Willys 67 que uso pneus 35x13,5x16 em rodas tala 12 uso normalmente 18 libras na dianteira e 15 libras na traseira para uso urbano e trilhas leves. Para viagens uso 21/18. Em trilhas pesadas 15/12. Para Rock Crawling, onde a velocidade não supera 5 Km/h uso 3,5 libras nas 4 rodas.

    O meu caso é muito específico porque uso pneus diagonais Mudzilla que são super resistentes e uso com câmaras 16L540, reforçadas.

    Na minha L200 com pneus 31x10,5R15 VJ900 uso 26/24 na cidade, 28/24 na estrada leve, 28/28 na estrada com malas, 26/24 em rali de regularidade, 24/18 em trilhas, 20/16 em areia socada, 18/14 em areia fofa.

    Repare que a pressão da dianteira e da traseira é diferente, sempre mais na frente porque a frente da maioria dos 4x4 é mais pesada (motor), e também porque o destalomanento ocorre geralmente na dianteira, em curvas mais fechadas.

    Muitos destalonamentos acorrem não porque abaixamos a pressão para 15 ou 12 libras, mas porque, durante a trilha, os pneus acabam perdendo ainda mais pressão pela sujeira que vai entrando e causando vazamentos. Os pneus vão perdendo pressão até o limiar de destalonamento.

    Outros destalonamentos ocorrem porque passamos do limiar com a mistura de velocidade x peso x curva.

    Até pneus cheios podem destalonar em situações estremas com a mistura de excesso de velocidade e curvas muitos fechadas ou peso.

    Carros de corrida apesar de muito leves usam altas pressões para evitar o destalonamento.

    Em rallye de velocidade a escolha da pressão é parte da estratégia / tática de cada equipe. Menor pressão aumenta a tração e aderência, o tempos melhoram, porém existe o risco de destalonamento e cortes. Já maiores pressões protegem o pneu.

    Se a equipe já abriu uma boa vantagem, uma boa tática é aumentar a pressão para evitar acidentes com os pneus. Já se vc esta atrás e precisa ir para o tudo ou nada, diminuir a pressão é uma das opções.


    Então em resumo temos:

    1) Pressão x flutuação
    2) Pressão x velocidade
    3) Pressão x peso
    4) Sujeira x dastalonamento x câmaras de ar

    Outra dica importante é sobre câmaras de ar. Só devem ser usadas por quem realmente pretende enfrentar areia e lama. DEvem ser adequadas, da medida certa, nem pequenas, nem grandes. Montadas em lugar limpo, eliminando o grafite interno do pneu. As rodas devem ter as aberturas dos bicos ajustadas e nunca devemos usar câmaras de ar acima de 120 Km/h que é o limite de velocidade da maioria das câmaras.

    Abraços pneumáticos e tracionados a todos.

  • #209
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Flávio Falcão Ver Post

    Com relação ao DESATOLEX (Esteira de EVA)?
    DESATOLEX - ESTEIRA DE BORRACHA E.V.A. - P/ TERRENO ARENOSO... pelo jeito do video num tem nada de novidade nela... [ame]http://www.youtube.com/watch?v=fxHS_P-KTP0[/ame]

    Citação Postado originalmente por Flávio Falcão Ver Post

    E em relação ao EXCELL (Prancha em fibra)?
    Conheco a PRANCHA DE DESATOLAGEM da www.todoterreno.net/prod_equip.htm cuja ESPECIFICAÇÕES: Produzida em liga de duralumínio de alta resistência. Tamanhos: . 1,50 x 0,46 m . 1,25 x 0,46 m . 1,00 x 0,46 m ...

    Citação Postado originalmente por Flávio Falcão Ver Post

    Alguém com experiência?
    A tempos atras pesquisei e cheguei a testar um tipo de prancha de desatolagem e um borrachao... problema da prancha é o armazenamento pois o troller nao tem bagageiro... do borrachao é a pouca praticidade principalmente na lama funda...

    mas ficaria com a prancha...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #210
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Marcelo. Tem algumas variações de acordo com a viatura, e o tipo de areia....


    Areia x Pressão dos Pneus x Cuidados e dicas
    PessoALL,

    Todos concordam que abaixar a pressão dos pneus é fundamental para se andar na areia. Mas qual seria a pressão ideal, quais as vantagens e desvantagens... Porque funciona...

    Quando diminuimos a pressão dos pneus aumentamos a área de contato, a tração e principalmente a capacidade de FLUTUAÇÃO dos pneus. É por isso que funciona. Além de evitar o afundamento e o atolamento, também evita o aumento exagerado da temperatura do motor.

    -Aumenta a área de contato e a tração, mas a "flutuação", acho que não, a não ser que você esteja usando essa palavra no sentido de que ele(o Pneu) "copia" melhor o terreno... Quanto a temperatura do motor, se existe mais tração, existe um trabalho maior, mas ele realmente não vai rodar livre, se isso aumenta ou diminui a temperatura... Depende...

    Mas qual pressão devemos usar... Quanto menos melhor... Quais os perigos.

    Sobre pessão de pneus existe uma regra de ouro:

    "Sempre que reduzir a pressão reduza proporcionalmente a velocidade"
    "Aumente a pressão proporcionalmente ao peso, velocidade e torque."

    -Esta regra deve ser observada em trechos de deslocamento, em asfalto principalmente, pois na areia o que mais destalona é a aceleração em angulações.

    No caso do uso na areia, o maior perigo com baixas pressões é o destalomanto do pneu, ou seja, a desencaixe do talão do pneu do aro da roda.

    - Na areia, o que mais ocorre na realidade é o esvaziamento de pneus, destalonar é mais grave, mas o que mais ocorre é secar mesmo, dai que usamos os transferidores de pressão, transferindo a pressão dos steps (deixamos com 50 libras) para os pneus secos...

    Os pneus são projetados para resistir ao destalonamento até 100 Km/h com 18 libras de pressão, com o veículo sem carga.

    Porém para andar na areia sem risco de superaquecimento e atolamento geralmente é preciso abaixar mais do que 18.

    - Para andar realmente na areia, e de forma eficiente, arriscaria dizer que deve se baixar para, no mínimo, 10 libras. eu, por exemplo, uso 8 libras nos 31 do troller, 6 libras nos 205 do samurai, e usava 8 libras nos 255 da SW4... Os do samurai que são carecas já secaram umas 3 x mas nunca destalonaram.

    A dica é reduzir a velocidade, nunca se esquecer de calibrar o pneus de volta assim que sari da areia e digirir abaixo de 60 ou de 40 Km/h até chegar no posto. Compressores elétricos são fundamentais quando qualquer posto estiver longe demais.

    Outra desvantagem das baixas pressões é o acúmulo de areia e sujeira entra o talão do pneu e o aro da roda. Esta sujeira ou areia irá fatalmente causar vazamentos. A solução é desmontar periodicamente os pneus das rodas para fazer a limpeza. Outra solução é o uso de câmaras de ar adequadas.

    -Isso é o que faz secar realmente, mas em relação a camara de ar, aqui quase ninguém usa pneus com camara, ou quando usa não secam muito pois existe a possibilidade da camara rodar e e cortar o pito (a valvula).

    Tenho muitos clientes que utilizam câmaras de ar exatamente para não sofrer com os problemas de sujeira acumulada e vazamentos, ou para terem mais chances contra o destalonamento e poderem reduzir um pouco mais a pressão em terrenos arenos ou mesmo na lama pesada.

    No meu Jeep Willys 67 que uso pneus 35x13,5x16 em rodas tala 12 uso normalmente 18 libras na dianteira e 15 libras na traseira para uso urbano e trilhas leves. Para viagens uso 21/18. Em trilhas pesadas 15/12. Para Rock Crawling, onde a velocidade não supera 5 Km/h uso 3,5 libras nas 4 rodas.

    -Quando você usa a viatura em asfalto e em tração 4x2, não existe a preocupação de estarem todos com a mesma calibração, mas quando a viatura está "traçada", isso deve ser motivo de observação rigorosa, pois quando se secam os pneus dianteiros, ou traseiros de forma diferente, difere-se também a força de transmissão entre os eixos, e entre as rodas de um mesmo eixo, se por acaso estiverem com pressões diferentes... Algums colegas experientes usam esta diferenciação para melhorar o desempenho das viaturas, principalmente em camionetes, devido a diferença de peso e o entre-eixo longo...

    O meu caso é muito específico porque uso pneus diagonais Mudzilla que são super resistentes e uso com câmaras 16L540, reforçadas.

    Na minha L200 com pneus 31x10,5R15 VJ900 uso 26/24 na cidade, 28/24 na estrada leve, 28/28 na estrada com malas, 26/24 em rali de regularidade, 24/18 em trilhas, 20/16 em areia socada, 18/14 em areia fofa.

    Repare que a pressão da dianteira e da traseira é diferente, sempre mais na frente porque a frente da maioria dos 4x4 é mais pesada (motor), e também porque o destalomanento ocorre geralmente na dianteira, em curvas mais fechadas.

    -A regra básica, para quem não tem experiência, é manter as pressões dos pneus iguais quando a viatura estiver "traçada", com o tempo, e com as respostas do conjunto, ai sim, pode-se começar a arriscar essas alterações...

    Muitos destalonamentos acorrem não porque abaixamos a pressão para 15 ou 12 libras, mas porque, durante a trilha, os pneus acabam perdendo ainda mais pressão pela sujeira que vai entrando e causando vazamentos. Os pneus vão perdendo pressão até o limiar de destalonamento.

    - Geralmente o destalonamento ocorre de forma brusca, como os pneus já estão quase vazios, quando secam, secam logo e não chegam a destalonar.
    Outros destalonamentos ocorrem porque passamos do limiar com a mistura de velocidade x peso x curva.

    -Esse é o verdadeiro motivo do destalonamento, e incluo aqui a angulação do terreno!

    Até pneus cheios podem destalonar em situações estremas com a mistura de excesso de velocidade e curvas muitos fechadas ou peso.

    Carros de corrida apesar de muito leves usam altas pressões para evitar o destalonamento.

    Em rallye de velocidade a escolha da pressão é parte da estratégia / tática de cada equipe. Menor pressão aumenta a tração e aderência, o tempos melhoram, porém existe o risco de destalonamento e cortes. Já maiores pressões protegem o pneu.

    Se a equipe já abriu uma boa vantagem, uma boa tática é aumentar a pressão para evitar acidentes com os pneus. Já se vc esta atrás e precisa ir para o tudo ou nada, diminuir a pressão é uma das opções.


    Então em resumo temos:

    1) Pressão x flutuação
    2) Pressão x velocidade
    3) Pressão x peso
    4) Sujeira x dastalonamento x câmaras de ar

    Outra dica importante é sobre câmaras de ar. Só devem ser usadas por quem realmente pretende enfrentar areia e lama. DEvem ser adequadas, da medida certa, nem pequenas, nem grandes. Montadas em lugar limpo, eliminando o grafite interno do pneu. As rodas devem ter as aberturas dos bicos ajustadas e nunca devemos usar câmaras de ar acima de 120 Km/h que é o limite de velocidade da maioria das câmaras.

    Abraços pneumáticos e tracionados a todos.

    Também espero ter ajudado!....
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #211
    Usuário Avatar de NO - CT Santos/SP
    Entrada
    28/05/2009
    Local
    Santos/SP
    Idade
    63
    Posts
    2,111
    Agradecimentos: 0
    Jeff / Marcelo
    To me programando pra ir em Jeri, Parnaiba e Barreirinhas em julho/11, e como minha experiencias em areia foi uma ida na Bahia, as explicações de vcs vão me ajudar ...
    Se tiver mais alguma duvida vou pedir socorro kkkkkkkkkkkk
    abs
    No - Cls Tracker e XTCB; Kataya4x4; Viajantes4x4
    XT 05/06 (Chumbo) - ex-Jimny e TK

  • #212
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por NO - CT Santos/SP Ver Post
    Jeff / Marcelo
    To me programando pra ir em Jeri, Parnaiba e Barreirinhas em julho/11, e como minha experiencias em areia foi uma ida na Bahia, as explicações de vcs vão me ajudar ...
    Se tiver mais alguma duvida vou pedir socorro kkkkkkkkkkkk
    abs
    Estamos por aqui....
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #213
    Usuário Avatar de Murillus
    Entrada
    26/02/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    2,507
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Estamos por aqui....
    Olha so o presidente da AJC dando aula de pilotaqgem na areia...

    kkk...
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #214
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
    Entrada
    29/10/2006
    Local
    FORTALEZA/CE
    Idade
    62
    Posts
    4,632
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Olha so o presidente da AJC dando aula de pilotaqgem na areia...

    kkk...
    Fala ai meu professor...

    Muito do pouco que sei sobre esse assunto, aprendi com você. Obrigado!
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #215
    Citação Postado originalmente por NO - CT Santos/SP Ver Post
    Jeff / Marcelo
    To me programando pra ir em Jeri, Parnaiba e Barreirinhas em julho/11, e como minha experiencias em areia foi uma ida na Bahia, as explicações de vcs vão me ajudar ...
    Se tiver mais alguma duvida vou pedir socorro kkkkkkkkkkkk
    abs

    NO

    Com estes professores vc vai longe. Eu fui!!
    DALTON PALHARES
    Triton/09 aut diesel - ex Tracker 07
    http://www.youtube.com/user/daltonpalhares?feature=mhw4

  • #216
    Usuário
    Entrada
    25/03/2011
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    39
    Posts
    328
    Agradecimentos: 0

    Angry 4x4H e 4x4L

    pessoal...comprei um vitarinha e testei nas duinas e achei curioso o seguinte...

    4x4L eh mais fraco que 4x4H...isso eh possivel????

    comprei um 4x4 com relação invertida???

    obs...para passeio em dunas usei 4x4L e para subi-las tive que usar a 4x4H...

    to ficando doido ou eh isso mesmo???

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade