Fala Mauricio...
Comando, valvulas maiores, etc..., não interferem na cilindrada !
Somente diametro do cilindro e curso do virabrequim...
Té mais.
Versão Imprimível
Juliano, presta atenção no diálogo e pensa antes de escrever.
Não disse que muda a cilindrada, pelo contrário. Falei que o motor é o mesmo.
A questão é usar pistão de 1.6 em bloco de 1.3. Fica mais potente.
Vai com calma no jeito que vc escreve as coisas que eu não sou nenhum leigo meu amigo !
Acho que quem esta precisando prestar mais atenção é vc :parede:
Vc disse que o motor do GTI é tudo igual, que muda comando, valvulas etc..., e eu disse que nada disso vai adiantar se não mudar o diâmetro do pistão ou o curso do virabrequim !
Outro detalhe que vc não prestou atenção, o diâmetro do pistão do 1.6 é igual ao do 1.3 conforme nosso amigo Maicon já antecipou.
Até mais.
Só para constar:
Informações retiradas do manual.
Samurai 1.3 8v > Diâmetro x Curso = 74,0 mm x 75,00 mm
Vitara 1.6 8v e 16v > Diâmetro x Curso = 75,00 mm x 90,00 mm
Portanto oque muda é o curso ! A diferença de 1 mm no pistão não vai adiantar nda.
Até mais
Realmente, o fato de ter um comando diferente, ou valvulas maiores 'nao interferem nas cilindradas, e sim no tempo que cada valvula ficara aberta e a quantidade de ar e combutivel que vai entrar no cilindro..
Mas voltando ao assunto..
é isso aí mesmo que tu falo juliano sobre o curso dos pistoes.. eu medi a camisa do cilindro de cima até em baixo do 1.3e tem 12,5 cm e do 1.6 tem 13,5cm, ou seja, é apenas 1cm maior a camisa..
Vi tbm que o virabrequim do 1.6 vai girar dentro do bloco 1.3 tranquilo.. pois a medida interna dos blocos sao as mesmas
Calculos e mais calculos.. heuheue
abraços e volto com mais novidades amanha..
essa do virabrequim eu não esperava... jamais imaginava o virabr. do 1.6 caber no bloco do 1.3 ... o pistão no seu curso máximo, com o virabreq do 1600 no bloco 1300, não escapa pra fora do bloco não ? como fazer com essa questão ?
forte abraço e boa sorte !