x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
  • #1
    Usuário
    Entrada
    22/08/2012
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    37
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Dúvidas iniciante em 4x4 - Praia




    Boa tarde a todos.

    Primeiramente gostaria de parabenizar a todos que fazem parte do forum 4x4brasil, li alguns tópicos que foram definitivos para eu entrar no mundo 4x4, a atenção, educação e organização de todos está de parabens!

    Bom, vamos ao motivo do topico. Acabei de comprar uma Pajero TR4 4x4 Automatica 0km. Meu carro sera usada em boa parte na cidade mesmo e nos finais de semana em praia (Não farei trilhas, apenas pegar uma praia mesmo) essa é a intenção, então gostaria de tirar algumas duvidas com vcs.

    - Pra essa utilizacao de grande parte na cidade, sem fazer trilhas, e apenas nos fds saindo pra uma praia não preciso trocar de pneu, correto?Os pneus originais da TR4 vão atender bem a este tipo de utilização?

    - Em relação a guiar o carro em areia de praia convencional, existe algum macete especifico?Utilizo a tração 4x4 com diferencial, é isso?E o lance da aceleração, sempre bom manter em quanto?

    - Ja em relação a calibragem, para utilizacao em areia o correto é colocar entre 12 e 16 libras, é isso?

    Bom, como percebem, sou iniciante neste mundo 4x4, talvez entre em algum curso, vai que comece a gostar e pegar umas trilhas com o pessoal ae, hehe... mas de inicio a intenção maior é essa e qualquer ajuda sera bem vinda.

    Agradeço a atenção.

    Abraço!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    70
    Posts
    9,626
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por MkThEbEsT Ver Post
    Boa tarde a todos.

    Primeiramente gostaria de parabenizar a todos que fazem parte do forum 4x4brasil, li alguns tópicos que foram definitivos para eu entrar no mundo 4x4, a atenção, educação e organização de todos está de parabens!

    Bom, vamos ao motivo do topico. Acabei de comprar uma Pajero TR4 4x4 Automatica 0km. Meu carro sera usada em boa parte na cidade mesmo e nos finais de semana em praia (Não farei trilhas, apenas pegar uma praia mesmo) essa é a intenção, então gostaria de tirar algumas duvidas com vcs.

    - Pra essa utilizacao de grande parte na cidade, sem fazer trilhas, e apenas nos fds saindo pra uma praia não preciso trocar de pneu, correto?Os pneus originais da TR4 vão atender bem a este tipo de utilização?

    - Em relação a guiar o carro em areia de praia convencional, existe algum macete especifico?Utilizo a tração 4x4 com diferencial, é isso?E o lance da aceleração, sempre bom manter em quanto?

    - Ja em relação a calibragem, para utilizacao em areia o correto é colocar entre 12 e 16 libras, é isso?

    Bom, como percebem, sou iniciante neste mundo 4x4, talvez entre em algum curso, vai que comece a gostar e pegar umas trilhas com o pessoal ae, hehe... mas de inicio a intenção maior é essa e qualquer ajuda sera bem vinda.

    Agradeço a atenção.

    Abraço!

    CARO MKTHEBEST

    Parabens pela compra e seja muito bem vindo a este maravilhoso forum 4x4 , O MAIOR PROBLEMA AQUI É QUE ISTO AQUI VICIA .

    Mas vamos ao que interessa:

    1- Vc para andar na areia ou lama , em primeiro lugar calibrar os pneus entre 12 a 14 libras podendo ser até 16 , eu uso 14 libras , se for uma areia bem fofa tipo dunas , uso 8 libras , mas só neste caso e assim que puder recalibrar para 12 a 14 libras .

    2- Prefiro andar com a caixa em redução , pois assim vc força menos o equipamento , vc irá perceber se o carro esta anadando com folga , ou se esta forçando a embreagem ou não , normalmente se não usar a reduzida vc vai forçar um pouco a embreagem , por isto sugiro a vc andar com a caixa em reduzida e a marcha que o motor pedir , só a sua experiencia é que vai dizer em qual marcha andar , o motor não pode andar com giro muito baixo senão irá morrer ou usar a embreagem para aumentar o giro , é a mesma coisa qdo vc anda na cidade o motor pede a marcha na ora certa , na areia é a mesma coisa só que tem que manter o giro um pouco mais alto do que na cidade . Com duas a tres vezes que vc andar na areia vc vai pegar a mãnha rapidinho .

    OBS : Esta é minha opinião e experiencia própria , vc vai ver outras opiniões e depois com o tempo vc vai ver qual é a que melhor te atende e passa a te seus próprios conceitos . Não sou o dono da verdade .

    ABRAÇAÕ e bons passeios nas praias .

  • #3
    Usuário
    Entrada
    22/08/2012
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    37
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CARO MKTHEBEST

    Parabens pela compra e seja muito bem vindo a este maravilhoso forum 4x4 , O MAIOR PROBLEMA AQUI É QUE ISTO AQUI VICIA .

    Mas vamos ao que interessa:

    1- Vc para andar na areia ou lama , em primeiro lugar calibrar os pneus entre 12 a 14 libras podendo ser até 16 , eu uso 14 libras , se for uma areia bem fofa tipo dunas , uso 8 libras , mas só neste caso e assim que puder recalibrar para 12 a 14 libras .

    2- Prefiro andar com a caixa em redução , pois assim vc força menos o equipamento , vc irá perceber se o carro esta anadando com folga , ou se esta forçando a embreagem ou não , normalmente se não usar a reduzida vc vai forçar um pouco a embreagem , por isto sugiro a vc andar com a caixa em reduzida e a marcha que o motor pedir , só a sua experiencia é que vai dizer em qual marcha andar , o motor não pode andar com giro muito baixo senão irá morrer ou usar a embreagem para aumentar o giro , é a mesma coisa qdo vc anda na cidade o motor pede a marcha na ora certa , na areia é a mesma coisa só que tem que manter o giro um pouco mais alto do que na cidade . Com duas a tres vezes que vc andar na areia vc vai pegar a mãnha rapidinho .

    OBS : Esta é minha opinião e experiencia própria , vc vai ver outras opiniões e depois com o tempo vc vai ver qual é a que melhor te atende e passa a te seus próprios conceitos . Não sou o dono da verdade .

    ABRAÇAÕ e bons passeios nas praias .
    Muito Obrigado pela ajuda Guilherme, você citou preocupações com a embreagem, acredito que como utilizo cambio automatico seja um facilitador para mim neste caso, correto?

    No mais como pretendo pegar uma praia apenas de vez em quando(nada de trilhas pesadas ou dunas muito perigosas hehe), acredito que um batepapo com quem entende com o pessoal de Fortaleza deve me ajudar bastante a adquirir mais conhecimento, ou quem sabe, um curso basico... se Alguem de Fortaleza puder indicar onde encontro algum curso ou galera que faz esses passeios na praia e aceitem gente sem experiencia nenhuma ;D, ficarei muito grato.

    Abraço!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    15/04/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    66
    Agradecimentos: 0

    Pode-se andar de carro nas praias no Estado de São Paulo?

    Acho que estou com inveja do nosso amigo cearense.

    Mas tenho uma pergunta: no Estado de São Paulo, pode-se andar com veículo nas praias?

    Não sei por que, mas algo me diz que não se pode...

    Estou certo?

    Abraços a todos!
    Fernando Rudge Leite Neto
    Range Rover Sport Supercharged 2011/2012
    Jeep CJ5 - Motor 2.3 OHC - "em obras"

  • #5
    Citação Postado originalmente por rudgeleite Ver Post
    Acho que estou com inveja do nosso amigo cearense.

    Mas tenho uma pergunta: no Estado de São Paulo, pode-se andar com veículo nas praias?

    Não sei por que, mas algo me diz que não se pode...

    Estou certo?

    Abraços a todos!
    Bom dia rudgelite, em 99% das prais paulistas é proibido trafegar na faixa de areia, salvo algumas prais, talvez Ilha Comprida e mais algumas raras, abraço.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    15/04/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    61
    Posts
    66
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por NEGRI Ver Post
    Bom dia rudgelite, em 99% das prais paulistas é proibido trafegar na faixa de areia, salvo algumas prais, talvez Ilha Comprida e mais algumas raras, abraço.
    Era o que eu temia!!!

    Obrigado pela informação.

    Abraços,
    Fernando Rudge Leite Neto
    Range Rover Sport Supercharged 2011/2012
    Jeep CJ5 - Motor 2.3 OHC - "em obras"

  • #7
    Usuário
    Entrada
    01/10/2012
    Local
    Natal/RN
    Posts
    3
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por MkThEbEsT Ver Post
    Boa tarde a todos.

    Primeiramente gostaria de parabenizar a todos que fazem parte do forum 4x4brasil, li alguns tópicos que foram definitivos para eu entrar no mundo 4x4, a atenção, educação e organização de todos está de parabens!

    Bom, vamos ao motivo do topico. Acabei de comprar uma Pajero TR4 4x4 Automatica 0km. Meu carro sera usada em boa parte na cidade mesmo e nos finais de semana em praia (Não farei trilhas, apenas pegar uma praia mesmo) essa é a intenção, então gostaria de tirar algumas duvidas com vcs.

    - Pra essa utilizacao de grande parte na cidade, sem fazer trilhas, e apenas nos fds saindo pra uma praia não preciso trocar de pneu, correto?Os pneus originais da TR4 vão atender bem a este tipo de utilização?

    - Em relação a guiar o carro em areia de praia convencional, existe algum macete especifico?Utilizo a tração 4x4 com diferencial, é isso?E o lance da aceleração, sempre bom manter em quanto?

    - Ja em relação a calibragem, para utilizacao em areia o correto é colocar entre 12 e 16 libras, é isso?

    Bom, como percebem, sou iniciante neste mundo 4x4, talvez entre em algum curso, vai que comece a gostar e pegar umas trilhas com o pessoal ae, hehe... mas de inicio a intenção maior é essa e qualquer ajuda sera bem vinda.

    Agradeço a atenção.

    Abraço!

    Olá amigo, antes de tudo, bem-vindo! Hehehehehe.
    Tenho uma Pajeto TR4 2005 automática também já há algum tempo, e 100% dos trechos off-road que faço são na praia, então acho que posso te dar algumas dicas importantes.

    Calibragem: 15 lbs. Menos que isso, o pneu fica muito vazio, correndo o risco de "desembeiçar" (termo que agente usa aqui em Natal, para quando o pneu "descola" da roda, deixando assim todo o ar escapar rapidamente), sem contar, que mais seco que isso não vai fazer tanta diferença assim.

    Tração (bloqueio): Sempre que você entrar em dunas, recomendo que você deixe seu carro em marcha reduzida 4x4 low(o ultimo tipo de tração), pois segundo o piloto-instrutor da autorizada Mitsubishi daqui de Natal, nosso carro pode passar longos períodos traçado (ou bloqueado) sem grandes problemas. Inclusive isso é melhor para manter a integridade do carro (motor, transmissão, etc) pois como citou o amigo aqui encima, você vai forçar menos o motor para transpor os obstáculos.

    "Mas isso quer dizer que eu posso usar essa tração sempre, até em trechos mais leves onde não preciso do carro traçado?"

    NÃO! Esse tipo de tração (bloqueio) é indicado APENAS para trechos off-road, se você usá-lo em estradas comuns, irá causar danos em várias partes do carro.

    Se você já leu o manual, vai ver que o seu carro tem 4 tipos de tração:
    -4x2 : Tração apenas nas rodas traseiras;
    -4x4 High (1) : Tração para estradas (isso mesmo, para asfalto molhado, calçamento...) tem aproximadamente 80% da transmissão de força do motor para as rodas traseiras, e 20% para as dianteiras. Velocidade máxima 120km/h.
    -4x4 High (2) : Tração "alta" (como conheçemos por aqui) relação de força de 70/30 para rodas traseiras e dianteiras sucessivamente, recomendado para barro seco, e terrenos com irregularidades leves;
    -4x4 Low : Tração "baixa". Relação de força de 50/50. Recomendado para irregularidades pesadas. Não ultrapasse os 70km/h.

    Com relação aos pneus, se não me engano os que vem de fábrica são os Scorpion STR. Se você for fazer apenas passeios leves, eles dão pro gasto.

    Um dos maiores macetes de andar na praia é não deixar o carro parar muito, não perder o "embalo". Se for parar, procure a areia mais durinha, pra não ter problemas para sair. Evite fazer curvas bruscas, para não acabar capotando, pois se você vira demais o volante, a areia pode "separ" (não sei como se escreve =/) o pneu, e seu carro pode virar. Nunca pare seu carro inclinado pros lados em uma duna. Caso você precise passar na "lateral" de uma duna, acelere, se seu carro começar a escorregar, não se apavore, continue acelerando que ele toma o prumo novamente. Se você parar nessas condições, seu carro pode virar também. Ao descer dunas muito ingrimes, sempre desça do carro e olhe a duna toda, antes de prosseguir para ter certeza de onde vai poder passar. Sempre desça com o carro reto, nunca de lado, também não freie nem acelere, deixe ele descer amarrado pela marcha e pelo bloqueio apenas. Nunca ande sozinho em dunas, é muito fácil se perder, e sempre tem buracos e barrancos que são difíceis de se ver, então não vá sem alguem que conheça o percurso.

    No mais, boa diversão e começe devagar, para ir pegando o tato.


    Abração, espero ter ajudado, e caso eu tenha falado alguma besteira, pelo aos mais experientes que por favor me corrijam

  • #8
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por MkThEbEsT Ver Post
    Boa tarde a todos.

    Primeiramente gostaria de parabenizar a todos que fazem parte do forum 4x4brasil, li alguns tópicos que foram definitivos para eu entrar no mundo 4x4, a atenção, educação e organização de todos está de parabens!

    Bom, vamos ao motivo do topico. Acabei de comprar uma Pajero TR4 4x4 Automatica 0km. Meu carro sera usada em boa parte na cidade mesmo e nos finais de semana em praia (Não farei trilhas, apenas pegar uma praia mesmo) essa é a intenção, então gostaria de tirar algumas duvidas com vcs.

    - Pra essa utilizacao de grande parte na cidade, sem fazer trilhas, e apenas nos fds saindo pra uma praia não preciso trocar de pneu, correto?Os pneus originais da TR4 vão atender bem a este tipo de utilização?

    - Em relação a guiar o carro em areia de praia convencional, existe algum macete especifico?Utilizo a tração 4x4 com diferencial, é isso?E o lance da aceleração, sempre bom manter em quanto?

    - Ja em relação a calibragem, para utilizacao em areia o correto é colocar entre 12 e 16 libras, é isso?

    Bom, como percebem, sou iniciante neste mundo 4x4, talvez entre em algum curso, vai que comece a gostar e pegar umas trilhas com o pessoal ae, hehe... mas de inicio a intenção maior é essa e qualquer ajuda sera bem vinda.

    Agradeço a atenção.

    Abraço!
    Complementando o que os outros disseram, além da 4X4 reduzida, coloque a alavanca do câmbio na posição 3 ou 2, o que irá limitar as mudanças de marchas, mantendo o motor em giro elevado, evitando perda de velocidade e atolamento.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    22/08/2012
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    37
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Muito Obrigado a todos, vocês não sabem a diferença que o conhecimento de vocês fazem para nós, iniciantes. Hehe!!

    Uma ultima dúvida bem boba, tipico de iniciante =D, de inicio não pretendo pegar dunas não, meu passei seria mais a beira mar de boa, nada de tentar se aventurar em dunas ingremes(ate pegar mais confiança e aprender mais os truques), para este tipo de situação, apenas em area de beira da praia, fofa... também é recomendado baixar a calibragem dos pneus para 15lbs ou baixaria apenas se fosse pegar dunas?

    Agradeço a atenção.

    Abraço!

  • #10
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por MkThEbEsT Ver Post
    Muito Obrigado a todos, vocês não sabem a diferença que o conhecimento de vocês fazem para nós, iniciantes. Hehe!!

    Uma ultima dúvida bem boba, tipico de iniciante =D, de inicio não pretendo pegar dunas não, meu passei seria mais a beira mar de boa, nada de tentar se aventurar em dunas ingremes(ate pegar mais confiança e aprender mais os truques), para este tipo de situação, apenas em area de beira da praia, fofa... também é recomendado baixar a calibragem dos pneus para 15lbs ou baixaria apenas se fosse pegar dunas?

    Agradeço a atenção.

    Abraço!
    Pegou areia, pode baixar.
    Veja na parte final deste vídeo a facilidade com que a SW4 anda na areia.
    Por estar com a caixa na reduzida deu para colocar quarta marcha, e ainda fazer zigue-zague!
    Sem sustos.

    Toyota SW4 no Canto das Aranhas - YouTube

  • #11
    Usuário
    Entrada
    01/10/2012
    Local
    Natal/RN
    Posts
    3
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por MkThEbEsT Ver Post
    Muito Obrigado a todos, vocês não sabem a diferença que o conhecimento de vocês fazem para nós, iniciantes. Hehe!!

    Uma ultima dúvida bem boba, tipico de iniciante =D, de inicio não pretendo pegar dunas não, meu passei seria mais a beira mar de boa, nada de tentar se aventurar em dunas ingremes(ate pegar mais confiança e aprender mais os truques), para este tipo de situação, apenas em area de beira da praia, fofa... também é recomendado baixar a calibragem dos pneus para 15lbs ou baixaria apenas se fosse pegar dunas?

    Agradeço a atenção.

    Abraço!

    Isso msm. Como disse o amigo aqui encima: Pegou areia, pode baixar;

    A calibragem dos pneus faz toda a diferença. Mas assim que sair da areia, calibre novamente para 26 ~ 28 Lbs, para evitar desgastes irregulares dos pneus.

    Abraços

  • #12
    Usuário Avatar de Frederico Mendes
    Entrada
    10/02/2007
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    48
    Posts
    825
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por hdviegas Ver Post
    Isso msm. Como disse o amigo aqui encima: Pegou areia, pode baixar;

    A calibragem dos pneus faz toda a diferença. Mas assim que sair da areia, calibre novamente para 26 ~ 28 Lbs, para evitar desgastes irregulares dos pneus.

    Abraços
    Sugestão:
    Tenha no seu carro um pequeno compressor de qualidade, tipo 12V - Black&Decker, que joga rapidamente a sua calibragem para 25Lbs, após o passeio na areia.
    Eu garrego um no meu Troller, ocupa pouco espaço e é muito funcional.
    OBS: fuja dos compressores vagabundos.
    Frederico Mendes .'. Mineirinho perdido no mundo.
    Troller 2004 - Sirigüella
    “A mente rege a grande massa corpórea”

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Dúvidas de um iniciante....
      Por pguerra no fórum Quadriciclos / ATVs
      Respostas: 59
      Última resposta: 11/01/2011, 00:45
    2. [Iniciante] Dúvidas
      Por rcorreas no fórum Quadriciclos / ATVs
      Respostas: 27
      Última resposta: 01/10/2009, 10:06
    3. Duvidas de iniciante
      Por Pissollatto no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 13
      Última resposta: 08/09/2009, 11:41
    4. Dúvidas de iniciante
      Por Iury no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 5
      Última resposta: 31/07/2009, 19:34
    5. Dúvidas de iniciante - SW4
      Por Marcelo_Taz no fórum Toyota
      Respostas: 16
      Última resposta: 21/02/2007, 00:31

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade