x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 30
  • #1
    Usuário Avatar de GV3-2014
    Entrada
    04/05/2014
    Local
    campinas/SP
    Idade
    60
    Posts
    463
    Agradecimentos: 9

    Trocas de Marcha com Cambio Automático - Vitara e Grand Vitara.




    Pessoal,

    Boa Noite,

    Depois de muita leitura aqui no forum e alguns testes drives comprei um GV3 automático!! Estou muito satisfeito com o carro. Como é meu primeiro carro automático tenho algumas dúvidas no uso do cambio, especialmente nos limites de velocidade para mudanças de marcha D p/3 p/2 p/L. Entrei em contato com a Suzuki e eles me passaram uma tabela com as informações (não constam no manual brasileiro) sobre as trocas de marchas. Compartilho com vocês estas informações.

    Abs

    Ricardo

    -tabela-gv-1.png

    -tabela-gv-2.jpg
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário Avatar de mrlang71
    Entrada
    23/05/2013
    Local
    Barueri/SP
    Idade
    52
    Posts
    163
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por GV3-2014 Ver Post
    Pessoal,

    Boa Noite,

    Depois de muita leitura aqui no forum e alguns testes drives comprei um GV3 automático!! Estou muito satisfeito com o carro. Como é meu primeiro carro automático tenho algumas dúvidas no uso do cambio, especialmente nos limites de velocidade para mudanças de marcha D p/3 p/2 p/L. Entrei em contato com a Suzuki e eles me passaram uma tabela com as informações (não constam no manual brasileiro) sobre as trocas de marchas. Compartilho com vocês estas informações.

    Abs

    Ricardo

    -tabela-gv-1.png

    -tabela-gv-2.jpg
    Bacana Ricardo,

    Mas na maior parte do tempo eu uso o cambio no D mesmo, são raras as vezes que engato o D3 e as mais baixas então só quando precisa muito do freio motor. Apesar das reclamações de muitos sobre o cambio do GV (tem gente aqui que diz que deveria ter 6 marchas), ele está bem regulado para o carro. Estou em meu segundo GV e nunca tive problemas com o Cambio.
    Grand Vitara 2012 - parachoque de impulsão de aço inoxidável, aerofólio da edição limitada, molduras de farol e lanterna e retrovisores cromadas

  • #3
    Usuário
    Entrada
    22/12/2012
    Local
    Recife/PE
    Idade
    45
    Posts
    243
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por GV3-2014 Ver Post
    Pessoal,

    Boa Noite,

    Depois de muita leitura aqui no forum e alguns testes drives comprei um GV3 automático!! Estou muito satisfeito com o carro. Como é meu primeiro carro automático tenho algumas dúvidas no uso do cambio, especialmente nos limites de velocidade para mudanças de marcha D p/3 p/2 p/L. Entrei em contato com a Suzuki e eles me passaram uma tabela com as informações (não constam no manual brasileiro) sobre as trocas de marchas. Compartilho com vocês estas informações.

    Abs

    Ricardo

    -tabela-gv-1.png

    -tabela-gv-2.jpg
    Excelente dica! Estava querendo mais informação,o q me chamou a atenção foi que o Cruise Control modifica o ponto de passagem de marcha. Como o meu percurso até minha rua passo por diversos cruzamento tenho que ir reduzindo para em torno de 20km/h para mitigar o risco de um acidente no cruzamento, mas percebo que acontece as vezes do carro reduzir para primeira e logo em seguindo passa a segunda, quer dizer reduziu sem necessidade. Vou ver como funciona e se tem realmente alteração só pelo Cruise Control estiver ativado. Tem a solução de coloca em 2 e o Power AT ligado que a marcha trava em segunda e para passar por cruzamento e lombadas é melhor que reduzir para primeira. Achava que o carro só deveria reduzir para primeira depois de parar por 2segundos.
    Grand Vitara 2013 4x2 Auto
    Ex Sportage 2009 4x2 Auto

  • #4
    Usuário
    Entrada
    22/12/2012
    Local
    Recife/PE
    Idade
    45
    Posts
    243
    Agradecimentos: 0
    Outro detalhe o câmbio automático é eletrônico ele tem proteção contra seleção errada. Vc pode vim a 100km/h e colocar em L que ele vai reduzindo conforme o limite rotação. Por exemplo a 120km/h e colocar em L, ele vai reduzir para terceira, só vai reduzir para segunda quando a velocidade diminuir de 100km/h e a rotação vai para 6500rpm e em primeira quando baixar de 60km/h
    Grand Vitara 2013 4x2 Auto
    Ex Sportage 2009 4x2 Auto

  • #5
    Usuário
    Entrada
    08/04/2015
    Local
    CONSELHEIRO LAFAIETE/MG
    Idade
    41
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    AJUDA Vitara 1994 - Cambio automático e reduzida com problemas ao engatar

    Olá turma! Este é meu primeiro post no fórum, apesar de acompanhar e consultar muito a bastante tempo, pois já tive uma L200 GL 2002 onde as informações do fórum me ajudaram bastante com o carro.

    Bom, vamos ao tema do tópico.

    Eu vendi a L200 faz uns 3 anos, agora me deu vontade de voltar a ter um 4x4.
    Vi muitos Vitaras do ano 93 até 97 nos ultimos dias.
    Hoje eu encontrei um que me agradou bastante, estava animado com a cor, a conservação interna e externa do carro, motor sequinho e redondinho.

    Quando fui testar o carro, que é um Canvas 93/94 automático, ao ligar o carro e engatar as marchas no D, 2 e L, o cambio vai bem, responde corretamente a seleção da alavanca, porém se esta no D e engatamos a Ré por exemplo, a alavanca fica na posição correta R, mas o cambio parece que fica no Neutro, o carro não da a ré. Para engrenar a ré preciso fazer o procedimento da seguinte forma: na posição D, colocar a alavanca no P e depois no R, ai a ré engata, agora se sair do D e por direto no R, acontece o que descrevi acima, o cambio fica no neutro.

    Em relação a tração, com o carro parado, se coloco o cambio em N ou P e aciono o pedal da embreagem, consigo engrenar e selecionar a tração no 4x4H, N, 4x2.

    Agora tb com carro parado, o 4x4L nao engrena de jeito nenhum, em nenhuma posiçao da da alavanca do cambio, nem pisando na embreagem, a alavanca da traçao chega até a fazer barulho se forçar, um barulho como se num carro comum tentassemos engatar a marcha ré sem pisar na embreagem.

    Ai consegui engrenar o 4x4L da seguinte forma: Desliguei o motor com alavanca do cambio em N ou P, ai deu para engatar o 4x4L pela alavanca, depois liguei o carro e funcionou assim. Para sair do modo 4x4L, tb tive parar e desligar o motor para poder desengatar a alavanca.

    Será que o problema do cambio tem relaçao e dependencia do problema da tração?
    Alguém já passou por isso antes? Pois pesquisei na busca e não encontrei problema semelhante.
    Vocês tem idéia das peças que podem estar com defeito ou será que tem uma forma de regular para resolver?
    Será que custa caro? Pelo que vi este carro usa o cambio de 3 marchas.

    São tantas perguntas porque preciso muito da ajuda de vocês, dependendo das opinioes não irei fechar negócio com o vendedor, pois se não o meu prejuizo na hora de consertar o cambio será caro...

    Agradeço a todos pela ajuda e paciencia em ler todo meu texto!

    Obrigado!
    Att. Ricardo Murakami

  • #6
    Usuário Avatar de pacosancas
    Entrada
    07/04/2012
    Local
    Adrianópolis/PR
    Idade
    62
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0
    Olá Ricardo,

    Isso da R nao engatar quando esta na R, pode ser algum problema com as válvulas de controlo da transmissão automática, mas o primeiro que deveria olhar é se o nível de fluido da transmissão esta correto.

    Para medir o nivel de fluido, ligue o carro e dirija até o motor estar na temperatura de funcionamento. Sem desligar o motor, pare, acione o freio de mao, e faça o movimento da alavanca para atrás e para a frente, P-R-N-D-2-1-2-D-N-R-P, deixando 2 segundos em cada posiçao. Dai, deixando o motor ligado e a alavanca na P, verifique o nivel de fluido, que tem que ser entre as duas marcas por cima e por baixo da "H".

    Tambem é importante saber se o fluido já foi trocado. Apesar de muitas pessoas (até mecânicos de carro) acreditar que o fluido da transmissão automática não precisa trocar, sim precisa, especialmente se o carro foi utilizado fora da estrada. A Suzuki, para o meu GV diz que tem que ser trocado cada 30.000km ou cada dois anos se utilizado em condições severas. No meu, fiz a troca aos 75.000km e saiu preto (fluido em bom estado tem que ser vermelho). Antes de trocar, a transmissão fazia um barulho feio, e apos da troca o barulho parou.

    Outra causa possível para o problema da R e que o embreagem interno que faz o engate esteja gasto. Isso e bem caro de consertar.

    Citação Postado originalmente por nihon Ver Post
    ...Em relação a tração, com o carro parado, se coloco o cambio em N ou P e aciono o pedal da embreagem, consigo engrenar e selecionar a tração no 4x4H, N, 4x2....
    Aciona o pedal da embreagem? Ou talvez quer dizer o pedal do freio...

    No meu carro eu também tenho o mesmo problema, só que também troquei o óleo da caixa de transferência e melhorou bastante. Com o carro frio, embora, não tem jeito: tenho que desligar o motor, colocar a alavanca da transmissão automática na N, e engatar a 4L. Não tente nunca engatar a 4L com a transmissão na P, pode danificar a caixa de transferência!

    Recentemente aprendi um jeito de fazer o engate de 4H para 4L e de 4L para 4H dum jeito que entra sempre sem barulho nenhum, é faze-lo com o carro rolando muito, muito devagar, com a transmissão sempre na N. Da trabalho aprender a velocidade certa para fazer isso dum jeito seguro para não danificar a caixa de transferência. Na dúvida, faça o engate com o carro parado e o motor desligado, e sempre, sempre, com a transmissão automática na N.

    Desculpe meu Portugues
    Grand Vitara 2.5 V6 Aut. +1.5" (no Paraná)
    Mazda CX-5 2.2D, Alfa 156 JTS Selespeed (na Espanha)
    www.flickr.com/photos/pacosancas

  • #7
    Usuário
    Entrada
    08/04/2015
    Local
    CONSELHEIRO LAFAIETE/MG
    Idade
    41
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Nossa Pacosancas, muito boa sua ajuda! até sábado vou ver o carro novamente e testar da forma que vc explicou.
    Errei mesmo, é acionar o pedal do freio...força do habito de pisar em embreagem...rs
    Vou verificar o nivel do óleo, a dona do carro diz que é proprietária há 8 anos e nunca usou em trilha, provavelmente ela nunca nem ligo a tração, pois ela não sabia como funcionava a tração para me explicar.
    Obrigado pela força!
    Abs

  • #8
    Usuário
    Entrada
    20/11/2011
    Local
    Chapadão do Sul/MS
    Idade
    38
    Posts
    309
    Agradecimentos: 0
    Olá Nihon,

    Tenho um Vitara 93 aut e eu mesmo tenho feito a manutenção dele por falta de oficinas especializadas onde moro. Tenho os manuais dele se quiser (inglês).

    Esse cambio 3 marchas que equipa o vitara é o TH180 (acionamento hidramático), com as trocas de marcha acionadas por vácuo do motor e o acionamento da alavanca é por cabo, muito difícil de quebrar. Ele têm apenas um fio, responsável por impedir de dar a partida quando está engatado. Esse cambio é o mesmo que cambio equipa os Opalas aut e muitos com mais de 300 CV.

    Provavelmente, o Câmbio não tem problema nenhum

    Problema 1 - Já tive no meu (Regulagem do cabo)
    - O cabo vai estar desrregulado! Há duas regulagens, uma na alavanca (tem um parafuso philips pequeno que precisa tirar) e a regulagem é torcendo a alavanca. Para regular o cabo, é no cambio, onde o cabo é preso, bem simples, já há um regulador.

    Problema 2 - Acionamento do 4x4 e 4x4L do Vitara 3 marchas.
    4x4
    Acionamento
    * Se for roda livre, primeiro posicioná-la em 4x4.
    * Acionamento alavanca - Carro parado, alavanca em N, rodas alinhadas (Carro pode estar funcionando).

    4x4 L -
    Acionamento
    * Se for roda livre, primeiro posicioná-la em 4x4.
    * Acionamento alavanca - Carro desligado, alavanca em N, rodas alinhadas. Em hipótese alguma engatar/tentar engatar com o carro funcionando....o barulho que vc escutou foi uma engrenagem roçando na outra.

    Para desengatar o mesmo procedimento.

    Desengatar roda livre:
    Se for manual: mudar para posição 4x2.
    Se for automática, depois de mudar a alavanca para 4x2, engate a ré e ande uns 5 metros.

    Algumas caixa de redução (t-case) permitem o acionamento da 4x4L com o carro funcionando sim, como o caso da TR-4, mas na do Vitara não pode.
    Outro ponto importante, o sistema 4x4 do vitara não permite a viatura andar tracionada tanto em 4x4 ou 4x4L em terrenos com alta aderência como asfalto, somente em terrenos de baixa aderência.

    Um teste muito comum para esse câmbio com o carro em 4x2:
    Dê partida em N ou P>
    *Coloque L - O carro não pode passar de primeira;
    *Com o carro funcionando, coloque em 2 - usará somente a 1º e 2º ;
    *Com o carro funcionando, coloque em D - usará as 3 marchas.
    * Com o carro em D, em 3º marcha, pise até o final o acelerador, o quick down acionará a segunda marcha.

    Qualquer dúvida, estou a disposição, mas provavelmente, esse cambio não tem problema algum.
    4X4 Brasil
    Ex - Vitara 93 Automatic "Jaspion"
    TR4 2007 auto "Peppa Pig" - Da patroa ir no Shoppis
    A procura de um novo 4x4

  • #9
    Usuário Avatar de rodrigo.hoffman
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Criciúma/SC
    Idade
    45
    Posts
    1,068
    Agradecimento: 1
    Rapazes

    Me desculpem, mas nunca ouvi falar que algum carro precise ser desligado para engatar a reduzida..

    No caso do vitara o veiculo tem que estar parado, não desligado.. E para engatar e desengatar o 4x4 não precisa nem estar parado, pode estar em movimento.. Pelo menos em veículos equipados com cambio manual..

    Abraços
    Rodrigo Hoffman Arnoni
    Vitara 3D 93 " Pinto Pequeno "
    CJ5 Fênix " Renascendo das próprias cinzas " - In Memoriam

  • #10
    Usuário
    Entrada
    08/04/2015
    Local
    CONSELHEIRO LAFAIETE/MG
    Idade
    41
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Muito obrigado pela aula tjflorindo! Pelo visto só necessita mesmo de uma regulagem da alavanca.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    08/04/2015
    Local
    CONSELHEIRO LAFAIETE/MG
    Idade
    41
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rodrigo.hoffman Ver Post
    Rapazes

    Me desculpem, mas nunca ouvi falar que algum carro precise ser desligado para engatar a reduzida..

    No caso do vitara o veiculo tem que estar parado, não desligado.. E para engatar e desengatar o 4x4 não precisa nem estar parado, pode estar em movimento.. Pelo menos em veículos equipados com cambio manual..

    Abraços
    Então Rodrigo, eu tb nunca tinha ouvido falar nisso. Na L200 mecânica e roda livre automática eu engatava com carro em movimento tb, 4x4L em baixa velocidade e o 4x4H até 60km/h ia normalmente tb. Hj testei um vitara 93 mecânico e para acionar o 4x4L não precisou desligar o carro, só deixei em ponto morto e pé na embreagem. Será que os automáticos são todos assim como o amigo TjFlorindo explicou? A ajuda de Vc está sendo muito valiosa, pois não tenho expertencia com Vitara.

    Obrigado Pacosantas, Tjflorindo e Rodrigo!

  • #12
    Usuário Avatar de pacosancas
    Entrada
    07/04/2012
    Local
    Adrianópolis/PR
    Idade
    62
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por rodrigo.hoffman Ver Post
    Rapazes

    Me desculpem, mas nunca ouvi falar que algum carro precise ser desligado para engatar a reduzida..

    No caso do vitara o veiculo tem que estar parado, não desligado.. E para engatar e desengatar o 4x4 não precisa nem estar parado, pode estar em movimento.. Pelo menos em veículos equipados com cambio manual..

    Abraços
    No manual inglês do Grand Vitara diz que é recomendado desligar o motor para engatar e desengatar a 4L se a transmissão é automática (agora não estou no Brasil e não posso conferir se no manual brasileiro diz a mesma coisa). No meu caso, se o oleo da t-case estiver frio, ele sempre faz aquele barulho das engrenagens. Se estiver quente, para engatar normalmente ele não faz barulho, mas para desengatar a 4L e engatar a 4H, não tem jeito.
    -capture.jpg


    Concordo com você no engate da tração; não precisa ser com o carro parado, pode se fazer com o carro em movimento; só tem que ser numa reta, e (no grand vitara) a menos de 100 km/h. E nunca utilizar no asfalto.
    Aquelo de fazer o engate com o carro se movimentando (muito devagar, uns 2 km/h talvez) na N não é coisa fácil de fazer, se fazer errado pode danificar a reduzida. Não aconselho.
    4X4 Brasil
    Grand Vitara 2.5 V6 Aut. +1.5" (no Paraná)
    Mazda CX-5 2.2D, Alfa 156 JTS Selespeed (na Espanha)
    www.flickr.com/photos/pacosancas

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Câmbio automático vitara escapando marcha
      Por humbertocarrard no fórum Suzuki
      Respostas: 3
      Última resposta: 09/01/2019, 14:50
    2. Câmbio automático do Grand Vitara
      Por carlos-godoy no fórum Suzuki
      Respostas: 2
      Última resposta: 09/09/2018, 09:39
    3. Câmbio automático Grand Vitara
      Por Pedro Brito no fórum Suzuki
      Respostas: 26
      Última resposta: 02/08/2017, 08:02
    4. Respostas: 18
      Última resposta: 22/12/2016, 23:18
    5. Vendo Grand Vitara XL7 2002 V6 automático R$ 36.500,00 - Avalio trocas
      Por hugo.morais no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 2
      Última resposta: 04/03/2010, 10:14

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade