Fala Mauricio...
Comando, valvulas maiores, etc..., não interferem na cilindrada !
Somente diametro do cilindro e curso do virabrequim...
Té mais.
Versão Imprimível
Juliano, presta atenção no diálogo e pensa antes de escrever.
Não disse que muda a cilindrada, pelo contrário. Falei que o motor é o mesmo.
A questão é usar pistão de 1.6 em bloco de 1.3. Fica mais potente.
Vai com calma no jeito que vc escreve as coisas que eu não sou nenhum leigo meu amigo !
Acho que quem esta precisando prestar mais atenção é vc :parede:
Vc disse que o motor do GTI é tudo igual, que muda comando, valvulas etc..., e eu disse que nada disso vai adiantar se não mudar o diâmetro do pistão ou o curso do virabrequim !
Outro detalhe que vc não prestou atenção, o diâmetro do pistão do 1.6 é igual ao do 1.3 conforme nosso amigo Maicon já antecipou.
Até mais.
Só para constar:
Informações retiradas do manual.
Samurai 1.3 8v > Diâmetro x Curso = 74,0 mm x 75,00 mm
Vitara 1.6 8v e 16v > Diâmetro x Curso = 75,00 mm x 90,00 mm
Portanto oque muda é o curso ! A diferença de 1 mm no pistão não vai adiantar nda.
Até mais
Realmente, o fato de ter um comando diferente, ou valvulas maiores 'nao interferem nas cilindradas, e sim no tempo que cada valvula ficara aberta e a quantidade de ar e combutivel que vai entrar no cilindro..
Mas voltando ao assunto..
é isso aí mesmo que tu falo juliano sobre o curso dos pistoes.. eu medi a camisa do cilindro de cima até em baixo do 1.3e tem 12,5 cm e do 1.6 tem 13,5cm, ou seja, é apenas 1cm maior a camisa..
Vi tbm que o virabrequim do 1.6 vai girar dentro do bloco 1.3 tranquilo.. pois a medida interna dos blocos sao as mesmas
Calculos e mais calculos.. heuheue
abraços e volto com mais novidades amanha..
essa do virabrequim eu não esperava... jamais imaginava o virabr. do 1.6 caber no bloco do 1.3 ... o pistão no seu curso máximo, com o virabreq do 1600 no bloco 1300, não escapa pra fora do bloco não ? como fazer com essa questão ?
forte abraço e boa sorte !
POST # 203 - MAICON:
Ontem a noite desmontei o meu motor 1.3 e vi que o diametro do pistão é o mesmo, ou seja, pistao do 1.3 e 1.6 é o mesmo..
Porém o curso do virabrequim muda, isso eu ja tinha em mente, mas o incoveniente é que o bloco do 1.6 é quase dois centimetros maior..
Ou seja, no bloco original, pelo que eu vi e analisei,por enquanto, com o virabrequin do 1.6 os pistões ficariam para fora das camisas do 1.3 quando estivessem em cima..
Estamos estudando, mas se não ter outro jeito, não terá como fazer..
Escapa pra fora das camisas sim amigo..
Porém estamos torcendo para que o pistão do 1.6 seja mais alto que o do 1.3 (hoje vamos tirar essa duvida) pois aí podemos usar os pistoes do 1.3 (que em diamentro é a mesma coisa) e virabrequim do 1.6.. e se ainda continuar saindo o pistão para fora, certamente será pouca coisa, da para tirar um pouquinho na cabeça do pistão..
Mas com certeza, hoje em dia estando tudo mais dificil de regularizar, e daqui uns dias os proprios moteres Ap vão sumir, a melhor opção para deixar seu samuca mais forte será essa aí mesmo.. por isso to me empenhando muito para que tudo de certo..
Falooou,
Motor AP sumir?
po, Maicon... hehehe, essa é dureza, hein... motor AP sumir do mercado ? hehehe, bom se vc diz, mas acho isso difícil, é um motor muito versátil, principalmente pela divulgação e uso... acho difícil sumir, mas de qualquer forma, é sempre muito valioso ter novas opções de adaptação e potencialização pras nossas máquinas, o que no meu ponto sde vista, é motivo mais que suficiente pra descobrir novos caminhos, muito bom e parabéns de novo.
Muito boa a sacada de apenas trocar o virabrequin
já pensou no caso de confeccionar um prolongamento, uma peça de aço, como se fosse uma junta do cabeçote, porém mais "gorda", mais espessa, pra diminuir essa diferença? (PALPITE APENAS)
juntando todas as medidas, talvez se chegue em uma solução alterando pouco as peças, diminuindo o risco de enfraquecimento por desgaste das mesmas, em vez de desbastar 1 cm da cabeça do pistão, (só exemplo) faria uma junta de aço "gorda" de 0,5cm , somado ao uso do pistão do 1300 desbastado em 0,5 cm, em vez do 1 cm, entendeu? A ideía é cada parte do motor "arcar' com essa solução, não deixar apenas uma única solução para o problema... ta meio confuso, não sei se entendeu meu raciocínio...
grande abraço
Fala cadu...
Cara, ja pensei nesta possibilidade.. mas acho que nao é possivel pois mesmo que a imenda desta tal 'junta de ferro grossa' fosse bem feita.. acho que nao vedaria bem, talvez ficaria queimando oleo, pois quando o anel raspasse na imenda ele nao limparia por completo..para vedar bem deve ser apenas uma peça..
Amanha terei a resposta se da para transformar em 1.6, pois chegará o virabrequim, bielas e pistoes do 1.6..
Aí veremos as reais possibilidade de modificaçoes a serem feitas,.
A respeito de motor ap, aqui na minha regiao motor ap COMPLETO com injeçao e tudo, ta cada vez mais dificil de se encontrar.. claro que tem infinidades desse motor, mas um dia que sabe fique mais dificil de achar..
Abraçaao galeraa
Amanha dou noticias...