x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4
  • #1
    Usuário
    Entrada
    05/10/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0

    Guincho - wheel winch




    Pessoal, sem QSJ para adquirir um guincho elétrico comecei a procurar alternativas. Talvez um Tifor de 1600kg, catraca, etc. Aí me deparei com esta solução australiana. Alguém já usou? Não parece ser difícil fazer um, caso não encontre no mercado.

    .

  • #2
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9
    Acompanhando o tópico.

    Já considerei a técnica. Na época da minha última viagem ao Nordeste, minha preocupação eram os atolamentos na areia da praia e em dunas, onde não há pontos de ancoragem.

    Lí em algum lugar que já era usada por veículos militares numa das grandes guerras. Apesar do guincho poder ser usado nas rodas dianteiras, me parece que usar o eixo traseiro deve ser mais seguro, por ser mais robusto que o dianteiro. Importar o produto da Austrália sai caro, e depende da furação das rodas - se você trocar de carro...

    Acabei preferindo as pranchas de desatolagem. Bastante práticas e eficientes para a areia.

    Mais filmetes do produto no Youtube:

    -
    -
    -

    Se alguém já fez ou está pensando em fabricar algo parecido, avise aqui.

    Saudações,
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • #3
    Usuário
    Entrada
    05/10/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    55
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0
    Ismael,
    Realmente a importação não deve ser boa ideia, considerando o peso do equipamento e a distância do frete. Mas me pareceu ser de fácil fabricação. Talvez com sucata, a partir de uma roda usada por exemplo, possa ser feito.
    Também penso na utilização desta solução apenas em caso de emergência, pois não faço trilhas pesadas para justificar o investimento num guincho elétrico. Gostaria apenas de ter um equipamento no caso de atolar e não ter ninguém por perto para rebocar.
    No final do ano pretendo ir para o Uruguai, via Quintão-SJ do Norte-Chuy. Já inseri no check list a prancha, valeu a dica. Obrigado.
    Também gostaria de saber se alguém tem conhecimento ou habilidade para montar o equipamento.
    Saudações,
    TKS
    Maurício
    PU2LUS.
    .

  • #4
    Usuário
    Entrada
    26/11/2011
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    237
    Agradecimentos: 9
    Maurício,

    Também penso em fazer esse caminho da praia até o Chuí, num futuro não muito distante. Pelo que li, há trechos totalmente desertos. Nunca é demais checar e rechecar as condições do tempo e a tábua de marés antes de entrar na praia. Há muita informação aqui no fórum sobre esse trecho do litoral.

    Minha primeira grande experiência na areia foi do Rio até o Maranhão em 2012, onde percorri muitas das praias onde era permitido trafegar. Viajei com a esposa e procurei ter a melhor auto-suficiência em caso de atolamento, cuidando sempre de baixar a pressão dos pneus antes de entrar na areia. Por pura sorte minha, a areia me prendeu só uma vez, e saí sozinho, sem grande dificuldade usando um par de pranchas e uma pá. Levei mais tempo para tirar e recolocar as pranchas no bagageiro do que propriamente para desatolar o carro. Olha o material e a técnica: - Interessante é que essas pranchas podem ser utilizadas também como ponte ou como rampa.

    Quando avaliei o tal bush winch, também parti da facilidade de pegar um par de rodas de aro 10 para fazer de carretilha para enrolar o cabo. Os detalhes é que acabaram complicando:
    - Como prender a carretilha na roda do carro? A carretilha tem que ficar firmemente presa na roda, para evitar um acidente maior e também evitar danificar a roda. No meu carro, as rodas são de aro 18", de liga leve e a superfície externa é toda curva, o que dificulta assentar a carretilha contra a roda. Os parafusos da roda teriam que ser substituídos por outros que permitissem fixar as carretilhas, resistindo ao esforço extra sem quebrar. Como alternativa, pensei em usar garras de aço e cintas de nylon para fixar a carretilha na roda, mas achei a idéia cada vez menos prática. Em termos de segurança, há de se garantir que o cabo é a única parte que pode falhar, antes de qualquer outra.
    - a guia do cabo instalada na roda dianteira, sofre com mesmo problema de fixação, ainda que tenha que suportar um esforço muito menor.
    - em termos práticos, arrumar um ponto de ancoragem na areia da praia para fixar o cabo é um desafio. Ou você vai ter que encomendar também o sistema de ancoragem... Eu levo comigo um tubo de aço de 1" para usar como alavanca ou estaca.
    - se você consegue um bom ponto de ancoragem, pode tentar usar efeito semelhante ao wheel winch enrolando uma cinta em volta do pneu do carro (uma de cada lado do carro).

    Quem sabe a gente se esbarra nessa viagem. Já tenho o equipamento e a prática de atolar e desatolar.


    Saudações e boa viagem.
    Ismael Matos
    SsangYong Kyron 2.7 2008
    PU1MIB - QRG 146.520

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Guincho winch 12000
      Por Paulo Victorino no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 4
      Última resposta: 13/05/2014, 11:05
    2. Guincho elétrico winch 16000lbs - novo
      Por Oldmans no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 25
      Última resposta: 18/07/2013, 08:53
    3. Vendo Guincho Winch 12.000 Nunca usado
      Por Pagani no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 7
      Última resposta: 13/10/2011, 13:17
    4. Wheel Winch
      Por DaniloSM no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 8
      Última resposta: 26/07/2011, 14:04
    5. Guincho Rule Winch no Samurai
      Por MUTS no fórum Suzuki
      Respostas: 12
      Última resposta: 17/05/2007, 16:36

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade