x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 60
    Usuário Avatar de Daniel Engelbrecht
    Entrada
    06/08/2005
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Agradecimento: 1

Angry Malditos feixes de mola

Pessoal,

venho registrando um histórico de uns três a quatro feixes de mola quebrados por ano. É demais isso, não é?

Não consigo descobrir o motivo dessa irritante quebradeira dos feixes. O carro está com a suspensão normal e bons amortecedores (rancho e hds).

Usuário Avatar de Astor Dias de Andrade
    Entrada
    02/11/2005
    Local
    Campinas SP/SP
    Agradecimentos: 0
    Daniel, esse assunto me preocupa também: estou com uma mola quebrada num dos feixes traseiros e nem sei porquê.
    Acho que é falta de barra de tração, tenho X-Crawler e LR.
    No seu caso, o que é que quebra tanto?
    Abraços
    Astor

Usuário
    Entrada
    12/08/2003
    Local
    Jacareí/SP
    O curso da suspensão está maior ????? Se sim talvez preciso reposicionar os batentes da suspensão, no desenho anexo mostra o problema.

Obs: o desenho não é meu, peguei na net e não lembro a fonte....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Malditos feixes de mola-batente-samurai.jpg  
    Ex-Willys / Ex-Samurai / Ex-Pajero Sport / Ex-Grand Cherokee Limited V8 5.2
    Jimny HR 2011

Entrada
    06/08/2005
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Logo que comprei o samurai, há 4 anos, quebrava feixe de mola numa frequencia assustadora. Mas era por causa dos amortecedores, que estavam ferrados.

Depois da troca, melhorou muito, mas vira e mexe ainda quebra um.

Vou até analisar seguindo o esquema enviado pelo kmoretto, mas, salvo engano, meu carro está com os jumelos originais. Começo a desconfiar se a qualidade das molas não é ruim...

Usuário
    Entrada
    06/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Daniel
    talvez possa dar uns "pitacos"no assunto , tentar ajudar se voce me der mais detalhes sobre estas quebras.
    1 - exatamente em que local da mola esta quebrando? dianteira ou traseira?no olhal? no centro da mola,transversal ao parafuso central de fixação? na metada da distancia entre o centro ( onde fixa o eixo c/ os grampos) e o olhal dianteiro?
    2 - Aonde voce esta fazendo o serviço nas suas molas ? são molas O Km ? qual a marca?
    3 -Foi feita alguma alteração na altura e na quantidade de molas do conjunto em relação a original? as buchas de borracha dos olhais foram substituidas?
    4- Os grampos U ,que fixam as molas ao eixo foram trocados? se foram foram apertados ( torqueados ) corretamente?
    abraços
    Renegade Trailhawk 2018 "Negão" + TR4 4X4 AT 2012 Kinder Ovo.

Entrada
    06/08/2005
    Local
    Caxias do Sul/RS
    As duas últimas quebras, ocorridas este ano, foram na traseira, sendo uma do lado esquerdo (o menor feixe) e a outra, do lado direito (mola-mestra).

Em ambos os casos, quebraram próximo do meio. No caso do feixe pequeno, um pedaço caiu e o outro continuou preso. No caso da mola-mestra, uma parte levantou (ficou presa no jumelo apenas) e a outra metade permaneceu na posição normal.

Não sei qual é o moleiro que faz a substituição dos feixes quebrados. Eu deixo na oficina de minha confiança e eles levam até o moleiro. As molas aparentemente são novas. Elas tem uma espessura maior que as originais.

Não foi feita nenhuma alteração na suspensão e as buchas são relativamente novas (foram trocadas há uns 2 anos e estão em bom estado).

Em relação aos grampos em U, não faço a menor idéia se estão sendo torqueados corretamente. Substituídos por novos não foram. Não que eu saiba...

Usuário
    Entrada
    06/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ

Smile Feixe de molas

Citação Postado originalmente por Daniel Engelbrecht Ver Post
    As duas últimas quebras, ocorridas este ano, foram na traseira, sendo uma do lado esquerdo (o menor feixe) e a outra, do lado direito (mola-mestra).

Em ambos os casos, quebraram próximo do meio. No caso do feixe pequeno, um pedaço caiu e o outro continuou preso. No caso da mola-mestra, uma parte levantou (ficou presa no jumelo apenas) e a outra metade permaneceu na posição normal.

Não sei qual é o moleiro que faz a substituição dos feixes quebrados. Eu deixo na oficina de minha confiança e eles levam até o moleiro. As molas aparentemente são novas. Elas tem uma espessura maior que as originais.

Não foi feita nenhuma alteração na suspensão e as buchas são relativamente novas (foram trocadas há uns 2 anos e estão em bom estado).

Em relação aos grampos em U, não faço a menor idéia se estão sendo torqueados corretamente. Substituídos por novos não foram. Não que eu saiba...
    Daniel
    Voce chegou a fotografar? se tem foto manda que vou ver se avalio melhor e tento dar mais uns pitacos.
    este proximo do meio foi rente a placa que prende os grampos?esta quebra da lamina menor parece que foi falta de torque nos grampos mas para afirmar só vendo as partes quebradas e avaliando o tipo de fratura do material.

Usuário Avatar de Paulo_CW
    Entrada
    19/04/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 5
    Quando Tinha Samurai... tbm quebrei 2 molas em 4 trilhas, depois fiz aquela correção do batente pq um moleiro falou exatamente o comentado acima, depois disso nunca mais tive problemas.
    Wrangler JKU > SL 3" TR /JKS / E-Locker / Zeon 12k / Bilsten / Mickey Thompson 35"/ e verão sem capota...

Entrada
    06/08/2005
    Local
    Caxias do Sul/RS
    As quebras são sempre no meio, junto da placa que prende os grampos. Talvez seja falta de pressão nos grampos, mesmo.

Não fiz fotos.

Usuário Avatar de Bruno Machado
    Entrada
    16/08/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por Daniel Engelbrecht Ver Post
    As quebras são sempre no meio, junto da placa que prende os grampos. Talvez seja falta de pressão nos grampos, mesmo.

Não fiz fotos.
    Daniel e Astor,

Já quebrei muito feixe de mola de Samurai, tenho o meu nas trilhas desde 2002.

Tentei de tudo: mola original, mola de Towner, mola "genérica", troca de amortecedores, buchas mais macias, mais duras, batentes maiores, menores, mais duros e mais macios, etc, etc, etc.

Agora parou de quebrar, vou passar a fórmula mágica (funciona com a suspensão original):
    1) tire os escorpiões do bolso;
    2) troque os amortecedores (na diant coloquei o tras da Chevy500, na tras o tras da Ipanema, adaptação muito fácil, se tiver dúvida pergunte) e confira os batentes, troque se necessário;
    3) ligue para Molas Embu (www.molasembu.com.br) (11 4704 3422), fale com o Danilo e encomende os 4 feixes completos, com as buchas;
    4) leve o Samurai e os feixes de mola num meca competente e mande instalar;
    5) seja feliz.

Troquei a quase 2 anos, só Galopeira (pergunte aí pro Sandro o que é essa trilha) já fiz umas 8x com essas molas. E meu Samurai está com bloqueio diant e tras, XCrawler, etc. Aqui em BH temos 4 Samurais com essas molas e com a mesma configuração do meu, é só alegria.

A gente sempre está disposto a falar mal do que é ruim, mas devemos também falar bem do que é bom...

[ ]'s descomissionados

Usuário
    Entrada
    06/01/2008
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Daniel
    Quando a quebra da mola é exatamente no centro ( se voce reparar na face da mola quebrada vai ver a metade do furo do parafuso que fixa as laminas entre si )a causa única é falta de torque nos grampos. quando é feito o projeto da mola é considerado que esta área antre os grampos não pode flexionar pois este furo que é feito para fixar as molas é um concentrador de tensão e se flexionar ,como a seccão resistente é menor que a largura da mola vai quebrar neste local.
    tenta re-apertar os grampos a cada 10.000km ou trilha pesada e suas molas devem durar mais.
    Pode ficar tranquilo que o projeto original desta mola é perfeito,trabalhei num fabricante de molas lá no Japão que fornecia a Suzuki e acompanhei a area de projeto e qualidade e não lembro de nenhum relato de problema recebido da Suzuki ou concessionária
    abraços

Entrada
    06/08/2005
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Na verdade não é exatamente no centro que quebra, mas a poucos centímetros do centro. A quebra ocorre na altura da placa que prende os grampos. Estou sismado com os batentes.

Bruno, já fiz boa parte da sua fórmula. Os amortecedores foram trocados, assim como as buchas. De repente vou pedir algumas molas desse fabricante que vc mencionou para comparar com as que estão colocando no meu carro, para ver se tem muita diferença.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem