x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 23
  • #1
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0

    Segurança na trilha




    Galera das trilhas , estou abrindo esse tópico a pedido do nosso amigo Nero , que todos sabem , acabou capotando a Engesa (Boi) numa curva em descida na estrada de M. Verde a Camanducaia ...
    Alguns objetos pesados estavam soltos dentro da viatura qdo houve a capotagem , cx de ferramentas (por ex.) , além dos bancos não terem trava .
    A gente nunca espera o pior , no nosso caso fomos fazer uma trilha totalmente light , sem facões , erosões , barrancos , etc... mesmo assim acabou acontecendo numa curva no asfalto , por isso precisamos estar sempre preparados , deixar os objetos presos e os bancos bem fixados ...

    Ele vai entrar mais tarde e nos dar mais dicas , por enqto é isso ...

    []s a todos ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #2
    Fale Edu =)

    Creio eu, na minha praticamente nula experiencia, afinal, o passeio qo Nero tombou foi meu primeiro oficial, acho q manter tudo preso dentro da viatura é um fator de segurança primordial.

    Não só no caso extremo de tombamento, mas mesmo em uma depressão mais profunda, um entortamento do carro todo, não é legal vc ver seu macaco bujãozinho rolando pelo assoalho

    Arrumar uma maneira de prender tudo, mas tudo mesmo, com cintas, estirantes, corda, cola, fita adesiva, parafuso, cuspe e chiclete é muito válida =)

    E acredito também q a fixação dos itens dentro do Jipe tem q obedecer uma regrinha simples: PRATICIDADE. Não adianta nada eu ter tudo presinho, bonitinho, e na hora de usar, não conseguir desprender, como aconteceu com o Hi-Lift do Nero, q nós temtamos tirar do suporte e não conseguimos.

    Acho q o pessoal tem muito a acrescentar ainda =))

    []s amarrados no Santo Antonio.

  • #3
    Estas regras não valem apenas para jipes de lazer, elas valem para todos os automóveis.

    É muito comum ver pessoas levando objetos, muitas vezes de peso considerável sobre o tampão traseiro. A 100 Km/h, numa freada brusca um objeto de 1 Kg chegará à cabeça do ocupante do banco dianteiro com a força equivalente a 100 Kg. Numa colisão, ou seja de 100 a 0 em menos de 2 segundos, esse peso se multiplica para 1000 Kg.

    Sua cabeça aguenta este tranco? Provavelmente não, pois a caixa craniana, normalmente aguenta até, no máximo, 800 Kg.

    E o seu pescoço? Nem pensar.

    Por isso, não devemos dixar nenhum objeto, por mais inofensivo que possa parecer, solto no interior do veículo. Se este objeto for uma criança, aí é que o bicho pega, que além de perigoso é proibido.


    []'s seguros

  • #4
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Entao gente! Vortei!

    Pessoar!

    Sem analisar a capotagem, coisas que estavam erradas...

    1. Todos os bancos estavam livres! Nos dianteiros, não havia trava, e nem nos traseiros... Como o Amyr Kilnk diz "Imagine seu veleiro de ponta-cabeça, tudo estará no lugar?" Digo o mesmo para o jipe.

    2. Durante a viagem a Érica (minha namorada) seguiu com a caixa nos pés, um ótimo descanso, até capotar e a cx cair em cima de nós...

    3. O Hi-lift tava preso por porca, numa situação em que todo mundo tá se divertindo, com calma, poderiamos tirar, mas na capotagem, com tudo escuro, não teve como, o que prejudicou o socorro... Sorte que o Eduardo Velo tava com o dele fácil...

    4. Verifiquem mangueiras e bocal do tanque de gasolina, pq o meu, quando virou, tava vazando e muito! ninguém me deixou fumar!

    5. Vocês têm certeza que seus Sto Antonios aguentam o tranco ou tão lá só de enfeite? O meu aguentou...

    Conversando com o Edu, percebemos que vários amigos jipeiros têm os bancos com suas travas quebradas ou sem função... gente! Na hora que tudo vira de cabeça-pra-baixo, caiu tudo! Essa é a principal mensagem que tenho a dizer, arrumem seus bancos!

    []s já orçando cinto de quatro pontas...
    NeRo
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #5
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Edu!

    Me tira uma dúvida amigo... mais pro lado da curva tinha um barranco?
    Pq se tinha... prefiro capotar a cair barranco abaixo...

    []s
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #6
    O primeiro erro do Nero foi subestimar o veiculo.
    Um Engesa ou qualquer outro veiculo com uma configuração como a do Engesa é muito boa para erosões e similares, mas é muito perigosa em algum desnível ou buraco com velocidade.
    Aparentemente ele também estava rápido demais.
    Tem que colocar na cabeça: Jipe não faz curva nem freia bem.
    Um grande perigo de andar em comboio é tentar acompanhar o veiculo da frente. Isso faz muitos ultrapassarem seus limites e ou de seus veículos.
    Minha sugestão é sempre colocar conjunto veiculo/motorista mais "lento" na frente do comboio; liderando ou em segundo se não souber o caminho.
    Conhecer os seus limites e do veiculo é o item mais importante de segurança.

    Pelo que pude saber um dos erros do Nero foi voltar a pista. Se sair da pista não volte até ter certeza que tem tudo sob controle, principalmente de voltar para pista em segurança. E quanto mais fora de estrada é o pneu mais perigoso é.

    A grande vantagem de um jipe é poder enfrentar um fora de estrada inesperado como uma saída de pista. Então basta agir com calma, pois, de uma forma ou outra o jipe esta no ambiente para que foi feito.

  • #7
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Fala Edu. Velo, bunny e All

    Tbm passei um susto no Raid do Batom , tava levando a imprensa junto comigo, para fazerem a cobertura do evento , no caminho da trilha, uma erosão , de um lado um brejo e do outro uma represa, e no meio essa erosão, bom quem tava liderando o comboio na trilha acabou ficando preso na erosão, aí passou o segundo com pneus frontieira, sem problemas ...

    Bom aí era minha vez, de um lado um CJ preso e só tinha uma estreita passagem entre o buraco e o brejo e o cara tinha feito maior estrago com os seus frontieiras e eu de BFs . Ainda algum zeca maluco teve a brilhante idéia de colocar pedras lisas nessa erosão pra fazer apoio para os pneus , adivinha na hora q entrei na erosão e ia sair a traseira começou a deslizar pelo barranco e a dianteira tbm, e a turma PARA, PARA, PARA , na hora nem pensei neles, tava sentindo a viatura tombando no brejo e eu me afogando , só deu tempo pra mim esterçar o volante pro lado q estava tombando, aí sim pisei no freio :P , fiquei mergulhado do meu lado, até os pedais, no outro lado do meu zeca, bom ele tava agarrado no Santo Antônio cagando de medo :P .

    Bom aí me puxaram para trás com um guincho até sair da água e depois o outro cara q tava com os pneus frontiera, q tinha já passado, me puxou pra cima da erosão .

    Sei q no caso da Engesa do Nero estava no asfalto, e em velocidade maior, mas essa técnica de esterçar o volante para o lado q o carro está virando realmente funciona e me ajudou nessa hora .

    E os caras tudo agitando depois do meu mergulho, e o pessoal da reportagem da SPORT TV me filmando quando tava sendo rebocado :P , e eu lá dentro suando frio do cagasso e meu zeca tbm todo agarrado no S.A.

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • #8
    Thiagão,

    Quanto ao lance de virar o volante para o lado que está tombando, isso é física, também funciona com carro derrapando em curva, se você tivesse um Opala, assim como eu, saberia disso, pois é legal fazer curvas no molhado, dixar ele soltar a traseira e acertar. nessas horas, você vê os mauricinhos ficarem desesperados com seus Golzinhos estáveis, figindo da "Barca".

    Quanto ao atoleiro, pense pelo lado positivo:

    Você teve os seus 15 minutos de fama

    []'s derrapantes[/b]

  • #9
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Pelo que pude saber um dos erros do Nero foi voltar a pista. Se sair da pista não volte até ter certeza que tem tudo sob controle, principalmente de voltar para pista em segurança. E quanto mais fora de estrada é o pneu mais perigoso é.
    É como eu disse acima... não tinha espaço pra meter as 4 rodas fora e igualar a aderência, tinha um barranco enorme segundo a polícia informou a Érica.

    Mas não há dúvida que o erro foi meu...

    []s
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #10
    Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Idade
    66
    Posts
    5,815
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por NeRo
    Edu!
    Me tira uma dúvida amigo... mais pro lado da curva tinha um barranco?
    Pq se tinha... prefiro capotar a cair barranco abaixo...
    []s
    Fala Nero , tudo legal ???
    Tinha uma área de fuga , mas mínima , só com um bom conhecimento da máquina daria pra vc sair com a viatura até corrigir e depois voltar ...

    Sofri muito até aprender a domar o Engesão , levei muitos sustos e ainda levo , pq não estamos dirigindo um carro comum , o CG é bem diferente dos carros de passeio ...


    []s aguardando novidades do BOI ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

  • #11
    Usuário Avatar de NeRo
    Entrada
    18/12/2003
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    51
    Posts
    4,048
    Agradecimentos: 0
    Fala amigo...

    Do Boi só terei notícias na semana que vem, mas pedi pro cara fazer com carinho, não importanto a demora...

    Quanto ao que você disse é verdade, leva tempo pra aprender, e conversando ontem com a Érica, sobre cursos de condução, eu tô na fila pro curso da Dpaschoal, mas ele ensina procedimentos de 4x4, mas não condução de emergência, os cursos de pilotagem que conheço, A BMW tinha um tempos atrás, que disseram ser muito bom, até tinha técnicas de emergência, dá pra usar algumas coisas.

    E nós não estávamos correndo, por isso digo que errei, mas não cometemos nenhuma imprudência e não estávamos brincando... Fiz uma PUTA CAGADA mas não fui imprudente.

    Mas o jeito é aprender fazendo... e não abusar pois é complicado desenvolver os reflexos...

    Ex. Eu contra-esterçei por reflexo, sem freio nem acelerador, que é o correto pra tração traseira... mas julgar que aquele espaço ali dava pra entrar com as 4 e voltar... PUTZ nem se acontecesse de novo eu faria...

    Outro procedimento que muita gente não sabe fazer é frear quando as rodas travam... e é importante quando travam as rodas, soltar e pisar de novo rápido...

    Ah! essas coisas vocês sabem! Tô começando a achar que este tópico é inútil...

    []s Depois a gente se fala!
    :: A ignorância é mãe da admiração. ::

  • #12
    Usuário Avatar de Thiago Rodeghel
    Entrada
    06/08/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    39
    Posts
    2,794
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por escoria
    Thiagão,

    Quanto ao lance de virar o volante para o lado que está tombando, isso é física,
    Quanto ao atoleiro, pense pelo lado positivo:

    Você teve os seus 15 minutos de fama

    []'s derrapantes[/b]
    Grande Escoria

    Sim, com certeza, estou apenas relatando o q fiz e deu certo, ainda não tenho fotos dele dentro do brejo, pq meu zeca ficou junto comigo, mas meu amigo q tbm aprontou a dele e caiu nessa erosão só q do outro lado ( veja foto do CJ verde dele na Trilhas Off Road) tirou umas fotos :P depois q arrumar vou postar

    Agora quando alguém vem me perguntar o q fiz pra acontecer aquilo , bom aí eu falo " Foi de propósito, vi a rede globo ali, coisa e tal e a reporter boazuda q só ela, tive de achar um jeito de chamar a atenção dela , hehehe" Pois naum é q deu certo ...

    [s]
    CJ5 1957: 2.0 16v Supercharger "Vorsprung durch Technik"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8111

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Trilhas no Sul
      Por jdutra no fórum Trilhas
      Respostas: 5069
      Última resposta: 23/09/2020, 14:37
    2. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade