x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 40
  • #13
    Usuário Avatar de Executor
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimento: 1



    Citação Postado originalmente por m_bispo Ver Post
    Excelente tutorial.
    Pergunto se foi você mesmo que retirou esta peça ou levou para algum mecânico?
    Se não foi, você chegou a ver como ele tirou a mesma?
    Quero tirar lá em casa mesmo e levar para algum lugar e tentar reolver.
    Cheguei a conclusão que quando você leva a peça desmontada a solução é mais rápida e barata.
    Abrç
    Fala m_bispo!
    Antes de mais nada, parabéns pela sua iniciativa de catalogar os tópicos úteis para nossas viaturas. Show de bola! Tenho certeza que vai aparecer muita coisa legal que não fica tão evidente num fórum com tanta informação. Acabei de deixar a minha contribuição relatando um problema que tive com minha roda livre manual.

    Sobre a peça, deixa eu dar mais uma dica. Com ela ainda no lugar, segure-a e sacuda firmemente e fique observando que aí vc tem uma noção do local onde está a folga nela.
    Fui eu mesmo que a retirei, é um pouco chato mas nada impossível. Primeiro vc retira os dois parafusos de cima e solta ela da coluna de direção, depois vc precisa entrar embaixo do carro e retirar o parafuso que a prende na caixa de direção. Para desencaixa a peça da caixa de direção vc precisa encontrar uma posição onde vc consiga bater na peça de baixo pra cima com um ponção ou outra coisa. Essa é a parte mais chata porque a posição é horrível.
    Outra dica: antes de executar a retirada deixe a direção reta e depois que retirar a peça não mexa mais no volante, se não vai dar problema no ponto certo da cinta da direção hidráulica.

    Vlw!
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

  • #14
    Usuário Avatar de lauro tracker
    Entrada
    30/12/2012
    Local
    sobradinho/RS
    Idade
    62
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    Estou aprendendo muito... obrigado..

  • #15
    Usuário Avatar de Executor
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por lauro tracker Ver Post
    Estou aprendendo muito... obrigado..
    Show de bola! Antes eu não tinha saco pra mexer em carro, era só abastecer e andar. Mas agora, com a minha TK é diferente, ela é o meu xodozinho
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

  • #16
    Usuário
    Entrada
    19/12/2011
    Local
    Belém do Pará/PA
    Idade
    52
    Posts
    170
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Executor Ver Post
    Primeiro vc retira os dois parafusos de cima e solta ela da coluna de direção, depois vc precisa entrar embaixo do carro e retirar o parafuso que a prende na caixa de direção. Para desencaixa a peça da caixa de direção vc precisa encontrar uma posição onde vc consiga bater na peça de baixo pra cima com um ponção ou outra coisa. Essa é a parte mais chata porque a posição é horrível.
    Outra dica: antes de executar a retirada deixe a direção reta e depois que retirar a peça não mexa mais no volante, se não vai dar problema no ponto certo da cinta da direção hidráulica.

    Vlw!
    Prezado Executor,

    li suas observações e fui verificar. Há uma folga na luva!
    Para desmontar a parte superior é fácil são 2 parafusos numa espécie de luva tb. Sem problemas.
    A parte inferior da coluna, você retirou por baixo do veiculo. Minha Tracker tem as proteções inferiores que são um saco para retirar.
    Vi que dá para tirar por cima, pelo vão do motor. Mas para isso, você precisa de 2 coisas: uma chave com catraca, pois o espaço é pequeno para movimentação e girar o volante para que o parafuso apareça e fique numa posição mais pŕoxima do carter do motor. Nesta segunda, dará problema com o que falou sobre não girar o volante depois de alinhá-lo pra frente.
    Pergunta-se:
    1) o que é este "ponto certo da cinta da direção hidráulica."
    2) não dá para fazer todo serviço, mesmo girando o volante, colocar a coluna de qualquer maneira, depois alinha-se as rodas pra frente (o volante estará desalinhado) e acerta-se o volante afrouxando-se esta luva superior e depois apertando no ponto certo.
    Não sei se me fiz entender.
    Abraços
    Tck 07/08 mola Op 6cc + Amort Omega GB 47739 e calços de 2" na diant + Cofap Super MP 35986M pneus BF 235/70 AT painel c/ LED e bco couro

  • #17
    Usuário Avatar de Executor
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por m_bispo Ver Post
    Prezado Executor,

    li suas observações e fui verificar. Há uma folga na luva!
    Para desmontar a parte superior é fácil são 2 parafusos numa espécie de luva tb. Sem problemas.
    A parte inferior da coluna, você retirou por baixo do veiculo. Minha Tracker tem as proteções inferiores que são um saco para retirar.
    Vi que dá para tirar por cima, pelo vão do motor. Mas para isso, você precisa de 2 coisas: uma chave com catraca, pois o espaço é pequeno para movimentação e girar o volante para que o parafuso apareça e fique numa posição mais pŕoxima do carter do motor. Nesta segunda, dará problema com o que falou sobre não girar o volante depois de alinhá-lo pra frente.
    Pergunta-se:
    1) o que é este "ponto certo da cinta da direção hidráulica."
    2) não dá para fazer todo serviço, mesmo girando o volante, colocar a coluna de qualquer maneira, depois alinha-se as rodas pra frente (o volante estará desalinhado) e acerta-se o volante afrouxando-se esta luva superior e depois apertando no ponto certo.
    Não sei se me fiz entender.
    Abraços
    m_bispo, sua dúvida ficou bem clara.
    Só que eu acabei complicando na minha explicação. Onde se lê "cinta da direção hidráulica" na verdade era pra ser CINTA DO AIRBAG.
    Então, logo embaixo do volante, preso aos controles da seta, limpador de parabrisa, etc, existe uma caixinha que possui uma fita (ou cinta) dentro parecida com um cabo flet. Essa cinta é responsável por mandar energia para a buzina e o Airbag do volante. Ela se enrola e desenrola conforme vamos girando o volante. O jogo normal do carro dá umas duas voltas do volante pra cada lado, e a cinta possibilita umas duas voltas e meia pra cada lado, muito pouca sobra. Então vamos supor que a gente tirou a coluna de direção inferior e não prestou atenção no volante e este foi girado uma ou duas voltas solto. Acontece que na hora da montagem, se o volante não estiver na posição inicial certa com relação à cinta do airbag, que é de 2,5 voltas (mais ou menos) pra cada lado, vai ficar com sobra da cinta para um lado e para o outro vai ficar sem folga suficiente para completar as duas voltas do jogo do volante, e quando o volante for girado para esse lado a cinta irá se partir. Preju total porque essa peça que leva a cinta dentro custa a bagatela de 600 pratas!
    Espero que tenha dado pra entender, desculpe a confusão inicial.
    Então, respondendo a sua pergunta, agora que vc sabe como a tal cinta funciona, vai saber o que deve fazer pra não perder o ponto central do volante, mesmo ser for necessário movimentá-lo solto.
    Só mais uma observação, tirar o parafuso de baixo não foi a pior parte para mim, difícil mesmo foi desencaixar a coluna de direção inferior da caixa de direção que no meu caso tava super arroxada. Não teve outro jeito a não ser bater coluna de direção inferior de baixo pra cima por baixo do carro. Essa é a verdadeira parte chata do negócio.
    Cara, acabei escrevendo muito, espero que tenha dado pra entender mas se precisar pode perguntar quantas vezes quiser.

    Vlw!
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

  • #18
    Usuário
    Entrada
    19/12/2011
    Local
    Belém do Pará/PA
    Idade
    52
    Posts
    170
    Agradecimentos: 3
    Executor,

    mais uma vez obrigado pelas informações.
    Baixei o manual de manutenção da Tracker Diesel e vi o seguinte:
    1) para retirar a coluna inferior de direção, não precisa mexer na parte de dentro da direção;
    2) antes de mexer deve-se alinhar as rodas e travar o volante com a chave;
    3) fazer umas marcações de referencia;
    4) o que mais me preocupou: usar torquímetro.
    Vou comprar um no ML por 95,00 de 14 a 250 NM que atende a maioria das situações de torque.
    Você usou torquímetro ou foi mais no sentimento?
    Seguem as folhas do manual.
    Abraços-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-1.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-2.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-3.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-4.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-5.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-6.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-7.jpg
    Tck 07/08 mola Op 6cc + Amort Omega GB 47739 e calços de 2" na diant + Cofap Super MP 35986M pneus BF 235/70 AT painel c/ LED e bco couro

  • #19
    Usuário Avatar de Executor
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por m_bispo Ver Post
    Executor,

    mais uma vez obrigado pelas informações.
    Baixei o manual de manutenção da Tracker Diesel e vi o seguinte:
    1) para retirar a coluna inferior de direção, não precisa mexer na parte de dentro da direção;
    2) antes de mexer deve-se alinhar as rodas e travar o volante com a chave;
    3) fazer umas marcações de referencia;
    4) o que mais me preocupou: usar torquímetro.
    Vou comprar um no ML por 95,00 de 14 a 250 NM que atende a maioria das situações de torque.
    Você usou torquímetro ou foi mais no sentimento?
    Seguem as folhas do manual.
    Abraços-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-1.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-2.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-3.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-4.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-5.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-6.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-7.jpg
    Blz!
    Tb tenho a pretenção de comprar um torquimetro, mas por enquanto vai na sensibilidade msm. Não apertei exageradamente, somente até sentir que ficou firme. Acho que dessa forma vc já pode ir mexendo e depois corrigir com o torquimetro.
    Um abraco!
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

  • #20
    Usuário Avatar de Executor
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por m_bispo Ver Post
    Executor,

    mais uma vez obrigado pelas informações.
    Baixei o manual de manutenção da Tracker Diesel e vi o seguinte:
    1) para retirar a coluna inferior de direção, não precisa mexer na parte de dentro da direção;
    2) antes de mexer deve-se alinhar as rodas e travar o volante com a chave;
    3) fazer umas marcações de referencia;
    4) o que mais me preocupou: usar torquímetro.
    Vou comprar um no ML por 95,00 de 14 a 250 NM que atende a maioria das situações de torque.
    Você usou torquímetro ou foi mais no sentimento?
    Seguem as folhas do manual.
    Abraços-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-1.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-2.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-3.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-4.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-5.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-6.jpg-desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-7.jpg
    Ah, repare que nos desenhos do manual a coluna inferior da direção não possui aquela tal junta feito uma "luva" onde deu folga nas nossas Tks. Acho que isso reforça que soldar ali, se for feito direitinho, é uma solução viável.
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

  • #21
    Usuário Avatar de leodinossauro
    Entrada
    11/02/2007
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    44
    Posts
    372
    Agradecimentos: 0
    Bispo, essa luva pode ser interessante para compensar o "abaixamento" do conjunto de direção para quem faz Body lift no GV. Nesse caso, a solda não seria indicada. Concorda ?

  • #22
    Usuário Avatar de Executor
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por leodinossauro Ver Post
    Bispo, essa luva pode ser interessante para compensar o "abaixamento" do conjunto de direção para quem faz Body lift no GV. Nesse caso, a solda não seria indicada. Concorda ?
    leodinossauro, acho que entendi o que vc quis dizer. Mas a parte que é soldada originalmente não possui movimento longitudinal ou movimento telescópico, ela funciona mais como um coxim para absorver impactos, entre as duas partes existe borracha e o desgaste desta borracha é o que gera a folga. Para o body lift é necessário trocar os parafusos e "tubinhos" da junta elástica por maiores.
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

  • #23
    Usuário
    Entrada
    19/12/2011
    Local
    Belém do Pará/PA
    Idade
    52
    Posts
    170
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por leodinossauro Ver Post
    Bispo, essa luva pode ser interessante para compensar o "abaixamento" do conjunto de direção para quem faz Body lift no GV. Nesse caso, a solda não seria indicada. Concorda ?
    Não sei lhe informar. Assim que desmontar a minha vou ver uma solução.
    Com relação ao abaixamento, até onde eu consegui analisar a coluna montada no carro, eu tentaria achar aquela luva superior de 2 parafusos, que liga a barra do volante à coluna inferior da direção, em formato mais cumprido de outro carro ou mandaria fazer ou soldaria 2 luvas e faria a compensação introduzindo ou retirando a coluna inferior na luva, conforme a necessidade de altura.
    Com isso, eu ficaria com os parafusos e "tubinhos" da junta elástica originais.
    Concordo com o Executor acima, poderia soldar a coluna na luva e evitar o problema do impacto sentido no volante.
    Mesma situação, fazendo uma análise rápida da peça montada, visualizei colocar uma parafuso de fixação de forma que possa ser possível trocar esta borracha, quando necessário.
    Mas repito, estas idéias foram tidas com a peça montada. Pode ser que após desmontá-las, nada disso seja possível.
    Se o Executor puder opinar, será uma boa.

    -desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-2.jpg
    4X4 Brasil
    Tck 07/08 mola Op 6cc + Amort Omega GB 47739 e calços de 2" na diant + Cofap Super MP 35986M pneus BF 235/70 AT painel c/ LED e bco couro

  • #24
    Usuário Avatar de Executor
    Entrada
    26/08/2011
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Idade
    41
    Posts
    266
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por m_bispo Ver Post
    Não sei lhe informar. Assim que desmontar a minha vou ver uma solução.
    Com relação ao abaixamento, até onde eu consegui analisar a coluna montada no carro, eu tentaria achar aquela luva superior de 2 parafusos, que liga a barra do volante à coluna inferior da direção, em formato mais cumprido de outro carro ou mandaria fazer ou soldaria 2 luvas e faria a compensação introduzindo ou retirando a coluna inferior na luva, conforme a necessidade de altura.
    Com isso, eu ficaria com os parafusos e "tubinhos" da junta elástica originais.
    Concordo com o Executor acima, poderia soldar a coluna na luva e evitar o problema do impacto sentido no volante.
    Mesma situação, fazendo uma análise rápida da peça montada, visualizei colocar uma parafuso de fixação de forma que possa ser possível trocar esta borracha, quando necessário.
    Mas repito, estas idéias foram tidas com a peça montada. Pode ser que após desmontá-las, nada disso seja possível.
    Se o Executor puder opinar, será uma boa.

    -desmontagem-coluna-inferior-de-direcao-2.jpg
    m_bispo, obrigado por solicitar o minha opinião!

    Concordo que uma "luva superior" mais comprida e compátivel seria uma solução viável, mas não recomendaria soldar duas luvas. Na minha opinião não é seguro soldar duas partes separadas neste sistema, a não ser que fosse uma solda de extrema confiança. Pode imaginar o que aconteceria se a solda se partisse com o veículo em movimento. Aí alguém pode perguntar: mas vc não soldou a sua? No ponto onde a minha foi soldada já existe o travamento original de uma peça dentro da outra, de forma que não existe movimento giratório de uma peça dentro da outra, a solda foi apenas para eliminar a trepidação.

    Porém a solução dos tubinhos e parafusos maiores já é consagrada nos fóruns gringos. Além do mais, devido à posição em que trabalha a coluna de direção inferior, o prolongamento da "luva superior" teria que ser muito maior que o prolongamento dos tubinhos e parafusos para alcança a mesma distância de rebaixamento. Fiz um gráfixo para ilustrar melhor.

    -coluna-inferior-de-dire-o.jpg
    Na Solução A o prolongamento teve que ser muito maior para alcançar uma certa distância de rebaixamento. Já na Solução B o prolongamento foi muito menor e o rebaixamento foi até maior que na Solução A.

    Futuramente eu colocarei pneus maiores na minha viatura e vou precisar fazer o body lift, com relação ao prolongamento da barra de direção eu vou utilizar os tubinhos e parafusos maiores.

    Vlw!
    Tracker 06/07: Susp. 3"; Carroceria 2,5"; Snorkel OGZ; Roda Livre Aisin; Rodas Daytona 16x8 -25 + Espaçador 20mm; General Grabber AT2 265/75r16

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. ignição (partida) barulho de serra
      Por fhilipe no fórum Suzuki
      Respostas: 10
      Última resposta: 22/08/2015, 13:11
    2. Partida a frio em Diesel=barulho?
      Por Arkov no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 15
      Última resposta: 22/05/2013, 10:23
    3. L200 - Barulho no Câmbio ao dar partida.
      Por Mad Dog no fórum Mitsubishi
      Respostas: 10
      Última resposta: 29/01/2009, 14:03
    4. Fumaça quando se dá a partida
      Por tavio_g no fórum Jeep Willys
      Respostas: 23
      Última resposta: 21/11/2005, 20:19
    5. motor de partida travando quando quente
      Por Danniel Pizatto no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 19/04/2004, 12:36

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade