Grande Giovani,
Baixei a matéria que vc anexou e acabei ficando com uma dúvida:
esse "guincho" não força demais a ponta de eixo?
Versão Imprimível
Grande Giovani,
Baixei a matéria que vc anexou e acabei ficando com uma dúvida:
esse "guincho" não força demais a ponta de eixo?
:D Fala Dtabone!!Citação:
Postado originalmente por dtabone
:D Não força... Como é usado com patesca, a força é distribuida uniformemente para as 2 pontas de eixo. Dependendo da situação, vc força muito mais a ponta eixo patinando e dando trancos, do que usando esse guincho. Vc deve engatar uma ré reduzida e acelerar devagar, apenas o suficiente para que o motor não apague, o resto ele faz sozinho e sem forçar... Não dê trancos ou acelere em demasia, senão quebra mesmo! :roll:
[]'s
Citação:
Postado originalmente por EduardoLang
Xará , imagine a seguinte situação :
1 jipe atolado e outro tentado tirá-lo do atoleiro com um guincho , aí o que está tentando tirar começa a patinar , com as rodas freadas , pra junto do atolado sem que esse se mexa . Como vc pode evitar isso ? procura um pto de ancoragem (arvore) coloca um ESTROPO abraçando esse pto de ancoragem pra segurar o jipe (na bola do engate por ex.) e começa a guinchar novamente . O que está guinchando não vai mais derrapar e começa a puxar o ginchado , sem um estrropo pra segurar o que está guinchando vc não consegue destolar o que foi guinchado .
Ficou meio complicado , mas é isso , se alguém tiver didática , manda bala ...
[]s aguardando pra fazermos uma trilha juntos , com estropo é claro ...
:D Grande Eduardo!!!Citação:
Postado originalmente por Eduardo Velo
:D Simplificando... Se vc usar a cinta que, obrigatóriamente, deve estar no seu Jeep, dá na mesma! :wink:
:D Existem umas cintas bem curtas e reforçadas, com 1 ou 1,5 metros, próprias para esse fim. Cabos de aço ou correntes, são "anti-ecológicos", pois detonam as árvores... :wink: :P
[]'s estropiados... :lol:
Ô xará...
Depois da sua explicação, consegui tb entender como funciona, mas... :roll:
Sou a favor do Giovani, neste caso o ideal mesmo é utilizar a própria cinta ou ter uma curta para este fim, afinal: Jipeiro defende a natureza !!! :wink:
[]'s e troca seu estropo... :lol:
Galera , usamos a cinta , que sempre está no jipe , mas a danada não aguentou , pusemos uma de 2Ton. dobrada , mas estourou na alça , fizemos nova alça com nó e estourou novamente , pusemos cordas de nilon dobradas e só esticavam , aí apelamos , abraçamos a árvore com a cinta dando várias voltas e colocamos o cabo do guincho do jipe nessa cinta , que não estourou mais pq estava com muitas voltas , o estropo improvisado pegando da traseira da Engesa na traseira do jipe e aí foi só usar guincho mais trtação e pronto ...
Já estamos providenciando novas cintas , pra aguentar o tranco de verdade , assim que tiver informações posto aqui ...
[]s sempre usando cinta , mas não dispensando cabos ...
Fala Gente... :D
Eduardo, usando o exemplo que vc deu de ancorar o jeep na arvore, um amigo já perdeu a frente do jeep dele quando tentava desatolar uma toyotasauro... :D
ao invés da toyota sair do atoleiro, ela levou o parachoque, guincho, e mais uns pedaços do jeep desse meu amigo. :D :D :D :D
E já vi uma situação em que o ancorado era um samurai ou vitara sei lá... ao esticar os cabos, o suzukinho simplesmente levantou as rodinhas e girou no eixo do cabo, parando tombado.... :D :D :D :D
O rebocado era um CJ... :D
Temos que ficar atentos a este tipo de ajuda ancorada.... :shock:
[]'s
Eugênio
:D Salve Galera!!!Citação:
Postado originalmente por monge
:D Quando dá para fazer, o ideal seria escorar o jeep numa árvore, com o pára-choque dianteiro, para então puxar... O jeep fica atrás da árvore, calçado pela frente mesmo... :wink:
:D Se a ancoragem na traseira fôr muito praticada, um CJ-5 pode virar um Bernardão... :lol: :lol: :lol:
[]'s
Galera , faço trilhas ha algum tempo e já passei por n situações complicadas pra tirar os sauros da vida atolados , tombados , caido em barranco (esse é bem complicado) e sei dos limites pra bricadeira não virar uma tragédia , carregar o hi-lifit e cintas é primordial , a gente apela pra cabo qdo a situação exige , mas com muito cuidado pq todos sabem que cabo de aço é bem perigoso ...
[]s e até ...
Edu
Anotem ai, quando chegar meu compacto 12.000, o Rapadura so vai usar o guincho para tirar outros Samurais e Vitaras. Se vir uma toyotassauro ou um Land Rover vou passar é longe. Eu hein! =)Citação:
Postado originalmente por monge
Oi Osvaldo...Citação:
Postado originalmente por ojaneri
Pode ser uma pergunta imbecil, mas usando patescas e ancoragens (claro que dependendo dos ângulos possívels) você, com esse guincho, não poderia desatolar qualquer "Sauro".
Sácumé! Eu tenho um Engessauro e posso precisar de você um dia :-D
[]s
faz muita diferença o alternador e bateria??
se o motor tiver funcionando e o alternador for bem valentão, faz diferença no guincho??
eu ainda ñ tenho guincho mas
faço essa pergunta pois vejo muito jipe adaptado com alernadores q ñ dao mais q 45A de pico, eu como sou eletrecista enrolei meu alternador "turbinado", ele chega a dar ate 135A e mantem por qalqer tempo essa carga a 3000RPM, até assobia...se alguem precisar de dicas dessa area, pode contar comigo... :wink: