Meu pai adaptou o freio do Kadett GSI no jeep '54 dele (sim, pega freio-de-mão, apesar das constantes regulagens). Não sei se cabe no samurai.
Agora, marcelo, vc queria colocar freio a disco por alguma razão especial? Pergunto porque o samurai eh um carro muito leve e dispensa o uso de freio a disco nas 4 rodas.
Pergunto porque o samurai eh um carro muito leve e dispensa o uso de freio a disco nas 4 rodas.
Luiz,
O uso do sistema a disco não tem nada a ver com o peso da viatura. Aliás, muito pelo contrário: Sistemas à tambor são muito mais eficientes em uso normal e são frequentemente usados em aplicações de grande peso: Você já viu caminhões usando disco?!?
Pergunte a seu pai se o freio não ficou menos eficiente quando ele instalou os discos. Se isso não ocorreu é porque o sistema antigo apresentava algum problema e que foi solucionado durante a adaptação.
A maior eficiência dos freios à disco ocorre em momentos de extrema adversidade, como na lama, água intensa e principalmente calor (veículos de performance). São nesses momentos em que o tambor literalmente deixa de funcionar e os discos nem se abalam.
Outro ponto a favor dos discos é a manutenção: Você não precisa desmontar todo o sistema para limpesa a cada vez que a viatura vê lama.
Aqui em Sampa, quem costuma fazer as adaptações é o Daniel da Deldana. Como dai de FOR fica dificil ter contato com ele, acesse o site: www.rc4x4.com.br e mande um e-mail para o Rodrigo Portugal. Provavelmente ele tem (ou tem como conseguir) os suportes das pinças.
Pergunto porque o samurai eh um carro muito leve e dispensa o uso de freio a disco nas 4 rodas.
Luiz,
O uso do sistema a disco não tem nada a ver com o peso da viatura. Aliás, muito pelo contrário: Sistemas à tambor são muito mais eficientes em uso normal e são frequentemente usados em aplicações de grande peso: Você já viu caminhões usando disco?!?
A maior eficiência dos freios à disco ocorre em momentos de extrema adversidade, como na lama, água intensa e principalmente calor (veículos de performance). São nesses momentos em que o tambor literalmente deixa de funcionar e os discos nem se abalam.
[]´s
Fábio,
Ao contrário do que vc disse, o sistema de disco tem a ver com o peso da viatura sim. Os novos caminhões estão com motores mais fortes e sua capacidade de tração aumentou muito (por volta de 100 tons). Então, como o sistema de tambor é ineficiente perto do disco, a maioria dos caminhões modernos tiveram que arcar com os custos do disco em prol da segurança. No segundo parágrafo é a prova do que eu estava falando... (não se trata de veículos de performance, já que um caminhão pode atingir temperaturas maiores que um carro de corrida... e assim por diante... até trem (muitas toneladas) usa freio a disco!
Em questão de frenagem pode até ser, em questão de trilha não, p/ vc. ter um desgaste melnor nas lonas, depois de toda a trilha, tira roda, panela, lava, etc..... Sem contar que durante e um pouco depois da trilha as lonas não freia nada.
Eu acho que vale a pena por causa disso, mas não que o freio seja ruim.