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Hybrid View

  • #1
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    JIMNY fumando e oscilando a lenta




    Ola a todos Jimnyzeiros e usuarios do Forum 4x4.

    Preciso de ajuda

    Comprei um jimny Ano 98 Mod. 99 SOHC 1.3 16V. Fiz o motor inteiro Bloco, Virabrequim, Bielas, Pistao, Aneis, Cabeçote, Guias de valvula e escape tudo novo. Meu motor esta com 100 km rodados e estou com um problema. O carro liga normalmente e sua lenta vai imediatamente para 2000 e depois abaixa gradativamente até 1500, até ai gostaria de saber se isso é normal. O problema é quando começo a rodar com o jimny do nada ele começa a oscilar a lenta e FUMAR MUITO, e quando desligo motor e ligo no outro dia ele esta normal até eu começar a rodar um pouco acontecer o mesmo problema. Pesquisei em foruns que falam sobre o Sensor de rotação do virabrequim, Atuador da marcha lenta, Valvula de Admissão Escapamento, Regulador de Pressão entre outros... Não entendo quase nada de mecanica e gostaria da opinião de outros que entendem para que eu não gaste dinheiro a toa, até porque não posso comprar tudo isso.

    Atenciosamente,
    Bruno Souza

  • #2
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    Preciso de ajuda

    Comprei um jimny Ano 98 Mod. 99 SOHC 1.3 16V. Fiz o motor inteiro Bloco, Virabrequim, Bielas, Pistao, Aneis, Cabeçote, Guias de valvula e escape tudo novo. Meu motor esta com 100 km rodados e estou com um problema. O carro liga normalmente e sua lenta vai imediatamente para 2000 e depois abaixa gradativamente até 1500, até ai gostaria de saber se isso é normal. O problema é quando começo a rodar com o jimny do nada ele começa a oscilar a lenta e FUMAR MUITO, e quando desligo motor e ligo no outro dia ele esta normal até eu começar a rodar um pouco acontecer o mesmo problema. Detalhe que ele fuma somente quando começa esse problema de oscilar a lenta. Pesquisei em foruns que falam sobre o Sensor de rotação do virabrequim, Atuador da marcha lenta, Valvula de Admissão Escapamento, Regulador de Pressão entre outros... Não entendo quase nada de mecanica e gostaria da opinião de outros que entendem para que eu não gaste dinheiro a toa, até porque não posso comprar tudo isso.

    Atenciosamente,
    Bruno Souza

  • #3
    Bruno, a oscilação deve ser na injeção (sensor de rotação, bobina, cabos, ECU). Mas fumar não. Isso é da parte mecânica.
    Verifique também a sonda lambda.
    Espero ter ajudado.

    ps. quanto gastou para fazer este motor?
    Toyota Japa
    Ex-Troller - Ex-Jimny - Ex-CJ5

    O futuro do planeta é nossa responsabilidade.

  • #4
    O Jimmy tem o mesmo sistema de bobina do GV - tracker?
    Ou é bem diferente?
    GV - 2.0 16v Lift 2 rc4x4, Cofap D - Cofap Turbo gas T, molas orig D, molas opala 6c T.

  • #5
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    Olá Bruno... meu não conhece bem esse motor 99 SOHC 1. Mas estou achando esse aceleração de lenta alta... é normal quando liga a aceleração ir la em cima e depois cair, mas era para cair mais.

    Bem marcha lenta irregular pode ser um monte de coisa..a primeira é o atuardor de marcha lenta...pode estar falhando ou com problema..mas o sintoma só aparece quando vc não ta com o pé no acelerado...uma vez q é nessa hora q ele funciona. Se o carro falha, mesmo com voce acelerando ai e outra coisa...
    se só falha fora do acelerador pode ser um monte de coisas.. mas eu testaria...
    atuador de marcha lenta, filtro de ar, limpeza da tbi, vela, cabo de vela e bobina e sonda lambida...

    sonda lambda e sensor de rotação apresentam sintomas mesmo quando voce acelera...(falhas)

    Bem mas fumar como o amigo disse acima é problema mecanico...o mecanico q fez seu motor pode ter deixado algo fora do lugar.... pra saber faça a seguinte busca...

    1- o nivel do oleo do motor ta baixando muito?
    2 - veja se a saida do seu escapamento ta borrando de oleo..passa a mão se sujar de fluligem é normal, mas se lambuzar com algo viscoso é oleo.
    3 - tire as velas, uma a uma e veja se estao sujas de oleo.

    bem caso a resposta pra o numero acima seja sim, vc ta com problemas motor.

    Huma pergunta...quando fez o motor colocou peças originais ou genericas chinesas?? isso pode explicar!

    boa sorte e poste o resultado

  • #6

    quando alguma coisa ligado a injeção esta com problema...ela pode injetar muito combustível...e ai também sai uma fumaceira danada por excesso de combustível...

    + ñ tem jeito...só um mexanico para avaliar...+ tente achar um q entende realmente de suzuki...ou pelo menos d motor japones...

    ---------------------------------------
    cumprimentos lamas e buracos
    -------------------------------

    TRILHADOIDA.
    side5p/AP/1.8álcool/gnv/2+2=31...já rodando...

    O LESMA

  • #7
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    Citação Postado originalmente por MATOSWR Ver Post
    Olá Bruno... meu não conhece bem esse motor 99 SOHC 1. Mas estou achando esse aceleração de lenta alta... é normal quando liga a aceleração ir la em cima e depois cair, mas era para cair mais.

    Bem marcha lenta irregular pode ser um monte de coisa..a primeira é o atuardor de marcha lenta...pode estar falhando ou com problema..mas o sintoma só aparece quando vc não ta com o pé no acelerado...uma vez q é nessa hora q ele funciona. Se o carro falha, mesmo com voce acelerando ai e outra coisa...
    se só falha fora do acelerador pode ser um monte de coisas.. mas eu testaria...
    atuador de marcha lenta, filtro de ar, limpeza da tbi, vela, cabo de vela e bobina e sonda lambida...

    sonda lambda e sensor de rotação apresentam sintomas mesmo quando voce acelera...(falhas)

    Bem mas fumar como o amigo disse acima é problema mecanico...o mecanico q fez seu motor pode ter deixado algo fora do lugar.... pra saber faça a seguinte busca...

    1- o nivel do oleo do motor ta baixando muito?
    2 - veja se a saida do seu escapamento ta borrando de oleo..passa a mão se sujar de fluligem é normal, mas se lambuzar com algo viscoso é oleo.
    3 - tire as velas, uma a uma e veja se estao sujas de oleo.

    bem caso a resposta pra o numero acima seja sim, vc ta com problemas motor.

    Huma pergunta...quando fez o motor colocou peças originais ou genericas chinesas?? isso pode explicar!

    boa sorte e poste o resultado
    Comprei o bloco e o vira do samurai standart em bom estado de conservação. "Planei"( não sei se é assim mesmo que escreve ) o cabeçote e o resto é tudo novo e original jogo de aneis, jogo de pistão, jogo de biela, jogo de junta, bobinas, cabo de vela. Por volta de cinco mil reais... Não revisei nada de Atuador de Lenta, Sensor de Rotação do Girabrequim, Sonda Lambda, Limpeza dos Bicos Injetores... Mas agora, o motor esta com 700km e acabou todos os sintomas de oscilação da lenta e ficar fumando. Mas mesmo assim a lenta ta muito alta, to fazendo a média de 8km por litro com motor zeradinho... imagino que esse alto consumo seja devido a essa lenta, pois o contagiro fica no 2000 depois de 30 segundos volta para 1200, como em curitiba para e arranca toda hora o carro fica na sua maioria do tempo em 2000... Se eu passar o carro no scanner ele por falar qual seria o ou os problemas ? E outra coisa como funciona o lance do scanner, qualquer scanner funciona em qualquer carro ?

    Agradeço a todos que estão me ajudando.

    Atenciosamente,
    Bruno

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Giovanni Morano Ver Post
    O Jimmy tem o mesmo sistema de bobina do GV - tracker?
    Ou é bem diferente?
    Na real não entendo do sistema de bobina, mas as bobinas de injeção do Jimny eu comprei na Crestana e Crestana no braz em SP. Paguei R$ 85,99 cada, acho que isso foi a unica coisa barata que consegui para o jimny. Caso alguem necessite entra no site deles.
    [IMG]file:///tmp/moz-screenshot.jpg[/IMG]
    [IMG]file:///tmp/moz-screenshot-1.jpg[/IMG] BOBINAS DE IGNIÇÃO - IMPORTADO Bobina de Ignição Suzuki/Hyndai (EURO30590)

  • #9
    Citação Postado originalmente por BrunoSouza Ver Post
    Na real não entendo do sistema de bobina, mas as bobinas de injeção do Jimny eu comprei na Crestana e Crestana no braz em SP. Paguei R$ 85,99 cada, acho que isso foi a unica coisa barata que consegui para o jimny. Caso alguem necessite entra no site deles.
    [IMG]file:///tmp/moz-screenshot.jpg[/IMG]
    [IMG]file:///tmp/moz-screenshot-1.jpg[/IMG] BOBINAS DE IGNIÇÃO - IMPORTADO Bobina de Ignição Suzuki/Hyndai (EURO30590)

    Bruno, isto é um achado, pois essas bobinas custas R$360,00 no mercado.
    Contudo, embora meu jimny esteja com bobina de corsa, tenha elas aqui em casa e vi que o código impresso na peça é diferente: 33410-6600 4128.
    Toyota Japa
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    O futuro do planeta é nossa responsabilidade.

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Maurício Fernandes Ver Post
    Bruno, a oscilação deve ser na injeção (sensor de rotação, bobina, cabos, ECU). Mas fumar não. Isso é da parte mecânica.
    Verifique também a sonda lambda.
    Espero ter ajudado.

    ps. quanto gastou para fazer este motor?
    Gastei uma grana... Comprei o bloco e o vira do samurai standart em bom estado de conservação. "Planei"( não sei se é assim mesmo que escreve ) o cabeçote e o resto é tudo novo e original jogo de aneis, jogo de pistão, jogo de biela, jogo de junta, bobinas, cabo de vela. Por volta de cinco mil reais... Não revisei nada de Atuador de Lenta, Sensor de Rotação do Girabrequim, Sonda Lambda, Limpeza dos Bicos Injetores... Mas agora, o motor esta com 700km e acabou todos os sintomas de oscilação da lenta e ficar fumando. Mas mesmo assim a lenta ta muito alta to fazendo a média de 8km por litro com motor zeradinho... imagino que esse alto consumo seja devido a essa lenta, pois o contagiro fica no 2000 depois de 30 segundos volta para 1200, como em curitiba volta para e arranca toda hora o cara fica na sua maioria do tempo em 2000... Se eu passar o carro no scanner ele por falar qual seria o ou os problemas ? E outro coisa como funciona o lance do scanner, qualquer scanner funciona em qualquer carro ?

    Agradeço a todos que estão me ajudando.

    Atenciosamente,
    Bruno

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