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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1

    Preparação de jipe versátil: bom de duna, trilha com erosão, cidade/estrada




    Preciso de opiniões!
    Pelo que observei até o momento (corrijam-me se estiver enganado):
    Para passeios em areia e dunas e uso do jipe na cidade e na estrada, o pneu com dimensões originais, do tipo AT seria ideal, não sendo necessários calços de suspensão ou de carroceria no veículo.
    Para enfrentar trilhas com erosões e lama (sem exageros que exijam a preparação de um monstro), deve-se ter um pneu MUD e com dimensões maiores que as originais. Mas nesse caso, deve-se instalar calços na suspensão e/ou na carroceria, trocar o link para corrigir o caster, mudar a fixação das ponteiras de direção, subir proporcionalmente a fixação da barra panhard e molas e instalar amortecedores maiores (dica cortesia de Stavale...).
    Em ambos os casos, um kit de redução e bloqueio poderiam ser instalados para melhorar o desempenho em trechos em que se necessite maior torque da viatura.
    E aí, como fazer para não ter que possuir dois jipes, cada um preparado para uma finalidade? Como preparar a viatura para andar bem em todos os casos?
    Logicamente, as mudanças feitas na viatura para enfrentar trilhas erodidas são significativas, e seria impraticável fazê-las e desfazê-las de acordo com o uso do jipe.
    Portanto, assumo que a solução seja ter o jipe preparado para o pior tipo de trilha. Mas nesse caso, o desempenho em dunas ficaria comprometido? Pneu MUD é ruim de duna? O maior peso do pneu prejudicaria o desempenho nas subidas das dunas mais íngremes?
    Ou uma solução intermediária seria o caso? Suponho que ter dois conjuntos de pneus, sendo o dos pneus MUD com rodas de ferro seria uma solução fácil. Mas teria a questão dos amortecedores e suspensão que ficariam inadequadas ao pneu original AT.
    E aí? Não sei como resolver esse problema.
    Se a solução dos dois jogos de pneus for escolhida, e o cara quiser ter o mesmo jogo de rodas para os dois conjuntos de pneus, o tira-e-bota de pneus nas rodas pode danificar os pneus?
    Com dois jogos de pneus, os pneus MUD durariam tanto que sua troca se daria ou devido a algum dano na trilha ou por ter atingido a data de validade do mesmo.
    Abraço!
    Sandro

  • #2
    No forum suzukiclub4x4.com.ar procure pelo Jimny do Guilermo (suzuguy). Na minha opiniao ele consegui chegar nesse meio termo com um jimny com pneus 235, suspensao de 2,5" e X Crawler 2.65

  • #3
    Usuário Avatar de MATOSWR
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    Sandro, só não acho legal o tira-e-bota de pneus nas rodas! vai dar trabalho, gasto se não for vc que for montar.. é mais facil ter outro jogo já montado. Nenhuma viatura vai ficar boa pra tudo. No caso do Jimny eu acho que uma mexida leve pode ser o ideal. aumentar muito os pneus vai aumentar o consumo de combustivel. se vc usa o carro no dia a dia seria um problema, inclusive para viagens longas. bem isso é o que eu acho.
    Xterra 2004
    Ex: JIMNY 2010, JIMNY 2001 e SAMURAI CANVAS 94
    PU1MWR - PX1W7834


  • #4
    Usuário Avatar de mauricioalan32
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    Minha opiniao, ja tive Samurai e hj tenho um Vitara... Eu colocaria calços de suspensão, kit de reduçao 2.65 do X, as proteções inferiores (são o mais importante de tudo), já bloqueio no seu caso acabaria por atrapalhar um pok, como vc usa a viatura mais no dia a dia, a nao ser q fosse um bloqueio dianteiro.... e usaria um unico jogo de rodas montadas com pneus MUD 30". O pneu MUD não é tao agressivo assim, sendo q eu uso no dia a dia os MUD, faço passeios onde passamos por areia, dunas e tal... e vai muiiiito bem com pneu MUD nas dunas. Eu por exemplo, tenho dois jogos de rodas, sendo um deles montados nos pneus MUD 30" p uso diario e um jogo com pneus recapados super agressivos 31" para trilhas mais pesadas. E posso te garantir q vc nao vai se arrepender de usar o MUD, q p mim, nada mais é q um pneu de camionete e q tem um desempenho muito bom no fora de estrada. Qndo eu comprei meus pneus eu estava na duvida s colocava 235 ou s colocava 30, ai acabei p colocar 30 pelo fato de ser mais estreito, e nas rodas originais ficaram bons. Abrass
    Mauricio Alan
    Samurai 99 original 🤥🤥

  • #5
    Usuário Avatar de MaGao
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    Citação Postado originalmente por mauricioalan32 Ver Post
    Minha opiniao, ja tive Samurai e hj tenho um Vitara... Eu colocaria calços de suspensão, kit de reduçao 2.65 do X, as proteções inferiores (são o mais importante de tudo), já bloqueio no seu caso acabaria por atrapalhar um pok, como vc usa a viatura mais no dia a dia, a nao ser q fosse um bloqueio dianteiro.... e usaria um unico jogo de rodas montadas com pneus MUD 30". O pneu MUD não é tao agressivo assim, sendo q eu uso no dia a dia os MUD, faço passeios onde passamos por areia, dunas e tal... e vai muiiiito bem com pneu MUD nas dunas. Eu por exemplo, tenho dois jogos de rodas, sendo um deles montados nos pneus MUD 30" p uso diario e um jogo com pneus recapados super agressivos 31" para trilhas mais pesadas. E posso te garantir q vc nao vai se arrepender de usar o MUD, q p mim, nada mais é q um pneu de camionete e q tem um desempenho muito bom no fora de estrada. Qndo eu comprei meus pneus eu estava na duvida s colocava 235 ou s colocava 30, ai acabei p colocar 30 pelo fato de ser mais estreito, e nas rodas originais ficaram bons. Abrass

    30" no jimny tem q mecher muito..

    bom é 235/75/15 MUD + X 2.65 + Bloqueio traseiro..
    e seja feliz! precisa fazer mais nada pra o que se tem por aqui... eu e meu irmão que somos mais vamos dizer aventureiros.. ele tem samurai com 31" SPOA + 4.16 etc etcetc.. ate agora 80% de onde passamos eu passo ehhe os outros 10 é falta de bloqueio.. outros 10 é altura do carro.. mais nada d+ é pq tenho pena do meu carro... ai não aperto o pé com tudo hehe se não ia.. prefiro ser puxado
    lembrando pra o qeu temos por aqui.. uma trilha ou outra que so vai no dele pq o meu nem chega ekkeke

    Abraços,

  • #6
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    No dia em que conseguirem fazer uma torcida mista tipo corintias/palmeiras... todo terreno, me avisem.

    O mais racional é ter dois jogos de pneus completos, basta isso. Todas as outras coisas vão transformar a viatura do colega em um mosnter, o que ele já disse que não quer...
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #7

    link

    Citação Postado originalmente por Alexandre X Ver Post
    No forum suzukiclub4x4.com.ar procure pelo Jimny do Guilermo (suzuguy). Na minha opiniao ele consegui chegar nesse meio termo com um jimny com pneus 235, suspensao de 2,5" e X Crawler 2.65
    O X mostra o jeep do argentino pra nos ai!!!!!!!!!

  • #8
    Citação Postado originalmente por Mandruva Ver Post
    O X mostra o jeep do argentino pra nos ai!!!!!!!!!
    Achei:

    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=LVmdt2Q71Us[/ame]

  • #9
    Usuário Avatar de nanito
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    Aqui no litoral gaúcho temos uma reserva chamada Tuia, lá temos uma das maiores regiões de dunas da américa latina, muitos banhados e muito barro.

    Pelo pessoal que já vi andando por lá, os pneus ideais seriam mud 33", mas como estamos falando de suzuki, o mud 31", que tenho no meu vitara, vai bem em todos os terrenos dessa trilha.

    Abraços!
    Tracker 2008 prata, originalzinha
    ex-Vitara Guaxinim
    ex-Vitarão SUV (Surf Utility Vehicle)

  • #10
    Usuário Avatar de MaGao
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    Citação Postado originalmente por Alexandre X Ver Post
    Achei:


    essa foi pequena hehee essa aqui é melhor.. e não se compara a algumas outras que nem com reza braba sobe.. so troleta de 3. reduzido ehhe


    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=6vuqQA7H2W4[/ame]

  • #11
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    Te aconselho um kit de suspensão de 3" com pneu 30" e Xcrawler 2.65 e um airlocker na traseira.

    o meu anda bem a 90km/h. é a velocidade mais agradavel para dirigi-lo.

    logo, não é um carro apto pra andar na estrada em velocidades altas.

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