Powered by vBulletin

QUAL O MÁXIMO QUE DÁ PRA LEVANTAR SEM MEXER MUITO NO VITARA?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 15 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 09/08/2005, 16:52
    Andre Sousa
    Caro Nepomuk

Concordo em grande parte.

Acho uma viagem essa de testar amortecedor e mola. Não que seja ruim ou que não dará certo. É que é desnecessária. Tão querendo reinventar a roda.

A receita já é consagrada e epresas sérias como a RC 4x4, Calmine, Alternativa, já se propuseram a comercializar os calços para alterar a suspensão dos Vitaras.

Se não quer comprar das lojas, manda fazer os calços. Não gastaria meu tempo ou dinheiro para concluir que basta 2" na suspensão e 2" na correceria. Molas são as originais. Amortecedor dianteiro o original, o trazeiro o do suprema ou outro com um curso maior. Taí a receita.

Com 2" na suspensão cabem pneus de 235. Já com os calços na caroceria cabem uns 31".

Genericamente falando, a opção é de prover a excelente mecânica do Vitara com calços, ao invés de adaptar molas e amortecedores. :concordo:
  • 09/08/2005, 17:04
    Andre Sousa
    Outro dia surgiu um tópico sobre freio a disco na traseira dos Vitaras.

Sei que isso foi em outro tópico, mas tem a ver com este no sentido de que acho isso uma outra viagem.

Pergunta pra galera que anda montada em Land Rover, Troller, se eles fazem adaptações desse tipo nas máquinas. :discordo:

A justificativa de alterar a mecânica original é apenas para um melhor rendimento, coisa que não seria conseguido com a original.

O que é que tem de errado nas molas do Vitara? Ou no freio traseiro? :parede:

Acho que é espírito de CJ (que requer diversas adaptações) numa máquina que tem uma das melhores mecânicas.

Se posso aconselhar um aspirante a transformador de Vitara diria, MEXA O MÍNIMO POSSIVEL.

Calçar a viatura é uma medida relativamente confiável. Trocar freio, mola, motor, é vigem...

Acho que tá com a viatura errada nas mãos.

Tá querendo do Vitara o que ele não oferece, Ou não tá sabendo extrair da máquina todo seu potencial.

OPINEI :mrgreen:
  • 09/08/2005, 17:17
    nepomuk
    Então André,

Na verdade defendo apenas calçar a carroceria, unicamente para abrir espaço para os Pneus maiores, os quais darão um vão livre REAL para toda a parte inferior do carro incluindo diferenciais e bandejas dianteiras.

Se colocar o calço na Suspensão, pode até não dar problema nos primeiros meses (como muitos que o fizeram alegam), mas tenho quase certeza que ao longo do tempo e dependendo de quantos facões e erosões tiver encarado (com curso completo de suspensão) os problemas da adaptação vão começar a aparecer.

Se o Rafael Reis estiver lendo isso ele sabe muito bem sobre o que estou falando. Trata-se de Levantar o Vitara pelo menor preço e dor de cabeça.

[]'s querendo gastar menos por mais... :concordo:
  • 09/08/2005, 21:00
    Gasoso
    nepomuk, Andre Sousa,

Meus caros amigos.... respeito a opinão de vcs, mas acho que Vcs estão esquecendo o fator necessidade....
    Cada dono de cada viatura mexe nos montrinhos por motivos diferentes e com objetivos finais diferentes....
    Vejam, o meu exemplo... estou trocando as molas do Sombra pois elas estavam completamente sem pressão.....
    Se as molas não prestam, não adianta colocar os calços nelas.... Eu mesmo recomendei não mexer nas molas se elas estiverem boas e se altura dos calços da RC for o suficiente para sua NECESSIDADE.

O caso aqui é que muitas pessoas querem alturas maiores do que aquela oferecida pelos calços em conjunto de um aumento de curso da suspensão, outros usam a viatura em situações tão adversas que só os calços não oferecem durabilidade suficiente, é preciso algo melhor que só calçar, ou (como eu) apenas não possuem molas boas o suficiente para calçar ou buscam um conjunto de comportamento diferente, mais macio ou mais duro....etc...

Não é viagem nenhuma mexer nestes carros.....

Dependendo do que pretende fazer, é mais barato "montar" e manter um vitara do que qualquer troller, land, etc... Digo "montar" pois o vitara precisa ser adaptado para se equiparar a estas viaturas... Tem de levantar as molas, a carroceria, botar bloqueios, pneusões, proteções, etc... O caso é que depois de pronto o vitara fica MELHOR, MAIS BARATO, MAIS CONFIÁVEL , MAIS CONFORTÁVEL E MUUITO MAIS BONITO, principalmente se comparado com o Land que é valente mas é feio feito um CURURU SECO. :mrgreen:
    Vc consegue um vitara velhinho com +-15k moedinhas... bota mais 8 a 10k moedinhas e fica com uma viatura que bota qualquer um dos carangos citados no bolso fácil fácil.... No final vc gastou 25K moedinhas... nunca ví trollers, lands e companhia equipados, bons, por estes preços.... é tudo da casa de 30K moedinhas pra fora.... Isso sem falar da grande vantagem de vc poder comprar a viatura e ir equipando.....
    Finalmente,

André, vc falou...
    Citação:

O que é que tem de errado nas molas do Vitara? Ou no freio traseiro?
    para o seu uso, pelo visto nada, mas para quem entra na lama todo fim de semana é um saco ter de abrir a panela (tambor) de freio traseiro depois de cada trilha para tirar o barro (pra mim ainda é pior pois enche de areia e fica lixando tudo).... haja saco... se o freio for a disco é só dar uma mangueirada como no resto do carro e pronto....

Citação:

Tá querendo do Vitara o que ele não oferece, Ou não tá sabendo extrair da máquina todo seu potencial.
    Isso mostra que vc naum faz idéia do que um vitara preparado é capaz....
    :mrgreen:

Por estes motivos é que discordo de vcs....
    Mas, cada um cada um....
  • 09/08/2005, 21:05
    Gasoso
    Citação:

Postado originalmente por nepomuk
    Então André,

........
    Se colocar o calço na Suspensão, pode até não dar problema nos primeiros meses (como muitos que o fizeram alegam), mas tenho quase certeza que ao longo do tempo e dependendo de quantos facões e erosões tiver encarado (com curso completo de suspensão) os problemas da adaptação vão começar a aparecer.
    .......Levantar o Vitara pelo menor preço e dor de cabeça.

[]'s querendo gastar menos por mais... :concordo:

:concordo: NESTE PONTO CONCORDO 100% COM VC. :palmas:
  • 09/08/2005, 22:19
    Fabil
    Rafael..
    amortecedor traseiro de opala

gasoso..
    se as molas do opalao 6cc nao deram conta do recado, o que te faz pensar que as molas de santana vao dar ?

talvez eu esteja viajando na maionese, mas já deu uma olhada nas molas traseiras de :
    Saveiro / chevy500 ?

T+
  • 09/08/2005, 22:56
    Vamos Fugir
    A gente veio aqui pra conversar ou pra levantar a Viatura ? :twisted:

Eu coloquei o kit de 2' da RC4x4 e o VITARA ficou endemoniado :evil: :evil: :evil:

Dá pau fácil em muitas viaturas tipo Troller, JPX, Land, Engesa, Etc...

Ta com pneu MUD 8)

Levantemos as viaturas de qq forma possível e vamos para as trilhas agora!!!

O resto é bobagem :mrgreen:

Abraços levantados 2' :concordo:
  • 09/08/2005, 23:02
    Gasoso
    Sei até o que vc está pensando.... o Opala 6cc é mais pesado que o Santana né?... :wink:

O caso é as molas trabalham em uma espécie de "tesoura" e o peso não é aplicado diretamente sobre elas. :shock:
    Na verdade parte do peso é transferido a elas através de um sistema tipo uma "alavanca". É a famosa bandeja da susp. dianteira.
    A grossura da mola depende, entre outros fatores, de onde na tesoura as molas ficam alojadas em cada veículo.
    Para entender melhor, tente cortar um fio grosso com uma alicate. Quanto mais perto do eixo da alicate ficar o fio, mais fácil vai ser fazer o serviço.
    Conclusão: Perto do eixo vc usa menos força para fazer a mesma tarefa do que se o fio estivesse na borda.
    Agora, se o objetivo fosse arrumar uma mola que aguentasse a força da sua mão, ela teria de ser feita com ferro mais grosso se ficasse próxima ao eixo da alicate e com ferro mais fino se ficasse na ponta externa.. :wink:

Espero com isso conseguir explicar o porque veículos mais pesados muitas vezes utilizam com sucesso molas mais finas que veículos mais leves ..... :mrgreen:

Quanto as molas de Santana, é simples...
    o vitara é mais leve que o opala, mas, conforme acabei de comprovar :parede: , transfere mais peso para as molas dianteiras... :roll:
    O santana também é mais leve que o opala e tb transfere mais peso para suas molas. :roll:
    Mas, no final das contas, acho mesmo que vou ter sucesso pois até onde lembro as molas do Santana são feitas de um aço um pouquinho mais grosso que as molas de Opala... :mrgreen: :mrgreen:

Quanto as molas da Saveiro ou da Chevi, apesar de ter tido uma saveiro no passado naum lembro das medidas destas molas... para concorrerem elas tem de ter +- o mesmo diâmetro de circunferêcia das do vitara..... quando for comprar as molas novas vou dar uma olhada nestas também... quem sabe??...

[]s
  • 09/08/2005, 23:04
    Gasoso
    Citação:

Postado originalmente por Vamos Fugir
    A gente veio aqui pra conversar ou pra levantar a Viatura ? :twisted:

Eu coloquei o kit de 2' da RC4x4 e o VITARA ficou endemoniado :evil: :evil: :evil:

Dá pau fácil em muitas viaturas tipo Troller, JPX, Land, Engesa, Etc...

Ta com pneu MUD 8)

Levantemos as viaturas de qq forma possível e vamos para as trilhas agora!!!

O resto é bobagem :mrgreen:

Abraços levantados 2' :concordo:

:concordo: :palmas: :palmas: :concordo:
  • 10/08/2005, 00:21
    mir000
    Valeu Fabiano!!!

Nepomuk...
    O calço de suspensão, além de subir, aumenta o curso da suspensão, melhorando e muito pro offroad!!!
    Estou com calço de 1" e pretendo ficar nele, tentar melhorar o curso com outro amortecedor e depois partir pro calço de carroceria (homocinéticas agradecem)...

[]s
  • 10/08/2005, 08:02
    nepomuk
    Gasoso,

Antes de qualquer comentário, Meus Parabéns! :palmas: Enquanto os outros expeculam você tá colocando a mão na massa, gastando dindin , tempo e paciência em prol dos "Vitaras do Brasil" :D . Ë por causa de pessoas como você e o Rafael Reis (cabrito) que hoje em dia há tantas alternativas para peças nos Suzuki's. Vá fundo, experimente todos os amortecedores e molas que vc puder e depois coloque um tópico especial expressando suas conclusões :concordo: .

Quero deixar bem claro que meus comentários anteriores foram para vitaras sem problemas com a suspensão. No seu caso, que precisa trocar tudo, é óbvio que vale a pena nacionalizar.

Mir000,

Que config. de Pneus vc tá usando?
    1" não é pouco? O pneu não pega no para'-lama?

Guilherme,

Como você fez com a bandeja traseira do diferencial? Já colocou o calço? Vai ter que alterar os parafusos também. Já pensou nisso.
    Porque o Kit da RC já não vem com o calço de bandeja se ele é tão necessário e é uma peça relativamente simples?
  • 10/08/2005, 10:25
    Vamos Fugir
    Boa pergunta !!!

Vou perguntar para o Rodrigo Portugal... aquele mão de vaca...

No meu Vitara coloquei o calço na semana passada, mandei fazer num torneiro mecânico

R$ 60 (Calço de Nylon) + R$ 3 (4 parafusos)

Alias eu encomendei um calço pra mais....se interessar me da um toque

Abraços :concordo:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 5 de 15 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234567891011121314 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 02:18.