
Postado originalmente por
JOÃO VITARA
Fala mano...
E o segunte:
Na minha opnião, entre 3 e 4k Rpm, é um bom momento para realisar as trocas. Procuro sempre os 3,5k Rpm para faze-las.
Mais como o assunto é economia, valea pena lembrar que não é só a RPM para mudanças que importa, mais como se chega a essa RPM.
Se gradualmente ou vorazmente.
Explico:
É que para maior economia, vc deve acelerar gradualmente para aproveitar a potencia gerada pelo motor, até atingir a rotação desejada.
Outra coisa importante, é poupar potencia onde ela terá de ser perdida. É o caso de se esticar muito antes de um quebra molas, onde naturalmente é necessário freiar. Nesse caso vc gera uma potencia que não é aproveitada no deslocamento do veículo, mais descarregada nos freios. Gasta combustível para gerar a potencia total, depois gasta lona de freio para neutralizar e perder esta potencia. Pécimo negócio, consumo e desgaste.
Outra dica, é em subidas, não esperar o carro "morrer" na 5ª marcha para fazer a redução, e sim, assim que se percebe a perda de aceleração e potência, realisar a troca para a quarta e caso seja necessária, prosceder de igual modo da 4ª para a 3ª e sucessivamente.
Filtro de Ar, velas, pastilhas presas, e combustível de má qualidade, tb são verdadeiros vilões no consumo.
De qualquer modo, parabéns, pois autonomia de 12km/l, não é para se reclamar.
Espero ter ajudado.
Forte abraço