Olá pessoal, estou com uma dúvida, pesquisei alguns tópicos aqui mas ainda não sanei a duvida. Comprei um vitara 94 3p. Ele tá com 150 mil km. Primeira coisa que fiz foi trocar o óleo, o antigo dono usava um mineral 20w50. Pois bem, segundo instruções do cara que troca óleo eu acabei colocando o semi-sinteco 15w40. Porem, agora, o carro ta fazendo um plec-plec de valvulas, que antes de trocar o oleo nao fazia. Minha pergunta é, será que trocar o oleo de novo, ou seja, voltar e colocar um mineral 20w50 seria bom? Ja li que um oleo mais viscoso tipo 20w50 seria mais indicado para o meu caso(150 mil km). Isso é verdade, ou o semi-sintetico 15w40, que esta agora, seria mais indicado?
o 15w40 ainda sera mais fino que o 20w50 que ja estava usando, quanto mais km oleo mais grosso, se mudar pra mais fino vai fazer esses barulhinhos no topico que o MATOSWR postou tem mais info. mantenha o 20w50.
Bom, troquei o óleo dele ontem, coloquei um ipiranga 20w50 classificaçao SL, paguei 9R$/L, troquei tbm o filtro, coloquei um tecfil, 11 R$. Foram, exatos 4,2 litros utilizados. Dps de andar um pouco percebi que a batida do motor ficou mais grave, os plec plec das valvulas diminuiram uns 40%, e ficou um plec plec mais discreto, hehehe. A unica coisa de estranho que a macha lenta dele que antes ficava nos 900 rpm, agora fica em 1100, lebrando que ele é automatico.