x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1

    DÚVIDA DE INICIANTE... TRAÇÃO 4X4H




    AMIGOS, ESTOU INICIANDO NESSA FRATERNIDADE OFF ROAD E TENHO UMA DÚVIDA...EU TENHO UM VITARA 95MT E GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR A TRAÇÃO 4X4H EM ESTRADAS DE TERRA (NORMALMENTE)OU SE DEVO USÁ-LA APENAS EM TRECHOS MAIS RADICAIS...
    EXISTE ALGUM LIMITE DE TEMPO PARA SE MANTER A 4X4H LIGADA OU NÃO? EU COMPREI UM DVD DE CONDUÇÃO OFF ROAD DA DPASCHOAL MAS O CARRO UTILIZADO É UM BEM MAIS MODERNO QUE O MEU E CONTINUEI NA DUVIDA....OBRIGADO.

  • #2
    Fala Walter

    Muito bom esse negócio de off-road! Mete a 4x4h e anda (em estrada de terra, brita, grama, areia) 10horas seguidas se aguentar Fica só ligado se não tá forçando o conjunto. Tipo se tá com o pé no fundo o tempo todo... aí é melhor andar de 3º no 4x4Lo que 1º no 4x4Hi. Para os trechos mais radicais acho que só 4x4Lo.

  • #3
    Citação Postado originalmente por samukanvas
    Fala Walter

    Muito bom esse negócio de off-road! Mete a 4x4h e anda (em estrada de terra, brita, grama, areia) 10horas seguidas se aguentar Fica só ligado se não tá forçando o conjunto. Tipo se tá com o pé no fundo o tempo todo... aí é melhor andar de 3º no 4x4Lo que 1º no 4x4Hi. Para os trechos mais radicais acho que só 4x4Lo.

    Valeu amigão. Tô indo prá roça amanhã e vou usar e abusar da tração.
    Um grande abraço.

  • #4
    Só não me engata a reduzida com o carro andando... senão mói tudo . Até a 4x4HI eu engato com meu samuca parado...

  • #5
    É véro...valeu campeão.
    Bom fim de semana.
    Walter Carlos Brössel
    Vitara Cavalo Branco - http://cavalobranconatrilha.googlepages.com
    Tracker 2007 & Stark 2013 - BH/MG

  • #6
    Usuário Avatar de Juninho
    Entrada
    19/12/2004
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    43
    Posts
    700
    Agradecimentos: 0
    Fala galera !!

    Samukanvas ... uma pergunta .. procede a lenda de que deve se dar uma ré ao engatar a 4X4L??? ou num tem nada a vê ??

    outra dúvida .. o ex dono do meu jipe me disse que precisava embuchar o cambio da reduzida ??? por cima isso significa o que ??? sou definitivamente leigo (ainda!!! mas to estudando)em tração e reduzida ...

    Valeu !!

    [ [ 's ... partindo pra trilha domingo cedo ...

  • #7
    Citação Postado originalmente por Juninho
    Fala galera !!

    Samukanvas ... uma pergunta .. procede a lenda de que deve se dar uma ré ao engatar a 4X4L??? ou num tem nada a vê ??
    Alguns modelos de roda livre so desengatam quando se roda alguns metros para trás (ré). Não tem nada a ver com lenda nem com engatar a 4x4L.

    Citação Postado originalmente por Juninho
    outra dúvida .. o ex dono do meu jipe me disse que precisava embuchar o cambio da reduzida ??? por cima isso significa o que ??? sou definitivamente leigo (ainda!!! mas to estudando)em tração e reduzida ...
    [ [ 's ... partindo pra trilha domingo cedo ...
    Significa que é bom mandar um mecânico dar uma geral nas buchas da cx de transferencia e cambio e aprender um pouco mais antes de cair na trilha e dar dor de cabeça para o resto da turma.

    []´s

  • #8

    Re: DÚVIDA DE INICIANTE... TRAÇÃO 4X4H

    Citação Postado originalmente por Walter Carlos Brossel
    GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR A TRAÇÃO 4X4H EM ESTRADAS DE TERRA (NORMALMENTE)OU SE DEVO USÁ-LA APENAS EM TRECHOS MAIS RADICAIS...
    Pelo que ví no seu avatar, seu jipe é um Vitara, certo? Nesse caso, eu não recomendaria usar 4x4 em terreno firme, mesmo que esse seja terra. Pode ser que sua viatura aguente rodar bastante dessa forma, mas estará forçando o sistema de transmissão. Prefira utiliza-lo somente quando sentir necessidade: Pedras soltas, cascalho, lama....

    []´s

  • #9
    Citação Postado originalmente por Juninho
    Fala galera !!

    Samukanvas ... uma pergunta .. procede a lenda de que deve se dar uma ré ao engatar a 4X4L??? ou num tem nada a vê ??

    outra dúvida .. o ex dono do meu jipe me disse que precisava embuchar o cambio da reduzida ??? por cima isso significa o que ??? sou definitivamente leigo (ainda!!! mas to estudando)em tração e reduzida ...

    Valeu !!

    [ [ 's ... partindo pra trilha domingo cedo ...
    Fala Amigo,

    A lenda que eu conheço é pra desengatar e não engatar... isso acontece com alguns modelos. E se sentir dificuldade pra desengatar, dá uma ré que resolve. O embuchar o câmbio da reduzida é a mesma coisa do "rebimboca da parafuseta". Isso pode ser algumas coisas. Eu veria o coxim ou calços da t-case (caixa de transferência) O Calço ruim pode até quebrar a t-case (eu ouví isso, nunca ví de fato). Eu tb sou meio leigo, portanto, por mais que a gente chute certo aqui é melhor confiar em um bom mecânico.

  • #10

    Re: DÚVIDA DE INICIANTE... TRAÇÃO 4X4H

    Citação Postado originalmente por Fábio
    Pelo que ví no seu avatar, seu jipe é um Vitara, certo? Nesse caso, eu não recomendaria usar 4x4 em terreno firme, mesmo que esse seja terra. Pode ser que sua viatura aguente rodar bastante dessa forma, mas estará forçando o sistema de transmissão. Prefira utiliza-lo somente quando sentir necessidade: Pedras soltas, cascalho, lama....

    []´s
    Será?

    Vc acha que o conjunto será mais forçado numa estrada de terra que em areia, por exemplo? Estrada de terra é mole pro carrinho e o fabricante recomenda usar 4x4 até quando tá chovendo pra melhorar a tração...

  • #11

    Re: DÚVIDA DE INICIANTE... TRAÇÃO 4X4H

    Citação Postado originalmente por samukanvas
    Será? Vc acha que o conjunto será mais forçado numa estrada de terra que em areia, por exemplo?
    LÓGICO!!!!

    Acho que vocês não estão entendo o "porque" não se deve usar o 4x4 num piso com boa tração. Vamos falar um pouco dos componentes que sofrem com esse uso:

    (Deixo bem claro que o que vou falar por aqui só se aplica para veículos dotados de tração 4x4 parttime, ou seja, aqueles que tem que ligar o 4x4 numa alavanca (botão, parafuso, sei lá...) e não daqueles são 4x4 tempo integral como Nivas, Land Rover ou Cherokee.)

    Assim que engatamos a tal da tração 4x4, a sua caixa de transferência que recebeu força do motor, começa a distribuir essa força para os dois eixos cardãns (dianteiro e traseiro) de forma igual, ou seja 50% de força para cada um deles. São esses cardans que vão girar seu eixo diferencial que por sua vez vai transmitir a força para as rodas.

    Podemos até rodar nessa condição num piso com boa aderencia, se estivermos num plano, utópicamente reto (lúdico eu diria)... nesse caso nenhum componente seria forçado. Como isso não existe e no meio do caminho é fácil encontrar coisas do tipo: curvas, subidas, descidas, variações asfálticas... Ai pronto! Começaram nossos problemas, pois sempre um eixo vai exigir mais tração que o outro.

    Como sua caixa de transferencia não tem efeito diferencial (aquele que permite transmitir mais força para o lado que tem menos tração) a força continuará indo para os dois eixos igualmente, mesmo que um dos eixos não consiga demandar toda essa força. Nesse caso, alguma coisa tem de ceder: Ou o pneu gira em falso (imagina isso no asfalto) ou alguma coisa naquela linha de transmissão (t-case, cruzetas, cardan, diferencial) é forçado.

    Se você estiver num terreno de baixa tração (lama ou areia, por exemplo), quem cede é a roda que está com menos aderencia: O pneu vai girar em falso até voltar a ter aderencia e dai por diante. Já no asfalto ou chão batido é mais provavel a hipótese que seu powertrain seja forçado do que a de que seus bolações MUD de 38 polegadas fiquem girando em falso.

    Citação Postado originalmente por samukanvas
    Estrada de terra é mole pro carrinho e o fabricante recomenda usar 4x4 até quando tá chovendo pra melhorar a tração...
    e na 4x4&Cia também... Essa é uma medida de segurança que nada tem de preocupação com a durabilidade do veículo. Da mesma forma que o manual sempre sugere pressão dos pneus mais baixas para evitar ruidos e bateção de plasticos no interior do carro. Vc acha que eles se preocupam se o pneu vai durar 30000km ao invés de 50000?!? Porque se preocupariam se a sua t-case vai durar mais ou menos?!?

  • #12

    Re: DÚVIDA DE INICIANTE... TRAÇÃO 4X4H

    Citação Postado originalmente por Fábio
    Citação Postado originalmente por samukanvas
    Será? Vc acha que o conjunto será mais forçado numa estrada de terra que em areia, por exemplo?
    LÓGICO!!!!

    Acho que vocês não estão entendo o "porque" não se deve usar o 4x4 num piso com boa tração. Vamos falar um pouco dos componentes que sofrem com esse uso:

    (Deixo bem claro que o que vou falar por aqui só se aplica para veículos dotados de tração 4x4 parttime, ou seja, aqueles que tem que ligar o 4x4 numa alavanca (botão, parafuso, sei lá...) e não daqueles são 4x4 tempo integral como Nivas, Land Rover ou Cherokee.)

    Assim que engatamos a tal da tração 4x4, a sua caixa de transferência que recebeu força do motor, começa a distribuir essa força para os dois eixos cardãns (dianteiro e traseiro) de forma igual, ou seja 50% de força para cada um deles. São esses cardans que vão girar seu eixo diferencial que por sua vez vai transmitir a força para as rodas.

    Podemos até rodar nessa condição num piso com boa aderencia, se estivermos num plano, utópicamente reto (lúdico eu diria)... nesse caso nenhum componente seria forçado. Como isso não existe e no meio do caminho é fácil encontrar coisas do tipo: curvas, subidas, descidas, variações asfálticas... Ai pronto! Começaram nossos problemas, pois sempre um eixo vai exigir mais tração que o outro.

    Como sua caixa de transferencia não tem efeito diferencial (aquele que permite transmitir mais força para o lado que tem menos tração) a força continuará indo para os dois eixos igualmente, mesmo que um dos eixos não consiga demandar toda essa força. Nesse caso, alguma coisa tem de ceder: Ou o pneu gira em falso (imagina isso no asfalto) ou alguma coisa naquela linha de transmissão (t-case, cruzetas, cardan, diferencial) é forçado.

    Se você estiver num terreno de baixa tração (lama ou areia, por exemplo), quem cede é a roda que está com menos aderencia: O pneu vai girar em falso até voltar a ter aderencia e dai por diante. Já no asfalto ou chão batido é mais provavel a hipótese que seu powertrain seja forçado do que a de que seus bolações MUD de 38 polegadas fiquem girando em falso.

    Citação Postado originalmente por samukanvas
    Estrada de terra é mole pro carrinho e o fabricante recomenda usar 4x4 até quando tá chovendo pra melhorar a tração...
    e na 4x4&Cia também... Essa é uma medida de segurança que nada tem de preocupação com a durabilidade do veículo. Da mesma forma que o manual sempre sugere pressão dos pneus mais baixas para evitar ruidos e bateção de plasticos no interior do carro. Vc acha que eles se preocupam se o pneu vai durar 30000km ao invés de 50000?!? Porque se preocupariam se a sua t-case vai durar mais ou menos?!?
    Acho que todos os componentes de um carro são feitos pra durarem muito tempo. Essa relação de duração de pneus é muito relativa e as situações que vc colocou de distribuição de força no eixo sofrem muito menos em estrada de terra e asfalto molhado do que se acha (é claro que o que disse é a perfeição, mas os fabricantes não trabalham com ela). Tudo isso acredito ser muito teórico, ou alguém aqui rodou 300.000 km em estrada de chão com 4x4 ligado pra provar o que está certo? Como o dono do vitara disse ele pega trilhas leves afinal é iniciante e acredito que ele não vá escalar alguma pedreira próximo final de semana . Então com o que vc está mais preocupado, se a t-case dele vai a 300.000 km ou se o cara não vai dar de cara com uma arvore porque quando a tração foi exigida ele só tinha força no eixo traseiro? Sobre se os fabricantes se preocupariam se a t-case duraria ou não, acho que se preocupariam sim. Imagina trocar t-case na garantia pra 200.000 carros...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade