Tinha que saber qual material é usado na blocagem em cima onde seria o calço wishbone... mas acho que monstrando a ele, deve conseguir... vamos ver...
Abraço.
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Tinha que saber qual material é usado na blocagem em cima onde seria o calço wishbone... mas acho que monstrando a ele, deve conseguir... vamos ver...
Abraço.
O que vc chama de blocagem?
a presilha onde fica o preso o vértice do triangulo da balança... onde ficaria o pivo...
Boa pergunta... Claro que é aço...mas qual o tipo? E mais: deve ter um sistema de lubrificação muito eficiente... Com a palavra os engenheiros...
Uma idéia seria um rolamento, tipo rolimã... Difícil ver na foto...:(
Por outro lado...há sempre um plano B!
Anexo 316175
Nessa, 14 é o pivô agora móvel, podendo ser substituído; 15 é o calço e 13 a balança, propriamente dita.
Essa é mais fácil de reproduzir:):):)
Aí está!
Anexo 316321
E aí amigo,
Já ouvi falar que esses terminais rotulares abrem folga e mantem o famoso estalo na suspensão semelhante o enunciado no início do tópico. É por isso que dificilmente vemos esse tipo de terminal em articulações de suspensão, o mínimo de folga influencia em barulhos incômodos e falta de precisão.
O kit apresentado 4Xfour art é bem mais interessante e seguro, ou um calmini mesmo.
Um abraço
Fernando
Concordo contigo. Mas o da Calmini parece ser, pelo menos na foto anterior, esse mesmo.
Mas, salvo engano, existe um outro modelo de balança, tb by Calmini, ainda mais interessante. Acho q tenho uma foto por aki. Vejamos...
Ahá...Aki está! Repare nas graxeiras (3) e também na possibilidade de troca eventual do pivô...
Anexo 316770
Bom dia amigo,
Realmente o wishbone da calmini possui o terminal rotular, que são peças que permitem melhorar muuuito o ângulo de trabalho do wishbone, mas por experiência de um amigo que já os utilizou em wishbones, barras de tração e balanças diversas, em uso mais agressivo, o terminal não aguenta, mas que são peças bonitas de se ver trabalhando, são...hehehe.
Essa balança também é interessante mas acho que não é de vitara pois o vértice onde fica o pivô fica equidistante dos pontos de apoio na base da bandeja, no vitara é deslocado.
Bom seria se não tivesse esses pontos de engraxe pois a manutenção no pós trilha fica mais onerosa, prefiro buchas de P.U. e pivôs blindados. O kit 4Xfour art é muito mais prático pois tem a possibilidade de troca do pivô, resta saber de qual o veículo para uma adaptação futura no caso da quebra do que vem no kit.
Seria bastante interessante saber quem vende esse kit pois existe a possibilidade de venderem só o wishbone.
Sou da seguinte opinião, pago mais caro mas tenho segurança, na verdade é um investimento com ótima relação custo/benefício = vida.
Tem que ver se o Rodrigo da RC 4X4 tem alguma solução pois o rapaz é fera.
Um abraço
Fernando
Fernando, óbvio que esta não é a balança de um vitara.
Mas a minha idéia tb não é achar no mercado uma balança alternativa para um vitara e sim, observar projetos cuja funcionalidade e robustez merecessem um protótipo para teste.
Baseado nessa premissa, estou analisando os pontos fortes de projetos já testados e aprovados, para aí, criar um para uso próprio.
Este é o meu hobby, criar e testar em situações críticas.
Isso é o"DIY" da minha assinatura!:semideia
Cara, sou da mesma opinião, adoro analizar e criar... Tens que ver a suspensão que projetei para meu gurgel, ficou muito boa...
Considerando os wishbones vistos aqui, os tubulares sem dúvida nenhuma são a melhor opção devido sua construção relativamente fácil e elevada resistência, os pivôs dependerão de uma análise de disponibilidade no mercado, uma marca que considero ótima é a TRW.
Um abraço
Fernando