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Tópico: Motor 1.3 em 1.6

  • #1

    Motor 1.3 em 1.6




    Galera..Tenho um Samurai 1.3, ano 94 injetado..


    Logo terei que retificar meu motor, trocar pistões, anéis, bronzinas e etc..

    Pensei que pudesse tranforma-lo em 1.6 (o mesmo do vitara), pois pelo meu intendimento a unica coisa que mudava era o virabrequin,(muda o curso do pistão), e o pistão que é mais curto, na circunferencia achava eu que não mudava..

    Porém alguns outros intendedores de suzuki falaram que a circunferencia do pistão muda de medida(é maior)..e não tem como fazer, pois muda junta de cabeçote i talz..Gostaria de saber se muda a medida e quanto muda, se tem como refiticar o bloco, se não for nada exagerado tem como fazer..

    Então estou neste duvida.. Se tem alguém que ja fez essa mudança em seu motor, se ja tentou fazer e não deu certo me ajude..

    Tenho tudo na mao para fazer caso de certo.. E consigu a parte de baixo toda retificada do 1.6 do vitara(pistão, biela, e virabrequin e etc)

    Ou seria mais de desmontar tudo e aí sim ver as medidas de tudo e ter certeza?

    Grande abraço..

  • #2
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    E porque quebrar a cabeça com isso?

    Coloque um AP 1.6 que é muito menos dor de cabeça para você. As peças para samurais ( sensores e etc) ja estão ficando raras, se o motor bateu , ja não adianta mais insistir em um retifica.

  • #3
    Primeiro que não tem como legalizar (pelo menos aqui no sul não tem como)
    Segundo que gera muita adaptação e gastos..
    Terceiro, nada melhor que um conjuntinho original, onde tudo entra com a mão..

    Por isso estou estudando tranforma-lo em 1.6... mas se não der retificarei o mesmo e deixarei 1.3..

    Nunca vi um samurai com motor ap fazer mais que um com 1.3, por ser mais forte ou algo assim..

    O Samurai com a X-Crawler é outra coisa..

    Esses motorzinho 1.3 guentam o pau , não que o ap não guente.. mas na minha opinião é uma adaptação muito grande para um resultado não muito satisfatório.. (NA MINHA OPINIÃO)

    Mas é isso aí..

    Brigadão pela ajuda..
    Samurai Metal Top, Suspensão 2-Link, X-Crawler 4.16, Snorkel OGZ, Maxxis Buckshot 31'.

  • #4
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    Maicon então mãos a obra , vai colocando aqui os progressos dessa empreitada.

  • #5
    Com certeza..

    Desmontarei após o dia 10 de abril.. pois tem trilha neste dia.. hehehe

    Mas com certeza se der certo ou não colocarei aqui o qq foi feito e etc..

    Mas ainda assim ensisto.. Ninguém nunca tentou fazer essa adaptação ?

    Brigadão léo..
    Samurai Metal Top, Suspensão 2-Link, X-Crawler 4.16, Snorkel OGZ, Maxxis Buckshot 31'.

  • #6
    Cara o AP faz uma diferença GRAAAAANDE andando na areia ... não sei em lama e erosão, mas em areia a diferença é GIGANTE...
    Pitbull Samurai 1.8
    Ex - Soviético Niva 1.6

  • #7
    Com certeza da diferença para um samurai sem o kit de redução do X..

    Porém aqui no sul as trilhas são muito técnicas.. por tanto eu nao cojito a ideia do ap.. E se um dia eu troca-se de motor, eu optaria por um 1.6 de corsa ou 1.8 da meriva.. onde a adaptação é muito mais facil, a começar pelo motor não ter o escape do mesmo lado da admição e não ser um motor deitado..

    Mas que ficaria bom o motor do vitarinha num samurai ficaria..?!

    Cara, será que ninguém fez essa mudança..

    Ou será que sao todos fãs do ap.. hehehe


    Abraçãooo
    Samurai Metal Top, Suspensão 2-Link, X-Crawler 4.16, Snorkel OGZ, Maxxis Buckshot 31'.

  • #8
    Que ficaria show ficaria, mas ainda optaria por outro motor devido a facilidade em peças
    Pitbull Samurai 1.8
    Ex - Soviético Niva 1.6

  • #9
    Usuário Avatar de Juliano Nitsch
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    Ola Maicon...

    Realmente este motor do Samurai é show, aguenta o pau !! Também não vejo necessidade de substituir pelo AP, depois da redução 4.16 o negócio muda mesmo. Oque vc vai gastar para adaptar um AP mais câmbio dá para fazer o motor original umas 2 vezes.
    Outra grande vantagem do motor original é o cárter dimensionado para o uso off-road, pode pegar uma inclinação legal que o pescador tá sempre mergulhado no óleo.

    Quanto a passar para 1.6, acho que a parte mecânica (pistões, virabrequim, etc...) não vai ser difícil, porém não esqueça que vai ter que mexer na alimentação de combustível também, afinal são 300 cil. a mais. Talvez vai ter que remapear a central.

    Fiz um motor de Samurai em outubro passado, pistão e anéis segunda medida, o resto todo original, ficou bem forte ! Oque eu faria para melhorar mais o torque e dar uma rebaixada no cabeçote, aí já era. Não vai ter problema com detonação pq nossa gasolina é uma m...da

    Fica aí as dicas e minha opinião.

    Até mais

    Citação Postado originalmente por Maicon Ver Post
    Primeiro que não tem como legalizar (pelo menos aqui no sul não tem como)
    Segundo que gera muita adaptação e gastos..
    Terceiro, nada melhor que um conjuntinho original, onde tudo entra com a mão..

    Por isso estou estudando tranforma-lo em 1.6... mas se não der retificarei o mesmo e deixarei 1.3..

    Nunca vi um samurai com motor ap fazer mais que um com 1.3, por ser mais forte ou algo assim..

    O Samurai com a X-Crawler é outra coisa..

    Esses motorzinho 1.3 guentam o pau , não que o ap não guente.. mas na minha opinião é uma adaptação muito grande para um resultado não muito satisfatório.. (NA MINHA OPINIÃO)

    Mas é isso aí..

    Brigadão pela ajuda..

  • #10
    Hoje em dia ta tão facil de conseguir peças pro samurai que na minha opinião vale a pena..

    Na alternativa 4x4 tem um mar de peças lá.. os cara tão investindo cada vez mais nisso..

    tipo assim.. Não faz mal se não ter como transformar para 1.6.. Vou retifica-lo e deixa-lo original igual.. Se durar a metade do que durou ta luxo.. durou 5 anos em trilhas pesadas.. e apenas da uma fumadinha(hehe)

    abração galera
    Samurai Metal Top, Suspensão 2-Link, X-Crawler 4.16, Snorkel OGZ, Maxxis Buckshot 31'.

  • #11
    Usuário Avatar de Juliano Nitsch
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    Concordo plenamente com vc !!! Aguenta muito... não tenho nada contra o AP, mas tô muito contente com o originalzinho.
    Prefiro pegar a grana da adaptação e investir na susp. pra torcer mais o bixo.

    A Suzucar também tem muita peça !!!

    Se precisar alguma coisa dá um toque.

    Té mais.
    4X4 Brasil

  • #12
    Citação Postado originalmente por Maicon Ver Post
    Hoje em dia ta tão facil de conseguir peças pro samurai que na minha opinião vale a pena..

    Na alternativa 4x4 tem um mar de peças lá.. os cara tão investindo cada vez mais nisso..

    tipo assim.. Não faz mal se não ter como transformar para 1.6.. Vou retifica-lo e deixa-lo original igual.. Se durar a metade do que durou ta luxo.. durou 5 anos em trilhas pesadas.. e apenas da uma fumadinha(hehe)

    abração galera
    Maicon,

    Vai fazer com quem a reforma do teu motor, é aí no vale do Paranhana mesmo? Já tens uma idéia do valor que vai investir ?

    [ ]s,
    Arlei Vieira
    Tracker 2007 - Taquari / RS
    http://oscaminhosdosul.blogspot.com/

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