x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 10 de 10
  • #1
    Usuário Avatar de brrods
    Entrada
    10/04/2005
    Idade
    49
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0

    Roda Livre Vitara




    Lendo o manual do meu recém adquirido Vitara 95 vi que tem um lance de roda livre manual / roda livre automatica.
    Os modelos com roda livre manual - pelo que vi no desenho - possuem uma borboleta na própria roda.
    Já os com acionamento automático têm um jeito todo esquisito para acionar, sem sair do veículo.

    Em seguida fui até o carro e vi que na roda está escrito "Automatic Free Wheel". Ou seja meu Vitara tem roda livre com sistema de acionamento automático.

    A pergunta é: para que serve a roda livre? Pelo que li no manual está escrito que é para usar a roda livre com o 4x4 engatado (ou pelo menos o jeito esquisito de acionar envolve engatar o 4x4). Então estranhei, porque imaginei que o sistema de roda livre deixasse as duas rodas dianteiras livres, ou seja sem tração... Mas devo estar enganado...

    Alguém pode me dar uma luz no fim do túnel?

  • #2
    Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 0
    no teu caso, que está com a roda livre automática(como era o meu), basta tu colocar a alavanca ao lado do cambio em 4x4H ou 4x4L que ele automaticamente engata a tração nas rodas dianteiras!
    Para desengatar, tu precisa voltar a alavanca para a posição 4x2 e dar uma ré de aproximadamente 1,5m, assim tu desengatará a roda livre!
    se não der essa ré, ele rodará normalmente em 4x2, mas os eixos dianteiros contiarão girando, só que movimentados pela roda e não pela tração propriamente dita!
    espero que tenha sido claro...

    OBSptei pela roda livre manual por questões de durabilidade, para trilhas leves não teria problemas, mas trilhas mais pesadas a chance de quebra da automática é maior!
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

  • #3
    Usuário Avatar de brrods
    Entrada
    10/04/2005
    Idade
    49
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Alemão,

    Entendi sim!
    Quando eu peguei o carro engatei o 4x4 para ver se funcionava. Mas quando voltei para o 4x2 não dei a ré. Então provavelmente as rodas ainda estavam acopladas ao eixo dianteiro.
    Depois de uns dois dias dei uma ré com o carro no estacionamento. Isso deve ter liberado a roda dos eixos, espero. Tem como saber se a roda está livre ou não?

    Abraços,
    Rodolpho

  • #4
    Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 0
    Quado tu esta com a tração engatada e faz, por exemplo, um retorno(onde tu vire toda direção para um lado) num piso como brita ou chão batido, tu vai notar que a roda de dentro vai patinar e tenho quase certeza que isso acontece tb se tiver com a roda livre engatada, se alguem tiver certeza seria legal opinar...pelos meus conhecimentos(q são poucos...hehe)...deveria fazer tb...
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

  • #5
    Usuário Avatar de mir000
    Entrada
    10/02/2005
    Local
    BH/MG
    Posts
    1,473
    Agradecimentos: 2
    brrods,
    Tem como saber se a roda está livre ou não?
    Com a roda livre automática, no caso de dúvidas se ela está travada ou livre, é só dar a ré (ops! ) de uns 2 mts e ter certeza que agora ela estará livre

    []s
    Rafael Valadares
    Troller T4 2011

  • #6
    Usuário Avatar de Marcio_Schlemm
    Entrada
    04/05/2005
    Idade
    53
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    O que vc normalmente escuta quando a RL trava, ou destrava, é um pequeno "estralo", o que indica a sua posição. Quando vc está em 4x4h ou 4x4L e vc muda de direção(vc estava indo para frente e dá a ré), vc escuta a RL destravar e travar novamente. Isto não é uma regra, mas normalmente vc consegue escutar o estralo. Preste atenção...

  • #7
    Usuário Avatar de LuizCabral
    Entrada
    15/08/2003
    Local
    Salvador/BA
    Idade
    40
    Posts
    517
    Agradecimento: 1
    brrods,

    a roda livre serve basicamente para economizar gasolina e para não desgastar peças sem necessidade.

    A roda livre automatica "entende" quando vc aciona a 4x4, então automaticamente ela "trava". Eh indispensável essa ré que o pessoal falou para que a roda-livre faça o efeito inverso da hora do travamento.

    Ela eh muito usada em carros de uso misto pois se pressupõe que não será feita trilha pesada. Mas deixando o conforto de não sair do carro de lado, a roda livre automatica eh fatal pra quem faz trilha pesada. Quer um exemplo? Aqui no RN a gente anda muito em duna. Imagine você com a rotação máxima do seu vitara subindo uma duna, e na crista, láááá em cima o carro descole as rodas dianteiras por causa de um desnível...resultado:as rodas destravam (porque a roda livre "acha" que vc não está mais usando a 4x4) e a 4x4 para de funcionar na frente. Consequencia: Você não consegue subir a duna pq esta em 4x2.

    Mas se seu uso for misto mesmo, nao pense em trocar. Tive um vitara e fiz muita trilha assim desse jeito mesmo.

    []'s
    CJ5 '76 / Vitara '94 / Samurai '94 / XJ '98 / XTerra '04 / Jimny '16 / Triton Sport '18 / F-75 '69 / Troller T4 ´18

  • #8
    Usuário Avatar de dual
    Entrada
    13/11/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por AlemãoRS Ver Post
    no teu caso, que está com a roda livre automática(como era o meu), basta tu colocar a alavanca ao lado do cambio em 4x4H ou 4x4L que ele automaticamente engata a tração nas rodas dianteiras!
    Para desengatar, tu precisa voltar a alavanca para a posição 4x2 e dar uma ré de aproximadamente 1,5m, assim tu desengatará a roda livre!
    se não der essa ré, ele rodará normalmente em 4x2, mas os eixos dianteiros contiarão girando, só que movimentados pela roda e não pela tração propriamente dita!
    espero que tenha sido claro...

    OBSptei pela roda livre manual por questões de durabilidade, para trilhas leves não teria problemas, mas trilhas mais pesadas a chance de quebra da automática é maior!
    Alemao ... Quero colocar a roda livre do meu manual... de Qual carro da certo?? ou ja existe do vitara mesmo??

    abc
    Dual
    Ranger XLT 3.0
    Fortaleza-CE

  • #9
    Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Idade
    42
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 0
    Roda livre da AVM própria para vitara.
    Abraço
    Leonardo
    Ex-Suzuki Vitara 97 - Kamikaze

  • #10
    Usuário Avatar de dual
    Entrada
    13/11/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    35
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por AlemãoRS Ver Post
    Roda livre da AVM própria para vitara.
    valeu pela dica !!.. abraco.
    Dual
    Ranger XLT 3.0
    Fortaleza-CE

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade