x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11
  • #1
    Usuário Avatar de Daniel Engelbrecht
    Entrada
    06/08/2005
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    44
    Posts
    989
    Agradecimento: 1

    Falha na aceleração do Samurai




    Amigos,

    Observei uma falha na aceleração do samurai (1994) no retorno da viagem de carnaval, ontem, que me deixou intrigado. Se alguém tiver algum palpite do que possa ser...
    O defeito surgiu no fim da viagem, depois de o carro já ter percorrido uns 150km na rodovia presidente dutra. Ele começou a apresentar falhas na aceleração. Estava com o carro em quinta marcha, acelerando, e subitamente ele parou de acelerar durante um segundo ou menos, voltando a acelerar normalmente em seguida. A sensação foi de um tranco, pois o carro estava ganhando velocidade e de repente parou de acelerar, para em seguida voltar.
    Passado um tempo, aconteceu novamente. E então foi ficando cada vez mais constante, até o ponto de começar a falhar repetidamente.
    Eu parei num sinal bem perto de casa e quando o sinal abriu, acelerei normalmente em primeira marcha. O carro começou a andar e a aceleração então falhou, fazendo o carro dar uma "brochada". Logo em seguida ele retomou a aceleração. Quando passei para segunda e pisei, ele novamente começou a acelerar e falhou em seguida, para então retomar a aceleração. Ao passar para a terceira marcha, aconteceu a mesma coisa. Fui dirigindo em terceira e em várias ocasiões o carro simplesmente parava de acelerar por um segundo aproximadamente e então retomava a aceleração.
    Não sei se o calor pode ter alguma relação. Fiz a viagem praticamente toda (150km) numa velocidade de cruzeiro entre 90 e 95km/h, com o ponteiro da temperatura no meio e, às vezes, ligeiramente acima do meio, porque estava muito quente (40 graus ou talvez mais).
    Hoje pela manhã dei uma volta no quarteirão e nada aconteceu.
    Estou com receio de ser um daqueles defeitos que ocorre ocasionalmente e nunca se consegue descobrir o que é.

  • #2
    Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    41
    Posts
    2,780
    Agradecimentos: 0
    Ja passei por isso.. foi bobina ruim.. não sei se é o mesmo problema.. mais o que vc descreveu é idêntico..

    Abraços,

  • #3
    Citação Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Ja passei por isso.. foi bobina ruim.. não sei se é o mesmo problema.. mais o que vc descreveu é idêntico..

    Abraços,
    Muito parecido mesmo com problema de bobina ... você observou se a bobina estava esquentando ?!?
    Pitbull Samurai 1.8
    Ex - Soviético Niva 1.6

  • #4
    Banido
    Entrada
    17/01/2007
    Idade
    48
    Posts
    1,510
    Agradecimentos: 0
    Eu colocaria minhas fichas no regulador de pressão e na bomba de gasolina.

  • #5
    Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Idade
    41
    Posts
    2,780
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por leo cabral Ver Post
    Eu colocaria minhas fichas no regulador de pressão e na bomba de gasolina.

    Welcome leo kekeke =)


    pode ser tambem.. maisss o meu quando deu pau na bomba de gasolina no cortava.. ele desligava hehe

    abraços,

  • #6
    Usuário Avatar de Daniel Engelbrecht
    Entrada
    06/08/2005
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    44
    Posts
    989
    Agradecimento: 1
    A primeira constatação, até agora, é a de que o filtro de combustível estava muito sujo. E olha que não rodou nem 10 mil km. Deve ser culpa dessa gasolina podre que vendem por aí.
    Mas, apesar disso, acho que o filtro não seria a causa das falhas.
    Vamos começar agora a dar uma olhada nos contatos da parte elétrica e no regulador de pressão.

  • #7
    Usuário Avatar de Mamute Samurai93 JCER
    Entrada
    08/08/2009
    Idade
    42
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Daniel Engelbrecht Ver Post
    A primeira constatação, até agora, é a de que o filtro de combustível estava muito sujo. E olha que não rodou nem 10 mil km. Deve ser culpa dessa gasolina podre que vendem por aí.
    Mas, apesar disso, acho que o filtro não seria a causa das falhas.
    Vamos começar agora a dar uma olhada nos contatos da parte elétrica e no regulador de pressão.
    Acho que vc deveria começar primeiro pela bobima, o carro refrigera o motor não a bobina se ela estiver ruim não da sinal na temp do motor mas só falha, ,e um primeiro passo....

  • #8
    Bom não sou um expert no assunto mecânica, mas no meu samuca, aconteceu o mesmo, eu achei que fosse o filtro de combustivel, mas qdo cheguei em casa, tirei os cabos de vela e observei um certo "zinabre", dai eu dei uma lixadinha com uma lixa de unha, e nunca mais falhou...
    Não sei se é o seu caso...

  • #9
    Usuário Avatar de Daniel Engelbrecht
    Entrada
    06/08/2005
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    44
    Posts
    989
    Agradecimento: 1
    A única teoria que eu tenho agora é de que a bobiba aqueceu em razão de eu ter dirigido 150km em temperatura muito alta. Embora a temperatura do motor tenha ficado num nível aceitável, pode ser que a bobina não tenha aguentado plenamente.

    Mas é só uma teoria. Está funcionando normalmente agora e não consigo descobrir se foi isso.

    De concreto, fiz uma limpeza do pré-filtro de combustível e do filtro (paleativamente, até que chegue o filtro novo). Mas pela característica do defeito, creio que mais provavelmente foi algo elétrico.

  • #10
    Usuário Avatar de Felipe Marx
    Entrada
    23/10/2005
    Local
    Santana de Parnaiba/SP
    Idade
    44
    Posts
    495
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Daniel Engelbrecht Ver Post
    A única teoria que eu tenho agora é de que a bobiba aqueceu em razão de eu ter dirigido 150km em temperatura muito alta. Embora a temperatura do motor tenha ficado num nível aceitável, pode ser que a bobina não tenha aguentado plenamente.

    Mas é só uma teoria. Está funcionando normalmente agora e não consigo descobrir se foi isso.

    De concreto, fiz uma limpeza do pré-filtro de combustível e do filtro (paleativamente, até que chegue o filtro novo). Mas pela característica do defeito, creio que mais provavelmente foi algo elétrico.

    Pergunta besta, mas ... verificou os cabos de vela e o da bobina ? podem ser eles, alem desse monte de coisa que o pessoal ja comentou.

    outra coisa, como esta o sistema de arrefecimento ?
    carro muito quente pode causar desligamento pra proteger o motor.
    No meu samuca, o ponteiro raramente passa do 1/4
    Felipe Marx (SP/ZS)
    Samurai cvs "Chupisco-sam" / MMC L200 "Branquinha"
    www.psor.com.br

  • #11
    Usuário Avatar de Daniel Engelbrecht
    Entrada
    06/08/2005
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Idade
    44
    Posts
    989
    Agradecimento: 1
    Felipe,

    Essa história de que o motor do carro desliga para prevenir aquecimento é lenda. Não existe dispositivo que faça isso. Talvez em algum carro moderno, mas em samurai da década de 90, não.
    Se a minha teoria tiver algum sentido(a bobina falhou por causa do calor excessivo), foi problema na bobina, e não em razão de algum dispositivo para cortar o funcionamento do motor.
    Pensei nisso porque a bobiba pode ter ficado quente mesmo a temperatura do motor não estando no vermelho, já que o sensor de temperatura só mede o calor do motor.

    Eu coloquei recentemente um radiador de chevete zero bala. Em situação normal, sem o ar condicionado ligado, o ponteiro não passa do meio, mesmo em engarrafamento. Na estrada, sob condições extremas, acabou ficando no meio ou um pouco acima.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade