Postado originalmente por
mas.marco
Pessoal,
Acompanho o forum faz um tempinho e já busquei algumas informações importantes porém, queria ver com alguem que literalmente comecou como eu: DEVAGAR.
Estou com um Samurai 97 todo original, com 80k. Usarei 80% do meu tempo. Principalmente para ir até o sítio (interior de MG). São aproximadamente 850km (ida e volta) do RJ. Tenho outro carro pra viagens mais longas (certamente irei vende-lo em breve).
Peguei diversas informações sobre melhorias de desempenho mas 98% referentes ao uso OFF-ROAD então minhas dúvidas continuam pois
ficarei mais na cidade com ele. Apenas no sitio é que o bicho vai pegar devido ao caminho TENSO. Até chegar em casa são 13km de terra com pedras, valas e subidas de infartar. Isso aqui é apenas para esclarecer minhas intenções com o Samurai.
Vi também que 80% dos casos recomendam uma migração para motor AP 1.6mi devido à manutenção 'barata', facilidade de peças e um ganho razoável de desempenho com um melhor custo. Com isso, temos duas situações que gostaria da opinião do pessoal:
1 - Dúvidas gerais:
Em relação às proteções BÁSICAS e essenciais:
- protetor do carter
- protetor do tanque de combustivel
Pergunto: alguma proteção a mais? Preciso reforçar alguma coisa?
Em relação à elétrica:
- Achei os faróis fracos. Colocarei um par de farol auxiliar. Vi que falam de adicionar um rele pra isso e que os farois da kombi servem. Ok. Mas ninguem comentou se necessitam de adaptações (e como começar a brincadeira) pra essa alteração. Ideal que fosse plug and play.
- Achei uma informação legal de como 'limpar' os dutos de ar (condicionado) porem ninguem comentou sobre colmeia (ele tem afinal?), nem sobre possivel recarga de gás (?!)
2 - Mantendo o motor, cambio e pneus ORIGINAIS:
-
O quê e como fazer para melhorar o desempenho em estradas (vejam bem, NÃO é pra correr com o carro, nem andar a 110km/h constante, pra isso eu compraria um adequado), mesmo que pouca coisa?
Apenas pra deixar o carro um pouco mais esperto.
- Vi comentários sobre um kit de redução porém há inúmeras versões diferentes e nenhuma explicação sensata sobre seu uso,
senão para o OFF-ROAD. Lembrem-se que aqui não mexeremos no motor, nem no cambio, nem nos pneus.
Apenas pra deixar o carro um pouco mais esperto.
3 - Migrando para o motor AP 1.6mi com cambio e pneus ORIGINAIS:
Aqui a coisa já muda.
- Suponhamos que eu parta para esse motor. REALMENTE pro tipo de uso relatado, DÁ PRA MANTER o cambio original? Migrando apenas o motor NÃO PRECISA mudar mais nada? É Plug and Play? O que precisa ficar atento na hora de comprar o motor? Quais são as peças que deverão vir para uma adaptação correta no Samurai? Precisa mudar/adaptar alguma coisa em função da troca dos motores? Só pra ratificar: apenas para deixar o carro um pouco mais esperto.
- As possíveis respostas do item 2 podem ser levadas em consideração neste caso de mudança do motor também?
4 - Migrando para o motor AP 1.6mi com cambio de chevette:
- Caso opte por esse conjunto, o cambio de chevette é o mais indicado pro meu uso? É plug and play? Quais adaptações são necessárias para a migração do cambio?
- Fica um bom conjunto? As respostas do item 2 também poder ser aplicadas neste caso?
5 - Pneus:
- Caso o pessoal mais entendido do assunto leia e pense "é preciso mudar os pneus". Ok. Quais são recomendados? Nada bruto para OFF-ROAD extremo. Mais uma vez: apenas para melhorar o conjunto do carro, neste caso, estrada e terra.
---
Pessoal, só ratificando mais uma vez: Apenas para melhorar o desempenho, deixando o carro mais esperto. Nada demais.
É um batalhão de perguntas mas acho que todos nasceram sem engatinhar, descobriram o sofá, o andador... e hoje tem até os que ficam de cabeça pra baixo com um só braço. certo? Há também os que já nasceram correndo, pulando... mas vamos deixar esses pra depois.
Quem puder contribuir, fico agradecido demais! Ainda não fui pro sítio com ele pois está passando por uma revisão geral e, se possível, já farei algumas coisas em relação à proteção inferior pra não voar pedras!
Abraços e bons ventos à todos!
No aguardo,