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Hybrid View

  • #1

    Problemas na Turbina e na Bomba de Combustivel!




    Prezados,

    Sou usuario do forum porém eu tenho uma Band, meu pai tem uma Grand Vitara a diesel 2003, linda, fica com meu cunhado, o carro está lindo e é show de bola, porém este mês deu um problema o que está fazendo com que meu pai quera vender o carro. Os problemas são:

    1- Vazamento de pressão na Turbina, moramos em Salvador e aqui não retificam ela, a SUZUCAR (autorizada Suzuki) manda para uma empresa em Goiania, porém eles cobraram R$ 3.000,00 para retificar. Teria um lugar mais em conta? É a melhor solução?

    2- A bomba de combustivel (Diesel) está perdendo pressão, cobraram por uma nova R$ 5.000,00. Onde consigo uma mais barata?

    Pessoal, preciso mesmo de ajuda, para se ter uma ideia, meu pai se aborreceu tanto que quer trocar a mesma em um UNO, acreditem!

    Aguardo a ajuda de vocês! Abraços

  • #2
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    Grand Vitara diesel? Deve ser com o motor Peugeot então... Já leu o tópico sobre Tracker com motor Peugeot? Há uma boa probabilidade de não ter de fazer NADA disso!

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Papeco Ver Post
    Prezados,

    Sou usuario do forum porém eu tenho uma Band, meu pai tem uma Grand Vitara a diesel 2003, linda, fica com meu cunhado, o carro está lindo e é show de bola, porém este mês deu um problema o que está fazendo com que meu pai quera vender o carro. Os problemas são:

    1- Vazamento de pressão na Turbina, moramos em Salvador e aqui não retificam ela, a SUZUCAR (autorizada Suzuki) manda para uma empresa em Goiania, porém eles cobraram R$ 3.000,00 para retificar. Teria um lugar mais em conta? É a melhor solução?
    Como vc sabe se há vazamento de pressão? É a indicação do scanner ou existe um vazamento visível na turbina?

    2- A bomba de combustivel (Diesel) está perdendo pressão, cobraram por uma nova R$ 5.000,00. Onde consigo uma mais barata?
    Sim, o preço é este, mas a nescessidade de trocar a bomba é discutível. Chutando que o GV em questão é um com motor Peugeot e desconfiando se teu cunhado coloca diesel de boa qualidade...
    Bem, primeiro eu verificaria o tanque para ver se o bocal não está enferrujado e jogando impurezas no combustível (defeito comum). Depois verificaria a data da troca dos filtros (são dois) de combustível. E mesmo se o segundo filtro foi instalado. Caso contrário se houverem sido feitas todas as revisões, cobre o recall. A Chevrolet, ao menos, fez isso.
    Por fim, com diesel limpo (e com uma boa dose de Teccon10 nele) e com filtros novos, eu iria cuidar de limpar (ou remover) o micro-filtro que existe na bomba injetora (o tal com forma de dedal e furos de .5 micrômetros).

    Pessoal, preciso mesmo de ajuda, para se ter uma ideia, meu pai se aborreceu tanto que quer trocar a mesma em um UNO, acreditem!
    Pergunta pra ele se ele aceita um Pálio 2003 ou um Niva diesel 91

    Aguardo a ajuda de vocês! Abraços

  • #4
    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Como vc sabe se há vazamento de pressão? É a indicação do scanner ou existe um vazamento visível na turbina?
    A própria oficina quem falou, e a turbina está realmente fazendo um barulho diferente.


    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Sim, o preço é este, mas a nescessidade de trocar a bomba é discutível. Chutando que o GV em questão é um com motor Peugeot e desconfiando se teu cunhado coloca diesel de boa qualidade...
    Bem, primeiro eu verificaria o tanque para ver se o bocal não está enferrujado e jogando impurezas no combustível (defeito comum). Depois verificaria a data da troca dos filtros (são dois) de combustível. E mesmo se o segundo filtro foi instalado. Caso contrário se houverem sido feitas todas as revisões, cobre o recall.
    Sim o GV tem motor Peugeot, o problema de cobrar é que aqui em Salvador não existe concessionária suzuki, apenas um cara que se intitula de autorizada. As revisões foram feitas no tempo correto e a tampa de combustivel não consta ferrugem


    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Por fim, com diesel limpo (e com uma boa dose de Teccon10 nele) e com filtros novos, eu iria cuidar de limpar (ou remover) o micro-filtro que existe na bomba injetora (o tal com forma de dedal e furos de .5 micrômetros).
    Parceiro, desculpe-me mas sou ignorante no assunto, este micro filtro é de fácil remoção? existe com facilidade para reposição?


    Citação Postado originalmente por MRaizer Ver Post
    Pergunta pra ele se ele aceita um Pálio 2003 ou um Niva diesel 91
    HEHEHE meu cunhado está quase chorando, hoje tá até de caganeira, hehehe sair de GV para um Uno, putz!!

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Papeco Ver Post
    A própria oficina quem falou, e a turbina está realmente fazendo um barulho diferente.
    Fazendo um barulho diferente pode tanto significar rolamentos com problemas (desgaste natural, areia ou desligar o motor sem antes deixar um tempo trabalhando em marcha-lenta) quanto rotores frouxos ou a válvula de prioridade emperrada. Seria bom verificar antes com alguém que entenda de turbinas. Tem alguma marina aí perto? Boa parte dos motores de lancha são turbinados, quem sabe não tem um mecânico decente por aí?

    Sim o GV tem motor Peugeot, o problema de cobrar é que aqui em Salvador não existe concessionária suzuki, apenas um cara que se intitula de autorizada. As revisões foram feitas no tempo correto e a tampa de combustivel não consta ferrugem
    Não me referí à tampa, mas sim ao tubo que vai do bocal ao tanque. Ele é anodizado e comummente acaba escamando e enferrujando.

    Parceiro, desculpe-me mas sou ignorante no assunto, este micro filtro é de fácil remoção? existe com facilidade para reposição?
    Não. E isso vale para ambas as perguntas... Embora que a dificuldade da remoção seja mais pelo fato de que o local deve ser MUITO bem limpo antes de se soltar qualquer parafuzo. Quanto à reposição, existe, mas vem junto um monte de peças e o preço fica impraticável. A sujestão do outro tópico é de se proceder a limpeza utilizando-se um sistema de ultra-som como o usado em bicos injetores. Já, outros mais radicais, preconizam a simples retirada do mesmo.

    HEHEHE meu cunhado está quase chorando, hoje tá até de caganeira, hehehe sair de GV para um Uno, putz!!
    Qual a cor do GV mesmo? re re re

  • #6
    Parceiro, irei procurar um mecanico destes de marina, tem muitos em Salvador, obrigado pelas dicas.

    Não existe nenhum que possamos adaptar?

  • #7
    Usuário Avatar de MRaizer
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    Citação Postado originalmente por Papeco Ver Post
    Parceiro, irei procurar um mecanico destes de marina, tem muitos em Salvador, obrigado pelas dicas.

    Não existe nenhum que possamos adaptar?
    Adaptar?!
    Olha, acho que vc não vai precisar disso não. Tem de ver qual é tua turbina primeiro, se é uma Garret, se é uma Ishi... Se ela aceita kit de reposição ou não... Se ela está ainda só na fase do "barulho estranho" possivelmente só precisa do reparo (se houver) para ela.
    Agora adaptar? Cara, esse carro tem centralina... Ela comanda tudo, inclusive a válvula de prioridade da turbina. Dai vc vai e taca uma T2 no lugar (sabedeus como). Qual o resultado? Provavelmente a centralina vai ficar perdidinha tentando gerenciar a pressão da turbina e sem conseguir porquê, no ajambro, foi instalada uma turbina com válvula de prioridade por mola.
    Nesses casos eu ainda prefiro o conserto puro e simples. Se for para adaptar aí o negócio é dar uma de maluco e reconstruir tudo.

  • #8
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    Citação Postado originalmente por Papeco Ver Post
    Prezados,

    2- A bomba de combustivel (Diesel) está perdendo pressão, cobraram por uma nova R$ 5.000,00. Onde consigo uma mais barata?

    Pessoal, preciso mesmo de ajuda, para se ter uma ideia, meu pai se aborreceu tanto que quer trocar a mesma em um UNO, acreditem!

    Aguardo a ajuda de vocês! Abraços

    Prezado Papeco,

    A minha Tracker, também está com problemas na bomba elétrica e já preventivamente irei aproveitar para trocar o relê da bomba. Olhando-se o carro de frente ele fica do lado direito logo após o reservatório de água e abaixo de alguns outros relês ou fusível. Trata-se de uma peça laranja escura.
    Abaixo segue informações valiosas, sobre bombas elétricas que podem subistituir a nossa bomba. Todas essas informações, foram-me passadas através de e-mail, por um amigo. E como acho que todos precisamos nos ajudar, compartilho contigo e demais usuários do site tais informações. Lembrando, que são dicas e cabe a cada um utilizar-se ou não, pesquisar ou não e assumir a responsa.

    Obs, a bomba que equipa a tracker TDi é a Nº 0 580 464 089

    Fica o meu conselho de não usar este carro com este problema; pois, fui acidentado por conta dessa peça.

    ...

    Bem, ligue 085- 3270 3600 peça para falar com o adalberto, pergunte por bombas que sejam substitutas da 0 0580 464 103 da iveco ou 0 580 464 044 da nissan ou 0 580 464 084 do hyundai santa fé, pode ser peça paralela, pois a bosch é muito cara, e existe a DLP e outras marcas de confiança, mas em último caso use a 070 até encontrar uma de diesel, a 070 durará indeterminada, podendo ser 3, 6 ou mais meses.

    A 103 da DLP custa algo em torno de 160,00 e a 070 em torno de 145,00 a 044 não perguntei ... mas a 044 é própria para diesel ...

    Se for o caso compre uma original da citroen e adapte dentro do tanque e resolva seus problemas definitivamente ...

    Já o relé pode ser usado um substituto e adaptado a caixa de distribuição, é claro que não caberá dentro do compartimento, mas as fiações podem ser adaptadas e preso do lado de fora do compartimento, aí você encomenda as peças da GM, lembre-se eu o tinha avisado, se tivesse encomendado da GM já estaria pelo menos com o relé que não existe paralelo que ncaixe na caixa, devendo usar um que sirva mas fique do lado de fora ...

    Espero ter ajudado.


    Um forte abraço;


    Ulisses HIgo

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