Uma solução barata é colocar uma ventoinha elétrica, outro problema de fixar a ventoinha é o consumo da gasolina, pois ela ira aumentar devido a baixa temperatura do motor!
Versão Imprimível
Uma solução barata é colocar uma ventoinha elétrica, outro problema de fixar a ventoinha é o consumo da gasolina, pois ela ira aumentar devido a baixa temperatura do motor!
xadventure,
Acho que esse consumo é maior somente com o motor frio, né?
Com a ventoinha travada, o motor demora mais a esquentar... Depois de quente, com o acoplamento funcionando, a ventoinha funciona como se estivesse travada, não???
Será que tem como eu destravá-la pra ver se o acoplamento está funcionando???
Acredito que, depois de quente, a temperatura dele esteja normal! (Ponteiro um pouco antes do meio).
Obrigado
[s]
Fala MIR
Correto, pois como a ventoinha esta continuamente funcionando o motor fica sempre frio, não atingindo sua temperatura de trabalho.
Como funciona o acoplamento viscoso:
É uma peça que contem óleo dentro, e uma espiral que se dilata quando este óleo esquenta ela trava dietamente no eixo que vem da bomba d´agua
Então: A caloria da agua do motor repassa para o eixo, que esquenta o óleo que dilata a espiral que trava no eixo que esta girando, e gira continuamente a ventoinha.
Mas a ventoinha não gira direto? Sim gira mas apenas pela fisica ou seja ela ira realmente trabalhar sobreaquecida
Acho que enrolei de mais
Hehe...
A verdade é que ela está sempre girando, mesmo com o motor frio.
Com o mesmo desligado, não consigo girá-la...
Vou tentar dar um pulo no mecânico amanhã e ver o que ele recomenda!!!
Valeu
[s]
No meu vitara 92 também tive problema no acoplamento viscoso e a solução foi travar a hélice e deixar ela direto, o carro funciona em temperatura normal. O único problema é que desde que tranquei a hélice o consumo aumentou. Por isto estou procurando outro acoplamento que sirva. O do chevete junior posso colocar sem medo?
obrigado
E a válvula termostática??? Quando o carro está frio, ela está fechada, impedindo ou restringindo a circulação de água, fazendo com que esta não passe pelo radiador. Então, o "efeito" do acoplamento viscoso é só quando a válvula aberta, a água está aquecida e circulando pelo radiador.
Se a válvula estiver fechada, tanto fez ou tanto faz a ventoinha estar acionada ou não... estou certo?
Abraços!
Troquem o acoplamento por um eletroventilador... funciona muito melhor.... no post da adaptação do radiador de chevette estou colocando fotos já já....
[]s
O ventilador com acoplamento viscoso sempre vai girar. Ele não tem peso para ficar imóvel na inercia. Eu testo assim.
Boas a todos, revivendo esse tópico, gostaria de saber se é possível reformar esse acoplamento ?? não estou achando nem do vitara nem do chevete !!
Olá, Ricardo!
Na Alternativa 4x4 tem nova por R$ 380,00... segue ai o link do anuncio: http://www.alternativa4x4.com.br/det...010-2402081-99
Abrasss
Pessoal,
adquiri um vitara que aqueceu na primeira trilha realizada e me pareceu que o problema foi no 'bendito' acoplamento viscoso. Gostaria de saber se alguém aqui já colocou esse do Chevette Junior.
- É preciso fazer alguma adaptação ou é somente plug-and-play?
- O funcionamento fica normal ou alguém já reparou alguma deficiência?
A quem interessar, eu conheço uma loja que consegue esse acoplamento do chevette aqui no RJ. Dizem eles que conseguem a peça nova.