x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32
  • #1
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4

    Suzuki Grand Vitara, motor 1,6 16V esquentando




    Olá!
    Criei este tópico para relatar um defeito que minha viatura apresentou, compartilhando com os amigos o problema e a sua (aparente) solução.
    Tenho, desde abril deste ano (2010), um Grand Vitara 1998 com motor 1,6 de 16V. Transmissão automática, bancos em couro, um bom substituto para o meu antigo Pajero. Rodei mais de 7.000 km desde a compra, fazendo a manutenção em dia, com trocas de fluídos e tudo mais que manda o figurino.
    Há um mês, mais ou menos, o carro começou a apresentar um aumento na temperatura (pelo marcador do painel). Nada absurdo, apenas o ponteiro ficando mais a direita do que o usual. Vale dizer que, desde a compra deste GV, eu achava que o motor ficava muito quente (no "achômetro" ao chegar perto com a mão, por exemplo), com um certo cheiro de óleo (o que não me preocupou, pois o motor fora lavado, com borrifamento de óleo; isso feito pelo antigo proprietário).
    Num passeio, que não chegava a ser uma trilha, o carro ferveu. E estourou uma mangueira de água (que fica na parte inferior do motor). Tudo isso de forma muito rápida. Minha conclusão: adeus junta do cabeçote!
    Guinchado até o mecânico, vem o diagnóstico e a surpresa: o defeito estava no acoplamento viscoso da hélice do sistema de arrefecimento!
    Segundo o mecânico, o radiador tinha sofrido uma "gambiarra", pois um furo fora vedado com cola de silicone.E este "conserto" tinha obstruído uma parte significativa da área de circulação de água. Assim, o carro ficava sempre numa temperatura elevada, fazendo com que a ventoinha (que tem um acoplamento viscoso para funcionar) trabalhasse quase sem parar. Este esfoço extra acabou por danificar o acoplamento, diminuindo a eficiência do sistema de refrigeração. E quando eu trafeguei por um trecho de terra em baixa velocidade, o motor ferveu.
    Segundo o mecânico, a junta do cabeçote não foi danificada (não a ponto de dar defeito, pelo menos...).
    Nunca tinha visto este tipo de problema. Já aconteceu com alguém?
    De qualquer forma, fica ai um alerta: se a ventoinha ficar trabalhando de forma contínua (não confundir com o movimento, pois ela gira sem carga ventilando muito pouco), vale uma olhadela no radiador. Mesmo que o marcador de temperatura do painel não acuse uma temperatura excessiva.
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #2
    Usuário Avatar de Marco-Maga
    Entrada
    01/07/2008
    Local
    Santo Antonio do Pinhal/SP
    Posts
    9,443
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Olá!
    Criei este tópico para relatar um defeito que minha viatura apresentou, compartilhando com os amigos o problema e a sua (aparente) solução.
    Tenho, desde abril deste ano (2010), um Grand Vitara 1998 com motor 1,6 de 16V. Transmissão automática, bancos em couro, um bom substituto para o meu antigo Pajero. Rodei mais de 7.000 km desde a compra, fazendo a manutenção em dia, com trocas de fluídos e tudo mais que manda o figurino.
    Há um mês, mais ou menos, o carro começou a apresentar um aumento na temperatura (pelo marcador do painel). Nada absurdo, apenas o ponteiro ficando mais a direita do que o usual. Vale dizer que, desde a compra deste GV, eu achava que o motor ficava muito quente (no "achômetro" ao chegar perto com a mão, por exemplo), com um certo cheiro de óleo (o que não me preocupou, pois o motor fora lavado, com borrifamento de óleo; isso feito pelo antigo proprietário).
    Num passeio, que não chegava a ser uma trilha, o carro ferveu. E estourou uma mangueira de água (que fica na parte inferior do motor). Tudo isso de forma muito rápida. Minha conclusão: adeus junta do cabeçote!
    Guinchado até o mecânico, vem o diagnóstico e a surpresa: o defeito estava no acoplamento viscoso da hélice do sistema de arrefecimento!
    Segundo o mecânico, o radiador tinha sofrido uma "gambiarra", pois um furo fora vedado com cola de silicone.E este "conserto" tinha obstruído uma parte significativa da área de circulação de água. Assim, o carro ficava sempre numa temperatura elevada, fazendo com que a ventoinha (que tem um acoplamento viscoso para funcionar) trabalhasse quase sem parar. Este esfoço extra acabou por danificar o acoplamento, diminuindo a eficiência do sistema de refrigeração. E quando eu trafeguei por um trecho de terra em baixa velocidade, o motor ferveu.
    Segundo o mecânico, a junta do cabeçote não foi danificada (não a ponto de dar defeito, pelo menos...).
    Nunca tinha visto este tipo de problema. Já aconteceu com alguém?
    De qualquer forma, fica ai um alerta: se a ventoinha ficar trabalhando de forma contínua (não confundir com o movimento, pois ela gira sem carga ventilando muito pouco), vale uma olhadela no radiador. Mesmo que o marcador de temperatura do painel não acuse uma temperatura excessiva.
    []s.


    Mauricio,

    Tem pessoas que tiram o viscoso e soldam a ventuinha na base, ai ela trabalha direto.

    Quando comprei a minha GV, me ensinaram amarrar uma linha de costura mesmo na helice para ver se ela não estava soldada...

    E este teste é muito eficiente..

    Mas quando obstruem as canaletas em excesso acontece isso mesmo...

    Boa sorte ai com a sua GV.
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #3
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Valeu Marco!
    Não conheço bem a mecânica do GV. Então, tenho de ir aprendendo.
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #4
    Ola, comigo aconteceu uma serie de problemas de esquentamento, uma coisa levava a outra, então "chutei o balde" e comprei tudo novo! ( Radiador, junta do cabeçote, refiz o cabeçote!) Hoje meu amigo! meu carro é mais frio doque muito carro 2005 06 07 08 e por ai vai!
    GV - 2.0 16v Lift 2 rc4x4, Cofap D - Cofap Turbo gas T, molas orig D, molas opala 6c T.

  • #5
    Usuário Avatar de Marco-Maga
    Entrada
    01/07/2008
    Local
    Santo Antonio do Pinhal/SP
    Posts
    9,443
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Valeu Marco!
    Não conheço bem a mecânica do GV. Então, tenho de ir aprendendo.
    []s.

    mauricio,

    Leve o carro numa oficina de radiadores que vc confia..

    Ai eles podem dar um bom diagnostico..
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #6
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4

    Depois do conserto, primeiro teste.

    Hoje (05/12) fiz o primeiro teste mais "exigente" com o meu GV depois do conserto: um percurso entre SJBV e Poços de Caldas.
    A estrada para Poços sobe a Serra da Mantiqueira (que na região, recebe nomes locais). A subida não é "radical" nem muito longa, mas se o sistema de arrefecimento não estiver em ordem, dificilmente se completa o percurso sem nenhum problema. E lá fui eu e a patroa.
    Como o carro é automático, pisei fundo, para que as marchas fossem trocadas em regime de alta rotação (que força mais o motor e, consequentemente, o sistema de arrefecimento). O GV subiu numa boa, sem dar qualquer sinal de aumento de temperatua.
    Em Poços de Caldas, subi o morro do Cristo Redentor (engraçado que a maioria das cidades do interior paulista tem uma estátua do Cristo Redentor; eu sei que Poços de Caldas fica em Minas Gerais, mas parece que a cidade pegou esta "mania paulista"), que tem uma estrada íngrime e estreita para se alcançar o topo. Mais uma vez, o motor do GV não aqueceu além do normal (permaneceu na mesma temperatura que no trajeto em terreno plano).
    Consideração parcial: neste primeiro teste, tudo correu bem sem maiores preocupações.
    Mas ainda não estou (completamente) satisfeito. Quero testar o carro em baixas velocidades, num percurso mais acidentado e que exija mais do motor. Para tanto, vou subir o Pico do Gavião vindo de Águas da Prata.
    Logo postarei o resultado da empreitada.
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #7
    Usuário Avatar de mauricio_silva
    Entrada
    17/08/2008
    Local
    São João da Boa Vista/SP
    Idade
    56
    Posts
    606
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por Marco-Maga Ver Post
    mauricio,

    Leve o carro numa oficina de radiadores que vc confia..

    Ai eles podem dar um bom diagnostico..
    Olá Marco-Maga, tudo bem?
    O radiador já foi reformado, sendo este uma parte do conserto. Houve a substituição das varetas, limpeza interna e pintura. Segundo o mecânico, o ideal seria a instalação de aletas de bronze em substituição das de alumínio. Mas mesmo sem ter feito isso, a capacidade de troca de calor do radiador já teria melhorado muito.
    Segundo ele (o mecânico), se eu for usar o GV em percursos mais "exigentes" (trilhas) eu devo pensar em substituir o radiador por outro feito totalmente em bronze e cobre (este mecânico gosta de qualidade e durabilidade nos seus trabalhos; e cobra por isso...), que é mais durável e permite reparos com solda de estanho.
    Por hora, vou manter o radiador do modo que está (visualmente, o reparo ficou excelente). Mas a troca total é uma possibilidade futura.
    []s.
    Maurício "Che" ( de Che Guevara)

  • #8
    Usuário Avatar de Marco-Maga
    Entrada
    01/07/2008
    Local
    Santo Antonio do Pinhal/SP
    Posts
    9,443
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por mauricio_silva Ver Post
    Hoje (05/12) fiz o primeiro teste mais "exigente" com o meu GV depois do conserto: um percurso entre SJBV e Poços de Caldas.
    A estrada para Poços sobe a Serra da Mantiqueira (que na região, recebe nomes locais). A subida não é "radical" nem muito longa, mas se o sistema de arrefecimento não estiver em ordem, dificilmente se completa o percurso sem nenhum problema. E lá fui eu e a patroa.
    Como o carro é automático, pisei fundo, para que as marchas fossem trocadas em regime de alta rotação (que força mais o motor e, consequentemente, o sistema de arrefecimento). O GV subiu numa boa, sem dar qualquer sinal de aumento de temperatua.
    Em Poços de Caldas, subi o morro do Cristo Redentor (engraçado que a maioria das cidades do interior paulista tem uma estátua do Cristo Redentor; eu sei que Poços de Caldas fica em Minas Gerais, mas parece que a cidade pegou esta "mania paulista")
    , que tem uma estrada íngrime e estreita para se alcançar o topo. Mais uma vez, o motor do GV não aqueceu além do normal (permaneceu na mesma temperatura que no trajeto em terreno plano).
    Consideração parcial: neste primeiro teste, tudo correu bem sem maiores preocupações.
    Mas ainda não estou (completamente) satisfeito. Quero testar o carro em baixas velocidades, num percurso mais acidentado e que exija mais do motor. Para tanto, vou subir o Pico do Gavião vindo de Águas da Prata.
    Logo postarei o resultado da empreitada.
    []s.

    Mauricio,

    Acho que vc errou de estado, o estado que tem Cristo Redentor e para chegar é estreito e com subida é o Rio de Janeiro... kkkkkkkk

    Fico feliz que resolveu o seu problema...
    Marco Maga
    Gv 01,Pneus 235/70/16 BL 2" - F 75 /76 4cc pneus 33" PX2y8803-01

  • #9
    Usuário
    Entrada
    19/04/2010
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Oficina 4x4

    Pessoal:

    Ola, sou novo por aqui. Tenho um Grand Vitara 2001, e estah com vazamento no diferencial dianteiro e no retentor do volante. Por acaso vcs conhecem algum mecanico 4x4 de confianca, preferencialmente perto da zona oeste de SP? (Cotia, Osasco, Butanta...)

    Grato pela ajuda!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    07/06/2011
    Local
    Friburgo - Sumidouro - Carmo/RJ
    Idade
    12
    Posts
    209
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Giovanni Morano Ver Post
    Ola, comigo aconteceu uma serie de problemas de esquentamento, uma coisa levava a outra, então "chutei o balde" e comprei tudo novo! ( Radiador, junta do cabeçote, refiz o cabeçote!) Hoje meu amigo! meu carro é mais frio doque muito carro 2005 06 07 08 e por ai vai!
    Fala Morano,
    gostei da sua atitude! Tenho um GV que esquentou muito por causa de um furo no radiador que eu n percebi (chegou até bater pino pq eu n podia parar e rodei mas uns 6km até poder parar). Então soldei o furo e n deu mais problema. Mas aí ficou a dúvida: queimou a junta? Danificou cabeçote? Conclusão: n sei o que eu faço. Meu carro n apresentou mais nenhum problema mais grave, mas acho que está com um pequeno, quase imperceptível rateado em quinta marcha em baixa rotação e daí vc afunda o pé p dar rotação... n sei se é coisa da minha cabeça ou é reflexo do super aquecimento.
    Quanto ficou o serviço completo que vc fez no seu carro... Troca de junta, retífica de cabeçote, radiador novo e mão de obra? SE eu puder vou fazer o mesmo que vc.

    Abraço!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    07/06/2011
    Local
    Friburgo - Sumidouro - Carmo/RJ
    Idade
    12
    Posts
    209
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Giovanni Morano Ver Post
    Ola, comigo aconteceu uma serie de problemas de esquentamento, uma coisa levava a outra, então "chutei o balde" e comprei tudo novo! ( Radiador, junta do cabeçote, refiz o cabeçote!) Hoje meu amigo! meu carro é mais frio doque muito carro 2005 06 07 08 e por ai vai!
    Fala Morano,
    gostei da sua atitude! Tenho um GV que esquentou muito por causa de um furo no radiador que eu n percebi (chegou até bater pino pq eu n podia parar e rodei mas uns 6km até poder parar). Então soldei o furo e n deu mais problema. Mas aí ficou a dúvida: queimou a junta? Danificou cabeçote? Conclusão: n sei o que eu faço. Meu carro n apresentou mais nenhum problema mais grave, mas acho que está com um pequeno, quase imperceptível rateado em quinta marcha em baixa rotação e daí vc afunda o pé p dar rotação... n sei se é coisa da minha cabeça ou é reflexo do super aquecimento.
    Quanto ficou o serviço completo que vc fez no seu carro... Troca de junta, retífica de cabeçote, radiador novo e mão de obra? SE eu puder vou fazer o mesmo que vc.

    Abraço!

  • #12
    Troquei a junta do cabeçote(suzucar.com.br) R$ 450
    Retifiquei o cabeçote( totalcar ) R$ 300
    Radiador novo e original(suzucar.com.br) R$ 770
    Mão de obra se não me engano foi R$250

    Manda ver e seja feliz...
    Citação Postado originalmente por Suzukiko Ver Post
    Fala Morano,
    gostei da sua atitude! Tenho um GV que esquentou muito por causa de um furo no radiador que eu n percebi (chegou até bater pino pq eu n podia parar e rodei mas uns 6km até poder parar). Então soldei o furo e n deu mais problema. Mas aí ficou a dúvida: queimou a junta? Danificou cabeçote? Conclusão: n sei o que eu faço. Meu carro n apresentou mais nenhum problema mais grave, mas acho que está com um pequeno, quase imperceptível rateado em quinta marcha em baixa rotação e daí vc afunda o pé p dar rotação... n sei se é coisa da minha cabeça ou é reflexo do super aquecimento.
    Quanto ficou o serviço completo que vc fez no seu carro... Troca de junta, retífica de cabeçote, radiador novo e mão de obra? SE eu puder vou fazer o mesmo que vc.

    Abraço!
    4X4 Brasil Razão: erro
    GV - 2.0 16v Lift 2 rc4x4, Cofap D - Cofap Turbo gas T, molas orig D, molas opala 6c T.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade