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  • #1
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    Como atravessar alagamento




    E ai pessoal, tudo bem?

    Gostaria de saber de voces, se exite alguma diga de como atravessar um trecho alagado dentro da cidade?

    Att,

  • #2
    Usuário Avatar de Desnickadu
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    primeiro de tudo é procurar um ponto de referencia para saber a altura da água.
    depois é manter uma marcha [nunca trocar de marcha no meio do alagado] e aceleração constante.
    velocidade baixa e uniforme, se vc conseguir enchergar aquela ondinha que a frente do carro vai fazer mantenha-se proximo a ela sem variar bruscamente o acelerador.

    Logo depois de passar convem descer e dar uma checada se algo ficou preso no carro, as vezes fica lixo, galhos, sacolas presas na grade, radiador, ventoinha, suspensão...
    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #3
    Usuário Avatar de cezarsantiago
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    Sempre passo em 4x4, pois pode haver algum obstáculo que a água trouxe, pedra, madeira, saco de lixo, buraco, etc e que vc não tá vendo.
    Cezar - Trinton Gls - Ex TR4

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    primeiro de tudo é procurar um ponto de referencia para saber a altura da água.
    depois é manter uma marcha [nunca trocar de marcha no meio do alagado] e aceleração constante.
    velocidade baixa e uniforme, se vc conseguir enchergar aquela ondinha que a frente do carro vai fazer mantenha-se proximo a ela sem variar bruscamente o acelerador.

    Logo depois de passar convem descer e dar uma checada se algo ficou preso no carro, as vezes fica lixo, galhos, sacolas presas na grade, radiador, ventoinha, suspensão...

    Então se for uma caminhonete com cambio automatico é melhor colocar ela pra troca manual ao envez de deixar no automatico correto? Evitando assim a troca de marcha.

  • #5
    Banido
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    Citação Postado originalmente por thierryvdb Ver Post
    Então se for uma caminhonete com cambio automatico é melhor colocar ela pra troca manual ao envez de deixar no automatico correto? Evitando assim a troca de marcha.
    Concordo com tudo que foi colocado nas respostas anteriores, e acrescento umas coisinhas;
    Em primeirissimo lugar...é necessário conhecer onde se está passando pois buracos ou quaisquer obstaculos ocultos pela agua, podem causar sérios problemas.
    Cuidado com eventual correnteza, pois se estiver muito forte, pode dificultar e muito a condução.
    Mesmo com snorkel, nunca se deve ultrapassar 3/4 da altura da roda, pois pode causar flutuação do veiculo, com total perda do controle.
    Em caso de veiculo automatico...troque pra manual,,,e mantenha-se em primeira marcha...com controle total da aceleração, ou seja...não tire o pé...e nem force...não acelere mais, nem menos...pé firme!
    4X4 Brasil

  • #6
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    Citação Postado originalmente por thierryvdb Ver Post
    Então se for uma caminhonete com cambio automatico é melhor colocar ela pra troca manual ao envez de deixar no automatico correto? Evitando assim a troca de marcha.
    Concordo com tudo que foi colocado nas respostas anteriores, e acrescento umas coisinhas;
    Em primeirissimo lugar...é necessário conhecer onde se está passando...( buracos ou quaisquer obstaculos ocultos pela agua), podem causar sérios problemas.
    Cuidado com eventual correnteza, pois se estiver muito forte, pode dificultar e muito a condução.
    Mesmo com snorkel, nunca se deve ultrapassar 3/4 da altura da roda, pois pode causar flutuação do veiculo, com total perda do controle.
    Em caso de veiculo automatico...troque pra manual,,,e mantenha-se em primeira marcha...com controle total da aceleração, ou seja...não tire o pé...e nem force...não acelere mais, nem menos...pé firme!
    Importantissimo......Se o carro morrer....morreu! Jamais...nunca...nem com faca no pescoço tente dar partida....se voce tentar vai causar o chamado calço hidraulico e ai já era um motor! Só retifica salva!
    Em caso de necessidade...abandone o carro...sua vida é muito mais importante que qualquer carro...e não se esqueça de deixar com as janelas abertas, pois o peso da agua que vai entrar, vai ajudar que ele não flutue e consequentemente seja arrastado. Recuperar de inundação, partes molhadas e carpetes é mais barato que tirar o carro de dentro de um rio, ou todo amassado!
    4X4 Brasil

  • #7
    Usuário Avatar de sgrul1
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    25/05/2010
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    Reduzida também é uma boa, pois aumenta a força do motor e permite que você ande com rotações mais baixas. Isso minimiza a possibilidade de sugar água pela entrada de ar do motor.
    Jimny PlayMobil
    Fé em Deus e Pé na Tábua ! Mas por via das dúvidas, mantenho o freio revisado.

  • #8
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    Tens toda razão!

    Citação Postado originalmente por sgrul1 Ver Post
    Reduzida também é uma boa, pois aumenta a força do motor e permite que você ande com rotações mais baixas. Isso minimiza a possibilidade de sugar água pela entrada de ar do motor.
    Quando eu citei, para colocar em manual, esqueci de dizer que tem que ser na marcha de força...primeira em carro não automático e esqueci de explicar..para quem não sabe... que calço hidráulico é o que ocorre quando se tenta dar a partida em alagamentos e o motor aspira agua, causando um "baque" do pistão, que pode até causar rompimento do bloco do motor. Ai só retifica salva!

  • #9
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    Citação Postado originalmente por thierryvdb Ver Post
    E ai pessoal, tudo bem?

    Gostaria de saber de voces, se exite alguma diga de como atravessar um trecho alagado dentro da cidade?

    Att,

    Tome cuidado com bueiros que podem estar abertos e escondidos sob a lamina de agua.

  • #10
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    22/09/2013
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    Vlw galera. As respostas esclareceram minha duvida.

  • #11
    Usuário Avatar de Desnickadu
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    O calço hidraulico não acontece quando vc tenta dar a partida quando o motor morre no meio da água, se o motor morreu no meio da água o calço hidraulico ja aconteceu. Nessa condição, com sorte, é só desmontar e limpar tudo que fica novo de novo. Agora se vc estava andando com giro alto no motor e escutou um estalo forte, já era... no minimo uma biela morreu.

    Com um pistão calçado [travado] o motor de arranque dificilmente terá força pra girar o motor a ponto de quabrar alguma coisa... no maximo a cremalheira ou o bendix vão pra vala...


    é importante lembrar ainda que trocar de marcha dentro da água ou logo após sair dela pode comprometer a embreagem por conta da areia que essa água carrega. Conhecer o carro é a melhor coisa pra saber até onde vc pode ir. Se a caixa seca do seu carro tiver aberturas baixas não convém entrar em alagados mais profundos que a calçada, coisa de 15cm.
    Pickups por exemplo, por serem altas, podem cruzar alagados de mais de meio metro tranquilamente. Com alguma preparação elas mergulham totalmente. Então, antes de sair por aí tentando nadar, conheça seu carro



    "Falo isso para o meu psiquiatra, mas é claro que ele não entende!"

  • #12
    Banido
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    Infelizmente tenho de discordar....em parte!

    Citação Postado originalmente por Desnickadu Ver Post
    O calço hidraulico não acontece quando vc tenta dar a partida quando o motor morre no meio da água, se o motor morreu no meio da água o calço hidraulico ja aconteceu. Nessa condição, com sorte, é só desmontar e limpar tudo que fica novo de novo. Agora se vc estava andando com giro alto no motor e escutou um estalo forte, já era... no minimo uma biela morreu.

    Com um pistão calçado [travado] o motor de arranque dificilmente terá força pra girar o motor a ponto de quabrar alguma coisa... no maximo a cremalheira ou o bendix vão pra vala...


    é importante lembrar ainda que trocar de marcha dentro da água ou logo após sair dela pode comprometer a embreagem por conta da areia que essa água carrega. Conhecer o carro é a melhor coisa pra saber até onde vc pode ir. Se a caixa seca do seu carro tiver aberturas baixas não convém entrar em alagados mais profundos que a calçada, coisa de 15cm.
    Pickups por exemplo, por serem altas, podem cruzar alagados de mais de meio metro tranquilamente. Com alguma preparação elas mergulham totalmente. Então, antes de sair por aí tentando nadar, conheça seu carro



    Se voce foi surpreendido por uma enchente, ou por sua decisão quis encarar um local alagado e não soube manter o carro em uma unica marcha ( a primeira marcha) e ele morreu, não necessariamente o motor aspirou agua e causou calço hidraulico.
    O carro pode ter morrido por haver molhado partes elétricas, ou não ter tido força para expulsão dos gases pelo escapamento, e isso pode causar a parada do motor.
    O calço hidráulico própriamente dito é a situação de dar partida no motor do carro em local alagado e no momento da partida o motor aspirar agua...lembrem-se que o motor precisa de faisca, combustivel e oxigênio para funcionar e se houver algo que atrapalhe a aspiração desse ar (oxigenio), que no caso é a agua que entrará no bloco, isso causará um movimento descompassado do pistão causando o que é chamado de calço hidráulico.
    Não há hipótese de acontecer calço hidráulico com um motor em movimento em uma unica rotação, portanto se voce entrar em um lugar alagado ou mesmo em uma travessia de rio e mantiver o carro em uma rotação continua (sem trocar marchas, ou acelerar e desacelerar em descompasso), seu carro pode até "morrer", mas não vai ter calço hidráulico.
    Note bem: A travessia em local com agua só deve ser realizada em um limite de "mergulho". Seu carro, seja lá qual for, não é barco ou submarino.
    Para finalizar...Jamais...nunca...nem morto, tente dar partida no carro no meio da agua...se apagou o motor...conforme-se; não se desespere; abra as janelas para o carro não flutuar...busque um local seguro para voce e chame ajuda para rebocar o carro de preferencia direto para uma oficina. Há grandes chances de com poucas coisas (secar partes elétricas e trocar óleos e fluidos), seu carro voltar a funcionar normalmente, pois se voce insistir em dar partida ai sim, só retifica do motor vai resolver!
    Qualquer pessoa de bom senso e que se inteira do manual do carro, sabe que agua ultrapassando 3/4 da roda, pode sim causar problemas e no caso especifico ai do video, fala-se de uma linha de veiculos...GM. Nem todo carro é assim!
    4X4 Brasil

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