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  • #1
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    Question consumo x rotaçao Vitara JLxi 97




    pessoal tive oportunidade fazer viagem de mais ou menos 1000km.

    e na estrada mantive ( 3500 a 3900 rpm ) ( 110 / 120 km / hr ) isso resultou em uma media de 12 km / litro.

    Na cidade faço as trocas a 3000 rpm .

    alguém já notou se esticando e mantendo o giro mais alto mais economiza ou é só o fator estrada mesmo que promoveu o consumo melhor.

    Cidade 8 km l
    estrada 12 km l

    abraços .

    Edu

  • #2
    Usuário Avatar de gon
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    Edu,

    Auto ou Manual?

    Abraço!

  • #3
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    cambio manual

  • #4

    Consumo

    Fala mano...
    E o segunte:
    Na minha opnião, entre 3 e 4k Rpm, é um bom momento para realisar as trocas. Procuro sempre os 3,5k Rpm para faze-las.
    Mais como o assunto é economia, valea pena lembrar que não é só a RPM para mudanças que importa, mais como se chega a essa RPM.
    Se gradualmente ou vorazmente.
    Explico:
    É que para maior economia, vc deve acelerar gradualmente para aproveitar a potencia gerada pelo motor, até atingir a rotação desejada.
    Outra coisa importante, é poupar potencia onde ela terá de ser perdida. É o caso de se esticar muito antes de um quebra molas, onde naturalmente é necessário freiar. Nesse caso vc gera uma potencia que não é aproveitada no deslocamento do veículo, mais descarregada nos freios. Gasta combustível para gerar a potencia total, depois gasta lona de freio para neutralizar e perder esta potencia. Pécimo negócio, consumo e desgaste.
    Outra dica, é em subidas, não esperar o carro "morrer" na 5ª marcha para fazer a redução, e sim, assim que se percebe a perda de aceleração e potência, realisar a troca para a quarta e caso seja necessária, prosceder de igual modo da 4ª para a 3ª e sucessivamente.
    Filtro de Ar, velas, pastilhas presas, e combustível de má qualidade, tb são verdadeiros vilões no consumo.
    De qualquer modo, parabéns, pois autonomia de 12km/l, não é para se reclamar.
    Espero ter ajudado.
    Forte abraço
    4X4 Brasil

  • #5

    Cool

    Citação Postado originalmente por JOÃO VITARA Ver Post
    Fala mano...
    E o segunte:
    Na minha opnião, entre 3 e 4k Rpm, é um bom momento para realisar as trocas. Procuro sempre os 3,5k Rpm para faze-las.
    Mais como o assunto é economia, valea pena lembrar que não é só a RPM para mudanças que importa, mais como se chega a essa RPM.
    Se gradualmente ou vorazmente.
    Explico:
    É que para maior economia, vc deve acelerar gradualmente para aproveitar a potencia gerada pelo motor, até atingir a rotação desejada.
    Outra coisa importante, é poupar potencia onde ela terá de ser perdida. É o caso de se esticar muito antes de um quebra molas, onde naturalmente é necessário freiar. Nesse caso vc gera uma potencia que não é aproveitada no deslocamento do veículo, mais descarregada nos freios. Gasta combustível para gerar a potencia total, depois gasta lona de freio para neutralizar e perder esta potencia. Pécimo negócio, consumo e desgaste.
    Outra dica, é em subidas, não esperar o carro "morrer" na 5ª marcha para fazer a redução, e sim, assim que se percebe a perda de aceleração e potência, realisar a troca para a quarta e caso seja necessária, prosceder de igual modo da 4ª para a 3ª e sucessivamente.
    Filtro de Ar, velas, pastilhas presas, e combustível de má qualidade, tb são verdadeiros vilões no consumo.
    De qualquer modo, parabéns, pois autonomia de 12km/l, não é para se reclamar.
    Espero ter ajudado.
    Forte abraço

    Perfeito... é exatamente o que penso e aplico... resultado Vitara 3p 97 no RJ fazendo 10km/l na cidade e 12km/l na estrada.Trocas sempre acima de 3000RPM
    Tracker +2" (Trambolhão)
    ex-Vitara 3D + 2 (Trambolho)
    Alex - asfalex@icloud.com


  • #6
    nossa...acho que tenho que reaprender a dirigir...
    meu carro com os pneus maiores, nao chega a fazer 9 na cidade e muito menos 10 na cidade!!!
    Estou com pneus 255/75/15 VJ900!! o bicho ta alto, mas beberão que só!
    Jimny 4All 13/13 - 4" de suspensão RC4x4 + 2" de BL + Goodyear MTR 235/85/16 + Kit de redução 30%... em fase de construção

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