x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 32 de 32
  • #25
    Usuário
    Entrada
    18/07/2014
    Local
    MG/MG
    Posts
    2,244
    Agradecimentos: 74



    Grande Ismael ... mais uma vez, muito obrigado pela generosidade, dispondo parte de seu tempo para nos dar boas dicas, conselhos e compartilhar sua experiência conosco!!!! ... forte abraço.
    4X4 Brasil
    Pajero Hpe Full 3.2 4X4 T.I.Diesel 5P Aut 2013/2014

  • #26
    Citação Postado originalmente por IsmaelMatos Ver Post
    Oi Enasor, boa noite,

    Sou um péssimo exemplo de sensatez. Quebro logo a primeira regra de nunca dirigir sozinho fora de estrada, pois minha única usual companhia é a esposa. Também muitas vezes violo a segunda regra geral de nunca dirigir à noite, pois prefiro digirir com a estrada mais vazia, ao menos enquanto a minha vista assim permitir.

    Desde que comecei a dirigir, prefiro os caminhos mais rústicos: as curvas, as serras, as estradinhas que a maioria dos motoristas prefere evitar. Já peguei tempestades, muito barro, lama, pedras, pinguelas, neve, água e areia de Fusca, de Chevette, de Monza, e outros carros de passeio que vieram depois. Meu primeiro "kit de resgate" contava apenas com braços e os tapetes do carro. Depois o kit ganhou um upgrade bastante versátil: um pedaço de corda. Atolar? Algumas vezes. É triste. Problemas, panes, sustos? Vários. A gente chora, aprende, depois ri. Gratas surpresas, belas imagens e lembranças? Muitas. Inesquecíveis, impagáveis.

    Maluco, dirão alguns. Penso que o importante é aprender a reconhecer situações de risco, avaliar e mitigar ou evitar conforme o possível.

    Longas distâncias não me assustam, embora eu prefira ir passeando por cada recanto que mereça ser (re)visitado. Eu poderia sair do Rio para comer um acarajé em Salvador, dirigindo direto por 2 dias. Para isso assim, é melhor ir de avião. Ao invés disso, prefiro fazer em 10 dias - para saborear 2 acarajés bem caprichados, fora as moquecas, carnes, lagostas, cocadas, frutas, sorvetes, doces e cachaças pelo caminho... Há muito para se ver e comer nesse trecho do litoral. Nesse espírito, para você que vai para o Nordeste pelo litoral (eita inveja!), seguem algumas dicas que deixei para um outro forista de S.Paulo:
    - http://www.4x4brasil.com.br/forum/pl...ml#post2273981

    Em julho-agosto de 2012, eu fui do Rio até Alcântara (MA), tentando pegar todo o litoral. Fiz alguns relatos sobre essa aventura, disponíveis aqui no Fórum para quem tiver curiosidade.

    Não considerei específicamente os efeitos da areia no carro. Fiz uma boa revisão antes de sair, e uma boa faxina e lubrificação e troca de óleo em Fortaleza, já retornando, e levei para a oficina ao chegar de volta ao Rio. Além da areia, há pedras, barro, buracos, muita água, muita lama, calor, lugares com pouca ou nenhuma estrutura. Celular para pedir socorro? Talvez funcione. Mecânicos experientes e disponibilidade imediata de peças? Vixe... Cuide do carro, não abuse dele nem arrisque mais que o necessário para ir nos lugares que você quer ir. É uma longa viagem e você não vai querer quebrar o carro a 3 MIL quilômetros de distância de casa. Você estará exigindo mais do carro, rodando bastante todos os dias, pesado por conta da bagagem, em condições adversas por vários dias seguidos. A situação é bem diferente do sutt_uu, que parece querer passear na areia do "quintal" dele, uma vez por semana e conhece uma boa oficina, um bom mecânico, as boas casas de auto-peças e até o dono do reboque...

    Em muitos lugares não é permitido trafegar na areia. Informe-se. Não vá ter o carro apreendido. Informe-se também da previsão do tempo.

    Mais uma dica que considero essencial para quem vai levar o carro para andar na praia: pesquise no Google sobre a tábua de marés da Marinha e a Regra dos 12 Avos. Onde fica a linha d'água??? Quanto tempo ainda resta para tirar o carro dali? Segue um vídeo ilustrativo do desespero de quem não conhece as marés:

    Fique à vontade para perguntar. Ainda lembro de muita coisa e tenho algumas anotações.

    Vá com calma e cuidado. Aproveite bastante a viagem. O nosso litoral é fantástico.

    Abraços,
    Sinto-me gratificado por estar em um fórum onde a cada tópico vê-se o desprendimento e a vontade de repassar conhecimentos aos novatos.
    Abraços a todos
    Marco Antonio
    GV 15/15 AT 4x2 e SIDEKICK 93 AT 4X4 - Primeiros passos

  • #27
    Usuário
    Entrada
    21/10/2015
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    48
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Olá amigo na minha opinião os pneus se não fo fazer trilha pesada eles funciona bem só manter a calibragem baixa mais não baixe muito . O pneus do seu carro fo 16 seria bom entre 16/18 . Mais vicia kkkkkk boa trilha

  • #28
    Usuário
    Entrada
    07/01/2016
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    35
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Dunas

    tenho uma sw4 2006 e quero andar em dunas qual tração ultilizar? Outra coisa meu aro er 22 tem problema ou er melhor pra andar em dunas? É a calibragem dos pneus?
    4X4 Brasil

  • #29
    Usuário
    Entrada
    13/02/2016
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    39
    Posts
    19
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Bismark willkison Ver Post
    tenho uma sw4 2006 e quero andar em dunas qual tração ultilizar? Outra coisa meu aro er 22 tem problema ou er melhor pra andar em dunas? É a calibragem dos pneus?

    Cara, eu tenho uma SW4 2010/11 e já tive rodas 20". Até que dá pra andar na areia, mas em dunas já fica um pouco mais difícil, sendo 22" complica mais ainda porque o pneu vai ter uma área de contato bem menor com o solo. Foi esse o motivo que eu aposentei as rodas 20" e retornei às 16" com pneus BF AT 265/70/R16. Foi o melhor "upgrade" que fiz na minha viatura.

    Mas, caso você decida por o veículo nas areias, baixe a pressão pra 14/15/16 libras, acione o 4x4 e vá andando. A redução você vai utilizar quando precisar transpor terrenos mais difíceis como subir/descer dunas, passagens de terra mais frouxa e demais situações onde o carro vá precisar de mais força.

    Se você for praticar offroad com frequência, recomendo que adquira rodas 16" com pneus AT.

    Abraço

  • #30
    Usuário
    Entrada
    11/05/2016
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    54
    Posts
    4
    Agradecimentos: 0
    Oi, pessoal!Sou iniciante (quase totalmente inexperiente) no mundo off road, apesar de ter verdadeira paixão. Comprei uma Savana e fui para as dunas de Laguna-SC com um grupo. Ninguém falou sobre baixar tanto a calibragem... eu fui do jeito que estava ... será que eu dei a famosa "sorte de principiante"? Gostei muito das dicas e vou pesquisar mais. Achei bem interessante também a questão do "kit básico". No meu carro já tem alguma coisa que vem de fábrica, mas vou providenciar urgentemente um calibrador. A minha grande dificuldade é não conhecer outras pessoas, um Jeep Club em Floripa... Como já falaram, ir acompanhado é uma questão de segurança, né?!!Valeu pelas dicas!

  • #31
    Boa noite.

    Entendo que esvaziar os pneus aumenta a área de contato com a areia, mas seria esse o único motivo?

    Pergunto isso pois se você esvazia os pneus de um carro pequeno para ir de Jijoca de Jericoacoara pra Vila, um carro maior (S10 por ex) sem esvaziar os pneus teria uma área de contato com o solo maior, então realmente seria necessário esvaziar os pneus da S10 nesse percurso, ainda mais tendo uma tração 4x4 à disposição e reduzida?

  • #32
    Usuário
    Entrada
    27/04/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Idade
    59
    Posts
    3,077
    Agradecimentos: 12
    Baixar a pressão dos pneus para andar na areia fofa faz toda a diferença,seja 4x4 ou 4x2. Pode botar 15 lbs sem medo. no sufoco já botei 8 e o carro saiu
    SW4 95 caveirão

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Dúvidas de um iniciante....
      Por pguerra no fórum Quadriciclos / ATVs
      Respostas: 59
      Última resposta: 11/01/2011, 00:45
    2. [Iniciante] Dúvidas
      Por rcorreas no fórum Quadriciclos / ATVs
      Respostas: 27
      Última resposta: 01/10/2009, 10:06
    3. Duvidas de iniciante
      Por Pissollatto no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 13
      Última resposta: 08/09/2009, 11:41
    4. Dúvidas de iniciante
      Por Iury no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 5
      Última resposta: 31/07/2009, 19:34
    5. Dúvidas de iniciante - SW4
      Por Marcelo_Taz no fórum Toyota
      Respostas: 16
      Última resposta: 21/02/2007, 00:31

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade